A classe Kirov, designação soviética Projeto 1144 Orlan (Águia do Mar), é uma classe de cruzadores de mísseis guiados movidos a energia nuclear da Marinha Soviética e da Marinha Russa, os maiores e mais pesados navios de combate de superfície (ou seja, não um porta-aviões ou navio de assalto anfíbio ) em operação no mundo. Entre os navios de guerra modernos, eles perdem em tamanho apenas para os grandes porta-aviões e são de tamanho semelhante a um encouraçado da era da Primeira Guerra Mundial.

Os navios são muitas vezes referidos como cruzadores de batalha por comentaristas de defesa ocidentais devido ao seu tamanho e aparência geral. A classificação soviética do tipo de navio é “cruzador pesado de mísseis guiados movido a energia nuclear” (em russo: тяжёлый атомный ракетный крейсер).

O aparecimento da classe Kirov desempenhou um papel fundamental no recomissionamento dos encouraçados da classe Iowa pela Marinha dos Estados Unidos na década de 1980.

O projeto do casco da classe Kirov também foi usado para o navio de comando e controle nuclear soviético SSV-33 Ural.

Vista aérea de boreste do cruzador nuclear de mísseis guiados soviético Kirov navegando na costa das Bermudas, em 1987

Originalmente construída para a Marinha Soviética, a classe recebeu o nome do primeiro de uma série de quatro navios construídos, chamado Kirov até 1992 e depois Admiral Ushakov. Os planos originais previam a construção de cinco navios. O quinto navio foi planejado para se chamar Almirante da Frota da União Soviética Kuznetsov, também conhecido como Dzerzhinsky. O nome foi posteriormente mudado para Oktyabrskaya Revolutsiya (Revolução de Outubro),[8] e depois apenas Kuznetsov; mas em 4 de outubro de 1990, os planos para a construção de um quinto navio foram abandonados.

O navio principal da classe, Kirov, foi lançado em junho de 1973 no Estaleiro Naval Baltiysky de Leningrado, lançado em 27 de dezembro de 1977 e comissionado em 30 de dezembro de 1980. Quando ele apareceu pela primeira vez em 1981, os observadores da OTAN o chamaram de BALCOM I (Baltic Combatant I). O Kirov sofreu um acidente no reator em 1990 durante seu segundo desdobramento, que foi no Mar Mediterrâneo. Os reparos nunca foram realizados devido à falta de fundos e à mudança da situação política na União Soviética, e ele foi colocada na reserva, onde foi renomeado Admiral Ushakov em 1992. O navio permaneceu parado e estava programado para ser desmantelado em 2021.

O Frunze, a segunda embarcação da classe, foi comissionado em 1984. Ele foi designado para a Frota do Pacífico. Em 1992, o navio foi renomeado Admiral Lazarev. O navio ficou inativo em 1994 e foi desativado quatro anos depois. Em 21 de fevereiro de 2021, as Forças Armadas Russas e a Corporação Estatal Russa de Energia Atômica Rosatom assinaram um contrato para desmontar e descartar o cruzador pesado movido a energia nuclear. O Admiral Lazarev partiu em 30 de abril de 2021 para o 30º Estaleiro. O desmantelamento deve ser concluído até 30 de novembro de 2025.

Vista aérea de boreste do cruzador de batalha nuclear soviético Kirov navegando
Vista de bombordo do cruzador nuclear de mísseis guiados Frunze da classe Kirov

O Kalinin, agora Admiral Nakhimov, foi o terceiro navio a entrar em serviço, em 1988. Ele também foi designado para a Frota do Norte. Renomeado Admiral Nakhimov em 1992, ele foi desativado em 1999 e reativado em 2005. Ele está passando por reforma e modernização no Estaleiro Severodvinsk.

A construção do quarto navio, Yuriy Andropov, teve muitos atrasos; sua construção foi iniciada em 1986, mas não foi comissionado até 1998. Ele foi renomeado Pyotr Veliky (em homenagem a Pedro, o Grande) em 1992. Atualmente, ele serve como a nau capitânia da Frota do Norte da Rússia.

Em 1983, um navio de comando e controle, SSV-33 Ural, foi lançado, embora o navio não fosse oficialmente comissionado até 1989. Ele utilizou o projeto básico do casco dos navios da classe Kirov, mas com uma superestrutura modificada, armamento diferente, e foi planejado para uma função diferente dentro da Marinha Soviética. O Ural foi desativado em 2001, devido aos altos custos operacionais, e desmantelado a partir de 2010.

Uma vista de bombordo do cruzador nuclear de mísseis guiados Frunze da classe Kirov, em 1988

Em 23 de março de 2004, a imprensa ocidental noticiou que o Comandante-em-Chefe da Marinha Russa, Almirante da Frota Vladimir Kuroedov disse que o reator do Pyotr Veliky estava em condições extremamente ruins e poderia explodir “a qualquer momento”, uma declaração que pode ter sido o resultado de política interna dentro da Marinha Russa. O navio foi enviado para o porto por um mês e a tripulação perdeu um terço do salário.

A Rússia inicialmente planejou reativar o Admiral Ushakov e o Admiral Lazarev até 2020, mas mais tarde foi indicado que a condição dos núcleos dos reatores de ambos os navios era tal que seria difícil, caro e potencialmente perigoso remover o combustível nuclear usado e reparar os núcleos. Como consequência, os dois navios foram destinados ao desmantelamento em 2021. O desmantelamento do Admiral Lazarev começou no início de 2021.

No início de 2022, apenas o Pyotr Velikiy estava operacional. A modernização do Admiral Nakhimov está em andamento e foi relatado, em 2021, que vai continuar até “pelo menos” 2023, com a modernização do Pyotr Velikiy imediatamente a seguir, que deve durar cerca de três anos. No entanto, no início de 2022, o CEO da Sevmash, Mikhail Budnichenko, afirmou que o navio seria entregue à Marinha Russa em 2022.

Vista pela alheta de boreste do cruzador nuclear de mísseis guiados Frunze da classe Kirov, em 1986
O Pyotr Velikiy em foto mais recente

A modernização do Admiral Nakhimov e de seu navio irmão será extensa, com o Admiral Nakhimov esperando receber 174 tubos de lançamento vertical (VLS): 80 para mísseis antisuperfície e 94 para guerra antiaérea, entre outras atualizações. No início de 2022, o CEO da Sevmash observou que os sistemas de armas para o Admiral Nakhimov incluiriam: os sistemas de defesa aérea Fort-M (designação da OTAN: SA-N-6 Grumble) e Pantsyr-M (SA-22 Greyhound) e Paket-NK e armas de guerra antissubmarino Otvet. Também foi relatado que o cruzador estaria potencialmente armado com até 60 mísseis antinavio hipersônicos 3M22 Zircon.

A classe foi originalmente concebida para combater os submarinos da marinha dos EUA com sua grande carga de mísseis antissubmarinos SS-N-14 e, posteriormente, evoluiu para transportar vinte mísseis anti-navio P-700 Granit para combater os grupos de ataque dos porta-aviões dos EUA. Em última análise, a classe pretendia operar ao lado de novos porta-aviões movidos a energia nuclear para projeção de poder global; no entanto, esses porta-aviões nunca se concretizaram.

Cruzador nuclear Kirov fundeado, visto pela bochecha de boreste
Armamento original da classe Kirov

Sistemas de armas

As principais armas da classe Kirov são 20 mísseis P-700 Granit (SS-N-19 Shipwreck) montados no convés, projetados para atingir grandes alvos de superfície. A defesa aérea é fornecida por doze lançadores S-300F óctuplos com 96 mísseis e um par de baterias Osa-MA com 20 mísseis cada. O Pyotr Velikiy carrega alguns mísseis S-300FM e é o único navio da Marinha Russa capaz de defesa contra mísseis balísticos. Os navios tinham algumas diferenças nos conjuntos de sensores e armas: o Kirov veio com mísseis SS-N-14 de guerra antissubmarino (ASW), enquanto nos navios subsequentes estes foram substituídos por sistemas de mísseis superfície-ar (SAM) 3K95 Kinzhal (russo: Кинжал – punhal). A instalação Kinzhal é, de fato, montada mais à frente dos antigos SS-N-14, na estrutura diretamente atrás do escudo defletor para o lançador de foguetes RBU ASW montado na proa. O Kirov e Frunze tinham oito sistemas de armas de 30 mm AK-630, que foram suplantados pelo sistema de defesa aérea Kortik em navios posteriores.

Outras armas são o sistema automático de canhões AK-130 de 130 mm,  mísseis SS-N-15 ASW em navios posteriores) e o Udav-1 com 40 foguetes antissubmarinos e dois lançadores sêxtuplos RBU-1000.

A Rússia está desenvolvendo um novo míssil antinavio para equipar os Kirov chamado 3M22 Tsirkon, que é capaz de viajar em velocidades hipersônicas a pelo menos 540 milhas náuticas (1.000 km).

O Kirov ao lado de um cruzador classe Slava
Armamento da classe Kirov
  Kirov / Admiral Ushakov Frunze / Admiral Lazarev Kalinin / Admiral Nakhimov Yuri Andropov / Pyotr Velikiy
Mísseis antinavio 20 x SS-N-19 Shipwreck
Mísseis antissubmarino 1 x twin SS-N-14 Silex
SS-N-15 Starfish (via 533 mm torpedo tube)
Mísseis superfície-ar 12 x 8 SA-N-6 Grumble 6 x 8 SA-N-6 Grumble
6 x 8 SA-N-20 Gargoyle
2 x 20 SA-N-4 Gecko
Space reserved for 16 x 8. Only installed on Pyotr Veiliky (8 x 8) SA-N-9 Gauntlet
Canhões 2 x 1 AK-100 100 mm 1 x 2 AK-130 130 mm
CIWS 8 x AK-630 6 x CADS-N-1
Foguetes antissubmarino 2 x RBU-1000
1 x RBU-12000
Tubos de torpedo 10 x 533mm torpedo tubes for Type 53
Uma visão dos lançadores de mísseis verticais SA-N-6 e dos lançadores de mísseis de cruzeiro SS-N-19 na proa do cruzador de mísseis guiados soviético movido a energia nuclear Kalinin da classe Kirov

Direção de Tiro

2 × Top Dome para radar de controle de tiro SA-N-6 (o Top Dome dianteiro é substituído por Tomb Stone (matriz de varredura eletrônica passiva) no Pyotr Veliky)
4 × Bass Tilt para controle de tiro do sistema AK-630 CIWS (não no Admiral Nakhimov ou Pyotr Veliky)
2 × Eye Bowl para controle de tiro SA-N-4 (também para SS-N-14 no Admiral Ushakov)
2 × Hot Flash/Hot Spot para SA-N-11 Grisom (somente unidades CADS-N-1)
1 × Kite Screech para AK-100 ou AK-130
2 × Cross Sword para SA-N-9 (somente unidades equipadas com Gauntlet)

Navios

Informações sobre a construção
Nome Homenageado Construtor Batimento de quilha Lançamento Comissionado Status
Admiral Ushakov
(ex-Kirov)
Fyodor Ushakov Baltiysky Zavod, Leningrad 27 Março 1974 26 Dezembro 1977 30 Dezembro 1980 Desativado, com desmantelamento começando em 2021
Admiral Lazarev
(ex-Frunze)
Mikhail Lazarev 27 Julho 1978 26 Maio 1981 31 Outubro 1984 Desmantelamento começando em abril de 2021
Admiral Nakhimov
(ex-Kalinin)
Pavel Nakhimov 17 Maio 1983 25 Abril 1986 30 Dezembro 1988 Em modernização
Pyotr Velikiy
(ex-Yuriy Andropov)
Peter the Great 11 Março 1986 29 Abril1989 9 Abril 1998 Em serviço na Frota do Norte
Admiral Flota Sovetskogo
Soyuza Kuznetsov

(ex-Dzerzhinsky, ex-Oktyabrskaya Revolutsiya)
Nikolay Gerasimovich Kuznetsov Cancelado, 4 Outubro 1990
Um Tu-142 sobrevoa um cruzador classe Kirov

Características gerais
Tipo Cruzador pesado de mísseis guiados / Cruzador de Batalha
Deslocamento
  • 24.300 toneladas padrão
  • 28.000 tons carregado
Comprimento 252 m
Boca 28.5 m
Calado 9.1 m
Propulsão
  • 2 eixos CONAS, 2× KN-3 propulsão nuclear com 2× turbinas a vapor GT3A-688
  • 140,000 shp (100,000 kW)
Velocidade Máxima de 32 nós (59 km/h)
Alcance
  • Ilimitada a 20 nós (37 km/h)
Tripulação 710
Cruzador Pyotr Velikiy, da classe Kirov, em 2016

FONTE: Wikipedia / FOTOS: US Navy

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
m4l4v1t4

Dá pra ser mais bonito do que isso? Claro que não !
Parece até que veio de outra galáxia

Fábio CDC

Dá, o KMS Bismark!

Camargoer.

Yamato.

Esteves

Yamato.

Marcos R

Os Iowa são muito bonitos, Évora de geração anterior. Esteticamente falando acho imbatíveis.

Mgtow

Monstro dos mares

Leo Barreiro

Nossa essa foto do Slava, me fez lembrar de quando o estaleiro da Ucrania ofereceu um velho caso para nós… Do mais, tá mais do que claro que esses grandes navios com nergia nuclear é para quem pode!! Parabéns ao naval pela matéria! Outro ponto importante, será que depois dessa guerra haverá orçamento para as modernizações? Se as coisas continuarem a assim, logo a Rússia ficará bem longe, mas bem longe, do que foi o poderia da URSS! Como será que estão os estoques de armas?? Como eles ficaram??

Camargoer.

Ola Leo. Acredito que considerando o seu custo de fabricação, manutenção e operação, faz mais sentido uma frota de submarinos com propulsão nuclear equipados com misseis (que podem ou não estar equipados com ogivas nucleares). Claro que são navios lindos e poderosos, mas não faz sentido.

Esteves

É que eles já tem essa frota. Então passam a vida pensando em como torrar a grana do estado.

Camargoer.

Olá Esteves. Esta é uma discussão que precisa ser feita no contexto da MB. Primeiro, compreender quais são as ameaças potenciais relevantes. Segundo, definir a estratégia de defesa para estas ameaças. Por fim, definir quais os meios necessários e possíveis para neutralizar estas ameaças. Fico com a impressão que o pessoal ainda está preso ao conceito da Guerra Fria.

Cristiano de Aquino Campos

Como a marinha da Rússia não possui PA, e tem poucos objetivos ultramarinos que exijam um grande número de PA, acho que os dois Kirov, modernizados, com 60 mísseis hipersonicos e 96 mísseis anti-aérea de longo e muito longo alcance, dão uma boa defesa e dissuasão a um grupo de batalha ou desembarque anfíbio. Por exemplo, a Rússia vem em socorro de algum aliado aqui na América do Sul, manda dezenas de navios carregados de armas e munições escoltados por um grupo de batalha nuclear num Kirov, fica difícil encarar.

Willber Rodrigues

Eu não sei o que diabos os ucranianos tinham na cabeça pra oferecer aquilo como “off-set” no programa Tamandaré….

Camargoer.

Talvez fosse uma oportunidade de se livrar de um problema. A MB poderia ter solicitado como offset a exportação do casco do A12.

ChinEs

Parece que o NAE Chines Type 004 de 115 mil Toneladas vai usar essa mesma propulsao…

Thiago A.

A utilidade de modernizar um projeto que remonta a década de 70 sob a perspectiva tático e operacional é no mínimo questionável. Ainda mais em numeros tão pífios e fora de uma força tarefa capaz e efetiva . Os custos e as dificuldades para manter e tripular esse dinossauro só se justificam perante uma lógica de prestígio e mostrar bandeira. 3/4 destroyers modernos no lugar de cada um deles, seriam bem mais efetivos. Claro, isso se a Mãe Rússia tivesse recursos e capacidades para tanto. O conceito já era superado nos anos 90, hoje então nem faz sentido. Assinatura termica,… Read more »

Esteves

Parece que sim.

A impressão que colocaram tudo que seria possível colocar em torno dos reatores nucleares. Cada reator com 30/40 Mw? 30 mil toneladas deslocando-se por 30 nós máximos…será que eixos, hélice e turbinas suportam empurrar/carregar…por quanto tempo?

Lembro desse conceito. A MB pensou em fazer semelhante. Construir o submarino em torno do reator.

Navio da época do Big Stick.

Marcelo

Olha uma das seções do submarino como é !!!

pangloss

Acho que qualquer consideração russa sobre a ressurreição da classe Kirov é logo abandonada diante da constatação de que eles nem mesmo saberiam operar um navio desses.
Quem consegue perder o Moskva no Mar Negro, enfrentando uma marinha sem navios, não deveria sequer cogitar nada diferente de submarinos, e olhe lá.

Thiago A.

Faz algum tempo que temo que essa consideração seja válida para a MB também. Operar algo mais que corvetas parece fora do alcance da marinha. Outra consideração é sobre a criação de uma guarda costeira, não pode mais esperar nem que seja sob responsabilidade de uma outra instituição como a PF . Não dá mais, a MB que fique apenas com a Esquadra. A coisa tá feia de mais.

pangloss

Acho que a MB vai morrer abraçada ao caso incompleto do Álvaro Alberto.

Willber Rodrigues

Ao Álvaro Alberto e ao sonho erótico de um dia voltar a operar NaE.

Camargoer.

Caro Pangloss. DIscordo. Mesmo considerando o custo de fabricação, manutenção e operação de um submarino nuclear da classe do SN10, a MB possui espaço orçamentário para isso, contudo é necessário que seja feita uma ampla reorganização das MB (na verdade, de todas as forças armadas) para alocar os recursos som maior eficiência. Por outro lado, se for mantida a estrutura perdulária e anacrônica, mesmo que os gastos militares subam de 1,3% para 1,7% do PIB, ou qualquer aumento de verbas, a MB continuará com problemas orçamentários.

Willber Rodrigues

“Espaço orcamentário”
Eu tenho sérias dúvidas se a MB conseguiria construir/manter/operar subnuc’s depois de reformas profundas na instituição. Imagine se eles continuarem com o atual modelo de gestão…

A novela do NaE São Paulo tá aí pra dar um gostinho do que seria o descomissionamento de um subnuc pela MB….

Cristiano de Aquino Campos

O Moskva foi perdido por culpa é arrogância do comandante que chegou muito perto da Costa e subestimou o inimigo. Acredito que tal erro não será mais cometido.
E lembrando que a estratégia Russa, já está definida pelo emprego de submarinos e na frota de superfície, corveta e fragatas com desenho furtivo e pesadamente armadas. Navios grandes, só os que ainda tem operados até o osso para não desperdiçar.

Andre

talvez você não tenha reparado no quadro apresentado nesta matéria, mas um dos classe Kirov está em modernização, ou seja, “até o osso para não desperdiçar” está, no mínimo impreciso.

André Macedo

Se o único caso do Moskva deveria ter essa resposta dos russos, imagina os americanos batendo destroyers em navios cargueiros.

Cristiano de Aquino Campos

Pense neles numa função equivalente ao de um PA. Ao invés de caças, terá mísseis anti-aéreos de longo e muito longo alcance, e 60 mísseis de cruzeiros hipersonicos que servem tanto para navios como alvos em terra contra os quais não existe defesa ainda. Lembrando que como seriam o núcleo de um grupo tarefa, estariam com escolta das novas fragatas. E um projeto dos anos 70 sim, como a maioria dos PA americanos, mas é bem poderoso, e de propulsão nuclear, e já está aí, porquê não usar?

Thiago A.

Você foca muito nos elementos individuais e pouco no sistema como um todo. E não, nem de longe é capaz de efetuar o amplo leque de tarefas que um supercarrier pode realizar. A Rússia mostrou um desempenho no mínimo sofrível quando se trata de coletar informações em tempo útil na Ucrânia. A sua rede satelitar se mostrou insuficiente e de baixa qualidade – so para fazer um exemplo, a resolução das imagens é indicada como 10 inferior a qualidade das imagens americanas. O tempo de atualização é muito grande para ter um impacto significativo.A maioria dos componentes eletrônicos eram importado.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Thiago A.

Esses recursos teriam um melhor aproveitamento se alocados para acelerar e ampliar os números das Gorshkov que são poucas, pouquíssimas, com uma cadência de entrega que deixa muito a desejar.

Arthur

Sempre digo e repito: bons tempos da Guerra Fria. Me lembro que no início de 1981, saiu na revista Veja uma pequena reportagem sobre o Kirov (fazer o quê, não existia Internet; e a única revista especializada era a Brasil Defesa/Defesa Latina/Defesa, que durou uns 40 números). Nos livros importados da época já classificavam como cruzador de batalha, em razao da similaridade de função com os congêneres da 1a Guerra Mundial: ser ponta de lanca contra frotas inimigas, neste caso, strike groups, e sobreviver em ambiente hostil. Como eram bons aqueles livros da Salamander…

Felipe Augusto Batista

Existe uma série de livros com uma idéia similar àquela do filme Final Countdown, onde o porta aviões Nimitz volta no tempo pra segunda guerra, mas centrada no Kirov. Achei os primeiros livros bem interessantes mas ainda preciso terminar de ler a série, são muitos.

Willber Rodrigues

A classificação soviética do tipo de navio é “cruzador pesado de mísseis guiados movido a energia nuclear” (em russo: тяжёлый атомный ракетный крейсер).

Na MB: cruzador pesado de mísseis guiados CONVENCIONAL movido a energia nuclear.

Alfredo Araujo

Fico com a impressão q qualquer coisa q aconteça vai detonar o paiol de algumas dessas centenas de lançadores disso, ou tubos de lançamentos daquilo…
Me parece um navio com baixa tolerância a danos