Empresa da Arábia Saudita oferece R$ 30 milhões para comprar o porta-aviões São Paulo

81

O futuro do porta-aviões desativado São Paulo, proibido de atracar no Brasil e no exterior, ganhou um novo capítulo após uma proposta de compra da embarcação ser encaminhada à Marinha, que avalia afundar o navio aposentado em águas internacionais.

A empresa Sela Trading Holding Company, da Arábia Saudita, disse que enviou para a Marinha do Brasil uma proposta de R$ 30 milhões para comprar o casco do antigo porta-aviões São Paulo.

Por causa de risco ambiental, a embarcação foi proibida de atracar no Porto de Suape, em Pernambuco, e ficou “vagando” em alto-mar durante quase quatro meses.

Em entrevista ao g1, o advogado Alex Christo Bahov, representante da Sela Trading, afirmou que enviou um e-mail para a Marinha do Brasil, na segunda (30), informando o interesse de compra.

“A proposta é pegar o navio, levar para um estaleiro especializado em desmanches que cumpra as leis de proteção ao meio ambiente e fazer reparos. Queremos aproveitar cada pedaço”, afirmou.

O advogado Alex Christo Bahov disse ainda que a proposta da empresa seria tirar todo o material tóxico que existe a bordo ainda no Brasil.

Só então, a embarcação seria levada para o desmanche que ele chamou de “ecológico”, num local que ele não informou.

O g1 entrou em contato com a Marinha do Brasil para falar sobre a proposta de compra. A Força Armada disse que, sobre esse assunto, só “se pronuncia apenas por meio de nota oficial”.

Leia a notícia completa no site g1, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Andrey

Vende logo essa tranqueira.
Oh! novela mexicana dos infernos.

Jackson Ramos

Kkkkkkk

Neural

Tá estranha essa proposta heuheuue, tem algum político por detrás dos panos?

Terezinha

Não posso provar, mas tenho sérias convicções de que há. Aliás, ‘a literatura juridica nos permite desconfiar’ .

Victor Filipe

Vende. não vai conseguir nada melhor que isso.

Andreia

Vcs acham mesmo que essa empresa vai comprar? O navio está desde agosto nessa, misteriosamente quando anunciam o afundamento, aparecem querendo adquirir por 3x mais do que foi arrematado em leilão. Aí falam que em 72h buscam.. dps mudam de ideia e falam que enviarão uma equipe pra vistoriar. Aí nessa, ganham tempo. É sério que vcs acreditam mesmo que querem comprar, por esse valor, “do nada”? É fachada pra ganhar tempo! Apenas

mago

???????….E quem estaria interessado em ganhar tempo e para quê?????? Não sei absolutamente nada sobre o atual estado desse navio mas será que os sauditas não estão interessados em recupera-lo? Vai saber! Uma coisa é certa. Eles tem grana, e muita. E um porta-aviões, mesmo no estado desse aí da foto, não se encontra todo dia à venda. Os chineses fizeram isso com o primeiro navio deles. Compraram para desmanche ou para cassino, não lembro, e recuperaram ele e hoje o navio opera normalmente. É parte importante da marinha chinesa.

Piassarollo

Mago, na verdade os chineses compraram o primeiro porta aviões lá em 1985, se não me engano, da Austrália, e foi postergada sua demolição para virar sucata para fins de estudos sobre o navio, era um PA da classe Colossus , semelhante ao saudoso Minas Gerais da MB.

Márcio Bosso

Esse navio já está condenado não tem como colocar ele na ativa o custo mínimo seria de 1 bilhão de reais pra ele atuar no máximo 10 anos

Cláudio

Corretíssima 👏👏👏

J.Neto

Visão pragmática e correta, e-mail pra opção de compra e depois a ladainha voltar e se, SIC, o casco está condenado, afunde o mais rápido possível…

Jacarandá de Souza

Tem uma cara de história plantada na mídia pela própria MB para ganhar tempo de vida pra essa bucha, aí.

pangloss

Eu acho que a MB é a maior interessada em agir rápido, para produzir um fato consumado irreversível.

Meri

O problema é a carga de amianto. O mal que pode causar no fundo do mar onde for afundado.

Eduardo

Plástico, pet, esgoto, destruição dos mangues são mais destruidores que um pingo de amianto existente ali. Pergunto se, digo se, por um erro de cálculo um torpedo atingisse o meio dele, por erro repito…. ele viraria um belo recife daqui uns 50 anos…. com amianto e tudo.

Burgos

Tem gente aí que acredita em Saci-Pererê, Branca de neve, sete anões e etc 👀🤦‍♂️
Na minha etapa o Pato é Macho a Xuxa é Preta (com perdão mas não é ofensa). E também sem racismo é só gíria de Mara mesmo .
Complicado !!!
Essa novela não acaba nunca !!!😩
Como dizem: “Aguardem cenas do próximo Capítulo”🤔

Moriah

Se o Riachuelo pudesse… seria uma cena impressionante.

Jeferson

Um negocio da china esse vão comprar tirar tudo de tóxico e contaminado deixar aqui e levar limpinho.

Zilime

Mas, segundo o artigo, a Arábia Saudita descarregaria o navio ainda no Brasil, o grande problema do navio é a carga tóxica de amianto. Se dizem que levariam o navio sem a carga, eles vão descarregar ainda no Brasil, vão colocar esse amianto aonde, no nosso mar?

Demolidor

Não é no mar, eles queriam levar para um estaleiro no Brasil retirar os elementos tóxicos e depois levar o navio para desmanche

Jacarandá de Souza

Melhor a marinha afunda-lo.

Fernando Cordioli

Vale muito. e não existem, nem ferro-velho! O brasileiro não tem noção de que os Árabes bem podem reativá-lo, com lucro!

Cláudio

A maldição do pérola negra

Henrique

“O advogado Alex Christo Bahov disse ainda que a proposta da empresa seria tirar todo o material tóxico que existe a bordo ainda no Brasil.
Só então, a embarcação seria levada para o desmanche que ele chamou de “ecológico”, num local que ele não informou.”

kkkk nem é golpe isso aqui pra encalhar o navio de volta no porto e esquecer ele la

cara vai pagar 30mi num negocio que vale menos de 3, vai limpar e dai vai levar ele pra desmanchar.. aham, confia, vai ser isso ai mesmo

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Jacarandá de Souza

E vai deixar a sujeira aqui, ainda por cima.

fewoz

Como se isso fosse problema para um país que até 2017 permitia a produção e comercialização de produtos contendo amianto (telhas Eternit…). Um absurdo.

Nelson

Eu ia falar sobre… Minha casa tem amianto para todo lado , telhas,caixa d’água… E ninguém tá nem aí pra isso.. pega o amianto faz um monte de telhar que por sinal eram muito melhores que essas de papel que tem agora …distribui e tá tudo certo…

Demolidor

Mas o navio é nosso a responsabilidade de limpar o navio corretamente era nossa mesmo

Henrique

era nossa até o momento que o navio foi vendido para uma empresa especializada em fazer o descarte do navio.

Brasil não tem capacidade de fazer o serviço aqui e procurou quem sabia… se depois de assinado o contrato o cara deu pra traz ai é problema deles

João Augusto

Os caras tão querendo afundar a sujeira aqui. Qual a diferença? Pelo menos teremos a quem processar.

Henrique

diferença é que a sujeira ta no meio do oceano agora, a 5km de profundidade e contida… diferente do que realmente aconteceria se a MB aceitasse a proposta: o navio seria trazido e abandonado no porto em poucas semanas por “falta de verba” ou “ahh vimos que os problemas eram maiores do que o esperado” e ficaria exposto ao tempo contaminado algum porto do nordeste

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Carlos Campos

Afunda logo ou vende esse trambolho. Não importa

Demolidor

Importa sim , tem elementos tóxicos no navio que vai contaminar a vida marinha que nós comemos.

Glasquis 7

VENDE!!!

pangloss

Se a situação de flutuabilidade desse navio fosse tão precária quanto informado, ele já teria afundado sozinho.

Last edited 1 ano atrás by pangloss
pangloss

Esse navio deve ser feito de matéria fecal.
Não afunda por nada nesse mundo…

Romão

É igual meu Renault Kangoo. Não f* mas também não sai de cima.

pangloss

“Não Ford nem sai de Simca”.

Carolina Palermo

Que doçura de proposta!!! ‘eu levo só se você ficar com o lixo’…. Negativo, por favor. Agora é pegar ou largar. Quer? Pode levar, só se for inteiro. Essa deve ser a resposta.

pangloss

Parece até a privatização do BANERJ, na década de 90.
O Estado do RJ privatizou os ativos, e ficou com o passivo.
Genial!

Demolidor

Mas o navio é nosso era responsabilidade nossa ” retirar os elementos tóxicos do navio”

Douglas Rodrigues

Pela proposta, dizem que vem ao Brasil tirar o amianto e deixar por aqui?
Aí volta todo o imbróglio.
Afunda logo essa porcaria que nem deveria ter sido comprada (não a toa o seu irmão foi desmanchado e não revendido para outro país).
E que a Marinha tenha aprendido a lição, focando nas Tamandarés, nos Submarinos e em outros meios semelhantes. Outra sugestão é aposentar os SkyHawks e construir/adquirir mais um NAM com mais helicópteros e investir também em drones de ataque.

fewoz

Por favor… e ainda criticam o almirantado. Mais um NAM? Pra quê? Chega de megalomanias. Vamos começar pelo básico: navios patrulha.

Charlie-Alfa-ZebraY

Pensando agora na origem de tudo, sempre me pareceu estranha,desde o início da novela, ainda no “milagroso” governo FHC, está operação, apressada, aloucada, sem quaisquer exame profundo, uma análise só menos sobre o estado da embarcação o que vai de contrário a tudo que eu sei sobre a MB. Vejam o tempo que levou a montagem dos CT classe Fletcher mk I pelo AMRJ nos anos 30/40, depois a compra do NAe Minas Gerais, a compra das fragatas inglesas nas suas duas classes, os submarinos Scorpene, agora a classe Tamandaré e aí vai…estranho desde o início…comprando correndo um navio complicado,… Read more »

haroldo

Para comprar foi fácil, deve ter havido muito interesse em adquirir o q talvez já seria uma sucata e agora um jogo de empurra para nós livrar dessa geringonça. O MP tem de resgatar a verdade sobre a compra e também no afundamento para esclarecer o povo e punir algum culpado, o q nos interessa muito. Se houver algum tipo de responsabilidade q seja punido com rigor o responsável.

Adriano Madureira

Vendia na hora ! É a melhor oferta que a MB poderia receber…

Se os Sauditas querem o Fiat Marea dos mares, vão pagar os custos do transporte e dos riscos, estão esperando oquê?!

Até na hora de lucrar com sucata, o Brasil não sabe tirar proveito.

Romão

Adriano, o São Paulo não é um Fiat Marea… É um Citroen ZX!

pangloss

Eu acho que o navio era excelente à época de sua construção.
Aí, no final de sua vida operacional na marinha de origem, uns pobretões deslumbrados acharam que poderiam comprar o navio no estado em que se encontrava, sem qualquer revitalização ou manutenção de maior monta, e sair por aí arrotando capacidades aeronavais jamais adquiridas.
A culpa é do navio? Da França?
E acho que o navio saiu barato, em si. O que custaria muito seria a revitalização ou a manutenção que deveria ter sido feita, mas que foi ignorada pelos malandros que o adquiriram.

Adriano madureira

😆😆😆😆😆😆🇨🇵‼️

Burgos

Tenho uma solução mais pragmática para a situação e fugir do MPF:
Levem a águas internacionais e afundem esse casco e assunto encerrado (220 MN) 👍

Tiger 777

Manda um torpedo nele!!!

Os submarinistas merecem ganhar este presente!!!

fewoz

Apenas um?

Virgilio

E contaminação do mar, como é q fica?

Thiago

Imagina se os Sauditas compram a gerigonça e conseguem de alguma forma recupera-lo e opera-lo. Seria muita humilhação para Banania!! Não acho impossível de ocorrer, vide a China que comprou o Varyag e o reativou….há precedentes…

Marcos Silva

Com vontade e com dinheiro “O impossível é só questão de opinião….”

Thiago

Verdade!! E ainda teria uns F-35 embarcados…kkkkkkkkkkk

fewoz

Muita gente achava que a Turquia iria fazer isso, mas depois todos percebemos que realmente não tinham nenhum interesse. É velho demais (construído em 1957…) e difícil de ser modernizado. Já o Varyag, foi construído quase 30 anos depois. São situações diferentes. O outro interessado poderia ser a Índia, que nunca deu qualquer sinal (o que é curioso, visto que aquele país tem a maior empresa desmanteladora de navios do mundo.

Nenhum país o quer.

Thiago

Pois é!! No caso do Varyag, se não me engano, estava bem conservado também, os Chinas fizeram várias inspeções antes de iniciar a operação que culminou com a aquisição…O Foch já era….mas como escrevi…foi apenas um “imagina se ocorre”.

Um Simples Brasileiro

Acho que não vão conseguir oferta melhor que essa. Talvez tenha alguém querendo fazer engenharia revessa…

Danilo José

Vão tentar aproveitar o navio, certeza.

OduvRocha

Bem que poderiam colocar aqui na Lagoa da Pampulha em BH. Iria virar um senhor buteco !!!!!

Leo Barreiro

Gente tira uma dúvida e como ficou os KC-2 Turbo Trader ! Os aviões que eram para operar nos Opalão???
Será que já desistiram? Ou ainda vamos receber??

Alguém tem alguma novidade??

Henrique

KC-2 ja viro historia a muito tempo

ja deve ter virado sucata a essa altura

André Luís

Marinha do Brasil, venda para os árabes! Se vcs afundarem, é bem capaz do preposto do pântano americano arrumar a desculpa perfeita para “tutelar” a nossa Amazônia Azul!!! Fiquem espertos!

Hertz

Motorista do Fiat Marea segue pela estrada até que passa na praça do pedágio.
O cobrador diz: – 8 reais
O motorista: – Tá vendido! É seu!

Com R$ 30 milhões dé pra comprar 1/2 Seahawk.

Last edited 1 ano atrás by Hertz
Virgilio

A turma aì de baixo ñ observaram um pequeno detalhes: Eles querem comprar o casco VAZIO… capiche? É exatamente isso q tá pegando! A carga maldita! Se ñ fosse isso, o velho guerreiro talvez ñ existisse mais!
Ñ creio q a marinha vai fazer acordo nessas condições. De vendê-lo vazio. Como ela vai fazer o descarte das toneladas de ameanto?

Alexandre

Afunda logo essa bomba bem longe daqui e acaba esse problema chato ae …..

Daniel

Tem caroço nesse angú heim?

moacyr

Na minha opinião, mesmo no estado em que se encontra, ele não deixa de ser uma base militar, e pode ser usado contra nós mesmos!

josebaldo

Quantas telhas com amianto ainda existem no Brasil? Onde serão descartadas? De repente um navio virou uma Chernobyl que flutua no Atlântico que irá dizimar a vida marinha.

Eurico Silva

Acho q é um bom momento para lavar uma grana.

Antonio Carlos

Não deixam consertar e nem afundar querem o que?

Misterioso

O porta aviões em questão participou de operações defendendo a Arábia Saudita de piratas da Somália, quando ainda era da Marinha Francesa. O Príncipe Mohammad bin Salman, tem isso em sua memória e despertou uma gratidão pela embarcação. Seu desejo é transformar essa ferramenta de guerra, numa ferramenta de Paz e entretenimento. Na parte superior será construído um campo de futebol flutuante e internamente deverá ser um hotel, podendo ainda parte virar um museu. O Foch ou São Paulo farão parte do complexo de entretenimento de Qiddiya se a negociação for fechada a tempo. Caso contrário, a embarcação poderá fazer… Read more »

Newton

Faz sentido. Aliás conheci em 2022 uma pessoa que me contou exatamente isso. Ele estava aborrecido com o representante do príncipe árabe mas também descontente com a engenharia da marinha.

Demolidor

Que trapalhada fizeram com esse navio, não sei a culpa é da Marinha ou do Governo Bolsonaro, mas alguém fez uma bela trapalhada.
Deveriam ter planejado melhor o descarte do navio. 🤦

Newton

A culpa é dos Almirantes da ENGEPROM

João Augusto

Alguém querendo pegar o pau de bosta que os caras iam afundar e os doidos ainda pensando.

Doutrinador

FFAA vivem pra gastar dinheiro do contribuinte. Não protegem ninguém e só pensam nos próprios interesses.

Inhotep

A MB está sendo pressionada pela França e EUA à não ceder o casco para o desmanche, principalmente pra Turquia, Índia e Arábia Saudita. Eles temem que haja engenharia reversa nesses países ou que a Rússia ponha as mãos na tecnologia das catapultas. Por isso querem afundar o ex São Paulo.

Jaco

Enquanto o MPF é ambientalista discutem sobre o afundamento de um Navio, os outros países jogam lixo radioativo no mar. Estes mimimi da proteção ambiental é arroubo de poder e dindin.

Gilson

Existe alguma coisa errada nesse processo militar que adquiriu essa embarcação com produtos químicos tóxicos e que colocou em risco toda tripulação que esteve embarcada a bordo desse navio contaminado. Denota-se que não respeitaram por nenhum momento o acordo da IMO internacional do meio ambiente. Existe um paradigma nesse angu que abrirá ações jurídicas de quem esteve exposto a bordo do navio SÃO PAULO…