Embora países ocidentais tenham banido a maioria das importações de petróleo da Rússia, não há regras que impeçam navios ocidentais de entregar a compradores como China e Índia

O petróleo russo ainda está encontrando seu caminho para compradores em todo o mundo. Mas mesmo aqueles que passam seus dias rastreando seu movimento através dos oceanos lutam para descobrir exatamente quem o está transportando.

À medida que as sanções ocidentais contra a Rússia aumentaram devido à invasão da Ucrânia, mais navios se juntaram a uma frota existente de misteriosos petroleiros, prontos para facilitar as exportações de petróleo da Rússia.

Especialistas da indústria estimam o tamanho dessa frota “sombra” em cerca de 600 embarcações, ou cerca de 10% do número global de grandes navios-tanque. E os números continuam subindo.

Quem possui e opera muitos desses navios permanece um enigma. Como o comércio de petróleo russo se tornou mais complexo no ano passado, muitos carregadores ocidentais retiraram seus serviços. Participantes novos e obscuros surgiram, com empresas de fachada em Dubai ou Hong Kong estão envolvidas em alguns casos.

Alguns compraram barcos de europeus, enquanto outros exploraram navios velhos e rangentes que, de outra forma, poderiam ter ido parar no ferro-velho.

“Você se aprofundou nas artes das trevas”, disse um executivo sênior de uma empresa de comércio de petróleo à CNN, referindo-se a essa rede opaca.

A importância da frota sob o radar aumentou à medida que Moscou tenta evitar trabalhar com transportadores ocidentais e os clientes na China e na Índia superam os da Europa, agora proibidos de comprar petróleo russo por via marítima e produtos refinados, como diesel.

Leia a matéria completa no site da CNN, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Carlos

É evidente que essas sanções foram um enorme fracasso.
O Ocidente já não tem o poder de pressionar o resto do Mundo como antes.
Semana passada foi publicado que a Rússia está vendendo seu petróleo acima do teto estipulado pelos países ocidentais, a uma média de 74 dólares o barril
E Bloomberg publicou que está esperando novo choque nos preços que devem voltar à casa de três dígitos.

Allan Lemos

Sanções só funcionam contra países pequenos como Coreia do Norte e Cuba(por causa do contexto da Guerra Fria), contra países grandes ela só servem mesmo pelo valor simbólico, não pela eficácia.

Willber Rodrigues

Fato.

João Augusto

E olha lá se servem MESMO pelo valor simbólico.

Carlos Campos

Cuba é caso aparte, são pobres de burr@ mesmo, um bando de país sancionado e crescem, própria rússia tem sanções desde 2014 e o Irã também.

Celmo Vieira

Resposta que apenas corrobora uma ignorância abissal sobre Cuba, História e Geopolítica.

Luis Carlos

Cuba é um País minúsculo, com uma pequena população, sem recursos naturais e que recebeu de herança uma enorme ‘plantation’ de cana de açúcar.
É um verdadeiro ‘milagre’ que não tenha fome e índices de saúde e educação de primeiro mundo.

Luis Carlos

E só para atrapalhar mais, é uma ilha.

Carlos Campos

Nossa coitados deles, tão pequenos sem recursos, o Japão sofre do mesmo problema, por isso eles são pobres também, ops eles são ricos, acho que eles são parecidos com a Suíça, nem acesso a mar a coitada tem, ops eles são ricos, acho que é igual Singapura que precisa até reciclar esgoto para beber água, e foi expulsa da Malásia pq era uma enorme favela de chineses, ops eles são ricos,,,, tentei justificar a pobreza de Cuba mas não dá, o Irá tem sanções piores e taí firme, Cuba é pobre por incompetência dos seus líderes.

Luis Carlos

Bem. O Japão tem mais de 120 milhões de habitantes e há quase cem anos tem uma economia forte que possui diversas empresas multinacionais que costumam mandar, todos os anos, bilhões de dólares para casa para o pessoal poder comer sushi. Em comparação, há quase cem anos Cuba era um grande cassino administrado pelos americanos que costumavam fazer o País de casa de tolerância, sob a guarda de pessoas do naipe de Fulgêncio Batista. Aí, chegou um sujeito chamado Fidel que botou essa gente toda para correr e foram todos para a Florida. E até hoje não se conformam com… Read more »

Allan Lemos

Cuba virou uma maravilha tão grande depois da família Castro que as pessoas nem podem sair de lá e a sociedade ainda vive com a tecnologia dos anos 60.

Mas ei, pelo menos os capitalistas malvados foram expulsos.

Luis Carlos

Isso não é privilégio deles.
Aqui também quem pode sair está se mandando.
Pelo menos lá, o SUS deles funciona.
E até para americanos que vão para Cuba fazer operações mais complexas porque não têm condições de pagar no próprio País que tem o sistema de saúde mais caro do Mundo.
Sem contar o ‘Mais Médicos’ que trouxe muitos médicos cubanos para cá e tiveram atuação brilhante.
.

Allan Lemos

Se alguém quiser sair daqui, terá total liberdade para fazê-lo, o Estado não irá impedir. Já em Cuba…

Minha cunhada é cubana e me contou a dificuldade que passou para sair da ilha, a filha dela, que é médica, fugiu para Flórida com a família assim que teve a chance.

Sem contar o ‘Mais Médicos’ que trouxe muitos médicos cubanos para cá e tiveram atuação brilhante

Os médicos que têm mais 80% dos seus salários retidos pelo regime?

Defender o governo de um déspota, tome vergonha na cara, companheiro

Carlos Campos

o SUS deles funciona para estrangeiros que querem um tratamento mais barato, de resto é pior que o nosso segundo quem viveu lá

Everton Velasque

Lhes falta equipamento básico, estrangeiro tem que pagar, e caro por sinal!!!

Paulo Porto

Como acreditar que um país onde faltam desde sabonetes, pasta de dente, papel higiênico, lâmpadas de maior potência ( as locais são de 15 watts como velas ),tem sistema de saúde funcionando para seu povo ser atendido ? Onde faltam alimentos para todos, inclusive para os turistas em hotéis, ditos 5 estrelas, o que não faltará nos hospitais. Faltando de tudo básico, somente imbecis que não leem, que sequer conseguem viajar para conhecer o paraíso cubano, onde vivenciarão o sofrimento do povo oprimido pela mais longa e dura ditadura das Américas, para assim poder mudar suas percepções desta realidade.

Francisco Soares

Você acredita mesmo nisso? Americanos procurando medicina cubana? Acorda !!!

Carlos Campos

Nossa Grande Fidel, transformou um dos países mais ricos da américa em uma enorme favela ditatorial, obrigado Fidel, sem você não consigo imaginar quem poderia f@der o povo cubano.

Wilson

Pesquise sobre Fulgêncio Batista antes de falar besteira, por favor.

Wilson

Só uma correção. Fidel não botou ninguem para correr, o regime de Fulgêncio Batista é que caiu de podre, devido à corrupção e desmandos dos americanos na Ilha.

Everton Velasque

Isso se chama utopia, meu caro!!!

Alexandre Geraldo

Fulgêncio Batista era um ditador de direita, mas a população no geral tinha uma qualidade de vida muito superior e sendo inclusive livre p ir aonde quisesse.
Aí entrou um outro ditador só q de esquerda e escravizou o povo, massacrando e matando a oposição política e passando o poder p o irmão, como um feudo, coitada da população q vive sem ter direitos democráticos, querer comparar Japão e outras democracias c uma ditadura dessas é pura insensatez ou desconhecimento total

Marcius

O Japão fez uma super acordo com os eua qdo se entregou na segunda guerra. Se tornou uma grande fábrica de produtos de tecnologia que os americanos não queriam fazer. Além disso os eua iniciou uma enorme campanha pra passar pano nos crimes de guerra do Japão como neta China e Coreia. Com apoio americamp qq país deslancha, como Coreia e Israel por exemp. O Brasil só não deslancha por causa desse flerte eterno com o comunismo.

Carlos Campos

antes eu acreditava nisso, o Japão cresceu por merito. teve ajuda americana, sim, mas eles conseguiram sair da armadilha da renda média.

Comte. Nogueira

O grande mérito japonês foi não ter perdido a essência cultural. Com muito estudo e dedicação, conseguiram identificar a necessidade mundial por produtos manufaturados, os quais conseguiram produzir com qualidade a preços módicos. Conseguiram criar marcas próprias, que se transformaram em objeto de desejo no mundo inteiro, tais como: relógios Seiko, Orient, Citizen, Casio; automóveis Toyota, Honda, Mitsubishi, Nissan, Mazda, Subaru; eletrônicos Sony, Panasonic (Matsushita Denky), JVC; até material de escritório, como Pentel; cosméticos Shiseido… Enfim, a lista de MARCAS desejadas pelo mundo é impressionante… E quando a marca se destaca, surge o conceito de valor percebido… Ex: a Toyota… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Comte. Nogueira
Paulo Porto

Temos as marcas alimentícias Sadia, JBS, Perdigão, Coopersucar, diversas industriais como a WEG ( a segunda em motores e componentes elétricos do mundo que muitos pensam ser alemã ), a TUPI, Random, Marcoplo, VALE, Petrobras são outras cias destaques mundiais em suas atividades e possuem reconhecimento mundial.

Paulo Porto

A 70 anos as duas Coreias e Cuba tinham populações equivalentes, com Cuba desfrutando de ótima topografia para agricultura e muito melhor condição de tempo que as fias Coreias. Sem comida na Coreia do Norte e em Cuba as suas populações não cresceram ao ritmo da outrora pobre Coreia do Sul, agora exemplo de desenvolvimento educacional, industrial, tecnológico e social. A Rússia sequer conseguiu crescer e repor sua população pré segunda guerra. Sem liberdade e sendo perseguidos os povos não desfrutam do amor e desistem de viver, não querendo colocar descendentes nos desconfortos das ditaduras.

Rafa

Na verdade, foi sua sorte. Pior do que ser uma ilha isolada é não ter acesso ao mar, tipo Paraguai.

Willian

Eu estive em Cuba, em Havana que é a capital do país, e todos passam fome pois só se alimentam uma(01) vez ao dia; é muito triste ver as pessoas passando necessidades é não poder ajudar, isso é o comunismo, pois lá, somente os Generais tem acesso aos produtos do ocidental e desfrutam de tudo de bom.

Erick Barros

Eu estive em Cuiabá e vi a fila do osso no açougue.
Eu estive na CEASA do Rio e vi um monte de famílias catando lixo para se alimentar.
Eu estive em Madureira e vi um monte de gente morando sob o viaduto
Eu estive em São Paulo e vi um monte de zumbis na Cracolândia.
Deixa de onda!

Carlos Campos

a diferença é que isso é uma porcentagem menor da população, tu acha pobreza até na Suíça

Paulo Porto

Drogados resultam em degeneração de milhões em todo o mundo, justificando as penas de execuções em muitos países mulçumanos e comunistas que não cuidam das dificuldades humanas. As grandes cidades nas Américas acolhem desocupados dependentes dos estados coniventes com solicalistas que por décadas não enfrentaram estas ondas de vagabundos e doentes. Com o sistema japonês de pena somente regredir pelos dias de trabalho, minimizaríamos estes atualmente graves problemas. Somente o trabalho consegue restituir a dignidade humana, pois o tempo bom, as ajudas públicas e caridades acabam levando a muitos para a vadiagem e acomodações nas cidades presenciadas em muitos lugares,… Read more »

Paulo Porto

Realmente a comprovação pessoal de quem já esteve em Cuba, confirmando a falta de tudo e onde a prostituição generalizada é a maior fonte de receita do turismo nesta ilha com potencial de paraíso porém ainda um inferno comunista explorador do povo sofredor e oprimido.

André

A educação de Cuba nunca foi de primeiro mundo e em relação a fome sim, o povo cubano sofre controle em todos os aspectos alimentício, comem pouca variedade de alimentos e quantidade controlada pelo Governo. Os números divulgados são informados pelo governo cubano logo não dirão que tem fome. Mas todos que conseguem fugir da ilha afirmam que passam fome sim.

soldado imperial

Errado, cuba antes de Fidel Castro era um dos menos pobres da América Latina. Isto é fato. Vou repetir: cuba era pobre e é pobre hoje. Só que antes de FIdel era um dos menos pobres. A revolução foi um fracasso retumbante.

Alexandre Geraldo

Desculpe Luis Carlos mas vc está completamente enganado, a maioria da população vive num estágio de pobreza absoluta, tendo direito só a cotas de vários tipos de alimentos q possam pagar, não tem direitos fundamentais, como por exemplo viajar p onde quiserem,votarem, ter seu próprio negócio, a maioria da população são cidadães de segunda classe, renegados a uma vida medíocre, eles um bom serviço de saúde pq é um meio de garantir milhões de dólares de exportação de médicos escravizados no exterior, pois são obrigados a dar 80 por cento do salário para o governo, só os apadrinhados do governo… Read more »

Comte. Nogueira

Educação de primeiro mundo, a qual não lhes dá condições de entender o próprio problema. Educação cuja base é contaminada pela ideologia justificadora de uma “revolução” que os condena à pobreza.

Otto Lima

Sanções não funcionam nem contra Cuba e Coreia do Norte. As famílias Castro e Kim, respectivamente, têm bilhões de dólares muito bem guardados em algum lugar. Só povão se lasca.

Oráculo

Obviamente a Rússia vai começar a vender de tudo pra Coreia do Norte. Inclusive já começaram. E aonde passa um boi, vai uma boiada. Em breve as sanções ocidentais sobre os norte coreanos vão deixar de sufocar Kim Jong. O gordinho anda até mais “bufão” que o normal por conta disso. Nesse ponto o Putin tá certo. O mundo agora vai entrar numa fase multipolar. Teremos o lado da OTAN e aliados. O lado China+Rússia e aliados. E a galera do meio. Que se souber trabalhar direitinho nas relações internacionais, vai surfar nas ondas dos dois lados. Estou curioso pra… Read more »

Luis Carlos

E outra notícia interessante é que a Alemanha gastou o dobro com gás em 2022, apesar de volumes mais baixos de importação.
E a situação tende a se agravar para ela, visto que a única alternativa é usar o GNL, bem mais caro que o gás russo.
Ou seja, se já vinha perdendo competitividade industrial, a tendência é piorar.
E a indústria na Alemanha é um setor importante.
Bem mais que a média de outros países europeus.

Atirador 33

Saberia dizer qual fonte informa que a indústria alemã está “perdendo competitividade”?

Luis Carlos

DW – 31/05/2016

‘Alemanha perde competitividade

País deixa de estar entre as dez nações com melhores condições econômicas, segundo ranking de escola de negócios suíça. O Brasil, na 57ª posição, entre 61 países, tem a pior colocação desde o início das avaliações.’

Como visto nessa reportagem de 2016, não é um fenômeno novo.
Pelo contrário.
É antigo e vem se agravando.
Ainda mais com a crise energética atual.
A Alemanha enfrentará seríssimas dificuldades.

Andre

matéria de 2016 Da Lua?

Está feia a coisa mesmo hein.

A Alemanha enfrentará seríssimas dificuldades
Eua vai quebrar devido a dívida publica
Pode mudar o nome de Bakhmut

Essas previsões que nunca saem do status de previsão e viram realidade.

Parece ameaça do Putin.

Luis Carlos

DW – 27/10/22

‘Preocupação com economia na Alemanha é a maior em 25 anos

Ao todo, 85% se dizem preocupados com a situação econômica do país, parcela mais alta desde 1997. Aprovação do governo continua em queda.’

Dezinho.
Ninguém está preocupado com os empregos americanos ou alemães.
Estamos apenas acompanhando a situação que está ficando do ‘jeitinho’ que a gente gosta.
De resto, apenas fique contando os navios que passam levando petróleo russo e espere a Rússia ir à falência.
Só te asseguro que ano passado a Rússia bateu o recorde de petróleo vendido e transportado por navios.

Hcosta

https://pt.tradingeconomics.com/russia/industrial-production

Se estes dados fossem da Alemanha o que diria?

Luis Carlos

DW – 13/10/22

‘Alemanha prevê inflação de 7% e recessão em 2023

Dados divulgados pelo Ministério da Economia projetam retração de 0,4% no ano que vem, com retorno do crescimento somente em 2024. Guerra na Ucrânia, que influencia o setor energético, é a principal razão.’

Diria que é a Rússia que está em guerra, não a Alemanha.
Prezado.
Acredite.
Quendo os próprios alemães dizem que a situação está ficando feia para eles, é melhor acreditar.

Hcosta

A mesma questão, como se compara com a Rússia?
E, como diz, vão voltar a crescer em 2024.

12% de inflação é melhor do que 8%?

Os efeitos da guerra dão para os dois lados mas um tem uma economia muito mais forte…

Felipe Morais

Tentando se apegar a qualquer galho para apresentar uma “fonte”.
Primeiro a tentativa patética de justificar com uma matéria de 2016, sem qualquer tipo de ligação com o argumento principal: Custo da energia para a indústria em razão do conflito.

Segundo a apresentação de percentual em pesquisa de opinião. É evidente que alemães estão preocupados com a economia. Não só eles, como o todo na Europa.

Isso não traz nenhum tipo de confirmação de sua tese: perda de competitividade da indústria em razão do conflito.

Luis Carlos

Qualquer fonte?
É simplesmente a Deutsche Welle.

Luis Carlos

Se não gosta da DW, então leia a CNN.
A não ser que vc queira desdizer o Ministro da Economia da Alemanha.

Ministro alemão vê país mais pobre quando guerra acabar: “Preço baixo a pagar”
Titular da Economia, Robert Habeck afirma que sacrifícios necessários no país não se comparam “ao que os ucranianos estão pagando”

Felipe Morais

calma. Lê de novo o que comentei.
Em momento nenhum questionei a qualidade da fonte.
Refutei a validade da fonte para a ratificação da tese.
Tá faltando interpretação. O que é muito óbvio para a postura de mais de 1 ano.

Comte. Nogueira

A DW não publica isso, mas…
O problema atual alemão é a corrupção… O novo aeroporto de Berlim custou 4x mais que o orçado, a construtora é ligada a familiares da ex primeira ministra e demorou quase 10 anos a mais que o previsto.
Parece até no Brasil, mas é um fruto tipicamente alemão, ou seja, coisa de primeiro mundo.

Carlos Campos

o que eu fico rindo a da Alemanha, a coitada tá sendo apertada, ao invés de passar parte de seus investimento para os Aliados americanos e europeus, estão investindo na China para tentar manter sua liderança na química e no setor automotivo. esse é o meio que eles viram de dar o tapa de volta.

Luis Carlos

A BASF está transferindo quase toda a sua produção europeia para a China.
China e Rússia estão dominando o mercado de petróleo do Oriente Médio.
Há poucos anos, isso era impensável.

Willber Rodrigues

Já disse varias vezes:
1- Se sanções realmente funcionassem, o Irã já tinha jogado a toalha a décadas;
2- que espécie de sanções são essas, aonde o resto do mundo não embarga justamente o maior produto de exportação do país sancionado?

Maurício Oliveira

Esse é o problema, a Europa acha que ela é o centro do mundo e o resto é resto…

Willber Rodrigues

A menos que a Europa construa centenas de usinas nucleares da noite pro dia, ela vai continuar dependendo de alguma fonte de energia pra mover suas indústrias. Mesmo com recentes investimentos em outras fontes de energia, eles vão continuar precisando do gás russo por anos. Mas mesmo se, por um milagre, a Europa deixe hoje de consumir gás russo, a Rússia faz fronteira com a China, e a China sempre tem fome de energia e matérias primas pra sua indústria. A Rússia está tendo prejuízo, obviamente, mas nem de longe tá sendo o apocalipse que diziam que iria ter, quando… Read more »

Fred Cunha

Fora do contexto, mas corroborando com a visão do europeu:

“– Kylian Mbappé tem raízes africanas, mas se formou na Europa […]. Se tivesse nascido em Camarões, não haveria se transformado no atacante que é hoje. Existe a Europa e existe o resto do mundo,. E o resto do mundo precisa de ajuda, se não vamos perder muitos talentos – declarou Wenger num congresso de técnicos ocorrido na Alemanha há duas semanas.”
Arsene Wenger, Chefe do Departamento de Desenvolvimento Global de Futebol da Fifa, em junho de 2022.

Marcos

Na verdade eles lutam junto com os EUA para que países como os da América latina continuem desunidos e sem organização mantendo assim seu controle de exploração barata e uma das formas de eles executarem essa manobra e com a corrupção que assola esses blocos.

Henrique A

Se o petróleo desses países fosse completamente embargado, a oferta global iria diminuir e os preços iriam crescer, afetando a própria economia do Ocidente, por isso é feita vista grossa sobre esses exportações.

Andre

As sanções são das empresas americanas.

Cada um, no resto do mundo, faz o que bem entender. Alguns aderem outros não. Até uma ostra sabe isso.

Luis Carlos

Ou seja, as sanções não funcionam.
Simples assim.
Bem fácil de entender.

Guilherme

Quanta bobagem, é claro que as sanções funcionam, mas qualquer movimento em escala de um país não surte efeito em poucos meses. A economia russa está muito mal e eles vão sofrer muitos efeitos colaterais econômicos da guerra por várias décadas. Agora a propaganda da guerra vai seguir até onde der dizendo que os efeitos das sanções não são eficazes (justamente para desmoralizar esses movimentos). O grande lance é que a Ásia absorve muito dessa produção, mas não caiam na lorota de que a Rússia vai bem. Eles já sofreram um êxodo muito forte da massa trabalhadora com medo de… Read more »

Osmair Jose Moreno

Alemanha e Polônia discutem quem compra mais energias Russas . Ocidente faz papel ridículo os povos dessas nações vão se voltar contra suas administrações. Os americanos tá igual moço solteiro querendo namorar todas ao mesmo tempo e descobre que todas foram embora. Americanos provocam muitas guerras é um país a ser evitado por todos e odiados por outros.

Magali

Nós 4 anos do Trump não teve guerra!

Joao

Claro que não. Foi eleito pelos hackers russos…

Carlos Campos

tu tá de zueira ou só falando fake news?

Claudio Moreno

Dinheiro no bolso é a ordem do dia! Se eu tivesse um petroleiro estava na fila!

Pergunta:
_É quem sanciona o sancionador (leia-se EUA) que ferrou com Iraque, Líbia, Síria, Afeganistão, lá atrás com o Vietnã, Granada, Panamá…?

Sgt Moreno
(CM)

Carlos Campos

Laos, Filipinas, Havaí e etc.

Felipe Morais

Você pode sancionar Sargento.
Já confirmou se não usa nenhum equipamento eletrônico com componentes dos EUA?
Aliás, o server da trilogia usa algum tipo de solução deles?

Faça a sua parte nas sanções que você tanto deseja.

Agressor's

Parece até combinado, EUA ganha de um lado, Rússia ganha também, e os restantes ficam as sobras. Infelizmente muitos se dão bem, com a miséria dos outros!…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Felipe Morais

 Infelizmente muitos se dão bem, com a miséria dos outros!…”
Desde os primórdios das relações entre os Estados é assim. Sempre tem alguns ganhando e muitos outros se dando mal.

Nilo

Imagine o volume de riqueza que só essas 600 embarcações de transporte esta gerando fora do sistema controlado pelos americanos e ingleses: logistica, manutenção, petroleo (energia e derivados)…
Gerando rigueza principalmente para India, China,….enquanto a Europa mingua, pagando caro pela aquisição de energia americana.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Jefferson Ferreira

Se for ver muitos dos donos desses petroleiros são ocidentais que tão ganhando muita grana com tudo isso!

Carlos Campos

Isso é velho já, ainda vejo aqui a povo dizendo que a Europa conseguiu sobreviver sem o gás e petróleo russo kkkkk, eles montaram um esquema de lavagem de petróleo, empresas em vários paraísos fiscais e na china compram esse petroleo e revendem para o mundo inteiro mentindo a origem, os Europeus compram e fingem que não sabe de onde vem, outra os EUA continuam comprando uranio enriquecido da Rússia, assim como os Europeus, depois esses hipócritas querem pressionar o brasil a ajudar a Ucrania, ano passado a economia da Rússia cresceu, e tinha gente acreditando que ia se acabar,… Read more »

Oliveira

Essas sanções são literalmente “para inglês ver”. Vale lembrar que que vários países europeus continuam comprando o petróleo russo de forma indireta, principalmente via Turquia. O Japão não aguentou 8 meses e voltou atrás sobre o embargo ao petróleo da Rússia. No mundo globalizado onde as cadeias de suprimento são interligadas e as indústria dependentes de importação de matérias primas, simplesmente não dá pra fazer mágica.

Carlos Campos

Japão e Alemanha estão esperneando, Sanção na Energia dos Outros é refresco

Manus Ferrum

O jogo fica cada vez mais interessante.

Lins

Pelo fato de uma pessoa cometer homicídios, não se justifica tirar sua fonte de renda.
A Rússia está errada porém, sou contra quererem impedir seu comércio mundial.
Acho que os Estados Unidos, devem ser o líder mundial, porém, também acho que os líderes americanos, trabalham com o formato de política errada.
Acho que se alguém quiser ser influente no seu bairro, o mesmo deve ter o carisma e não o temor da sua comunidade.
Quer que eu desenhe????

Oráculo

A Rússia tá vendendo petróleo como nunca. E vai continuar a vender, pois todo mundo quer comprar. E arrisco a dizer que após o verão europeu, os Americanos vão pressionar Zelenski pra firmar algum acordo de paz com a Rússia, caso contrário a economia americana corre o risco de estar em recessão em pleno ano eleitoral. As sanções ocidentais são um fracasso retumbante. O que tem de país que virou “atravessador” de produtos para Rússia, principalmente de tecnologia, é uma grandeza. Os árabes “marotinhos” foram os primeiros. Eles estão mandando de tudo pra Moscou, desde iPhones já desbloqueados, até peças… Read more »