Militares chineses dizem que navio de guerra dos EUA entrou ilegalmente em águas no Mar da China Meridional

72

Destróier USS Milius

PEQUIM – O Exército da China disse nesta quinta-feira que monitorou e afastou um destróier dos Estados Unidos que entrou ilegalmente nas águas ao redor das Ilhas Paracel, no Mar da China Meridional.

Em um comunicado, os militares disseram que o destróier de mísseis guiados USS Milius invadiu as águas territoriais da China, minando a paz e a estabilidade na movimentada hidrovia.

“As forças de teatro manterão um estado de alerta elevado em todos os momentos e tomarão todas as medidas necessárias para salvaguardar resolutamente a soberania nacional, a segurança, a paz e a estabilidade no Mar da China Meridional”, disse Tian Junli, porta-voz do Comando de Teatro do Sul da China.

A Marinha dos EUA contestou na quinta-feira a declaração militar chinesa, dizendo que o destróier está conduzindo “operações de rotina” no Mar da China Meridional e não foi expulso.

“Os Estados Unidos continuarão a voar, navegar e operar internacionalmente onde quer que a lei permita”, disse um comunicado da 7ª Frota da Marinha dos EUA.

A tensão entre os Estados Unidos e a China vem crescendo na região.

Os Estados Unidos têm consolidado alianças na Ásia-Pacífico, buscando conter a assertividade da China no Mar da China Meridional e no Estreito de Taiwan, enquanto Pequim busca avançar em suas reivindicações territoriais.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Agressor's

Para quem não entende como a banda toca eu acho que matérias como essa são bem didáticas. O que manda no mundo é, sempre foi e sempre será a força, pois as leis são meras concessões precárias de quem detém a força. Uma verdadeira matrix pra gerar falsa tranquilidade nos subjugados e preservar o sistema.

Quem dera que o braziu defendesse seus próprios interesses, com ao menos 1/3 da vontade com que os EUA defendem os seus. Uma potência só nasce quando uma nação defende seus interesses. E não o contrário…

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Bueno

 Não temos bala na agulha, o porrete do tamanho do dos EUA… nem da China e muito menos o da Rússia…
Nosso negócio é na lábia , no papo do malandro.  
Ir para uma bar, sentar, tomar uma cervejinha e resolver esta questão ( te lembrar
alguém?)

“Le Brésil n’est pas un pays serieux” – “O Brasil não é um país sério” – popularmente
atribuída a Charles de Gaulle.

Leandro Costa

Exatamente por isso que temos que defender um sistema internacional baseado em regras, coisa que a China atualmente está repudiando lá no quintal dela. No momento em que tivermos força para peitar EUA e China e quem quer que seja (pelo andar da carruagem: nunca), aí sim podemos d3f3car e andar para essas coisas quando quisermos, como eles mesmos fazem. Até lá temos que convencer a maior parte do Mundo, que são países com o mesmo poder militar que o nosso, e/ou pouco maiores ou até bem menores, de que as regras tem que ser seguidas para que a gente… Read more »

Bueno

Regras do G7?
Grande Exemplo é a tomada das Malvinas pela Inglaterra…

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Leandro Costa

Você quis dizer “retomada das Falklands pelo Reino Unido ante à agressão Argentina,” claro, né? Porque foi o que aconteceu.

André Macedo

Se mexer uns pauzinhos fica: “Você quis dizer “retomada do Brasil pelo Reino Unido de Portugal e Algarves ante à agressão brasileira,” claro, né? Porque foi o que aconteceu.”

Bueno

Leandro Costa, retomada do que eles invadiram.   e o pacto de não agressão e unidade dos países da américa? Foi rasgado, todos aqui ficaram encima do muro e deixaram a Argentina se ferrar… Claro que tem a historia da pretensão Argentina em tomar parte do Chile… e o Brasil que também tinham interesse em uma Argentina Fraca militarmente    Leandro, em 1904 a Inglaterra também tomou parte do território Brasileiro, é com o mesmo repouso em berço esplêndido que os países da américa latina perderão parte do território da Amazonia. Em 1904 Não tinha conselho da ONU G7 (Regras… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Leandro Costa

Pois é, faltou aí que o Império Britânico já clama as ilhas para si desde antes de Espanha e, muito, muito posteriormente Argentina, dizerem que eram delas. Quando as Províncias Unidas iam enviar uma expedição de ocupação sob a tutela de um mercenário, esse mesmo mercenário também havia feito exatamente a mesma proposta aos Ingleses, mas essa expedição foi bloqueada no Rio da Prata por causa de um bloqueio imposto por um tal de Império do Brasil, que tinha questões inacabadas sobre a Cisplatina. Normal. A Argentina, embora eu considere que jamais teve qualquer direito às ilhas por nunca terem… Read more »

Ildo

Impressionante… Como há quem defenda colonialismo/neocolonialismo e imperialismo dos EUA e países europeus na América do Sul…

Por pura “coincidência” quem também questiona nossos pleitos de Soberania no Atlântico Sul…

Mas deve ser eles que estão com razão com seu “direito internacional”:

https://t.me/frenteoriental/5216

Leandro Costa

Kings você e sua interpretação de texto seletiva e uso de finas fontes…

Ildo

Ainda não cansaram de chamar todo mundo que não defende EUA/OTAN de Kings?

Bueno

É o viés de confirmação, se não se alinha com que eles acham e argumentam te rotulam… muitos destes são patriotas mande in Nova Iorque, mande in Fraça.

Last edited 1 ano atrás by Bueno
Jefferson Ferreira

Não existe sistema internacional baseado em regras quando essas regras ferem interesses de potências! Sempre foi assim e sempre será!

Ildo

Não coloque potências no mesmo balaio.

Nenhuma tem o Modus operandi criminal dos EUA e seus asseclas da OTAN.

Esses são os EUA e seus métodos. Ninguém chega absolutamente perto em Crimes de Guerra e Contra a Humanidade em série desde a Segunda Guerra Mundial.

Tudo normalizado no ocidente…

Salomon

Nenhuma tem o Modus operandi criminal dos EUA e seus asseclas da OTAN.” É mesmo hein…hahahahahahaha

Velho Alfredo

ahahahahahahahahahahahahahahah os outros são piores

Jefferson Ferreira

Até porque nenhuma tem capacidade de ter o “modus operandi” que o eua tem… Cada uma age dentro de suas capacidades e limitações. Mas se tivesse não agiriam de forma diferente dos eua…

Ildo

Esse é o pseudo argumento de sempre para quem justifica e naturaliza os crimes em série da Política de Estado dos EUA.. Apenas é desmentido por história e geopolítica. Essas são as práticas dos EUA! EUA que está sendo ultrapassado pela China progressivamente em coméricio e quase todas áreas industriais. A China está se tornando a maior parceira de todo o mundo com comércio, integração e investimento produtivo. A política de agressão militar, golpes, guerra híbrida, insurgência, terrorismo, sanções, chantagem e coação é típica do regime de supremacismo e hegemonia dos EUA. Novamente: História e geopolítica. Está claríssimo para todo… Read more »

Luis Carlos

Não adianta.
O Ocidente está totalmente desnorteado com a aliança estratégica entre China e Rússia.
Não há força capaz de deter essa Aliança.
O resto é blá blá blá e choro de quem perdeu o lugar mais alto no ranking.

Ildo

“Sistema internacional baseado em regras” dos EUA? Que eles mudam, não respeitam, rasgam quando for conveniente?

Essa era está acabando com a nova ordem multipolar que está surgindo centrada nas potências euroasiáticas.

Cada vez terá menos países para os EUA subjugarem, saquearem, darem golpes e aplicarem sanções, coagirem e chantagiarem…

Santamariense

“ Cada vez terá menos países para os EUA subjugarem, saquearem, darem golpes e aplicarem sanções, coagirem e chantagiarem…”

Com certeza! Esses países passam a ser subjugados, saqueados, sofrer golpes e sanções aplicadas contra si…pela china e seus asseclas euro-asiáticos.

Ildo

A China já é maior parceira comercial do mundo sem nenhum golpe, guerra híbrida, patrocínio de grupos insurgentes, terroristas, sanção, ataque, ameaça, coação, chantagem, típica da Política de Estados do EUA…

Apenas com comércio e investimento produtivo.

A China tem memória milenar; e jamais esquecerá o que sofreu entre a segunda metade do século de XIX e primeira do XX com a ingerência e invasões ocidentais.

China dando exemplo civilizacional.

Ocidente calcado nos EUA sendo ocidente calcado nos EUA… Não tem outra política a não ser imperialismo, hegemonia e supremacismo criminais…

Luis Carlos

Perfeito!
Verdadeira aula!

Luis Carlos

Prezado Ildo.
As notícias de hoje pela manhã são de que o Brasil assinará acordos com a China nas áreas de tecnologia, comunicação 6g e com a Huawei
Biden deve estar arrancando os poucos cabelos que lhe restam na cabeça.

Velho Alfredo

?????????????????????????????

Estudo as Op Psico chinesas e russas no preparo e condução dos grupos ligados á ideologia política deles.

Dão de 10 a zero no ocidente na responsabilidade por guerras, revoluções, terrorismo e insegurança pública.

Ildo

Fontes?

Comte. Nogueira

Sem guerra híbrida, irregular ou espionagem…

Leandro Costa

“Essa era está acabando com a nova ordem multipolar que está surgindo centrada nas potências euroasiáticas.” Essa frase não faz sentido. Como é possível acabar com algo que ainda nem começou. E como assim ‘Euroasiáticas’? Qual nova potência Européia está ‘surgindo’? Ordem multipolar? Acho que está empolgado demais. Se estávamos caminhando para uma ordem multipolar (o que NÃO significa maior estabilidade no sistema internacional, diga-se de passagem), agora estamos mais propensos à uma nova ordem bipolar, com EUA e China ‘repartindo’ o Mundo em áreas de influência como foi a mais ou menos míseros 30 anos atrás. Agora o que… Read more »

Luis Carlos

A Nova Ordem será centrada nos países asiáticos e euro-asiáticos, com o comando de Rússia, China e Índia.
Não é difícil perceber o tamanho desses países (e seus arredores) e seu dinamismo econômico, em contrapartida ao envelhecido Ocidente..
Já há alguns anos que o poder econômico se deslocou para a Ásia e esse é um dos motivos da reação agressiva da Europa e EUA.
Só que agora é tarde demais.

Leandro Costa

Kings, o Kremlin ainda não mudou o discurso? Você está batendo nessa tecla tem tempo. Imaginei que já devesse ter recebido novas instruções, mais realistas à essa altura do campeonato.

Pelo menos algo um pouco mais crivel para convencer um número maior de incautos, porque isso não faz o menor sentido.

Ildo

Pois então; é incrível como não sabem coisas elementares e ainda querem discutir geopolítica contemporânea…

Mas não se espera menos de quem apenas reproduz o que vê nas mídia satélite dos EUA… Única fonte, visão de mundo….

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Ildo

Se vosmecê não sabe o que é Eurásia…

Pelo visto não tem a mínima ideia do que está acontecendo nessa região.

Muitísimo menos a diferença abissal entre o Modus operandi de EUA e China…

Então, sinceramente…

Passo para alguém com mais paciência…

Leandro Costa

Bem, não sou eu quem anda usando ‘chavões’ de um século e meio atrás para justificar uma torcida e ignorando a História, o funcionamento do sistema internacional, a comunidade internacional, órgãos e institutos internacionais que são players com mais poder político e social do que o próprio Brasil. Se não entende como todos esses fatores se relacionam junto aos atores atores internacionais principais (Estados), então volta para o primeiro período de RI e tenta de novo, que acho que vai ser mais proveitoso. Foi uma dica inclusive. O problema de debater com amadores é que a maioria acredita que as… Read more »

Ildo

Por favor…

Vens falar em história? Geopolítica?

Tu só está repetindo narrativa rasa ocidental (nível midia mainstream). Nesses 4 parágrafos prolixos acima não tem nenhum conteúdo verossímil de geopolítica contemporânea.

Está claríssimo que não tens absolutamente a mínima ideia do que está acontecendo na Eurásia.

Esta mesma semana mais um passo enorne foi dado na nova ordem multipolar. Mas não se espera nada mesmo que via mídia satélite dos EUA algum informa ou análise verossímil mínima, de fundo, seja escrita ou dita…

Leandro Costa

Você ganha dinheiro para escrever essas coisas ou faz isso por ignorância mesmo? Não é uma pergunta sarcástica, só estou realmente curioso.

Ildo

É impressionante…

O maior país da Europa também é asiático…

É o que importa na nova ordem multipolar.

O resto da Europa já escolheu seu caminho: continuar sendo uma associação de fantoches da hegemonia criminal e decadente dos EUA.

WSilva

”Exatamente por isso que temos que defender um sistema internacional baseado em regras,”

Regras que devem ser respeitadas por todos, menos pelos EUA?

Você quer mesmo comparar as violações dos EUA com a China dentro desse sistema internacional de regras? rs

Leandro Costa

Ihhhh lá vem o WSilva de novo. Qual o sistema que a China obedece e contribui para? Seu próprio e descaradamente.

Pensa um pouquinho, garoto.

WSilva

O problema é que o sistema internacional baseado que você defende é quebrado a todo instante pelos EUA que se colocam acima dele, logo imunes a punição. Quando esse mesmo sistema que você defende punir os EUA assim como pune(ou pode punir) Russia, China, Brasil etc aí conversamos.

Ildo

Os únicos interesses que os EUA defende é de sua oligarquia plutocrática e imperialista.

Isso nunca teve absolutamente nada a ver com interesses “Nacionais” da sociedade estadunidense.

gordo

Essas visitas que a marinha dos EUA fazem somadas a iniciativa de criarem a AUKUS só deixam claro o quão pesada está a mão da China. Você não vê isso nos arredores de Madagascar ou aqui nas nossas cercanias. Gostem ou não é um sinal claro de que a China se tornou um “cachorro grande”, bem grande e não é só na área militar. Se fosse só no campo militar os EUA e aliados lidariam com Ela como lidaram com a URSS. A situação é preocupante para os EUA no campo econômico, no poder de fomento, nas tecnologias oferecidas na… Read more »

Luis Carlos

E já que o assunto é mão pesada da China, está sendo noticiada que o nosso Presidente pode assinar a entrada do Brasil na Iniciativa Belt & Road.
Será uma notícia espetacular para nós.
Sem dúvidas a melhor do atual Século

M4l4v|t4

Se eu fosse a China não deixava.
Afundaria um porta aviões da US Navy e deixaria de comercializar com a Europa e o EUA, que são dois lugares que representam uma única força que querem ver a China vassala e submissa.

… mas como a China não é eu, então ela não fará nada. Até porque a US Navy está fazendo isso toda semana e é bom os chineses se acostumarem de biquinho bem fechadinho porque os homi tão testando o china que tem o dedo no botão

Luis Carlos

Aí os Estados Unidos imporiam sanções à família do piloto que afundou o navio.
Que medo!

Luis Carlos

Só para lembrar que a maior derrota militar americana de todos os tempos ocorreu nas mãos dos chineses em terras coreanas.

M4l4v!t4

Foi uma Vitória Pírrica.
Assalto de ondas humanas no melhor estilo banzai kamikase e que causou:

  • um efeito psicológico devastador nos sobreviventes
  • arrependimento no comando chinês, que não quis repetir o “feito”

Guerra são ganhas com vitórias táticas e estratégia, não com um caso isolado de vitória pírrica.
Pergunta para um norte-coreano e para um sul coreano quem ganhou a guerra. A sua resposta certamente será mais parecida com a de um funcionário público norte-coreano. Ou eu estou errado?

WSilva

Considerando o poder militar americano e japonês com o poder militar americano e chinês no final da decada de 40 e inicio da decada de 50 é perfeitamente possível dizer que a maior derrota americana foi de fato na mão dos chineses na guerra da Coreia. Era uma China agrária. ”Guerra são ganhas com vitórias táticas e estratégia, não com um caso isolado de vitória pírrica.” Incorreto. A China impediu vários cenários pró EUA ao defender o norte da peninsula. 1- Impediu um avanço americano proximo a fronteira chinesa, muito parecido com o que a OTAN fez na Ucrania em… Read more »

Leandro Costa

Filipinas em 1942. Nas mãos dos Japoneses.

Lamento chover na sua fake news.

M4|4v1t4

Perfeito. Ali sim foi um show de manobrabilidade e vitória completa.

Velho Alfredo

CARAMBA!!!
Quando a Coreia do Sul deixou de existir?
Até a última guerra por lá, depois da China conquistar quase tudo tentando salvar a Coreia do Norte e unificar as duas sob seu poder, foi expulsa pelos EUA e ONU da Coreia do Sul.

Luis H

não existe derrota militar americana, os norte coreanos já tinha abaixado as calcinhas até o chão depois da linebacker II, aceitaram tudo pelo acordo de paz, o q aconteceu foi q após as eleições presidenciais os eua decidiu encerrar a guerra, pois a opinião pública não mais estava disposta a gastar e sacrificar jovens americanos. censure-se e neguem a história elementar documentada verificável e proclame-se aos quatro ventos a narrativa dos nossos sonhos. repita a mentira mil vezes e…

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Santamariense

Norte-coreanos? Não seria norte-vietnamitas? A Linebaker II foi no Vietnã, bem depois da guerra da Coréia.

Luis H

corretíssimo, me enganei, confundí qdo ele falou em maior derrota militar americana. sempre ouvi essa história era referente ao vietnam e acabei não prestando atenção e trocando um país pelo outro. qto a guerra da coréia, se ele quer considerar assim, q seja.

Last edited 1 ano atrás by Luis H
André Macedo

Se os americanos são tão corajosos porque não reconhecem Taiwan como independente de uma vez e embargam a China? “Invadir” a área é fácil pros EUA, mas quem exerce o controle de fato é a China.

m4l4v1t4

Taiwan é um dedo. Você sabe o que é um dedo? Um link? Você conhece comunicações? Comunicações de psicologia, de guerra, a comunicações de verdade, a que trata da consciência. Você conhece? Então, Taiwan é um dedo.
Tem manter o dedo ali do jeito que está. Se precisarem arrastar a China para uma casinha de caboclo é só colocar força nela contra o dedo.

André Macedo

O famoso: Falou, falou e não disse nada.
Dos criadores de: “Os oficiais americanos mentem sobre a ascensão chinesa pra obter mais financiamento”

Last edited 1 ano atrás by André Macedo
Ildo

As guerras dos EUA/OTAN provaram a absoluta mediocridade média de sua infantaria. Não avançam um milímetro no solo sem anos de sanções ou ataques aéreos indiscriminados.

Ficaram 20 anos no Iraque e Afeganistão cometendo crimes em série e jamais derrotaram insurgência determinada.

Luis H

todos q chegaram na china fizeram tudo o q quiseram sempre, mongóis, ingleses, russos, japoneses, só para ficar nos mais óbvios. a china não é influente nem na península coreana, não influencia nem o sudeste asiático e acha q vai ter influencia real no mundo, delírios de grandeza de algum beiçola complexado, com ego tão frágil e infantil q fica brabinho com quem chama de ursinho pooh, é de dar pena.

Last edited 1 ano atrás by Luis H
M4l4v|t4

A China, por baixo, banca 99,99% da economia da Coreia do Norte.
A Coréia do Norte destruiu sua economia há muito tempo, a décadas. De lá para cá quem paga todas as contas do governo norte coreano é a China.

Ildo

Fontes? Dados?

M4|4v1t4

Todas. Qualquer fonte que você achar sobre a economia norte-coreana.
Simplesmente não existe economia norte-coreana. Eles não produzem nada e não comercializam nada com ninguém. Todas as contas do estado coreano são pagas secretamente pela China, todo mundo sabe disso, só você não sabe.

Ildo

Todas? Ocidentais?

Está claro que vosmecê não tem a mínima ideia do que é produzido na República Popular da Coreia e seu comércio exterior.

Aliás, produzem coisas industrialmente que estamos anos-luz…

WSilva

Se você tirar a influencia Chinesa e Indiana de países como Japão, Vietnam, Coreias esses países desaparecessem. Aliás, a cultura asiatica só existe graças a China e India.

”e acha q vai ter influencia real no mundo”

Deixe me lhe dizer uma coisa, não existe um documento sequer onde a China oficialmente declara tal absurdo.

Ou seja, ou você está mentindo ou alguém mentiu para você e você acreditou.

Eu arriscaria a segunda opção. rs

Pare de assistir videozinho de Youtube e vá estudar, ler livros de verdade sobre China.

Ildo

A culpa é dos chineses… Quem mandou estar perto do Mar do Sul da China!

Já não basta os russos invadindo as fronteiras dos EUA no Mar Negro?

Luis Carlos

E para piorar a situação dos EUA no Extremo Oriente, a Coreia do Norte anunciou o teste de um drone subaquático nuclear.
Já não bastasse a vergonha americana de não ter mísseis hipersônicos como os coreanos, agora temos o Poseidon do Kim..
Mas, o Ocidente deve ficar calmo, porque os cinco submarinos nucleares australianos da AUKUS vão chegar.
Lá para 2045.
Essa região não está nada amigável para os EUA.

Ildo

A República Popular da Coreia mostra que linguagem os EUA entendem.

A Coreia do Sul não tem soberania; é país ocupado pelos EUA; que é o fator de instigação de hostilidade na região, para variar.

É a única coisa que os EUA sabem fazer… São incapazes de qualquer política pacificadora e produtiva no mundo atualmente…

Só ameaças, coação, chantagem, golpes, sanções, Guerra Híbrida, patrocínio de insurgência, terrorismo, etc…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Luis Carlos

Os EUA estão vendo que a água está subindo.
E pior, não têm como evitar.
Atiram para todos os lados sem um alvo certo.
Agora, acredite, resolveram atacar o Tik Tok, como se isso fosse ter algum resultado estratégico contra os chineses.

Ildo

Os EUA mais que nunca estão mostrando a verdadeira face de seu regime. Diante da inexorável ascenção chinesa e sua incapacidade de competição honesta e produtiva ameaçam países que comerciam e se intregam aos projetos chineses. Além de imporem sanções unilaterais. Está cada vez mais explícito que a “dinâmica” e “prosperidade” dos EUA são mitos inventados por eles e disseminados pela maior máquina de propaganda da história. Com cada vez menos países acessíveis para saquearem, darem golpes, coagirem, imporem sanções efetivas, etc, sua hegemonia está em franca decadência. Ao tempo que a própria decadência social e econômica interna entra em… Read more »

Salomon

Nada fora do comum. Eles vão ficar enchendo o saco o tempo todo. E estão certos.

Dalton

A foto do USS Milius é ilustrativa e mostra o navio antes de sua modernização quando também teve o sistema Aegis atualizado para o que há de mais atual antes de ser baseado no Japão em 2018, segundo a política de enviar para lá os navios mais capazes por um período não superior a 10 anos. . Entre os mísseis capazes de ser lançados por ele está o SM-3 mais utilizado contra mísseis balísticos de alcance intermediário e o novo SM-6 mais flexível que também funciona com um míssil anti navio de alta velocidade. . O USS Milius tem sido… Read more »

Luis H

esse destlóiel entrou aqui dentlo dos lisquinhos q fiz neste papel, q abesuldo!

Célio Miranda de Santana

China com as cartas.