Começou no dia 17 de abril, a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, a Operação “Poseidon” 2023, que reúne pilotos e aeronaves da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira em exercício de qualificação de pousos e decolagens durante navegação no mar.

Da mesma forma que ocorre entre as Marinhas mais modernas do mundo, a interoperabilidade entre as Forças é o objetivo da Operação, que conta com a participação da Fragata “União” e cerca de 1.200 militares.

Durante três dias, serão realizados exercícios operativos na área marítima compreendida entre as cidades do Rio de Janeiro e Cabo Frio (RJ).

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Welington S.

Das três forças, a MB, é a mais preocupante. Vendo a imponência que é o ‘Atlântico’ navegando percebo que se der um problema grave na embarcação (bate 3x na mesa) automaticamente essa imponência se perde na hora. É aquela: Quem tem UM não tem NENHUM. Triste.

Willber Rodrigues

Fica ainda “melhor” quando você lembra que, em caso de xonflito, esse navio não tem defesa de ponto que realmente mereça esse título, e não tem escoltas pra dar cobertura de AA ou ASW pra ele…
Resumindo, é um alvo.

Welington S.

Pois é cara. Lamentável.

Willber Rodrigues

Meio que mudando de pato pra ganso, alguem sabe o estado do Bahia? Lembro de matérias do PN dizendo que ele tava capengando por problema nos eixos, pedindo manutenção…

Santamariense

Talvez eu esteja enganado, mas não lembro de missões desse tipo terem sido realizadas utilizando os Black Hawk do EB e da FAB, em conjunto com os Sea Hawk da MB. Só realizam exercícios desse tipo com os H225M.

Jorge Lee

Porque os BlackHawks do EB e da FAB são aeronaves diferentes dos SeaHawks. O trem de pouso tem configuração diferente, a fuselagem, peso, elas apenas guardam alguma semelhança e comunalidade de sistemas. O MD priorizou essas operações com os H225M. Talvez, no futuro, havendo vontade política e disponibilidade orçamentária, os BlackHawks também operem em conjunto no NAM Atlântico. OBS: Os BlackHawks do EB são desdobrados em Manaus. É caro transportá-los até a costa do Rio. OBS2: Uma comissão naval “subir” a costa para operar nas imediações de Belém (meio do caminho também é bem caro…) OBS3: Ou seja, tudo é… Read more »

Santamariense

“Porque os BlackHawks do EB e da FAB são aeronaves diferentes dos SeaHawks. O trem de pouso tem configuração diferente, a fuselagem, peso, elas apenas guardam alguma semelhança e comunalidade de sistemas.” Sei bem disso. “ Os BlackHawks do EB são desdobrados em Manaus. É caro transportá-los até a costa do Rio.” Eu sei bem onde operam os 4 HM-2 do EB, recebidos em 1997. Quanto a operar os mesmos no A-140, poderiam levar o navio até a costa do PA e os helis voarem de MN para BE e de lá para o A-140, afinal a MB é do… Read more »

Piassarollo

Caro amigo gaúcho, tens razão, pois desde 2020 em todas as operações Poseidon, não foram usados os Black hawk ou os Sea hawk.

Santamariense

Pois é, meu caro. Parece que os únicos helicópteros do Brasil são as kombis.