MELBOURNE, Austrália – Um navio de assalto anfíbio de construção chinesa encomendado pela Tailândia chegou ao seu porto de origem no sul do país uma semana depois de ter sido oficialmente entregue ao seu novo proprietário pelo estaleiro chinês.

O HTMS Chang, um “Landing Platform Dock” (LPD) Type 071E, chegou ao cais Chuk Samet pela Base Naval Sattahip na província de Chonburi, sul da Tailândia, na tarde de 25 de abril.

O navio havia deixado as instalações da Hudong-Zhonghua Shipbuilding em Xangai em 18 de abril, onde foi construído pela empresa estatal China State Shipbuilding Corp.

Uma cerimônia para entregar oficialmente o HTMS Chang à Royal Thai Navy ocorreu um dia antes de ele seguir para casa, com a presença do chefe do serviço, almirante Choengchai Chomchoengpaet.

O Type 071E é uma variante de exportação do Type 071, que está atualmente em serviço na Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy). O projeto tem 210 metros de comprimento, com uma boca de 28 metros e um deslocamento de 25.000 toneladas quando totalmente carregado.

Type 071 em operação na PLA Navy

O LPD tem um poço de popa que pode transportar até quatro embarcações de desembarque do tipo Landing Craft Air Cushion (LCAC) para ataques anfíbios, enquanto os turcos montados no casco podem transportar, lançar e recuperar embarcações de desembarque convencionais. Um convés de veículos tem espaço para 60 veículos de combate blindados e o navio pode acomodar 800 soldados.

Há também plataforma de pouso de helicópteros para dois helicópteros Z-18 de transporte pesado, com espaço de hangar disponível para quatro helicópteros.

Anos atrás, o jornal tailandês The Bangkok Post informou que o navio custaria US$ 200,7 milhões, com construção para durar três anos. Antes disso, reportagens da mídia tailandesa diziam que o design chinês custaria US$ 130 milhões.

A Tailândia é um aliado dos EUA através de tratado, embora seus militares operem vários tipos de plataformas de fabricação chinesa, incluindo tanques, fragatas e navios de patrulha offshore. Também assinou um contrato para comprar submarinos diesel-elétricos S26T de fabricação chinesa, embora a compra esteja envolvida em controvérsias, principalmente sobre os motores que serão usados para propulsar as três embarcações.

A força naval da China opera oito navios Tipo 071 divididos entre suas frotas do Mar do Leste e do Sul. Este último é responsável pelas operações marítimas no disputado Mar da China Meridional. No caso de a China invadir Taiwan, que Pequim considera uma província desonesta, ambas as frotas provavelmente realizariam operações anfíbias contra a nação insular.

 

 

FONTE: Defense News

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Já disse isso a um tempo atrás, e repito:
Se a situação da MB co tinuar, em 15 anos ela vai começar a comprar navio usado chinês.

Escrevam e me cobrem depois.

Gerson Carvalho

Devia comprar uns 4 type 71 e uns 6 a 8 type 54-A

Willber Rodrigues

Escoltas, ainda não.
Mas eu não acharia ruim a MB comprar 2 navios tanque e uns caça-minas chineses. Já daria um “up” na Esquadra.

PACRF

Considerando que as relações diplomáticas com a China se normalizaram, a MB poderia fazer acordos de cooperação técnica para construir navios de superfície, semelhantes com o acordo de cooperação técnica em curso com França para a construção de submarinos. Afinal, a China está “nadando de braçada” na construção naval.

Andrey

O preço não é tão barato como eu pensava,seria bom comparar com outros para dar uma ideia se ele é mais em conta ou no mesmo preço.
Mas é um navio imponente.

Vovozao

25/04/23 – terça-feira, bnoite, Willber, comprar não é dificil, dificil ainda é operar, os USA, irão fazer o possível e o impossível para dificultar a MB. Os primos ricos tanto dos USA como da Europa, não gostaram nada de perder, vide a dificuldade de manutenção e pecas dos helicópteros russos.

Allan Lemos

Não com essa mentalidade da Guerra Fria dos almirantes, tudo tem que ser dos EUA, ou no mínimo da Europa.

Willber Rodrigues

Bom, do jeito que as coisas andam pra MB ( por culpa deles mesmos, diga-se de passagem ), nem toda a mentalidade de anos 60 do Almirantado pode mudar a realidade que o Tio Sam não tem mais navio sobrando pra doar pra eles….

Romão

“Se a situação da MB co tinuar, em 15 anos ela vai começar a comprar navio usado chinês.
Escrevam e me cobrem depois”
.
Te cobrar pelo quê ?
Para uma Marinha que tem 4 “Niterói” como escolta, isso é uma esperança!

Dalton

Navio similar em capacidade aos “San Antonios” da US Navy e também similar em aparência com o décimo segundo da classe e posteriores o USS Fort Lauderdale onde foram abolidos os mastros “stealth” em troca de mastros de aço similares aos dos
Arleigh Burkes.

Erick Barros

Pois é, prezado Dalton.
O fato curioso de tudo isso é que um histórico aliado americano vem comprando cada vez mais material chinês.
Sinal dos tempos.
De novos tempos.

Dalton

Veja Erik que a Tailândia já compra da China faz muito tempo desde antes do fim da Guerra Fria e o mais novo combatente de superfície tailandês foi construído na Coreia do Sul entrando em serviço poucos anos atrás. . Os EUA muitas vezes não tem muito o que oferecer , como por exemplo quando se trata de pequenos combatentes de superfície e submarinos convencionais enquanto outras nações podem ter um portfólio mais variado e/ou que atenda às necessidades e/ou que tenham um custo x benefício melhor. . E talvez você concorde comigo que adquirir material militar de um determinado… Read more »

Emmanuel

Belo navio.
Os chineses melhoraram muito o desenho de suas embarcações.

Jagderband#44

Interessante fato:
qual país a Tailândia pretende invadir?

Esteves

O mesmo que nós.

Willber Rodrigues

Por essa mesma “lógica” invertida, pra que a MB tem o Bahia e o Atlântico, já que não iremos invadir ninguem?

Jagdverband#44

8000 km de costa e dois navios?

RSmith

boa pergunta… novamente; Tem que se definir pra que queremos a MB… quais são suas missões!

Romão

Servir coquetéis, fardamento de gala, cerimônias de formatura e outras pompas.

wiliam

o Brasil… kkk e com essa nossa “marinha” … eles conseguem viu.. pelo menos criar uma cabeça de praia (kkk modo sarcástico ON)…

tolito

pelo menos temos trilha sonora pra isso

Dalton

Acho que nenhum, mas, navio anfíbio necessariamente não serve apenas para “invadir”. . Pode ser usado por exemplo na segurança interna do próprio país durante um eventual “golpe”, transportando tropas e equipamentos de um ponto do país para outro, auxiliar na proteção de portos, ajuda humanitária no próprio país ou país amigo, seja transportando material e pessoal ou funcionando como um hospital flutuante, eventualmente servindo como um navio tanque para reabastecer mesmo que de forma limitada outros navios. . E os EUA até encontraram uma nova função para seus LPDs que é a recuperação de cápsulas espaciais em suas respectivas… Read more »

Jagderband#44

Boa. Foi apenas um pensamento de quem há mais de 30 anos não pisa numa belonave. As coisas mudaram.

Carlos Campos

se deus quiser, não vai vir nas próximas décadas

Willber Rodrigues

Se a MB persistir nesse sonho erótico dela em ter um NaE só pra “dizer que tem”, é bem provável mesmo…

Deus queira que o almirantado tome juízo e bom senso até lá

RSmith

Realmente… primeiro, os “politicos”, com a devida assessoria de todos os interessados tanto civis quanto militares, tem que definir para o que serve a MB tipo quais são suas missões! uma vez feito isso eles tem que prove-la com os recursos para cumprir essa(s) missões! Pergunto, para essas missões é necessário ter um ou mais Porta Aviões? Só lembrando; esse tipo de embarcação, além de ser a mais cara de se adquirir e manter no mundo naval é, eminentemente, um equipamento de “Ataque” … para defesa muito melhor uma frota de meia dúzia de SSN’s… mais SSN’s não dão tanto… Read more »

Willber Rodrigues

Quem decidiu que “precisava” de um NaE, foi o governo, ou a MB?
Quem “pediu” pela compra do São Paulo, foi o governo, ou a MB?
Quem comprou os A-4 foi o gov. ou a MB?
Quem comprou e mandou reformar os Trader’s foi o gov. ou a MB?

É a própria MB que rasgou bilhões de reais do contribuinte nessa bobagem do São Paulo. Nem a própria MB sabe quais são suas peioridades.
A MB quer “brincar de ser grande” com NaE e subnuc, ao mesmo tempo em que é incapaz de fazer o básico.

Srs

Se preocupa não, almirantes só estão pensando em suas gordas pensões, entram para reserva e compram cobertura na zona de frente a praia.

Salomon

Por falar nisso, como estão os Traders? Grato

Erick Barros

A Tailândia tem duas opções.
Comprar esse problemático avião, com resultados incertos, e criar caso com a China, seu maior parceiro, ou então continuar comprando cada vez mais material pesado chinês.
Acho que vai ficar com a segunda opção.

M4l4v1t4

A Tailândia queria o “problemático avião”. Não tem, porque não lhe foi autorizado.

Só não quer o F-35 quem não pode ter ou não tem dinheiro para comprar, porque está muito à frente de qualquer caça de quinta geração chinês ou russo.

Bardini

A Tailândia tem um punhado de ilhas. Dentro disto, é extremamente racional contar com uma capacidade anfíbia, para atuar em seu próprio território.
.
No mais: este navio é “barato”, pq é completamente “pelado”. Reparem na pequena quantidade de sensores e na falta de armamentos, presentes nas fotos. Só tem o básico do básico ali.

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Esteves

O mesmo que nós. 5 Ilhas oceânicas + 15 próximas da Costa.

Bardini

E o que mudou?
comment image

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Carvalho2008

está foto é montagem ou o Chackri Naruebet realmente está navegando?

Dalton

Continua em serviço Carvalho, sem muita atividade, operando apenas helicópteros, mas ainda tendo um grande prestígio e continuado potencial uso para ajuda humanitária como visto no passado.

Otto Lima

Os tailandeses poderiam trocar ideia com os turcos sobre drones de combate para o Chakri Naruebet.

Regis

Os tailandeses estão tentando seguir a linha de pensamento da Índia, isto é, adquirir armas de pelo menos dois fornecedores com rivalidades. Mas o fato de que usam bastante material chinês é um empecilho para a venda de aeronaves como o F-35. Quem sabe assim aumentem as chances de venda do Gripen.

tango-echo

Mas lá há Gripen C/D. E ainda assim pareceu mais vantajoso a eles modernizar os F-5…

According to the official, the country decided to modernize decades-old planes owing to lack of funds to procure new Gripen jets. “We indeed want to add a fleet of Swedish-made Gripen to our existing 12 fighter jets, but we just don’t have a large enough budget,” the air force chief admitted.

https://www.defenseworld.net/2019/11/15/thailand-upgrades-f5-th-jets-to-bring-them-on-par-with-gripen-39-aircraft.html

RSmith

Realmente impressionante esse treco!

Salomon

Como está o PA deles? Nunca mais ouví falar.
Grato

Otto Lima

O HMTS Chakri Naruebet continua em operação, mas como porta-helicópetos, pois os Sea Harrier foram desativados. Uma opção seria operar drones como os que os turcos estão desenvolvendo para embarcar no TCG Andalou.

Tallguiese

Não sou contra a compras de armas chinesas, se somos soberanos mesmo e o produto for bom, porque não? Esse negócio de geopolítica já tá enchendo o saco!

max

Um vídeo das operações diárias internas do Type 071E

https://youtu.be/w0qKQ2A8Yiw

Destaques do vídeo chinês

1. Dieta do Corpo de Fuzileiros Navais

2 Abastecimento

3. suporte de tiro

4. manutenção diária

5. lazer diário: grande o suficiente para jogar futebol.

6. operações diárias