Uma live histórica, divertida e super informativa com verdadeiros “monstros sagrados” da análise militar: a equipe do Poder Naval (Alexandre Galante e Guilherme Poggio) e o professor Ricardo Cabral , do História Militar em Debate.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
No one

juntando todas elas , fazem uma USN?

Na cabeça de alguns a marinha da Indonésia deve ser mais capaz que a Marine Nationale, já que a primeira tem mais navios. Quais são os navio, quais são radares e mísseis, quais as capacidades que agregam, quais são as defesas cineticas e eletrônicas, a aviação embarcada e a sofisticação da mesma não importa… são quesitos irrelevantes .

Sobre a marinha russa “em expansão”… no comment.

Last edited 11 meses atrás by Alexandre Galante
No one

comment image

No one

2023 :

https://www.reddit.com/r/WarshipPorn/comments/101irn4/top_ten_navies_by_aggregate_displacement_1/

Eu observei uma queda da VMF ai, inclusive com uma idade média e disponibilidade muito discutível.

Last edited 11 meses atrás by No one
Luis Carlos

Prezado.
A quantidade de navios, nesse caso, não vai fazer diferença na situação estratégica que vai se desenhando.
Em outro post aqui publicado, foi disponibilizado um mapa onde se via, claramente, que os aviões embarcados dos americanos não podem alcançar a costa chinesa sem antes entrar no raio de ação das armas inimigas.
É muito complicada a situação americana.

Adamastor

Kkkkkk EUA faz guerra no vídeo game matou o primeiro ministro do Iran com um drone kkkk vê essa semana um vídeo onde um comboio inteiro de blindados russos entrando em Donetsk foi executado por cinco Ucrânianos com mísseis anti tanque de mão quase quinhentos soldados russos mortos sem tempo de ação baixas Ucrânianas zero em outro vídeo vi dez helicópteros russos serem abatidos por mísseis terra ar baixar Ucrânianas nenhuma kkk Putin já tá ficando Putin kkkk os americanos tem robôs guardados pra guerra já assistiu Robocop kkkk investem em uma ano o que a china põe no exército… Read more »

No one

Prezado, A empolgação e a torcida levam a esse tipo de distorção da realidade, onde um pequeno avanço é observado como uma vitória. A realidade, nua e crua, é que os EUA vivem em outro planeta . São quase 80 anos que o cinturão de defesa deles se estende da Europa a Ásia. Não estão defendendo-se no Golfo do México, no Golfo da California, muito menos no Havaí… Estão em Okinawa, nas Filipinas, Guam. Dá para entender a diferença? Entendeu a margem de vantagem? Um pouco como se os portugueses controlassem o nosso mar territorial e o brasileiro se empolgasse… Read more »

Luis Carlos

Idos e bons tempos.
Já passaram e não voltam mais.
A não que vc considere que a AUKUS vai parar os chineses.
Aí, são outros quinhentos

Inimigo público

Então os americanos vão deixar o mediterrâneo, o atlântico, o ártico, o índico e o pacífico todos desguarnecidos apenas para enfrentar a China? Está de brincadeira né cidadão? Ademais Guam, Okinawa, todas estão na mira de mísseis de longo alcance chineses, em caso de guerra aberta estes seriam os primeiros alvos de uma investida chinesa, os PAs americanos os chineses caçam depois com os quase 100 subs que eles possuem, e mais de 1.000 aviões.

No one

Eu acredito que você esteja de brincadeira. Qual inimigo os americanos precisam enfrentar no Mediterrâneo e no Atlântico ? A armada argentina ? Os russos ? Terão que escolher um teatro operacional por vez, a Marinha russa não tem como lidar com várias frentes contemporaneamente, não está preparada( ficanceira e tecnicamente) para construir grandes combatentes de superfície e não irá conseguir repor 1×1 as vetustas unidades construídas na época soviética que serão retiradas do serviço. Já agora as unidades oceânicas são escassas com TOs exigentes como pacífico e o europeu. Talvez você não observou, dessas primeiras 10 marinhas por deslocamento,… Read more »

Mengao

Juntando todas não precisa, basta a marinha chinesa, que desde 2018 já é a maior do mundo.

robinson

Galante, Poggio, Ricardo, BRAVO ZULU, os Senhores foram brilhantes !

Rosi

Live Topzera !!
Aprendi muito …. Que Show de conhecimento…

Last edited 11 meses atrás by Rosi
Mengao

EUA são passado.
China já lidera o mundo. Melhor para todos.
Cmdt Robinson Farinazzo é o melhor analista de geopolítica do Brasil, recomendo assistir.

Santamariense

“Farinazzo é o melhor analista de geopolítica do Brasil, recomendo assistir.”

Penso exatamente o contrário. Mas, viva a diversidade de ideias e pensamentos.

Leandro Costa

Concordo em gênero, número e grau.

Underground

O Farinazzo é tão bom, mas tão bom em análise militar, que já havia afirmado, lá pelo terceiro mês de guerra, que o Exército ucraniano havia colapsado completamente. Me pergunto: como uma Exército colapsado fez frente aos russos?
Na verdade o que vejo dele é torcida! Pelos russos.

Arthur

E colapsou. Já está na versão 3.0 e nada de contraofensiva de primavera… Aliás nunca vi uma guerra em que um governo anuncia e posterga contraofensivas, avisando aonde e quando! Excesso de “deception” leva à “desmoralization”.

Underground

A contra ofensiva simplesmente não começou porque o solo ainda está encharcado.

Luis Carlos

Todos sabemos.
E de sangue ucraniano.
250.000 mil baixas.
Só ontem foram mil baixas.
Uma carnificina.
Coloque na conta de Zelensky e da OTAN.

Santamariense

Cara, volta pro parquinho…vai brincar com teus coleguinhas….

Allan Lemos

Colapsou mesmo. O exército ucraniano faz frente aos russos unica e exclusivamente porque está sendo bancado, em todos os sentidos, pela NATO. Não é opinião, é fato.

Maurício.

“O Farinazzo é tão bom, mas tão bom em análise militar, que já havia afirmado, lá pelo terceiro mês de guerra, que o Exército ucraniano havia colapsado completamente.” O problema, é que talvez, tu acredita em analistas militares que diziam que as munições dos russos durariam até março, eles estavam sem combustível e seus mísseis já estavam acabando, tudo isso ainda em fevereiro! Aí fica difícil, mas, fica com o gosto e torcida de cada um, cada um acredita na realidade paralela que quiser. O que eu vejo no Farinazzo, é que ele não passa a mão na cabeça dos… Read more »

Underground

Tem sido dito que os russos estão sem mísseis de precisão tem muito tempo, o que é verdade. No penúltimo grande ataque com mísseis de precisão, os mísseis tinham três meses. No último, trinta dias que haviam sido fabricados. Bombas burras para acertar o nada, tem aos montes. O jeito foi apelar para o Irã. É como se a França fosse pedir armamento para o Iruguai.

Luis Carlos

Hoje teve mais uma saraivada de mísseis russos.
Particular atenção em Odessa e Chernihiv.

Luis Carlos

Vc imagine se a Rússia fizesse em Kiev o que está fazendo em Bakhmut.
Ela chegou nos subúrbios da cidade em questões de dias e ficou parada lá sem jogar uma bomba.
Poderia macerar a cidade e passar um trator em cima.
Não fez.
Preferiu sair e batalhar em outras áreas.
E com êxito.
Afinal, está desgastando o Exército ucraniano, o 2º maior da Europa e debilitando as reservas ocidentais.

Santamariense

Tu não tem noção do que escreve, não é? Alguém que possua ao menos uma capacidade cognitiva mediana sabe que o que tu escreveu não tem lógica nem fundamentação na realidade. “Debilitando as reservas ocidentais”…e ninguém produz nada para repor? E os russos, fazem o que, fabricam armas com magia? Ora, por favor. Não seja tão infantilóide.

Arthur

É claro que as análises do barbudo do Ancapsu são infinitamente nas técnicas e exatas… O vendido do Hoje no Mundo da OTAN também… Concordo contigo em gênero, número e grau.

Allan Lemos

Vendido por quê? Na grande maioria das vezes ele relata os fatos e fornece explicações técnicas sem emitir nenhum juízo de mérito.

Leonardo

Os deslikes no seu comentário são dos chapéus de alumínio, que não aceitam o fato dos EUA serem um império em decadência, e o comandante Farinazzo brilhantemente fala sobre isso quase que diariamente.

Matheus

Cmdte Farinazzo é um dos poucos que levam o assunto defesa a sério.
O resto ou tem viés ideologico ou é molecagem.

Santamariense

O problema do teu comentário é que, para defender tua ideia sobre ele, desqualificas os que pensam diferente. Eu, por exemplo, vejo ele com viés ideológico nas suas posições. Mas, como disse Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra.

Matheus

Respeito a opinião, mas sinceramente alem dele e da trilogia, não existe mais outros que levem o assunto a sério. Como eu disse, sempre tem algum viés óbvio ou algum moleque que fica afirmando coisa na comunidade sem algum embasamento

SIDNEY

____________
____________
____________

O grande estrategista Putin e Poderosa Rússia nas palavras do Farinazzo já deveriam ter conquistado e submetido a Ucrânia a 12 meses no mínimo.

____________
____________
____________

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

João Gomes de Moura neto

Nós no Brasil temos que fazer aviões de combate para longas distâncias e não adquirir ou comprar verdadeiras banheiras flutuante e com navios para guardar essas banheiras ( portas aviões) precisamos ser práticos pois o orçamento é baixo, mais capacidade nos temos.

Alex Barreto Cypriano

O trabalho escrito tava bom, comparou números e capacidades mas faltou explicitar que cada desvantagem seria um dos elementos desse suposto cheque. Em xadrez, cheque é um movimento e aviso de que o rei do competidor está mortalmente ameaçado. Mas não é fim de jogo – quando se dá o cheque-mate. Todo cheque demanda uma resposta pra neutralizar a ameaça e esta ação (as novas estratégias da USN e USMSC como DMO e EABO, novas armas e novas formas de guerra), salvo engano, foi mal abordada no texto. Ademais creio ser impossível entender apenas de um ponto de vista, o… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Alex Barreto Cypriano
Underground

Comentei isso tem pouco tempo. A Guerra na Ucrânia demonstrou que uso de drones é fundamental. E um drone naval é muito mais complexo que um drone aéreo. Resta saber quem está na frente no desenvolvimento desses sistemas. Brasil que não é!
No mais, sistema Patriot abateu o imbatível Kinzhal. Até a pouco davam total superioridade aos russos por conta disso.

Allan Lemos

Os EUA também acharam que os F-117 eram “imbatíveis” até um ser derrubado por um obsoleto S-125. Esse incidente pode ser algo positivo para os russos se souberem tirar lições dele assim como os americanos tiraram do caso com o Nighthawk.

Last edited 11 meses atrás by Allan Lemos
No one

O Nighthawk é um projeto dos anos 70, entrou em serviço em 1983 permanecendo sob sigilo e sem propaganda por anos e anos, fez milhares de surtidas e ataques bem sucedidos, participou de grandes operações bélicas e o primeiro abate de um exemplar aconteceu em 1999.
O Kinzhal entrou em serviço recentemente, é um dos “supertrunfos” do Putin que divulgou o brinquedo como uma das armas “estratégicas” da Rússia.

Não é exatamente a mesma coisa, mas entendi o seu ponto.

Allan Lemos

O ponto é que não existe arma “imbatível”, não importa o que a propaganda fale. O F-117 era considerado invisível, tanto que o Congresso entrou em modo pânico quando descobriram que um havia sido abatido. De todo modo, esse incidente não foi um demérito para os EUA assim como este não o é para os russos. É impossível prever todas as variáveis em que uma arma vai enfrentar. Agora podem investigar o que houve e fazer melhorias. Tenha em mente também que esses rótulos extravagantes são sempre alardeados pela imprensa não especializada, não pelos projetistas e engenheiros que trabalharam no… Read more »

Leonardo

Nas Fakes Ucranianas sim, eles abateram… Logo os órgãos Ucranianos desmentiram.

Alex Barreto Cypriano

Hehehe, onde eu escrevi cheque (e foi um monte de vezes) a grafia certa é xeque. Estou envergonhado com esta última. Desculpem.

Leonardo

Engraçado ver os comentários pela linha do tempo… Para a grande maioria, a força naval dos EUA era incontestável, insuperável, que levaria uns 50 anos para qualquer país chegar perto de tanta potência… Agora estamos na fase da negação… Os mais contrariados e decepcionados, negando fatos e tentando encontrar subterfúgios que justifique aquela superioridade de outrora… Restará apenas os cegos e incrédulos que se recusam a enxergar e acreditar.

Last edited 11 meses atrás by Leonardo
Maurício.

Leonardo, mas, para nós brasileiros, o que vai mudar se a marinha americana deixar de ser a mais poderosa do mundo? Deveríamos nos preocupar com a nossa marinha, e não com a marinha de países alheios, que estão pouco se lixando para o Brasil. Tem um pessoal que parece ser muito mais americano e chinês do que brasileiro, comemoram “vitórias” como se fossem nossa.

Leonardo

Concordo plenamente…. Aliás, ontem assisti a audiência pública com o comando das três forças brasileira…Confesso que fiquei um pouco decepcionado, esperava mais sobre a nacionalização e desenvolvimento nacional nos comentários, principalmente da força do exército, sobre carros de combate importados, maravilhados por um simples termovisor… Muito pouco incisivos na defesa da Avibras… Pelo menos estão cientes da importância que a Avibras tem… Sei lá… Não consigo me empolgar, queria muito uma exaltação do que podemos fazer sem precisar de outros países, um orgulho pelo nacional que não consigo enxergar.

Henrique A

Uma indústria de defesa nacional demanda uma capacidade educacional, tecnológica e financeira que simplesmente não temos.
Não dá pra colocar o carro na frente dos bois, vai ter que resolver os problemas de base do Brasil primeiro.

Leonardo

Henrique, não acho que nosso problema seja educacional, tecnológico em partes sim, financeiro também… Eu ainda acredito que nosso maior problema seja mais político… É preciso ter visão de estado, algumas ações estratégicas deveria ser discutidas entre todos os partidos, não àquela bagunça de senado, cada partido deveria depositar sua confiança em um técnico no assunto que seria discutindo, para que a mudança de governança do país, não influencie políticas de estado, que geralmente são de longo prazo… Não necessariamente deste jeito, foi apenas uma ilustração… O que acontece hoje, mesmo com projetos de longo prazo, é a falta de… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Leonardo
Henrique A

Na China não ter “partidos” mas um só partido. Não tem como querer ter os mesmos resultados dos chineses fazendo as coisas diferentes. O própio sistema político do nosso país leva a paralisia.

Nemo

Discordo de você, lá nos anos sessenta os chineses não tinham tais capacidades tambem, mas mesmo assim fizeram muito pelo setor militar, incluindo a bomba!

M4l4v|t4

Os argumentos de que a marinha chinesa é superior à marinha norte-americana estão no mesmo nível dos argumentos que o comandante dava para a derrota da Ucrânia frente à Rússia. Um grupo de batalha da US Navy é escoltado por contratorpedeiros dedicados antiaéreos e antisubmarinos que possuem os melhores sensores produzidos pelo Homem. Não é possível realizar disparo de torpedo em um NAe norte-americano sem ser detectado. As defesas passivas e ativas contra os torpedos não permitem que seja possível atingir o NAe. Por isso é preciso vencer primeiro as escoltas para se atacar um NAe da US Navy. E… Read more »

Mengao

Vendo alguns comentários aqui penso na perca de oportunidade. Por que ? Por que o Brasil tem muitas empresas de tecnologia, tem a Embraer, um grande parque industrial, muitas universidades de ponta, etc. No mundo inteiro se olha este aspecto do Brasil com respeito. Mas mesmo assim pq o Brasil é visto de uma maneira cômica? Vou desenhar. O Ocidente ( Europa, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) não aceitam o Brasil e a América Latina sendo Ocidente. Nenhum problema. O problema é uma parte significativa da sociedade no Brasil que faz o país passar por uma situação vergonhosa quando… Read more »

Leonardo

Concordo com seu ponto de vista, principalmente em relação as instituições que possuem tecnologia, quanto ao nosso parque industrial, laboratórios de pesquisa e capacidade intelectual… Pra mim falta apenas Projetos de Estado, que deveriam ser imunes a esta polarização de nossa política interna… Sem continuidade e conclusão de projetos fica difícil.

Bardini

“O Ocidente ( Europa, EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia) não aceitam o Brasil e a América Latina sendo Ocidente.” . Deixa eu te falar uma coisa: sustentar narrativas contra o “Ocidente” e se marginalizar dentro de uma infinidade de bláblábás fajutos de “nacionalismo”, atende um grande e tradicional mercado político local. Sempre teve público para narrativas desta linha. Não tem exemplo melhor disto, que o próprio youtuber da bomba, que tu idolatra, taxando-o de “melhor analista de geopolítica do Brasil”. Este, lançou-se a muito tempo em uma nova cruzada política, dentro de seus direitos, para tentar um tão sonhado… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Bardini
Leonardo

Acalme-se, você ficará bem, é apenas sua negação falando mais alto…rsrsrs…Se observar os números da contribuição para o BIP mundial, irá perceber quem fornece a demanda para o Ocidente não é ele mesmo, e sim o resto do mundo, sim estes que não são do mundo ocidental, que pra mim é apenas uma questão geografica… Do jeito que escreveu tive a impressão que estas empresas nos fazem algum tipo de favor, adquirindo produtos da Embraer…Muito provavelmente são auto suficientes, não dependem da cadeia de fornecimento da china, índia, Rússia, etc… Acorda… Compram da Embraer porquê o produto é bom e… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Leonardo
Leonardo

Além do maís, está mais que provado que o tal mundo ocidental praticamente não se sustenta sozinho… Ao viver de aplicar sanções em outros países, resolveram dar uma basta na arrogância e prepotência dos nossos vizinhos do Norte… Resultado ?… Inflação na Europa e EUA, greves, protestos, empresas e bancos quebrando.. Irônico né… Era justamente o que eles esperavam para a Rússia… Resultado real !!… Os Russos migraram seus mercados para China, Índia, entre outros, enquanto a Europa continua comprando petróleo Russo mais caro através da Índia e usinas nucleares dos EUA continuam sendo sustentadas pelo urânio enriquecido Russo…kkk…Pense como… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Leonardo
Mengao

Eu prestei muita atenção no seu texto, vc pediu muita atenção ao que vc escrevia, fiquei decepcionado. Fato é fato. O meu texto se baseou em fatos que todo mundo sabe.

Henrique A

Verdade seja dita, sem o “Ocidente” um só avião da Embraer decola, já que os motores e aviônicos de suas aeronaves são fabricadas na Europa, EUA e Canadá.

Underground

Alguns não nos consideram ocidentais por ignorância. Outros, por subserviência.

Nilo

professor Ricardo Cabral , em determinado momento pareceu está na escolinha, rsrsrs
Parabéns aos editores.

Rodrigo

A marinha da China pode até ser, hoje, a mais numerosa, mas em termos de força, não chega nem perto dos EUA. Só pra comparação, os EUA possuem 11 porta aviões de propulsão nuclear(ou seja, não precisam ser reabastecidos) e 1 em construção… enquanto a China possui apenas 2 de propulsão convencional. Estes 2 da china não chegam perto do porta aviões mais antigo dos EUA. E outro detalhe é que os EUA não vão ficar parados no tempo e vão continuar sendo o país que mais investe em poderio militar. Então é ingenuidade achar que a China só vai… Read more »

Rodrigo

Quantidade de navios da China não quer dizer nada. O que importa é a força naval e neste quesito ninguém chega nem perto dos EUA. Só pra comparação, os EUA possuem 11 porta aviões de propulsão nuclear… enquanto a China tem apenas 2 com propulsão convencional.