RV Maria S. Merian, o navio de pesquisas alemão que tentou realizar pesquisa na Plataforma Continental brasileira sem autorização

53

O RV Maria S. Merian é o segundo navio de pesquisa mais moderno da Alemanha, batizado em homenagem à naturalista e ilustradora Maria Sybilla Merian. Em março de 2006, a Alemanha operava três outros navios de pesquisa de sua classe, nenhum dos quais tão bem equipado.

O Merian foi financiado pelo governo alemão e é atribuído ao Instituto Leibniz de Pesquisa do Mar Báltico em Warnemünde, com Rostock como porto de origem. Também está disponível para vários outros institutos de pesquisa alemães. Suas tarefas são pesquisa no Ártico, pesquisa na Corrente do Golfo e pesquisa no fundo do mar a uma profundidade de 10 km.

É tripulado por um complemento de 21 e pode acomodar adicionalmente 22 cientistas. A embarcação está equipada com vários laboratórios. Tem espaço para 150 toneladas de equipamentos científicos adicionais em contêineres acessíveis, proporcionando flexibilidade nas atribuições de pesquisa.

RV Maria S. Merian operando na Elevação do Rio Grande, em águas juridicionais brasileiras

O navio é equipado com dois propulsores azimutais, um pump-jet lateral e navegação por satélite, permitindo manter automaticamente uma posição exata. Pode operar sem qualquer emissão de poluentes por 48 horas (além do escape normal do motor), permitindo-lhe realizar pesquisas em áreas ecologicamente sensíveis.

O Merian é capaz de operar em regiões quase polares e pode lidar com gelo flutuante de até 50 cm de espessura. Tem 94,80 m de comprimento, 19,20 m de largura e calado máximo de 6,50 m. A velocidade máxima é de 15 nós (28 km/h) e o alcance é de até 7.500 milhas náuticas (13.900 km) e 35 dias.

A quilha do Merian foi batida em junho de 2003 no cais Maritim Ltd. em Gdańsk, na Polônia, que pertence à empresa alemã Kröger Werft. A construção foi concluída em Schacht-Audorf, na Alemanha, e o navio foi batizado e lançado em julho de 2005.

A embarcação partiu para testes intensivos no Golfo da Biscaia em setembro de 2005 e, em fevereiro de 2006, foi entregue ao instituto com sede em Warnemünde. Sua primeira missão de pesquisa o levou ao Mar Báltico no início de 2006.

Elevado do Rio Grande

FONTE: Wikipedia / COLABOROU: Edson de Lima Lucas

Fragata Independência e o RV Maria S. Merian de bandeira alemã em Águas Jurisdicionais Brasileiras

NOTA DA REDAÇÃO: Segundo a Marinha do Brasil, em uma das últimas patrulhas navais da Fragata Independência em abril de 2023, na área de Elevação do Rio Grande, o RV Maria S. Merian foi abordado. Ao ser interrogado sobre qual era atividade que ele estava exercendo ou exerceria naquela área, a resposta foi que começaria a fazer coleta de amostras do subsolo marinho, a fim de realizar pesquisa científica. Foi solicitado ao navio alemão que cessasse imediatamente as atividades de pesquisa no subsolo marinho na área da Elevação do Rio Grande. A aeronave orgânica embarcada na Fragata “Independência” foi também empregada, a fim de se registrar algumas imagens do dispositivo de pesquisa que iria ser usado para coletar as referidas amostras do subsolo marinho. Imediatamente, o RV Maria S. Merian encerrou suas atividades de pesquisa na Elevação do Rio Grande e se retirou dessa área.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

O Itamaraty já bateu um papo com a diplomacia alemã, pra perguntar o que eles estavam fazendo?

Que bom que, nesse caso, não aconteceu o mesmo que aquele barco de pesquisa russo de anos atrás…

João Moreira

Se fosse ao contrário um navio de pesquisa nosso na costa de um pais do continente europeu? Não teríamos nem chegado perto, ia dar um problemão isso se não fossemos afundados, está na hora de abrirmos os olhos, pois eles os europeus foram e continuam a ser predadores de nações.

Jagderband#44

<Malditos predadores>

M4l4v|t4

A tripulação do navio alemão foi honesta, o que provavelmente não aconteceria se houvesse de fato má intenção.

parabellum

Muito honestos mesmo. Acho até que o navio estava perdido ou pensava que estava no Báltico. E se houve pesquisa, era para o bem da humanidade. Nada como compartilhar nossas riquezas.

M4l4v|t4

Tem razão ….
… acho que você descobriu a razão pelo qual os alemães são um povo tão avançado. É por que eles vem aqui cavar o solo submarino brasileiro. E eu pensando que aquela metodologia de ensino meritocrática no último grau deles podia ser responsável pela distância que existe entre um alemão médio e um brasileiro médio
… foi mal

O nióbio é nosso !!!
Vou virar louquinho de internet.

Last edited 11 meses atrás by M4l4v|t4
oswaldo

_____________

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

SEGUNDO AVISO

André G.

Tu conseguiu unir esquerda e direita finalmente. “Parabéns”

Davi

🤣🤣🤣🤣

Eliézer

Tás brincando né ???
Um navio de última geraçào e com technologia ultramoderna perdido ?
Divida oque é seu e não o da nação inteira.

Faz isso em águas alemãs ?
Navio seria apreendido e os integrantes presos.

Nunes

Foi uma ironia

Jung

No século XXI um navio de pesquisa perdido??? De que jeito, nem se tivesse a deriva…

Allan Lemos

Então você deixaria alguém bem intencionado entrar na sua casa sem permissão? As intenções não significam absolutamente nada diante da materialidade do fato.

Mas é óbvio que a tripulação foi honesta, a alternativa seria falar que estavam ali para roubar, espionar ou para fazer turismo.

Eliézer

Então Eu invado o seu terreno e faço pesquisas e sou honesto ?
Posso fazer pesquisas no seu terreno?

oswaldo

_____________

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

PRIMEIRO AVISO

Carlos Campos

muito honestos, explorando um local onde foi encontrado minérios de cobaltoníquelplatinamanganês e terras raras, entre outros, talvez tivessem achado que eram águas da Alemanha

Gilberto

Como dizia minha mãe, “de honestos o inferno está cheio”.
Parabéns a Marinha do Brasil colocando essa gente pra correr!

Leandro Costa

Isso é absolutamente normal, e a presença da Marinha nas águas Brasileiras tem que se fazer presente justamente por ações desse tipo e outras beeeeeeem piores.

O que me dói é precisar usar uma Fragata, tecnicamente um navio de combate mais caro para operar e manter, para fazer esse serviço, já que quase não temos Patrulhas.

Dalton

Na minha modesta compreensão Leandro, a fragata já encontrava-se em missão de rotina
essencial para manter o adestramento da tripulação, coisa que todas as marinhas fazem
então natural que estando próximo do navio alemão este tenha sido investigado.

Leandro Costa

Se era uma comissão regular, periódica, eu concordo com você Dalton. O meu problema é se eles estiverem tendo que carregar o piano no lugar de navios patrulha mais adequados para estarem fazendo essa tarefa de maneira ostensiva no dia a dia.

Fernando "Nunão" De Martini

Leandro,
Um navio da esquadra está sempre destacado como “de serviço”, mais ou menos como um caça em alerta.
Houve um aviso vindo da inteligência sobre o navio alemão e a fragata, estando de prontidão, cumpriu a missão designada. Creio que foi apenas isso.

BK117

Caro Dalton, conforme disse o colega Fábio na outra matéria sobre o tema, a fragata Independência foi acionada para a área já ciente da presença do navio e de suas atividades, com o intuito de interceptá-la. Vou colocar o link da apresentação do comandante, que fala isso no momento 40:00.

BK117

Segue o link, já deve estar no momento certo:
https://www.youtube.com/live/26QB_hV6jQY?feature=share&t=2400

Wellington

Fala o que não sabe

Kadinhu Maixx

O que deve acontecer em nossa Costa norte do Brasil nunca será descoberto. Imensas riquezas deve ser roubadas desse país, principalmente, pescados. Esse gigante adormecido é saqueado todo dia. Não temos Marinha equipada e capacitada para proteger a soberania.

Agressor's

Há uma diferença de séculos referente a acumulo de riqueza e desenvolvimento científico/industrial, entre os países ricos e os pobres. E muito disso vem da exploração de um sobre o outro. E não de desenvolvimento pacífico! Se hoje temos países figurando nas primeiras posições de capital financeiro e consequentemente de desenvolvimento humano, é porque desde lá de trás, na época das grandes navegações, passando pela revolução industrial, esses países ricos fizeram fortunas por explorar incansavelmente outros países, que hoje são considerados pobres. Dessa forma é fácil de entender porque uns tem tanto e outros tão pouco. Muitas ex-colônias europeias, só… Read more »

Allan Lemos

Essa teoria de que o desenvolvimento dos europeus é fruto da exploração dos países pobres não tem qualquer fundamento. A Irlanda explorou quem? A Finlândia explorou quem? E a Coreia do Sul e Singapura? E a Nova Zelândia?

Já houve estados extremamente ricos na África, como o Império do Mali por exemplo, seu colapso nada teve a ver com os “europeus malvados que roubaram as riquezas”, isso é o vitimismo em sentido macro.

Salomon

Verdade. Bélgica (ex-Zaire), Portugal, Espanha, Itália, RU, Holanda, França e até a Alemanha (Namíbia) foram importantes vetores de progressos e melhorias básicas para as populações. Nós, terceiro mundistas devemos agradecer e não ficar criticando os impérios coloniais, de forma abjeta e irritante.

Allan Lemos

Meu caro, os europeus não fizeram nada nações de outros cantos do mundo também fizeram em algum momento. A explorar e ser explorado não é o principal fator determinante de sucesso e de fracasso. Os sul-coreanos foram brutalizados por chineses e japoneses, hoje são uma nação próspera. Também dei o exemplo do Império do Mali, nação riquíssima que se esfacelou por conta de conflitos internos, nenhuma participação europeia nisso. Antes do século XV, época em que os europeus chegaram na África, já havia nações prósperas e avançadas na Europa. Os países pobres do terceiro mundo vão ficar com esse mimimi… Read more »

JBS

Fácil pensar assim! tira a responsabilidade de nós! afinal, fomos explorados pelos “malvados” europeus, somos vitimas!

ADROALDO

Concordo KM. Temos tecnologia e pessoal para construção de navios. Mas há outras prioridades. Costa imensa precisa de marinha da mesma proporção. Lamentável a naval brasileira tão insignificante frente aos assédios estrangeiros. Bio e Geopirataria em nosso território.

TJLopes

Pelo jeito foi um encontro fortuito. Quantas vezes isso já não deve ter acontecido de forma desapercebida devido ao escasso número de patrulhas?

M4l4v|t4

A melhor parte da notícia foi conhecer essa máquina ai. Que máquina!
Tinhamos que ter uns 4 desse ai, que inveja.

ADROALDO

Pois é. Condições temos; inclusive tecnológicas. Interesse? Temos? Os acordos internacionais… o que são esses segredos não divulgados ao povo, que recebem sigilos de 100 anos? Estamos impedidos de nos desenvolver. Devem haver planos futuros DELES para com o Brasil, eterna colônia.

F-5

Ele está em Recife?

F-5

Ele está en Recife. Tenho fotos dele de hoje!!!

F-5

Querem fotos dele????

Maurício.

Volto a repetir, se esse navio fosse chinês, o mimimi seria enorme…

Renato Augusto Santana Garcia

O pior é ver quando o Almirante da Marinha fala na comissão de relações exteriores , que até 2028 40% da frota será desativada(não foi no poder naval) pessoas reclamando que não tinham que investir, porque abandonaram a população, que tinha que pedir para o ex presidente ter investido, que só gastam dinheiro e não fazem nada. Fiquei indignado, pois no Litoral Norte foi a Marinha que ajudou na crise dos índios a Marinha que ajudou aí fui obrigado a lembrar aos sem inteligência que estavam comentando no outro site que de 1985 até hoje apenas 2 presidente fizeram alguma… Read more »

Daniel Ricardo Alves

Não sei se tem algum especialista nesse tipo de operação aqui no grupo, mas não seria o caso de obrigarem esse navio a ir para o porto mais próximo para dar explicações às autoridades brasileiras?

F-5

Está atracado em Recife

Daniel Ricardo Alves

Tem certeza? Pelo o que eu li, ele foi simplesmente expulso de águas brasileiras.

F-5

Tenho fotos dele que tirei ontem.

Flavio Henrique

Tá no porto ainda do Recife acabou de passar no repórter

Carlos Campos

manda as fotos para os editores

ADROALDO

Bem ponderado. Não somente dar explicações, mas também ser abordada e minuciosamente investigada.

sandro

Se fosse um Navio brasileiro fazendo isso nas aguas deles, o Navio e toda a tripulação estariam presos até agora. Olha oque aconteceu com as meninas que trocaram as bagagens delas. O Brasil não muda, aqui e a terra da Mãe Joana, ________________ e o pais não faz nada. Isso e nosso complexo de vira-latas. Vergonha!

_____________

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO. LEIA AS REGRAS DO SITE:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Armando

Por que não informaram antecipadamente o motivo da pesquisa, e ofereceriam informações e solicitasse a permissão?

Carlos Campos

A Mineração marinha é uma coisa ainda bem pequena, mas nos próximos anos podem gerar bilhões aos países que detém tecnologia para tal e áreas marítimas imensas, não veria problema dos alemães checarem nosso solo e subsolo marítimo desde que tivesse permissão para isso,

Jonathan Pôrto

Manda um exot 7 que o abuso acaba !!! Mas tem que ser cabra macho, nessa República golpista 1889 desde então só tem Presidente frouxo !!

Jairo Emerson Schmitt de Carvalho

Esses são os “parceiros” com os quais o Bolsonaro causou “isolamento”. Sugiro a leitura do livro O Quinto Movimento” de autoria do Aldo Rabelo.

Sebastião dos Santos

O Brasil não tem radar naquela área, para detectar entrusos ?

Salomon

Ufa! Como é bom ver uma notícia dessas.