China verifica as capacidades de alto mar do grande destróier Type 055 no Mar da China Meridional, Pacífico Ocidental

23

Destróieres Type 055 em operação

Uma flotilha da Marinha do Exército de Libertação Popular  (PLA Navy) concluiu um exercício de mar distante de um mês no Mar da China Meridional e no Pacífico Ocidental, um movimento que especialistas disseram demonstrar as capacidades de alto mar do destróier Type 055.

A flotilha, composta pelo destróier Type 055 Dalian e a fragata Type 054A Huangshan sob o Comando do Teatro Sul do PLA, retornou recentemente à base naval em Sanya, província de Hainan, no sul da China, após concluir um exercício de rotina com patrulhas de alerta de combate e exercícios conjuntos em regiões marítimas, incluindo o Mar da China Meridional e o Pacífico Ocidental, informou a China Central Television (CCTV) em 12 de maio.

Durante o exercício que durou 28 dias e se estendeu por mais de 8.000 milhas náuticas (14.816 quilômetros), a flotilha praticou mais de 20 disciplinas de treinamento orientadas para o combate, incluindo reabastecimento em tempo de guerra, defesa aérea e capacidades antissubmarino conjuntas superfície-ar, informou a CCTV.

“Nós nos concentramos em verificar o esforço da força de combate do novo Type 055 em campos amplos e novos, pois simulamos muitas emergências e situações perigosas durante práticas direcionadas que são próximas a ambientes realistas de campo de batalha”, disse Zhang Shuliang, um oficial da unidade de comando da flotilha, disse na reportagem.

Em um momento em que o Comando do Teatro do Norte do PLA tem enviado regularmente grandes destróieres Type 055 em comissões distantes além da primeira cadeia de ilhas para o Pacífico Ocidental a partir do norte, o Comando do Teatro do Sul do PLA mostrou que seus Type 055s também estão prontos para fazê-lo de o sul, disse um especialista militar baseado em Pequim ao Global Times, pedindo anonimato.

A PLA Navy incorporou oito destróieres Type 055 desde 2020, com quatro em serviço no Comando do Teatro do Norte e quatro no Comando do Teatro Sul, de acordo com relatos oficiais da mídia.

Ao contrário das partes do norte da primeira cadeia de ilhas, que são fortemente monitoradas e fortemente protegidas pelo Japão e pela ilha de Taiwan, suas partes ao sul no vasto Mar da China Meridional são relativamente mais soltas, disse o especialista.

Com a viagem de mais de 8.000 milhas náuticas, as embarcações podem alcançar muitos locais estrategicamente importantes onde os EUA estão acumulando suas forças para enfrentar militarmente a China, por exemplo, chegar a Guam pelo sul ou chegar às águas da Austrália, disseram observadores.

No início deste ano, o Hainan, o primeiro navio de assalto anfíbio Type 075 da PLA Navy, juntou-se a uma flotilha e conduziu um exercício em mar distante no Pacífico Ocidental pela primeira vez desde seu comissionamento em abril de 2021, juntamente com o grande destróier Type 055 Dalian. Ele navegou por mais de 30 dias em mais de 9.000 milhas náuticas no Mar da China Meridional e no Pacífico Ocidental.

Espera-se que tais exercícios em mar distante se tornem regulares e mais frequentes, à medida que a PLA Navy continua a ganhar capacidades em águas azuis, disseram especialistas.

Vídeo: A experiência a bordo do destróier Nanchang, o primeiro Type 055

FONTE: Global Times

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
N ZAGO

É impressionante! o esforço chinês em construir uma força naval poderosa , como elemento de proteção e projeção espacial, tecnológico e comercial. O Brasil , deveria acordar e se levantar do berço, caso contrário corremos o risco de perder uma gigantesca oportunidade que poucos povos tiveram. O comandante Olsen, da marinha , recentemente mostrou que o Brasil tem 17 000 Km2 de águas, de frente sua costa, para ocupar e mostrar sua presença .Imagine o tamanho do esforço? Seria preciso; desenvolvimento científico e tecnológico, material, pessoal, educacional e moral. Falta-nos patriotismo, ideologia, e coragem sem limites. Só possível com o… Read more »

N ZAGO

Entenda 17 000 000 km2

Agressor's

Talvez o único passo que falte para China em longo prazo é conseguir vender sua imagem melhor para as massas. Quase todo consumo de mídia ocidental hoje é vendendo o modelo de vida, consumo e aspirações dos estadunidenses, europeus, japoneses e coreanos. Um investimento em cultura para mudar a sua imagem no mainstream, ajudaria muito na mudança de percepção da população sobre ela e logo menos resistência local a mais parcerias com ela. Acho que uma grande revolução nas redes sociais se aproxima. Com a queda do uso do Facebook pelos mais jovens e o crescimento do TikTok, talvez seja… Read more »

Alexandre Galante

Já existem séries chinesas no Netflix que mostram o modo de vida na China atual.

Alex Barreto Cypriano

Bem, no nosso modo de vida, abaixo das ideologias rasteiras que não passam de distrações fora do circo e sem pães, os militares se apressaram a implorar pra sua rubrica ficar de fora do arcabouço fiscal (privilégio, por enquanto, concedido apenas ao sistema da dívida federal, e isso por artigo constitucional). Materialismo vulgar é isso aí.

Wellington

Verdade Alexandre, muitos acham que a China ainda é aquele país que toda população passa fome, não tem carro, casa….Isso já mudou e nós ficamos para trás, só não enxerga isso quem não quer !!!

Vinicius

Sim meu amigo. Os chineses vão mudar o padrão de beleza. As pessoas vão deseja uma balzaca chinesa do que uma alemã.

Jagderband#44

O problema, aos olhos ocidentais, é que a China não é uma democracia. Difícil vender isso no ocidente.
Se dessem um jeito de abandonar a face ditatorial, aí sim, em 50 anos estaríamos ensinando mandarim e até cantonês nas escolas públicas.
Por outro lado, com 1.4 bi de pessoas, se aceitassem a democracia nos moldes ocidentais, correriam o risco de se partir em vários.

Last edited 11 meses atrás by Jagderband#44
Jagderband#44

Mas, voltando ao tópico, que belonave maravilhosa hein.

ADM

Pelo JANE`S 360, o raio de ação do Type 055, na VEC de 12 nós é de 5.000 MN, e a Type 054a, a 18 nós é de 3.800 MN, alguém abasteceu a flotilha durante os 28 dias.

Marcus Pedrinha Pádua

Na matéria consta que “reabastecimento em tempo de guerra” estava entre as manobras treinadas.

Last edited 11 meses atrás by Marcus Pedrinha Pádua
Adriano

Um exemplo de reconstrução histórica e determinação. Lembrando que a China não tem espiões e escutas monitorando nossos presidentes e empresas. Não interviu militarmente na América Latina, África e oriente médio. Não nos vê como os EUA, uma potência a se temer, sim EUA não querem uma potência ao Sul do Equador, nos querem divididos e pequenos.

deadeye

Confia. Literalmente é consenso em inteligência que TODO MUNDO, espiona todo mundo,

Allan Lemos

Lembrando que a China não tem espiões e escutas monitorando nossos presidentes e empresas Como sabe? A capacidade de contra-inteligência do Brasil é inexistente. A ABIN descobriu que os EUA espionavam o governo da estocadora de vendo pelo JN. Não interviu militarmente na América Latina, África e oriente médio A China invadiu o Tibet na década de 50 e o Vietnam na de 70. Hoje, a China comete um genocídio, contra o povo uigur, que é convenientemente ignorado pela mídia mainstream. A China só não interveio militarmente na América Latina, África ou Oriente Médio porque ainda não teve oportunidades e… Read more »

EduardoSP

Não nos vê como os EUA, uma potência a se temer,…”
Rapaz, autoconfiança é tudo!

Fernando Botelho

Essas imagens feitas no computador que mostram as seções “recortadas” são muito legais. Lembro de ter visto uma das Ticonderoga a um tempo atrás em um fórum gringo e achei um show.

Charlie-Alfa-Zebra

Concordo plenamente com as observações. Porém não faz, não fará e nunca fez parte de nossa estratégia naval, projeção de poder. Desde 1854

Felipe Salles

Isso muda da noite pro dia quando os EUA visando frear a ascenção da China declarar que “o Brasil está proibido de exportar qualquer coisa pra eles”…..

Esteves

E…como isso aconteceria? Vão no Twitter?

Sincero Brasileiro da Silva

Ansioso para vê-la nas águas do RJ!

No one

Pequena anedota que talvez possa servir para aqueles quem romantizam e se apaixonam por impérios e potências. As turbinas a gás que movem essa belonave são um desenvolvimento local de uma turbina ucraniana( salvo engano, são as QC-280, versão indígena d UGT-25000) . Desde a sua independência a Ucrânia virou um cobiçado espólio e reservatório de tecnologias, conhecimento técnicos e mão de obra qualificada, regularmente explorada por árabes, turcos e chineses. Todos, sem exceção, se aproveitaram das condições precárias do país após a independência. Instituições frágeis e permeáveis junto com a difícil situação econômica da população, classe politica vergonhosa e… Read more »

Marcelo Andrade

O Mundo é Mal!!! Países não tem amizades, têm interessese!!! Perdemos o bonde da História na Década de 70!!!! Agora, planta soja e extrai minério de ferro!!!

Marcelo Andrade

É, acho melhor começar a estudar mandarim pelo Duolingo!!!! A Era das Pecinhas que soltam já acabou!!!! Que Navio!!! Com N maisúsculo!!!!