Fotos: PPA Francesco Morosini, da Marinha Italiana, na feira LIMA 2023 da Malásia

25

A Marinha Italiana divulgou na segunda-feira, dia 29, fotos do navio Francesco Morosini (P 431) quando de sua chegada à exposição naval e aeroespacial LIMA 23 (Langkawi International Maritime and Aerospace Exhibition), realizada na Malásia entre os dias 23 e 28 de maio. Mais de 40 meios navais e diversas aeronaves participaram do evento focado na indústria naval e aeroespacial.

Segundo a Marinha Italiana, o PPA (Pattugliatori Polivalenti di Altura – navio-patrulha polivalente de alto-mar)  Francesco Morosini foi o único navio europeu no evento, e a missão foi uma oportunidade para a Itália reforçar sua ação diplomática e de representação na região do Indo-Pacífico.

Entre os destaques das imagens divulgadas, está o moderno passadiço do PPA.

Características principais do PPA Francesco Morosini, segundo navio de uma classe de sete PPAs da chamada “versão light”:

  • Deslocamento: 6679 t
  • Comprimento: 143 m
  • Boca: 16,5 m
  • Calado: 7,9 m
  • Propulsão: CODAG, com dois motores diesel e uma turbina a gás AVIO-GE LM2500 G4.
  • Velocidade máxima: 32 nós
  • Autonomia: 5000 milhas náuticas a 15 nós
  • Armamento: 1 canhão de 127 mm, 1 canhão de 76 mm, 2 metralhadoras de 25 mm controladas remotamente
  • Tripulação: 137

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

O navio militar mais estiloso do mundo.

BK117

Esse “treco” da proa dele (nem sei se é ou se da pra chamar de “bulbo de proa”) é muito estranho. Parece que foram construir e fizeram a parte de baixo mais comprida e ficou sobrando, ou estava renderizando o vídeo e deu tearing rsrsrsrs “fêi que dói”
Mesmo estranho é um navio fantástico, tanto em dimensões quanto em armamentos e sensores (tanto os que tem, quanto os que foi projetado para receber).
Eu ia comparar com a Tamandaré, mas é melhor deixar quieto…

No one

Mestre Nunão, desde já agradeço pela matéria. Adoro acompanhar esses “patrulhas” da MMI. Sobre a potência instalada, talvez há um equívoco – se eu estiver enganado peço perdão – os 32 MW não são a potência total, são apenas da turbina a gás. Complementando, o PPA Francesco Morosini ( não Morosino) zarpou o 6 de Abril para um desdobramento de 5 meses no indopacifico, no decorrer desse fará em 14 países e participará de 2 missões européias ( a operação ATALANTA e a Agenor) no Chifre da África estreito e no estreito de Ormuz. Digo “fará “, mas na realidade… Read more »

No one

En passant, essas foram as unidades da Marinha italiana fora do Mediterrâneo mês passado :comment image?fit=1894%2C1069&ssl=1

11 unidades, a MB irá conseguir fazer algo similar? Não estou falando de uma grande potência, mas uma potência mediana com uma excelente marinha. Diplomacia naval, defesa dos interesses do país, promoção do “brand ” brasileiro, tanto das robustez e qualidade das suas instituições militares como da própria indústria nacional.

mario

Para além da tradição e experiência secular de que a Marinha italiana é herdeira, nem todos podem gabar-se do maior estaleiro europeu e um dos maiores do mundo em termos de diversificação da oferta no campo navalmeccanico, Fincantieri e uma das mais importantes empresas da Defesa Leonardo, a Marinha Italiana representa perfeitamente a união destas 2 grandes empresas mas sem esquecer o mais importante a dedução e formação Tripulações. P.S. bela imagem, mas faltando o navio oceanográfico “alliance” que está localizado no Mar Ártico.

No one

Olá Mário, você tem razão, a minha colocação, polêmica, tem como gatilho a insatisfação com a nossa marinha e acredito que a MMI deveria ser o nosso benchmark e inspiração.

Sobre o Alliance, desconhecia a posição . Talvez não foi indicado no mapa por não ser um navio de propriedade da OTAN.

Grato pelo precioso adendo.
Sds.

mario

Olá No one , foi um navio otan construído por Fincantieri que foi entregue nos últimos tempos à Marinha Italiana sob um acordo, hasteia a bandeira italiana e a tripulação é da Marinha Italiana, no ano passado realizou 2 missões no Ártico e em um hospedou cientistas americanos.em 2 anos será entregue o novo navio hidrooceanográfico da Marinha Italiana e no ano seguinte o novo navio para o resgate ao Os submarinos serão uma tecnologia concentrada, na verdade plataformas inovadoras para o lançamento e recuperação de rovs e drones subaquáticos.

No one

“por não ser um navio de propriedade da OTAN.”

Correção. Queria dizer por SER um navio de propriedade da OTAN e não dá MMI.

Sds

737-800RJ

É uma fragata pesada disfarçada de patrulha. Muito provavelmente pra dobrar o congresso italiano pedindo mais verbas argumentando que eles precisam de mais presença na região… Se for isso, jogada de mestre da Marina Militare. E esse passadiço, não canso de dizer: que coisa linda! Essa será a Marina Militare até 2030: 2 porta-aviões ligeiros com F-35 embarcados – Cavour e Trieste 2 DDX (11.000) 2 Classe Orizzonte (7.000 t) 10 FREMM (6.700 t) 7 PPA Thaon Di Ravel (6.200) 8 submarinos (Type 212A) A MB com essa esquadra seria potência marítima de máximo respeito no Atlântico Sul. Agora imagine… Read more »

No one

Bom dia Frank, Para evitar visões um pouco estereótipadas e simplificações excessivas, acrescento que existem sim atrasos( o comissionamento do Trieste está demorando um pouco mais do previsto, a fase de testes no mar está ainda em andamento) e imprevistos, mas são excessões e há sempre todo um trabalho para minimizar os impactos negativos. Em geral, concordo com você, o planejamento deles foi bastante pragmático e pés no chão. O planejamento e a renovação da frota foram executados de maneira invejável, melhor de tantas marinhas mais blasonadas. A abordagem do PPA, por exemplo, foi extremamente inteligente, reduzindo os custos iniciais… Read more »

No one

*Exceções

Wellington R. Soares

Que patrulha de respeito, impressionante.
Alguém tem o custo dele ?

Emmanuel

Segundo o Wikipédia, 3,9 bilhões de euros por sete navios.
A grosso modo, 557 milhões de euros por navio.

No one

Acredito que o cálculo não seja tão linear, deve existir uma variação de valor nada desprezível entre um FULL e um Light.

Alex Barreto Cypriano

Eu já acho a proa sofisticada, haut gout, ponho reparo apenas na superestrutura de vante, muito volumosa pro casco (reminiscência da dos Ticonderoga?… os italianos não precisam disso). É uma discussão séria o formato da proa…

mario

É um bico da proa que lembra navios romanos e foi usado para rasgar navios inimigos, mas além de reminiscências históricas melhora o impulso hidrodinâmico do navio.

No one

Segue uma artigo, mais técnico, da Rivista Marittima, revista oficial da Marina Militare:

https://www.ilmarenelcuore.it/news-dalla-marina-militare/ll-rostro-dei-nuovi-pattugliatori-polivalenti-d-altura-2.html

Talvez para você fique mais digerivel.

Sds

Alex Barreto Cypriano

Grato, mestre No one.

No one

Mestre não, eu aqui aprendo com vocês .
Sds

Um Simples Brasileiro

Essa proa tem um ângulo bem agressivo, até parece para quebrar gelo.

Alex Barreto Cypriano

Na verdade, proa pontuda não quebra gelo – o navio é que sobe no gelo e o arrebenta de cima pra baixo com seu peso. Veja o Arktika russo. Como frank disse acima, a proa ‘fendionda’ (corta onda) serve pra alongar a linha d’água (alterando a esbeltez do casco) do bote concedendo-lhe a capacidade de atingir maior velocidade com menor potência propulsiva (matematicamente relacionado com o número de Froude – ao que já me referi em comentário passado distante). Esse fenômeno, de cascos mais esbeltos atingirem maiores velocidades que outros menos esbeltos, não é nenhuma novidade: os destróieres americanos da… Read more »

IvanF

Esses “para-brisas” são blindados? Em navios de uma maneira geral, existe alguma prática comum? Ao menos são laminados?

Lembro assistindo aquele filme “Battleship: A Batalha dos Mares” (não me juguem… muito) e numa das cenas os alienígenas emitem um som que explode todos os vidros dos navios.

Agora vendo essa foto do “cockpit” do Morosini, que tem bastante vidro, fiquei pensando se isso não seria uma vulnerabilidade. Sei que pra um míssil antinavio não faria diferença alguma, mas contra disparos de armas menores ou estilhaços creio que faria.

No one
Um Simples Brasileiro

O ‘leme” parece um controle de Fórmula 1!