A Rússia afirmou na quarta-feira que destruiu o último grande navio de guerra das forças navais ucranianas, que disse estar estacionado no porto de Odesa, no sul.

“Em 29 de maio, um ataque de alta precisão da Força Aérea Russa em um ancoradouro de navio no porto de Odesa destruiu o último navio de guerra da Marinha ucraniana, o Yuri Olefirenko“, disse o exército russo em seu briefing diário.

A AFP não foi capaz de confirmar de forma independente a alegação. Um porta-voz da Força Naval Ucraniana se negou a comentar.

O Yuri Olefirenko é um navio de desembarque de tamanho médio para tropas e veículos, Project 773 (NATO: Polnocny-C). Primeiro chamado de Kirovograd, o navio foi renomeado em 2016 em homenagem a um fuzileiro naval ucraniano morto perto de Mariupol em 2015.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, decorou sua tripulação em junho de 2022.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Gustavo de Oliveira

Off: Editores, não sei se é fake news, mas parece que esta ocorrendo uma crise diplomática entre Argentina e Paraguai, pelo que anunciaram a Argentina criou alguns pedágios no Rio Paraná recentemente o Paraguai não quer pagar alegando descumprimento ao Mercosul, a Argentina ameaçou reter as embarcações paraguaias, cabe uma matéria.

abraço

Last edited 10 meses atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Welington S.

Onde você leu isso?

Rafael Gustavo de Oliveira

“https://www.naoviu.com.br/argentina-esta-prestes-de-apreender-embarcacoes-paraguaias-que-navegam-pelo-rio-parana”

“https://www.lanacion.com.py/negocios/2023/05/28/advierten-riesgo-inminente-de-retencion-de-embarcaciones-paraguayas-en-argentina/”

Welington S.

Obrigado amigo.

Welington S.

Li a matéria. Meu amigo, como que os argentinos faz um negócio desse indo totalmente contra o tratado do Mercosul? É inacreditável. Quero acreditar que o governo federal está a par disso para uma solução imediata, pois as chances de escalonar essa situação é muito grande.

Carlos Campos

isso é ridículo por parte da Argentina e até uma desculpa para ação militar contra a Argentina, sabendo que esse rio é vital para a Economia do Paraguai

Willber Rodrigues

É até engraçado a Argentina, que praticamente não tem FA’s, cantar de galo pro Paraguai, que tambem não tem.
Fazer isso com o Chile eles não fazem, né?

Heinz

A Argentina como sempre trazendo problemas para a América do Sul, esses _________________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO PARA PROPAGAR XENOFOBIA. LEIA AS REGRAS DO BLOG. PRIMEIRO AVISO.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Demolidor

Sim realmente está acontecendo uma crise entre a Argentina e o Paraguai.

Jefferson B.

O segundo maior exército do mundo demorou mais de 1 ano para destruir um navio atracado kkkkkkk
Essa guerra mostrou como a Rússia é fraca em uma guerra convencional…o país depende profundamente de armas nucleares para se manter como federação.
É um exército de papagaios.
Aqueles spetsnaz são mortos nas dezenas, um fiasco!
Certamente esse aspecto deve incomodar profundamente a ________
________________________

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Joval

Saudades da gloriosa Rússia que venceu Hitler.

LeoRezende

Ajudou a vencer. Não venceu e nem venceria sozinha.

Rui Mendes

Sozinha bem perdia, e mesmo assim, quase perdeu, mesmo com outra grande frente no Ocidente, onde lutou contra EUA, UK, Canadá e outros, os Nazis mesmo assim quase que venceram a URSS, estiveram muito perto disso e só Hitler conseguiu salvar a URSS, com erros que cometeu.

diogenes

A Saudosa Rússia, dependeu, como sempre, dos armamentos ocidentais, e de dinheiro dos capitalistas, além da pressão no flanco ocidental.

Fabricio Lustosa

Já sabia desse fato mais cedo e acabei vendo essa notícia no jornal da globo na hora do almoço, ou seja, grande mídia noticiando mundo afora. O governo do boneco de prateleira vai ter que se virar para lançar urgentemente mais meia dúzia de biribinhas Rússia adentro. E bem na época de São João, eita nóis.

Um Simples Brasileiro

Isso explica porque aquela embarcação claramente fluvial, acabou sendo direcionada para o cumprimento de patrulha marítima.

L G

De acordo informado pelo texto acima a Rússia está destruindo as embarcação da Ucrânia. Estamos preocupados com aquele navio de 50 toneladas que foi lançado está semana. Coitados dos marinheiros que farão parte da tripulação daquele navio fluvial. Infelizmente vai receber vários mísseis antinavio daqui a alguns meses. Vamos estudar pessoal.

Jagdverband#44

“Estamos preocupados”???
Você é russo?

Mars

Mentira! Tem a Corveta Hetman Ivan Mazepa. rs
https://en.wikipedia.org/wiki/Ukrainian_corvette_Hetman_Ivan_Mazepa

Felipe

Sem contar que a fragata que afundaram de proposito nos primeiros dias (a Hetman Sahaidachny, ex classe Krivak III), está inteira ainda. Está até na foto do Google maps com data bem posterior ao que informaram que foi afundada). http://www.overtdefense.com/2022/03/03/the-fate-of-ukraines-flagship-frigate/

Dalton

A foto mostra o navio com o indicativo U 401, mas, a partir de 2018 o indicativo passou a ser L 401, o “L” sendo usado pela OTAN para navios “anfíbios”/ de desembarque talvez
um claro desejo de um dia vir a fazer parte da organização, especialmente após 2014.

Demolidor

Esse desejo levou a uma guerra.

Dalton

Discordo. A Ucrânia queria fazer parte da União Europeia e ter um governo que não fosse um fantoche de Moscou e a tomada da Criméia em 2014 além da ambição já declarada por mais territórios, considerado ilegal pela comunidade internacional a levou a buscar segurança pleiteando sua entrada na OTAN que é de caráter defensivo
não ofensivo.
.
O desejo por parte da Rússia de submeter a Ucrânia a todas às suas vontades é que
levou a essa guerra, ou melhor, “operação militar especial”.

LUIZ

Tu acha que os EUA financiou o EuroMaidan a troco de nada? É muita inocência achar que a Ucrânia só ia fazer parte da União Europeia. Será que o Putin e os serviços de inteligência russos já não sabiam as verdadeiras intenções dos EUA na Ucrânia?

Dalton

Se a Ucrânia não se sentisse ameaçada ela não precisaria buscar a proteção da OTAN e poderia conformar-se a ser apenas parte da “UE”
como era a Finlândia.

LUIZ

A Ucrânia se sentiu ameaçada a partir do EuroMaidan. Até então quem se sentiu ameaçada foi a Rússia com os EUA e União Europeia financiando um golpe de estado na Ucrânia. O objetivo do Ocidente era a Ucrânia bem armada pra ameaçar a Rússia via terrestre,marítima e área. Era só uma questão de tempo para a Ucrânia controlada pelo ocidente instalar bases e instalar mísseis nucleares no país. Consequentemente a Rússia seria convidada a desativar a base naval em Sebastopol. O domínio russo no Mar Negro estaria sob ameaça direta.

Dalton

Outra coisa: todos aqui deveríamos ter o direito de pensar diferente, até mesmo achar que a Rússia está errada ,sem ser taxado com alcunha de “inocente”.
.

Helio

“Comunidade internacional” 🤣🤣🤣🤣
Mas aí fica o questionamento. Governo fantoche de moscou ou de Bruxelas? Porque soberania e UE/OTAN são duas coisas que não se misturam.

Dalton

Gosto não se discute, mas, a grande maioria dos países que no passado foram satélites de Moscou, passaram para o “outro lado”.

LUIZ

Vantagens financeiras e ideologias políticas. Os políticos decidem o destino dos países quando oferecem muitas vantagens.

Rui Mendes

A Bielo-Rússia é que é soberana, não é??!!!??
Quando se apoia, a sobrevivência de um ditador, por outro ditador ameaçar usar a força, contra o povo do país do ditador mais fraco, tá tudo dito e depois querem enganar os outros, comparando situações de escolha popular, com pura ditadura, que mata e faz desaparecer os opositores que levantam a voz.

Alex Barreto Cypriano

Essa guerra entre Ucrânia e Rússia é uma estupidez notável e não sei dizer quem é mais sanguinário, se os nazistas da Ucrânia, os açuladores capitalistas da UE e EUA, o autocrata inábil da Rússia ou os barões ladrões compadres de Putin. Arre!

Kommander

Esse mundo não é mais dos homens livres, Alex. O dinheiro e poder manda em tudo, e sinto que se continuar desse jeito, não vamos ter próxima geração.

MGNVS

Ate que enfim um comentário com uma visão geopolítica que leva em consideração o todo e não a torcida por um lado ou outro. Alex, vc resumiu tudo muito bem em poucos palavras.

Rui Mendes

Muito bem, então os “nazis da Ucrânia” é de uma inteligência digna dos __________

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO, LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/