China ultrapassa a Grécia e se torna a maior proprietária de frota marítima do mundo

15

A China ultrapassou a Grécia como o maior proprietário de frota marítima do mundo em termos de arqueação bruta (GT).

A Grécia ocupou essa posição por uma década, mas a posição da China como centro mundial de manufatura, seu comércio de carga resiliente e forte apoio financeiro ao setor de transporte marítimo a impulsionaram à liderança da indústria.

As últimas classificações da Clarksons Research mostraram que a frota de propriedade chinesa é de 249,2 milhões GT. A Grécia ficou em segundo lugar com 249 milhões de GT e o Japão em terceiro com 181 milhões de GT.

Especialistas disseram que as classificações estão alinhadas com as expectativas, dado o status contínuo da China como um importante centro de produção e outros fatores positivos.

Durante os últimos anos, a indústria naval da China cresceu rapidamente, especialmente nos setores de granéis secos e navios porta-contêineres.

FONTE: CGTN

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
L Grande

Parece que a Grécia igual o Panamá ou liberia ” empresta” a sua bandeira para vários países do mundo. A China e o Japão ao contrário são navios e marinheiros do próprio país.

Gabriel BR

Top

Alex Barreto Cypriano

Então, me explica por quê a Grécia ‘tinha’ tanto navio sem ser o portento manufatureiro naval que é a China? Tarifas e cenário geopolítico/econômico? Nesta estória do comércio marítimo internacional, tem muita gente no meio: tem o estaleiro que constrói, o dono do navio, o dono da carga, a bandeira do navio, a tripulação do navio… Sem falar da situação da cabotagem que são outros quinhentos…

Alex Barreto Cypriano

Chatice sem fim essa propaganda supremacista chinesa…

Ricardo

Concordo plenamente, mas é uma coisa estratégica a china participa ou patrocina boa parte da mídia, daí esse faciniio pelas porcarias produzidas lá, quase tudo de brinquedos, eletrônicos, ferramental, a aviões, navios……

Alex Barreto Cypriano

E mais, a China acha que basta ser a cornucópia pra mandar no mundo? Então ela que pense por quê o ocidente entregou a ela a oportunidade de sê-lo, se isso foi uma abdicação ou terceirização…

Marcelo Andrade

Não, não, a cornucópia (Linda palavra essa!) tem que ser a Europa do Século XIX ou os EUA do Século XX, agora é a China no Século XXI!! Impérios vem e vão, é a Roda da História. Infelizmente um certo país espetacular e lindo por natureza, diga-se de passagem, vive eternamente deitado em berço esplêndido!!

Gilberto

Se tal país fosse gerido por japoneses, suíços ou dinamarqueses, seria a 3ª economia do mundo…

Alex Barreto Cypriano

As coisas mudaram, caro Marcelo, do XIX ao XXI. Capitalismo financeiro, igualmente imperialista como os anteriores, não dá a mínima pra produção industrial/manufatureira – por isso aqui os bancos e rentistas vivem de juros enquanto definha a produção e se precariza o trabalho e viceja o bullshit job; por isso que a soma dos ativos financeiros supera em cinco vezes o total do PIB mundial, por isso que Volkswagen e outras investem no mercado enquanto os pátios estão cheios, por isso que negócios sem clientela pagante (como jornais) prospera. Acho extraordinariamente ingênuo crer no mérito exclusivo da China neste mundo… Read more »

Marcelo Andrade

Olha em seu redor, quase tudo na sua casa tem peças produzidas lá.

Marcelo Andrade

kkkkk, os EUA fizeram e fazem há mais de 100 anos, vide Hollywood (O Sucesso! Quem tem mais de 40 anos vai entender! rs) Agora tem mais um coleguinha no Play!!!

Alexandre

Não é chatice. É a realidade:A China vai liderar o mundo.E ponto final.

Otto Lima

Bandeira de conveniência, meu caro! O mesmo acontece com países como Libéria, Panamá, Malta, Chipre, Bahamas, Ilhas Marshall… Os armadores registram seus navios em portos desses países para fugir de burocracia e impostos.

No one

Não mesmo, você está fazendo uma comparação totalmente descabida, a Grécia tem uma fortíssima tradição marítima e o transporte marítimo foi sempre um setor chave da própria economia, nada a ver com Panamá e os demais.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Greek_shipping

Só para fazer um nome e ter idéia de como esse setor é importante para aquele país, lembre de um dos mais famosos magnatas gregos que fez a sua fortuna nesse ramo : Aristóteles Onassis, marido de Jaqueline Kennedy.

Assim como ele têm vários outros.

Nonato

A China gastando bastante dinheiro com a mídia ocidental.