Fragata Type 054B após o lançamento

A espantosa expansão da PLA Navy é apoiada pela forte capacidade de construção naval da China. O recente lançamento da primeira fragata Type 054B é outra prova. A velocidade de sua construção está à frente de todos as principais FFGs modernos por uma grande margem.

Aqui, o tempo de construção é definido desde o início da montagem do bloco até a conclusão da montagem, já que essas fases de todo o processo de construção naval são realizadas principalmente em docas secas com documentação visual clara.

Os blocos da 054B foram descobertos no estaleiro Hudong em dezembro de 2022. Naquela época, o dique seco onde seria construída ainda estava ocupado por outros navios. E 8 meses depois, em 26 de agosto de 2023, a 054B foi lançada com as obras de montagem concluídas/quase concluídas.

Já o primeiro destróier 25DD da JMSDF, a JS Asahi levou 20 meses desde o início da montagem dos blocos para terminar a montagem. Aos 10 meses, o navio foi lançado na água com casco e superestrutura concluídos. Demorou mais 10 meses para que a montagem fosse concluída.

O construtor naval italiano Fincantieri, por sua vez, construiu uma FREMM italiana desde a montagem dos blocos até a conclusão da montagem em 24 meses. Semelhante à 054B em Hudong, o ITS Spartaco Schergat foi equipado na doca seca e lançado na água quase pronto.

Na Índia, o primeiro P17A, INS Nilgiri, tem um período de construção muito mais prolongado. A montagem dos blocos começou em dezembro de 2017, quase 69 meses depois, até hoje a montagem ainda está em andamento. O visual mais recente de março de 2023 indica que o radar principal ainda estava faltando.

Outro dado é a construção das primeiras 30FFM JS Mogami do Japão (embora não seja uma comparação justa devido ao menor deslocamento). Demorou 18 meses para passar pelas mesmas fases. O lançamento foi adiado 4 meses devido a problemas de fornecimento da turbina a gás MT30 fabricada no Reino Unido.

Isto mostra que a rápida produção de navios de guerra é resultado de conquistas em todos os setores. Muitos subsistemas incluídos em um navio de guerra estão além do controle do construtor. Embora seja uma potência na construção naval, o Japão ainda sofre atrasos com sistemas importados.

Type 054B
JS Asahi
Primeira FREMM italiana, Carlo Bergamini (F590)
Concepção do Project 17A da Marinha Indiana
JS Kumano (FFM-2), classe “Mogami”

FONTE: @someplaosint no X.com (ex-Twitter) / COLABOROU: Pedro Paulo Rezende – https://arsenal-geopolitica-defesa.com.br/

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Carlos Campos

Não sabia que o ritmo de produção do Japão era tão rápido, sabia que eles são bons em navios e submarinos, impressionante.

Carlos Campos

os americanos vao produzir navios italianos menores para os seus padrões, classe constellation se nao me engano, mesmo assim a velocidade de produção deles é lenta se comparar com a China, e tem mais, a China tem uma marinha de águas azuis a pouco tempo se comparado a USNAVY, então esses navios que chegaram nos 2000 daqui um tempo vao começar a dar problema e precisaram ser trocados, as dores de ser grande vão aparecer

Nemo

A Classe Constellation será montada nos EUA por uma subsidiária da Fiancantieri. Uma FREMM americana.

Rosi

Que evolução a indústria naval da China obteve!!
Vai dominar todo o Mar da sua esfera de influência.. O Mar é da China !!
10 meses o Brasil deve ter gasto pra tirar um NP 500 de um estaleiro falido e mandar para a Marinha terminar… Kkk

As turbinas são chinesas tbm?

Underground

Levaram dez anos para produzir dois navios de 500 toneladas.

Fernando "Nunão" De Martini

O que a reportagem evidencia é a grande diminuição do tempo que o navio em construção ocupa na carreira de montagem final ou dique seco, com o método de fabricação por blocos e megablocos.

Esses blocos e megablocos já são construídos e em boa parte equipados em outras oficinas do complexo do estaleiro (ou até mesmo em outros estaleiros), e quando vão para a área de montagem final (carreira ou dique) esse “pré acabamento” facilita muito as coisas.

Blocos de outros navios da mesma classe, que se seguirão aos do navio sendo montado, podem ser construídos sucessivamente.

Ricardo Teixeira da Cruz Rios

O americano, ainda, tem a supremacia tecnológica em armamentos militares. Quantidade não é qualidade.

ChinEs

Parece que o produto chines ainda salta peçinhas , será que numa situação tensa de combate esses navios chineses são viavéis e confiavéis ?

gordo

Note que a resposta (ou parte dela) a sua pergunta o próprio Japão dá. Aqui mesmo na página do poder naval tem artigos mostrando o comprimento do Japão com a defesa, fazendo novas aquisições e se modernizando. O investimento é alto. Imagino que eles (os japoneses) não achem que equipamento chinês é confiável, para fazerem um investimento nessa monta é porque tem certeza. Se o Japão não é suficiente, os EUA estão chamando a Inglaterra e Austrália para uma cooperação militar frente a China.

ChinEs

De acordo com o Hi Sutton , a China perdeu mesmo um SSN Type 93 no estreito de Taiwan :

http://www.hisutton.com/Chinese-Navy-Submarine-Incident.html

Parece ser bem verdade, parece que a coisa esta esquentando, toda a tripulação morreu.

sub urbano

deve ter recebido uma grana para publicar. É igual o Oryx… a impressora de dólares faz milagres. Se não aceitar tbm a CIA bota uma arma na boca dele e faz ele publicar.

No one

Não achei justo o comparativo, são todas potências regionais, eu queria ver o comparativo com outra superpotência tipo … a Rússia Agora sem brincadeira, senti a falta da industria naval coreana, seria interessante colocá-la nesse comparativo. A indústria naval indiana depois da fase de aprendizado com os russos está tentando se aperfeiçoar e acelerar para tentar diminuir esse gap. Se não me engano essa é primeira grande unidade construida na Índia utilizando esse método de construção em blocos. No 2015 a italiana Fincantieri assinou um acordo de colaboração com o estaleiro indiano Mazagon tendo como finalidade justamente suporte e assistência… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Botar na água é uma coisa, outra é ter o navio totalmente operacional. Não é incomum o tempo entre lançamento e operacionalidade total igualar o tempo entre construção e lançamento. Claro que se você usar sistemas de combate plenamente conhecidos em uma arquitetura usual, o tempo pra operacionalidade total se reduz. Quanto ao modo de construção modular ele não representa vantagem pra China porque é de uso geral e corrente no mundo todo; o que difere é o modo dual civil-militar dos estaleiros (estaleiros não especializados) e sua quantidade esmagadora, 20 estaleiros construindo navios de guerra e navios comerciais, segundo… Read more »

Alex Barreto Cypriano

E não é que a type 054B veio sem alas (projetada além do costado) do passadiço? Comi meu chapéu…

Zezão

A fonte do artigo acima foi removido, aparentemente a velocidade de construção do navio chinês 054B não era verdadeira.
Segundo @someplaosint, houve casos em que navios da PLAN foram lançados com sensores e armas instalados, mas posteriormente removidos novamente durante a instalação.

Fonte:
https://x.com/someplaosint/status/1698139320626926035?s=46

Gabriel BR

O Brasil levou 14 ANOS para fazer uma única corveta Barroso!

Srs

O que interessa aos nossos comandantes é o soldo e às pensões, o resto não tem pressa, manutenções infindáveis em navios que nunca mais vão ser operacionais, se você soubesse como tem malandragem nessas manutenções, nós temos a ilusão que o problema de corrupção está nos políticos e judiciário é geral.

Tomcat4,5

Bacana ver q não são só os chineses q são rápidos na construção naval. Excelente matéria.

Augusto José de Souza

Brasil deveria investir pesado em construções navais com os estaleiros Brasil-Sul em Itajaí com fragatas e corvetas Meko,Itaguaí com submarinos e navios patrulha de 500 toneladas e navios caça minas e outros estaleiros no Nordeste com meios fluviais e patrulha oceânico.

adriano Madureira

E uma pena não usufruirmos da velocidade da construção naval chinesa para reparar algumas lacunas em nossa defesa…

A desculpa é sempre por nossa doutrina e meios serem ocidentais, mas acho que cagasso de Washington seria a verdadeira explicação.

Inhotep

Acho melhor o Brasil ceder algum lugar no litoral pra China montar uma base naval, pra ter uma proteção por tabela, porque se formos depender da nossa marinha estamos (*).

(*) Não quero ser censurado. 😁

Groosp

Foguetes antissubmarino no projeto indiano. São baratos e ocupam pouco espaço mas mesmo assim achei que iriam desaparecer.

Akivrx

Fonte chinesa fala besteira…. O primeiro e o segundo navios da FFM foram construídos na mesma época. Porém, o Kumano, que foi lançado primeiro Isso porque houve um problema durante a construção do primeiro navio Mogami a ordem de lançamento foi alterada. Durante um teste no motor principal de turbina a gás do Mogami”, uma peça caiu, causando danos ao motor e necessitando de reparos. Segundo a Diretoria de Relações Públicas do Gabinete do Pessoal Marítimo, a velocidade da FFM é de aproximadamente 30 nós. Será equipado com um motor de turbina a gás, o MT30, fabricado pela Kawasaki Heavy… Read more »