FREMM Alsace

PARIS — O contrato de apoio vitalício FREMM, que entrou em vigor em janeiro de 2023, é um dos maiores contratos de apoio concedidos à Thales pelo Naval Group desde a criação do Serviço de Apoio à Frota (SSF) da Marinha Francesa. Garantirá a disponibilidade no mar das oito fragatas multimissão da Marinha baseadas em Brest e Toulon.

A Thales aproveitará os seus recursos industriais e experiência em produtos para apoiar os navios de guerra, garantir a disponibilidade diária dos seus sistemas de bordo e sustentar as suas capacidades operacionais a longo prazo.

O programa FREMM foi lançado em 2005 e é um dos principais componentes da capacidade de guerra antissubmarino da França. Equipadas com sonares, radares, sistemas optrônicos e de comunicação da Thales, as fragatas são amplamente aclamadas por seu alcance operacional, autonomia e alto desempenho: os navios e suas tripulações foram endossados pela Marinha dos EUA por suas capacidades de guerra antissubmarino, ganhando o prestigioso Hook ‘em Awards em 2020, 2021 e 2022.

O desdobramento intensivo de navios de guerra e dos seus sistemas coloca pressão adicional sobre todos os componentes de uma força naval. A disponibilidade operacional das fragatas multimissão francesas é um fator chave para manter as capacidades navais do país e garantir a liberdade de ação das forças armadas francesas.

 

Para otimizar a utilização dos recursos da Marinha Francesa a longo prazo, o Naval Group e a Thales estão criando um centro integrado de conhecimentos especializados, aproveitando o conhecimento especializado e as capacidades de ambas as empresas. Para solucionar problemas e resolver assuntos técnicos de forma rápida e eficiente, a equipe multidisciplinar dedicada do centro monitorará constantemente o desempenho técnico dos equipamentos Thales e fornecerá uma capacidade de resposta rápida em todos os momentos.

A Thales garantirá o gerenciamento proativo da obsolescência dos componentes para aumentar ainda mais a agilidade das equipes de suporte técnico da FREMM, analisando regularmente o status do sistema para identificar possíveis problemas na cadeia de suprimentos e acelerar a resolução de problemas por especialistas do Naval Group e da Thales.

“A Thales está orgulhosa de ter esta oportunidade de aproveitar mais de 50 anos de experiência no fornecimento de equipamentos, sistemas e serviços navais de alta tecnologia, trabalhando ao lado do Naval Group para garantir a disponibilidade operacional das fragatas FREMM da Marinha Francesa. Este contrato é mais uma ilustração da confiança depositada pela Marinha Francesa e pelo Naval Group na capacidade da Thales de fornecer apoio local e de longo prazo para o equipamento estratégico que sustenta o poder naval francês”, disse Philippe Duhamel, vice-presidente executivo de Sistemas de Missão de Defesa da Thales.

FONTE: Thales

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Jadson Cabral

Nunca quis tanto um navio na MB como as FREMM. Navio lindo e capaz em todos os aspectos. Umas 4 já estava de bom tamanho pra começar. Não precisava de TOT, nem construção local, nenhuma bobagem para encarecer as coisas e aumentar os prazos. Bastava comprar de prateleira. Comprava as duas que os italianos estavam oferecendo e encomendava-se mais duas. Apostaria até que se o presidente brasileiro junto a MB chegasse hj no prospecte da França ou da Itália, numa reunião com representantes do naval Group e da Fincanttieri e falasse: “queremos 2 fragatas suas pra ontem, sem vocês me… Read more »

Willber Rodrigues

FREEM é bom, daria um up fenomenal na MB, mas…
Duvido MUITO que a MB tenha grana ora manter 2FREEMS totalmente armadas e com manutenção em dia, que dirá 4 FREEMS.
É tipo assalariado acostumado a Gol Bolinha, querer grana pra comprar, dar manutenção e manter o IPVA em dia de Porsche.

Jadson Cabral

Então, esse é um dos muitos problemas. A MB quer ser uma Marina de águas azuis, mas acha tudo caro, não quer ter navio de verdade porque não pode operar… tudo o que compramos é limitado, não consegue ser melhor em nada, não prioriza nada. Não é o mais veloz, não tem as melhores armas, não tem muitas armas, não tem os melhores sensores, não tem a maior autonomia e ainda por cima não tem quantidade.
Se pelo menos fossem priorizar a quantidade em detrimento da qualidade… mas nem isso.

Willber Rodrigues

“Então, esse é um dos muitos problemas. A MB quer ser uma Marina de águas azuis, mas acha tudo caro”

A partir do momento em que sua Marinha tem mais integrantes do que muito exército por aí, mesmo tenso pouquíssimos meios, gasta quase tudo com soldo/pensão, e o pouco $$ que sobra é gasto em coisas questionáveis como os A-4, tudo fica caro mesmo…

Dalton

O desenho do interior mostra uma capacidade de alojar 2 helicópteros lado a lado, mas isso acontece apenas nos navios italianos, então deduzo que seja um desenho preliminar
e/ou que abordasse um hangar que pudesse ser reconfigurado para outras missões.

Fábio CDC

Se me permite a observação, caro Senhor, diria que o desenho apenas mostra como o helicóptero de acomodaria no hangar, bem como o espaço que ocuparia caso estivesse fora e pronto para uso. Ou seja, apenas perspectiva.

Dalton

A princípio pensei nisso também Fabio, mas, aparentemente, há duas portas na estrutura (hangar), como na fragata “Rademaker” e espaço para se colocar um helicóptero ao lado do outro, já que o que está no hangar encontra-se à esquerda da linha central.
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Independente disso lembro de ter lido duas décadas atrás quando a FREMM ainda estava no nascedouro que justamente por ter uma principal função A/S teria 2 helicópteros ou mesmo um hangar que facilmente poderia ser reconfigurado para abrigar um segundo helicóptero como mencionei, daí ter especulado que poderia ser um desenho antigo.
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