Nesta quarta-feira (13), a Marinha do Brasil (MB), por meio da Diretoria de Portos e Costas, em parceria com o Ministério do Turismo, lança o aplicativo NAVSEG, que visa reforçar a segurança da navegação em todo território nacional. O evento ocorrerá de forma simultânea nas seguintes cidades: Rio de Janeiro-RJ, Salvador-BA, Natal-RN, Belém-PA, Rio Grande-RS, Ladário-MS, Brasília-DF, São Paulo-SP e Manaus-AM.

O NAVSEG é um aplicativo gratuito que trará mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações que navegam nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. A iniciativa chega para otimizar as ações da MB no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio, no entanto, também pode ser utilizada por condutores de embarcações de pequeno e médio portes, como as de pesca, de turismo náutico e de transporte comercial de passageiros ou de carga. Para isso, basta baixar o APP, cadastrar os dados do condutor e da embarcação, registrar o Plano de Viagem e compartilhá-lo quando for navegar.

O APP NAVSEG usa o sinal da rede de telefonia celular para acompanhar a posição em tempo real dos navios que utilizarem a plataforma, permitindo que todos os dados sejam monitorados pela Capitania dos Portos mais próxima durante todo o período de navegação. Graças à funcionalidade, em caso de necessidade de socorro ou salvamento, será possível identificar e localizar mais facilmente a embarcação em perigo e providenciar o envio do socorro.

O NAVSEG – disponível gratuitamente, nas plataformas Android e IOS – também substituirá o “Aviso de Saída”, documento que contém o Plano de Viagem da embarcação e era elaborado de forma presencial junto ao Iate Clube, Marina ou Capitania, conforme o caso, garantindo mais agilidade aos navegantes. É a Marinha do Brasil trabalhando para sua segurança, conectando o cidadão a uma navegação mais segura.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

Bacana. “No mar, há a vantagem de os sinais serem desobstruídos, de modo que seu alcance em linha reta é geralmente maior do que em terra. Além disso, o mar facilita a propagação de várias bandas de frequência. Normalmente, a partir de 15 milhas náuticas (cerca de 28 km), perde-se a recepção de cobertura. Também é preciso levar em consideração a legislação de águas internacionais, onde as companhias telefônicas podem restringir o sinal a uma distância de 20 milhas se desejarem (37 km), evitando interferências com repetidores de navio ou cruzeiro.” Quem navegar além e deseja contar com um aparelho celular… Read more »

Oráculo

Algum problema no FORTE?
Não consigo postar/curtir quase nada.

Fernando "Nunão" De Martini

Houve um problema que foi resolvido ainda ontem.
Já conseguiu postar novamente?