Porta-aviões chinês ‘Shandong’ e grupos de ação de superfície fazem exercício a leste de Taiwan

38

Porta-aviões Shandong CV-17

Porta-aviões e combatentes de superfície da Marinha Chinesa se reuniram a leste de Taiwan para grandes exercícios navais:

  • 20 navios posicionados nas proximidades, um novo recorde diário
  • 2 Grupos de Ação de Superfície com probabilidade de se vincularem
  • Concentração de forças em bases militares costeiras
  • Rotas de voo nunca antes vistas

A PLA Navy lançou as maiores manobras até agora com com um porta-aviões no Pacífico Ocidental. Em 14 de setembro, a China enviou 20 navios de guerra para as águas em redor de Taiwan – o maior total diário alguma vez registado.

Shandong acompanhado de um destróier classe Kidd da Marinha de Taiwan

O marco segue 202 detectados em agosto – também um novo recorde mensal. A atividade naval do PLA aumentou consideravelmente desde abril de 2023.

O Japão relatou a passagem de 8 navios da PLA Navy ao sul de Okinawa para o Pacífico Ocidental.

Os dois grupos de ação de superfície, compostos por seis destróieres de mísseis + duas fragatas, dirigiam-se numa direção que indicava que poderiam unir-se ao grupo de porta-aviões Shandong.

Liaoning CV-16

LEIA TAMBÉM:

China voa 103 aviões militares em direção a Taiwan em um novo pico de atividade que a ilha chama de assédio

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo

Taiwan que é um país desenvolvido poderia criar uma frota de drone para proteger a ilha…olha o estrago que está sendo feito na marinha russa…

Antonio Cançado

Já deve estar…

sub urbano

A marinha russa perdeu 3 navios, 5 lanchas e 1 submarino em quase 2 anos de guerra.

A marinha da China tem 750 navios.

Bosco

750 navios?
Você está contando até com o patinho da banheira do Xin Jin Ping, né?

Rodrigo

Ok e danificado fora de combate…e fora que 750 navios tu conta até bote de pescador entao

Claudio

Essas informações infundadas, só pode ser da mídia ocidental.

Claudio

Se informe melhor sobre geopolítica e a história de Taiwan, inclusive junto a ONU. Não há nada que possa defender Taiwan. A China, irá recuperar parte de seu território, o tempo dirá.

deadeye

Igual a Rússia recuperando Kiev?

Antonio Cançado

Belo alvo…

Maurício.

Como qualquer porta-aviões.

Pelo menos eles têm.

Leandro Costa

De acordo com o Sub Brief foram coisa de dois dias de operações apenas, com coisa de umas 40 e poucas surtidas lançadas.

naval762

Manobras diversionárias pra fazer Taiwan e os EUA agirem por impulso.

Bosco

A base doutrinária da China em relação aos PA americanos é a chamada A2/AD .
Essa doutrina estabelece que a operação de mísseis antinavios de ultralongo alcance no território chinês (Ex: DF-21D , DF-26) irá manter os PAs americanos afastados do Mar da China, já que os aviões dos PAs estariam fora do alcance para atacar alvos na china enquanto os PAs sofreriam ataques impunemente.
Qual a lógica dos chineses utilizarem PAs bem dentro do alcance dos mísseis e caças em território taiwanês?

Dalton

Usar o “PA” depois que defesas tenham sido amaciadas ? Acho que trata-se mais de um
“recado” em tempo de paz, da mesma forma quando a US Navy desdobra um NAe por lá também.

Bosco

Dalton,
Pois é, mas os PAs chineses que permanecerem na região (inclusive , atracados e em doca seca) serão exterminados porque estarão dentro do alcance de Taiwan, Coreia do Sul, Japão, etc.
Ou seja, o que eles querem para os PAs americanos – mantê-los fora do alcance da aviação embarcada americana por estarem fora do alcance dos mísseis chineses – eles não têm como evitar aos próprios PAs.
Sem dúvida, num caso de guerra, os PAs chineses serão os alvos do primeiro dia de guerra, principalmente dos caças F-35 do Japão e CS.

Dalton

Não consigo nem imaginar um cenário assim Bosco ainda mais com tantos outros “atores” envolvidos. Pode ser também que a China tenha em mente usar
“PAs” em tempo de paz ou em guerras por procuração de maneira similar à dos
EUA , daí aumentar gradativamente o número e a qualidade de NAes.

MATHEUS AUGUSTO BRITO PARREIRAS DE OLIVEIRA

É meio difícil de acreditar que oficiais treinados da marinha chinesa sabem menos o que fazer com seus navios do que você.

Bosco

Caro Matheus Augusto Brito Parreiras de Oliveira,
Eu tenho certeza que sabem mas na minha ignorância eu queria que alguém me explicasse porque eu realmente não entendi a utilização de grandes PAs num mar confinado como o Mar da China , por parte da China , num eventual conflito por conta de Taiwan.
Fique à vontade para me explicar.
O Dalton deu a dica. Talvez não seja para utilizar diretamente na anexação de Taiwan mas para mostrar bandeira em tempo de paz, como faz os EUA.

Zorann

Vc tem certeza né que Coreia do Sul, Japão irão se envolver? Acho que forçou “um tiquinho de nada” aí

Bosco

Zorann, Me mostre uma simulação em que outros países (como Japão e CS) não entraram no conflito caso Taiwan seja atacada pela China. Não há como os chineses isolarem esse conflito. Impossível! Ele necessariamente será abrangente. A invasão de Taiwn não configura um conflito localizado e regional e sim a busca da dominância na região. A busca pela supremacia. Os países da região se sentem ameaçados e mais ainda se a China conseguir o que deseja. A situação de Taiwan é muito parecida com a da Ucrânia. Se fosse só a Ucrânia (ou só Taiwan) a gente fazia uma vaquinha… Read more »

WSilva

E a China não pode se sentir ameaçada pela presença dos EUA no seu próprio quintal? Quantos países invadiram a China e os EUA nos últimos 150 anos? Será que os chineses querem mesmo dominar o mundo ou querem apenas evitar novos colonialistas em território chinês? ”A situação de Taiwan é muito parecida com a da Ucrânia.” Acho que é diferente e parecido. Diferente porque a Ucrania é um país indepenente de facto inclusive reconhecido pela Russia enquanto Taiwan não, e parecido porque o final pode ser o mesmo, isto é, forças externas usando Ucrania e Taiwan para minar a… Read more »

Marcus Pedrinha Pádua

Eventual uso da força pela RPC para retomar o controle de Taiwan não terá oposição armada de ninguém, nem mesmo dos EUA, exceto as forças armadas da própria Taiwan. Japão, Coreia do Sul, Austrália, Índia, Filipinas, Brunei ou quem quer que seja não irá/irão mover um graveto, em termos militares diretos, para se opor a isso. E é simples a razão: os outros países interessados, dos EUA ao Sultanato, sabem perfeitamente que, quando e se a China decidir pelo uso da força, irá às últimas consequências. E a China tem armas nucleares. O cálculo de oportunidade da China é feito… Read more »

WSilva

”Qual a lógica dos chineses utilizarem PAs bem dentro do alcance dos mísseis e caças em território taiwanês?” 1 – O território é chinês e mesmo que você considere Taiwan um país, o que não é sob nenhum argumento legal e histórico, sabemos que as reinvidicações de Taiwan(Republica da China) naquela região do Mar do Sul da China são quase as mesmas da China continental, não é por acaso que tanto China como Taiwan rejeitaram a decisão do Tribunal de Hague na Holanda onde as Filipinas saíram como vencedor e partir disso criou-se a ilusão de que aquelas ilhas pertencem… Read more »

Bosco

O status internacional de Taiwan não interesse nesse caso. Interessaria se todos os países do CS e a maioria dos membros da ONU se voltassem contra a Ilha e paracem de fazer comércio com ela ou de fornecer-lhes armas e dessem um ultimato para que ela voltasse à China senão a ONU a invadiria para fazer valer o direito chinês. Claramente não é isso que ocorre, portanto, na prática, tanto faz como tanto fez o status internacional de Taiwan. Em relação à reação de Taiwan , eu creio que depois da inesperada reação da Ucrânia à invasão russa os chineses… Read more »

WSilva

”Claramente não é isso que ocorre, portanto, na prática, tanto faz como tanto fez o status internacional de Taiwan.” Eu concordo com você, quem não concorda é o partido que hoje governa Taiwan que se comporta como mendigo pedindo reconhecimento em todo lugar. ”O que digo é que se os PAs (ou de acordo com o Alm. Dalton: NAes) da China conseguirem sobreviver dentro do Mar da China então a doutrina A2/AD chinesa não conseguirá manter os PAs americanos de fora.” Certo, os PAs americanos ficarão longe do alcance dos misseis chineses enquanto os PAs chineses ficarão dentro do alcance… Read more »

Dalton

A segunda foto de NAe tem a legenda errada porque trata-se do “Liaoning” conforme o número “16” pode ser visto no topo da “rampa”. . Essa foto causou “furor” tempo atrás porque mostra a capacidade máxima do Liaoning em matéria de asa fixa, 24 jatos J-15, mas, pode ter sido para efeito de propaganda não necessariamente sempre 24 sendo embarcados. . O “Shandong” por outro lado deve ser capaz de operar até 36 J-15, 50% a mais do que o “Liaoning” conforme publicado, mas, isso também pode ser o máximo e não o ideal como também acontece com outros NAes… Read more »

Franz A. Neeracher

Obrigado Dalton; já corrigido!

Zorann

Ensaiando um bloqueio naval.

Carlos Roberto Valle Bastos

Engraçado que nem o próprio EUA reconhece taiwan com nação independente !
A verdade é que os EUA teme comercialmente os chinês e utilizam este conflito como pretexto para atingir seus objetivos!
Só que já era ! A china já é a maior potencia do mundo

Joao

A China pertence a Taiwan. Por isso, não se considera ele separadamente.

Tony

A China já supera os Americanos em combatentes e armamento. É só uma questão de tempo para estourar outra guerra.

JapaSp Jantador

Melhor coisa para Taipei é atacar com misseis e drones submarimos.

Não seria nada fácil para China impor um bloqueio, Taipei com estoques de armas em baixo do solo poderá dizimar a marinha chinesa e aguentar anos de guerra.
Para mim, única chance da China ganhar esse conflito seria de dentro para fora de Taiwan, com um ataque de decapitação, espalhando caos por toda hierarquia militar.

Bosco

Japa,
Taiwan tem a capacidade de forrar o estreito de Taiwan com minas navais. Isso já complica o avanço de navios de assalto.
Também , devido ao curto alcance , os navios chineses estariam dentro do alcance de mísseis antinavios baseados em terra de Taiwan.
Taiwan é um grande porta-aviões de 380 km de comprimento. A sua fragilidade (uma ilha relativamente pequena) é também a sua força.

rodes

Mais dia, menos dia e vamos acordar com um bloqueio naval em Taiwan

Ricardo

Taiwan é muito poderosa, a China consegue invadir evidentemente, mas será que estão dispostos a enfrentar o mundo? As consequências em perdas humanas, econômicas e políticas seriam catastróficas para a China.

Digo

Toda semana soldados chineses de todos os ramos praticam exercicios de larga escala(PLAAF, PLAGF, PLANMC, PLAN e PLARF). Nada se iguala a ter experiência em guerra, mas os soldados chineses estão sendo muito bem treinados.

Rodrigo

Real EUA tinha que tocar o dane se é dar 12 Nukes para Taiwan e manda. China toma naquele lugar…