Forças ucranianas afirmam ter atingido a liderança sênior da frota da Marinha da Rússia

A Ucrânia diz que o ataque com mísseis de sexta-feira (22/9) ao quartel-general da frota russa do Mar Negro, na Crimeia, foi programado para coincidir com uma reunião de autoridades navais.

Num breve comunicado, os militares ucranianos alegaram que o ataque causou mortes e feridos, mas não forneceram mais detalhes.

Na sexta-feira, Moscou disse que um militar estava desaparecido após o ataque.

A frota, baseada na cidade portuária de Sebastopol, é vista como a melhor da Marinha Russa.

Uma fonte militar ucraniana disse à BBC que o ataque de sexta-feira foi realizado com mísseis Storm Shadow, fornecidos pela Grã-Bretanha e pela França.

A declaração militar ucraniana de sábado afirmou que havia deixado “dezenas de ocupantes mortos e feridos, incluindo a alta administração da frota”.

O chefe da inteligência de Kiev, Kyrylo Budanov, afirmou que dois comandantes russos ficaram gravemente feridos no ataque com mísseis.

A BBC não consegue verificar de forma independente muitas das reivindicações do campo de batalha feitas por ambos os lados.

A área de Sebastopol voltou a ser atacada no sábado. O governador da cidade empossado pela Rússia, Mikhail Razvozhaev, disse que os destroços de um míssil abatido pelas defesas aéreas caíram perto de um cais.

Ele também disse aos moradores que estava ordenando uma inspeção dos abrigos antiaéreos após algumas reclamações de que eles eram de difícil acesso ou estavam em más condições.

“Pedimos sinceramente a todos: parem de semear o pânico e agradar nossos inimigos com isso – o pânico é o seu principal objetivo”, escreveu ele no Telegram.

As forças de Kiev têm lançado recentemente ataques quase diários contra as forças russas baseadas na Crimeia.

Na semana passada, a Marinha uUcraniana alegou ter destruído uma bateria de mísseis de defesa aérea S-400 que cobria a península, degradando a capacidade da Rússia de se defender contra novos ataques.

Um dia antes, um grande navio de desembarque e um submarino russos foram danificados num ataque que, segundo a Ucrânia, também utilizou mísseis Storm Shadow.

Os ataques à Crimeia são estratégica e simbolicamente importantes.

Além de ser uma plataforma para atacar a Ucrânia, a frota do Mar Negro é um símbolo importante da presença militar secular da Rússia na região.

Estava sediada na Crimeia, sob um acordo de arrendamento, mesmo antes de a Rússia anexar ilegalmente a península em 2014.

VÍDEO: Mísseis Neptune atingem a sede da Frota Russa do Mar Negro

 

 

FONTE: BBC

NOTA DA REDAÇÃO: A matéria da BBC diz que os mísseis usados no ataque à sede da Frota do Mar Negro seriam os SCALP/Storm Shadow, mas outras fontes dizem que foram usados os mísseis antinavio Neptune, modificados para ataque a alvos terrestres.

Míssil antinavio Neptune em testes em 2018
Míssil SCALP/Storm Shadow

VEJA TAMBÉM:

Guerra na Ucrânia: EUA darão a Kiev mísseis ATACMS de longo alcance, diz mídia

Subscribe
Notify of
guest

44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nickless

Como sempre, segundo a Rússia, eles abateriam todos os 5 storm shadown e a fumaça era cortina de fumaça. Os russos só não contam com a população, seus videos e fotos pra desmentir sempre.

Gplacido

A mentira é a espinha dorsal da Rússia.

Felipe

Russos tem muito q aprender com a midia ucraniana.

Henrique

Rússia podia aprender a atacar alvo militar primeirokkkk

mas o medo do alvo revidar é grande né… o mercadinho de esquina não revida

Underground

De fato foram abatidos. É só ver no vídeo eles caindo. Caindo em cima do prédio.
Deixa eu dar a minha risada sarcástica: rá, rá, rá, rá.

ELIAS

Uma guerra cujo o único sentido é servir de vitrine para o balcão de negócios das grandes potências e a OTAN que cutucou onde não devia e o Urso vermelho revidou.
Afinal de contas é mais uma página virada no livro da política militar, desde o pós 2ª Guerra Mundial.
Dessa maneira pode contar a 3ª Guerra Mundial virá com todo se peso atômico e a possível 4ª Guerra será “com pedras”, como nos tempos dos Neandertais.

Franz A. Neeracher

Já antes da guerra começar, a Rússia ampliou e modernizou bastante a segunda maior base naval no Mar Negro que fica em Novorossisk.

Depois de alguns ataques a base de Sebastopol, a Rússia transferiu a maioria dos navios para Novorossisk, é mais longe da Ucrânia e assim, teoricamante mais segura.

Porém Novorossisk carece de docas-secas e foi por isso que a Ucrânia consegiu destruir / danificar o “Minsk” e o “Rostov na Don” que estavam passando por manutenção em Sebastopol.

Mr.Guara

Analisando as imagens de satelite do Sentinel Hub dias antes e apos o ataque do dia 18/09 é possivel ver movimentação de inumeros navios da frota do mar negro, incluindo pelo menos um submarino em Sebastopol. Porem os navios da clase Ropucha que sobraram na frota do mar negro não estão mais em Sebastopol.

Jagder#44

Cadê a defesa antiaérea russa?

Alexandre Galante

Parece que pelo menos uma bateria de S-300/400 foi destruída no ataque anterior. Segundo o Rybar, o ataque de ontem foi com seis mísseis Neptune, a defesa antiaérea conseguiu abater alguns, mas outros passaram.

comment image

Last edited 7 meses atrás by Alexandre Galante
Rui Mendes

A silhueta é igualzinha á dos mísseis Storm shadow, os próprios Ucranianos disseram que foram mísseis Storm Shadow, até os próprios Russos o dizem, mas pronto …

António Rodrigues

Também penso isso ao ver a imagem, problema de marketing acho eu….

Underground

Segundo relatos, a Ucrânia destruiu 25% de todo o sistema de defesa instalado na Crimeia, e 50% especificamente em Sevastopol. Os russos tiveram de realocar seus poucos sistemas disponíveis, deixando a coisa parecendo Gol defendido por frangueiro, uma verdadeira peneira.
Também há relatos que na Rússia há milhares de sistemas de defesa disponíveis, segundo fontes russo tupiniquins.

MARS

Isso porque foi um “destroço”… Imaginem se fosse um míssil?…

rsrsrs

Esteves

Essa guerra está desanimadora. O natal está chegando e independente de quem acredita e de quem não acredita, tava na hora de elegerem uma data para encerrar as hostilidades.

Gplacido

Combina com os russos, é só eles voltarem para o país deles, a guerra acaba.

Burgos

A ONU que deveria fazer o seu trabalho quanto a isso que vc mencionou continua calada e apática em relação ao assunto !!!
Pq não fizeram acionamento de tropas como fizeram no caso do Líbano e Israel quando Israel praticamente invadiu mais da metade do território Libanês,quem “empurrou” as tropas de volta para o território Israelense foi a mando da ONU mediante resolução internacional quem fez esse trabalho foi os EUA/ França através dos seus Exércitos.
O que estão esperando ?!
Mais mortes/ tragédias ?!
Lamentável tudo isso !!!😔

Hcosta

A ONU não está calada mas tem as mãos atadas…

Rui Mendes

Problema é que os Russos têm direito de veto e como tal, a ONU tem é que se reorganizar.

Heinz

A ONU é uma mentira, deveria ser extinta!

Leandro Costa

Ruim com ela, pior sem ela, Heinz. Opinião minha. O que a ONU precisa é ser modernizada, de preferência com extinção do poder de veto. Utopia? Talvez, mas no momento em que perceberem a falta que faz a ONU de verdade, e o quanto ela está se aproximando com a Liga das Nações, talvez as coisas andem mais rápido.

Felipe

Calma, os EUA não terminaram de testar todas armas ainda. Falta o atacams e F-16.

Leandro Costa

Claro, porque os EUA realmente nunca testaram o F-16, que por sua vez nunca nem deve ter sido usado em combate, né?

Felipe

Não contra os Russos, foi testado só contra países que mal possuíam força aérea.

Henrique

“Pq não fizeram acionamento de tropas” vai é pq um o**** lá vetou isso kkkkkk perco os lados nesse pessoal que critica onu sendo que o principal motivo da onu não fazer nada é o cara que ta promovendo a desgraça agir ativamente pra manter a onu calada pq tem o mecanismo de veto kkkk dai, depois, esse mesmos tipo de pessoa vem com a fanfic: “ahhh a russia defende o brasil e a Amauzônia quando vetou a poposta da ONU de intervir na amauzunia” cara chora por causa do veto, mas bate palminha quando a Rússia usa ele em… Read more »

Sensato

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes: China, Rússia, Estados Unidos, França, Reino Unido. 2 estão de um lado e 3 do outro. Em tese, bastaria votar e tudo certo né? Acabou a guerra. Alguém é inocente de acreditar que ocorreria dessa forma? Que Rússia simplesmente voltaria pra casa? Que os demais fariam valer sua vontade pela força? Que arriscariam uma confrontação passível de levar a um confronto atômico? Espero que não pois não se iludam, um confronto dessa ordem provavelmente escalaria de uma forma capaz de exterminar a humanidade ou a maioria dela. Na prática, infelizmente,… Read more »

Henrique

só a a Rússia render as tropas delas e deixar o território legitimo da Ucrânia que a guerra caba

tenho certeza que a Ucrânia concordaria um cessar fogo de 2 dias pra Rússia debandar as tropas delas e sair

Bosco

Eu não sei não mas acho que a saída para a Rússia desse atoleiro será os russos simularem que o Putin perdeu as eleições e aí o novo que assumir irá propor uma retirada honrosa. Com o Putin fora a Ucrânia ficará mais propensa a negociar a paz e os russos poderão jogar nas costas do Putin a derrota e devolver as regiões ocupadas. Aí obrigarão ao czar calçar os chinelos e se aposentar sabe-se lá onde e no processo tomar cuidado para não tomar chá ou se aproximar de alguma janela. No final das contas são os políticos e… Read more »

Henrique

penso nessa mesma linha

é única saída pra Rússia pra salvar a Rússia. Putin no poder ameaça toda integridade do país. Se pessoal da elite governante m4ta ele e qualquer outro que assumir vai ter a opção de simplesmente falar que a Rússia/RFA foi iludida pelo Putin e arrastada pra um atoleiro sem fim desde 2014.

retorna a fronteiras de 1991, o país tem um culpado pra descarregar todos os erros passados, presente e futuros e a vida segue

Mr.Guara

Por favor, acrescente a sua lista de coisas para o Putin não fazer após a rendição: Não usar transporte aéreo.

Bosco

Obrigado, Brown.
Nã vou acatar a sua sugestão porque não tenho intenção de ajudar o czar a se safar dessa.
De qualquer modo agradeço o elogio. Costumo causar esse tipo de reação mesmo.

Sensato

Se eu ocupasse algum lugar de destaque na Rússia, só entraria em construções térreas…

Bruno Vinícius

Se eu trabalhasse na MBDA, iria emoldurar aquela foto do míssil logo antes de atingir seu alvo e pendurar na parede do escritório.

Welington S.

O mais triste disso tudo (ambos os lados) é ver a população presenciando a destruição, o caos, e até morrendo. A guerra é uma merda!

adriano Madureira

E quem nunca viveu?!

Felipe

“Diz Ucrania”

Henrique

vídeo do russo filmando o míssil chegando no prédio confirma o “diz Ucrânia”

ou vídeo é cgi? kkkkk

Felipe

Deu pra contar os mortos no video? O predio era civil ou militar?

Bosco

“A Ucrânia diz que o ataque com mísseis de sexta-feira (22/9) ao quartel-general da frota russa do Mar Negro, na Crimeia, foi programado para coincidir com uma reunião de autoridades navais.” – Esse é um exemplo de “alvo de tempo crítico”, que é melhor engajado com mísseis de alta velocidade (super e hipersônicos). No caso, como as distâncias envolvidas eram curtas o míssil levou uns 15 minutos pra chegar e deu tempo de pegar o pessoal do alto comando reunido. Houve um caso em 1998 em que os EUA sabiam a localização do Bin Laden e enviaram mísseis Tomahawk mas… Read more »

Henrique

“A Ucrânia diz que o ataque com mísseis de sexta-feira (22/9) ao quartel-general da frota russa do Mar Negro, na Crimeia, foi programado para coincidir com uma reunião de autoridades navais (russas).”

tem que da um premio pro gênio quem teve essa ideia kkkkkkkkk

comment image

Felipe

Pena que quem foi dado morto pela Ucrania (o general), já apareceu vivo. Não mataram nem 2 pessoas neste ataque. https://www.forte.jor.br/2023/09/26/russia-divulga-imagem-de-comandante-militar-que-foi-dado-como-morto-pela-ucrania/

Bosco

Um ataque com dois ou mais mísseis dotados de seeker de imagem (visual ou térmica) e capacidade ATA/R (aquisição/reconhecimento automático de alvos) tem que ser bem coordenado para que a fumaça/poeira provocada pelo primeiro míssil não obscureça o alvo e faça o que vem logo a seguir ficar “confuso”.
Pode ser também que foi inibido o sistema de imagem nos que vêm logo a seguir e estes adotem só o sistema inercial/GPS.

Bosco

Os mísseis StormShadow/SCALP são furtivos e podem voar alto, o que permite um alcance maior em relação a um míssil de cruzeiro subsônico “convencional” como o Tomahawk (ou o Neptune modificado??) , que tem que voar baixo na maior parte do voo para se evadir das defesas AA. Numa situação de defesa AA extremamente densa os mísseis furtivos podem optar por voarem baixo (já que são dotados dessa capacidade) bem na fase terminal do voo e quando nas proximidades do alvo fazem uma manobra tipo “pop-up” em que sobem , adquirem “visualmente” o alvo e mergulham contra ele, não dando… Read more »

Bosco

Uma outra característica dos mísseis de cruzeiro subsônicos é que preferencialmente são utilizados de noite já que contam com um seeker de imagem térmica (o Tomahawk block IV e anteriores contam com um seeker de imagem visual combinado com um farol estroboscópico) . A operação noturna traz uma segurança a mais para os mísseis.
*Claro, se o alvo se enquadra na categoria “tempo crítico” não há como esperar anoitecer para atacá-lo.