MARINHA DO BRASIL

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA MARINHA

NOTA À IMPRENSA

Brasília – DF. Em 21 de setembro de 2023.

A Marinha do Brasil (MB) esclarece que não teve acesso ao conteúdo de delação premiada do Tenente-Coronel Mauro Cid. Além disso, esta Força Naval não se manifesta sobre processos investigatórios em curso no âmbito do Poder Judiciário.

Consciente de sua missão constitucional e de seu compromisso com a sociedade brasileira, a MB, Instituição nacional, permanente e regular, reafirma que pauta sua conduta pela fiel observância da legislação, valores éticos e transparência.

A MB reitera, ainda, que eventuais atos e opiniões individuais não representam o posicionamento oficial da Força e que permanece à disposição da justiça para contribuir integralmente com as investigações.

Centro de Comunicação Social da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

307 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Olá Colegas. Creio que já é momento de começarmos a discutir os acontecimentos dos últimos anos. Obviamente, passamos por um período de anormalidade institucional. O fato da MB ter emitido esta nota tendo que reafirmar que é uma instituição de estado que deve se pautar pela lei e pela ética mostra que ocorreram excepcionalidades. Em alguns casos, foram precisos mais de 50 anos para uma autocrítica em relação ao golpe de 64, algo que as forças armadas ainda não fizeram. Excessos, desvios e em alguns casos crimes foram cometidos nos anos recentes. O corpo está na sala. Não há mais… Read more »

Esteves

Tratar esse assunto como um fato institucional é inadequado. Penso. Devem individualizar as condutas e as responsabilidades.

Cada um que responda por si.

Neto

Este anel verde e amarelo institucionalizado na Logo da Marinha do Brasil que é encontrado também no natimorto partido de um ex-presidente possui uma semiótica muito cristalina. Quem emulou quem é minha dúvida.
.
E sim, Esteves está correto.

É hora de individualizar. Fez cara de paisagem para golpista e deixou as coisas acontecerem, agiu em favor de crimes contra democracia e é militar, deve-se, depois de devido processo legal – com oportunidade de defesa e tudo mais – ser julgado em todo rigor da lei. Se criminoso que perca o soldo, a patente e vá em cana.

Esteves

Não vai.

Os militares estão descontentes com o orçamento. Felizes estão com as remunerações lá de cima, mas os orçamentos deixam qualquer um derrotado.

Comparando com 2/3 da despesa pública que tinham nos anos de chumbo com os 2,4% que recebem hoje, é um calo que dói.

A saída é reestruturar e reformar a CF reduzindo demandas sociais como o Congresso aprovar despesa pra amenizar os impactos da pandemia na comunidade XXXX. E extinguir a autonomia financeira das autarquias e dos fundos de pensão.

Cadê o valente?

Camargoer.

Olá Esteves. O Brasil é um país de elevada desigualdade social. Até a CF88, o acesso á educação pública e á saúde eram restritos. A CF88 é o mais importante documento da história do Brasil que efetivamente busca a redução desta desigualdade. O país precisa aprofundar este processo de redução da desigualdade social, não o contrário. O que está por trás deste movimento golpista é político e ideológico. Não há como achar que é apenas uma busca por gastos militares ou aumento do soldo.

Esteves

Mestre, Esse momento neofascista não começou no Brasil. Aqui Estava encoberto por seguidores eugenistas desde antes de Monteiro Lobato vivendo nazifascistamente nos estados do Sul principalmente Rio Grande e SC. O mundo está cheio de gente que rouba, promete, não faz e bebe. A gente do mundo está enojada de gente que defende os seus e nem da bola. Fascista não está nem aí pra demandas sociais. Fascistas querem alguém de farda para dizer-lhes o que comer…geralmente as sobras. Mas…a CF de 1988 está muito avançadinha. Essa autonomia às autarquias tem que acabar. Autonomia de prefeito gastar o que não… Read more »

Rei Antônio

Parei de ler no neofascista…tá nesta ainda…

Santamariense

E ainda disse que viviam/vivem nos estsados do Sul, principalmente RS e SC. Como se isso fosse exclusividade daqui. Isso existe em toda parte, em todo o Brasil e no mundo. Esse tipo de comentário me dá nojo.

Nilo

Vc está diluindo o veneno é fato. Veja então Santa Catarina (preciso narrar rsrsrs.).
Sim, o veneno está espalhado, espetalhões aprendem, a opressão é lucrativa, Ex(s). : Vamos agora chamar os argentinos para colher uvas , são agradecidos ou Sérgio Camargo, presidente da Fundação Palmares, chama movimento negro de ‘escória maldita’ em reunião.Olho a narrativa, comparo com os fatos. No Brasil desconfio das curva, entro devagar, desconfio das brilhosas montanhas (que escondem o que tem do outro lado), as escalo nas pontas dos pés.
Isto tanto quando tenho que trafegar para esquerda quanto para a direita.

Santamariense

Fascismo, racismo, supremacistas, toda essa nojeira, não é exclusividade do Sul do Brasil. Foi à isso que me referi no comentário em resposta ao Esteves.

Jadir

Já vi preto defendendo o nazismo…..

Santamariense

Esses absurdos existem e são inexplicáveis.

AMX

Todo esse povo reclama do Sul, mas na verdade quer ir morar lá.
Filha do lula, Fernandinho beira-mar, Abadia (aquele mega-traficante colombiano), Delcídio Amaral, Barroso, etc.
Tudo gente escrot… digo, esquerda, que reclama “dos brancos héteros nazistas racistas do Sul”, mas que, na verdade, tem casa/propriedade lá, quer morar lá e que quando volta aos seus lugares de origem após um passeio lá, diz “ah… estive em Florianópolis”, se gabando.

Fernando "Nunão" De Martini

Esteves, Cuidado com essa linha de rotular movimentos x ou y com estados porque o argumento, além de falso, leva a discussões que não acabam bem. Vou dar só um exemplo de como circunscrever isso a estados do Sul está errado: o movimento integralista, o mais perto que havia por aqui de uma organização de cunho fascista com devaneios de poder (e mais de um milhão de filiados por todo o Brasil, embora esse número total seja controverso) marchava com seus seguidores de camisas verdes em plena Capital Federal da época, o Rio de Janeiro. Seu líder era do interior… Read more »

Getúlio Vargas esquerdista?!?

Calma aí…

Esteves

Profundo isso.

Esteves

Nunão, Ok. Sem prejuízo do teu argumento, todos que conhecemos sabemos que o integralismo e o fascismo brasileiro foi e é preponderante no Sul do país onde a influência desses movimentos vindos da Europa é ainda marcante. As células nazistas reveladas recentemente (não é necessário colar matérias da mídia, penso) estão todas localizadas no Sul. Meninos do Brasil, ok? São Paulo também? Sim, São Paulo também. O Sul do Brasil exatamente na Serra Gaúcha não tem história democrática. Eu não afirmei que todo o Sul ou todos os brasileiros nascidos no Sul são fascistas. Historicamente e atualmente as células nazifascistas… Read more »

Santamariense

Então tenha cuidado na forma com o escreve.

Esteves

Conto com os amigos para corrigirem o Esteves.

AMX

“O Sul do Brasil exatamente na Serra Gaúcha não tem história democrática…”
Ah um processinho por fake news, hein?

O Sul do Brasil, exatamente a Serra Gaúcha, é alvo de inveja de ________________.

COMENTÁRIO EDITADO.
AVISO: A DISCUSSÃO ESTÁ INDO PARA ATAQUES PESSOAIS. DEBATAM OS ARGUMENTOS SEM SE ATACAREM.

AMBOS JÁ FORAM ADVERTIDOS RECENTEMENTE E TIVERAM COMENTÁRIOS APAGADOS. SIGAM AS REGRAS OU SERÃO BLOQUEADOS:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

AMX

O ataque só foi apagado qdo houve resposta, senão, estaria ali até agora.

AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS DO BLOG.

7 – Os comentários não são lidos e moderados pelos editores do site em tempo real. Tenha consciência do que escreve e da sua responsabilidade pelo conteúdo;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Caro. Recomendo a biografia escrita por Lira Neto sobre Vargas e talvez a biografia de Olga Benário, comunista. Também vale a pena ler “Memórias do Cárcere”. Vargas, um latifundiário gaúcho, tem um trajetória política extremamente complexa, a qual é impossível descrever em uma palavra. Talvez seja correto dizer que ele tenha vislumbrado o trabalhismo. Há uma contradição óbvia em sua argumentação ao dizer que Vargas era um esquerdista fascista. Tem em que optar. São conceitos mutuamente excludentes.

Felipe

Desculpe, mas na prática o fascismo como aplicado na Itália tem muito em comum com um estado de esquerda socialista/comunista, ao menos muito mais que um estado capitalista liberal clássico de direita.Estado grande, o coletivo acima do indivíduo, a democracia vista como uma tática burguesa e etc… dentre outras coisas, quem vai negar isso?

Camargoer.

Caro Felipe. Fascismo e comunismo são antagônicos, tanto ideologicamente quanto estruturalmente. O comunismo nasce como uma resposta ao capitalismo do século XIX, extremamente selvagem. Ele é baseado na ideia que todos são iguais, independente de gênero ou etnia. Por esta razão, o comunismo tem uma natureza internacional. Dai vem a frase “trabalhadores do mundo, uni-vos”. Uma característica fundamental do comunismo é a propriedade dos meios de produção são coletivos. O fascismo é uma resposta burguesa á ameaça que o comunismo representava ao capitalismo. Ao contrário do comunismo, o fascismo é baseado no ultranacionalismo e da hierarquia social. Existem pessoas que… Read more »

Renato B.

Sua disposição em combater esses terraplanismos políticos é louvável.

Neto

Grato pela disposição e explanação prof. Camargoer.
.
Um argumento recorrente que nunca igualar o comunismo ao fascismo é o acordo de pilhagem sobre a Polônia realizado entre Hitler e Stalin. Pessoal esquece estados possuem objetivos, como do acordo de não agressão entre a Inglaterra e a Alemanha mais ou menos no mesmo periodo

Camargoer.

Olá NIlo. Para entender o pacto de não-agressão entre a URSS e a Alemanha (lembrando que a URSS também assinou um pacto de não-agressão com o Japão) é preciso lembrar que tropas dos EUA e da Inglaterra combateram o exército vermelho, que a URSS não foi chamada para discutir o tratado de Versalhes, que substancial parte da URSS foi cedida para a Alemanha durante a assinatura do armistício entre os dois países, que parte destes territórios foram anexados á Polônia livre, que Stalin tentou negociar com a Inglaterra e com a França um tratado contra uma expansão da Alemanha nazista… Read more »

AMX

Não peça desculpas por dizer a verdade.

Wilson

Está havendo uma confusão. A posse dos meios de produção é que define o comunismo. Na Itália facista, por exemplo, o controle estatal apoiava a pequena burguesia, contrariando a teoria esquerdista, mesmo que o governo fosse totalitário.

Camargoer.

Ola Wilson. O culta á personalidade do líder é uma característica de regimes autoritários, seja de esquerda ou direita, mas infelizmente também ocorre em governos extremistas mesmo em regimes democráticos. Trump é um bom exemplo. O uso do termo “mito” para o ex-presidente brasileiro também pode ser usado como exemplo. Também é preciso evitar o erro de confundir um líder com elevada popularidade com o culto á personalidade. Roosevelt foi um presidente extremamente popular sem ter sido cultuado como outros líderes autocráticos. No Brasil, JK era popular dentro de um regime democrático.

Santamariense

Obrigado, Nunão!

Santamariense

Cara, nao tem como ser fascista e comunista ao mesmo tempo. Ele era muito mais complexo que isso. Nao tem como enquadrá-lo em apenas um perfil. Mas, comunista ele não era, com certeza.

AMX

Fascismo = comunismo.
É demorado pra aceitar, mas, com persistência, dará pra perceber.

Leandro Costa

roflmao. Em minúsculas porque senão a moderação morde.

AMX

O mundo está cheio de gente que rouba, promete, não faz e bebe. 
Traduzindo: o lula.

Rinaldo Nery

Direitos da Suécia com orçamento de Moçambique. Essa CF contribui pra ingovernabilidade.

Camargoer.

Caro Rinaldo. Talvez o problema seja na estrutura fiscal do Brasil em relação á Suécia. A carga fiscal no Brasil é de 33% focada principalmente em impostos indiretos. Na Suécia é de 45% principalmente sobre a renda. Então, pensando que a desigualdade social na Suécia é menor que no Brasil, parece que o caminho é uma reforma fiscal que altere a estrutura fiscal, reduzindo a carga de impostos indiretos e elevando a cara de impostos sobre a renda e o patrimônio.

Rafa

Perfeito.
O branco rico paga advogados até a 17ª instância para não ser preso. Quando chega na última instância, o crime já prescreveu, o entendimento é outro, etc.
O negro pobre que não consegue pagar advogado já vai preso na 1ª instancia mesmo.
Muito justa essa tal de CF88

Cansado

kkkkkkk barbaridade

Camargoer.

Ola Neto. Estive pensando que existem dois problemas. Uma coisa são os crimes que devem ser tratados individualizados, como é feito pela justiça. Outra coisa é o ambiente institucional que fomentou ou permitiu que esta situação se tornasse crítica. Creio que a maioria das pessoas, eu inclusive, acreditavam que as forças armadas tinham repensado o seu papel social. Estávamos enganados. Essa questão terá que ser enfrentada agora.

Neto

Verdade. . Uma solução simplificada era mandar pra reserva toda a cúpula golpista. Vai contra tudo que acredito, mas pode ser um caminho rápido. . Entretanto os militares politizadores estão justamente no grupos de militares reformados, logo civis. . Limpar a casa e trazer justiça são duas demandas necessárias. Pode-se alcançar as duas coisas, mas não todas. . “limpar a casa” possui conotação política, mais fácil de fazer, porém escalona o problema. Próximo presidente pode fazer o mesmo ao contrário e pode dar mais poder aos golpistas. Não funcionará. . Justiça sem anistia é o caminho. É longo e problemático,… Read more »

José Vicente Neto

O problema foi um presidente que procurou chantagear as Forças Armadas, em busca de vir a por em prática seus desatinos. ficando complicado para os comandantes. Veja o caso do pessoal em torno dos quartéis, a quantidade de gente. Tornou-se um fato político, fora do alcance de comando dos comandos, nem mesmo os comandantes de Força teriam mais poderes para ordenar a retirada, clara ou subliminarmente, sabiam que era o presidente o interessado naquilo. O problema era do ministro da Defesa para cima que deveria vir a ordem. A pergunta que ninguém faz, é como o Congresso deixou o homem… Read more »

Fernando

Concordo.

Alexandre

Caro Esteves. Um Almirante em comando, em tese , ao ser questionado pelo Presidente da República sobre apoio a um possível golpe de estado, ele estaria respondendo que ele individualmente e isoladamente apoiaria ou não, ou ele estaria se dispondo ou não a colocar as tropas para tal apoio?

Daniel Ricardo Alves

Depende sobre quais acontecimentos estamos falando meu amigo. Manobras do judiciário para devolver os direitos políticos de um corrupto condenado? Uma “ex-presidenta” fazendo uma consulta ao general Villas-Boas sobre o apoio de uma intervenção militar? A resistência do judiciário para mais transparência na votação? A patética e ridícula teoria de um golpe feito por pessoas desarmadas em um DOMINGO em Brasília? A prisão de pessoas sem o devido processo legal? O exército brasileiro prendendo pessoas que estavam acampadas em frente aos quartéis acreditando que estavam seguras? Prisão ilegal de um oficial do exército e sua prisão ilegal até ele aceitar… Read more »

Esteves

Primeiro. Manobras do judiciário para devolver os direitos políticos de um corrupto condenado? Quando promovem jogos em um campeonato fazem as regras. Dentro de campo e fora dele. Existem instâncias do Judiciário. Todo e qualquer cidadão tem o direito do julgamento na última instância porque assim é a regra do jogo. Ponto, Uma “ex-presidenta” fazendo uma consulta ao general Villas-Boas sobre o apoio de uma intervenção militar? Fofoquinha e conversinha não mudam a rota da seda. Da mesma forma que, como dizem, o Comandante do EB afirmou que daria voz de prisão ao assanhado, competia-lhe ao General Villas Boas o… Read more »

Esteves

Por favor,

Quando os editores editarem o Esteves mantenham a mesma lógica estruturante que Esteves usou para escrever. Não grudem parágrafos e sentenças.

Não fica legal.

AVISO DOS EDITORES: A FORMATAÇÃO FOI PERDIDA POR CAUSA DO ATO DE EDIÇÃO DO TRECHO QUE IA CONTRA AS REGRAS DO BLOG, E SUA SUPRESSÃO ACARRETOU NA PERDA DE CÓDIGOS DE FORMATAÇÃO, PERTENCENTES AO TRECHO, AFETANDO TODO O COMENTÁRIO.

ENTÃO DEVOLVEMOS O “POR FAVOR”:

POR FAVOR SIGA AS REGRAS DO BLOG E SEUS COMENTÁRIOS NÃO PRECISARÃO SER EDITADOS NEM CORRERÃO O RISCO DE PERDER A FORMATAÇÃO NO PROCESSO:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Esteves

Tá.

Daniel Ricardo Alves

Estou vendo que a nossa conversa vai ser bem longa, meu amigo. Vamos começar pela “manobras do judiciário para devolver os direitos políticos de um corrupto condenado” . . . Realmente, há várias instâncias no judiciário brasileiro. E o político em questão foi condenado em todas elas. Até que os processos tiveram que ser reiniciados por estarem sendo “julgados no lugar errado”, por determinação de um ministro do STF indicado pelo partido desse mesmo político. Coincidência, né? Suspeição só vale pro outro lado, né? Com relação ao Dellagnol, vamos ser sinceros: aquilo foi uma vergonha. Em todo país do mundo,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Daniel, sem prejuízo de suas argumentações, mas vamos usar os fatos sem exageros retóricos:

E por que você acha que a delação do Mauro Cid após quase um ano preso

Ele foi preso em 3 de maio e solto em 9 de setembro. Quatro meses.

Isso está muito longe de ser “quase um ano”.

https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/07/14/interna_politica,1520301/amp.html

Daniel Ricardo Alves

Muito obrigado! De fato. Me permita corrigir a informação.

Mauro Cid ficou preso por cerca de 4 meses e foi solto logo após assinar um acordo de delação premiada. Delação premiada: juristas questionam soltura precoce de Mauro Cid (ig.com.br)

Camargoer.

Caro Daniel. O ex-ajudante de ordens foi pego em uma série de crimes, começando com a falsificação das atestados de vacinação e depois no envolvimento na venda das jóias. Não sabemos o que a PF encontrou nas investigações, mas sabemos que a delação tem como objetivo obter indícios de crimes cometidos pelo topo da hierarquia. O que sabemos era que (segundo o ex-presidente) “Cid é uma pessoa decente. É bom caráter. Ele não vai inventar nada, até porque o que ele falar, vai ter que comprovar”.

Esteves

Vichi. Provou.

Rinaldo Nery

Um oficial não pode ser preso pelo STF. Não tem foro privilegiado. Deveria ser julgado pelo STM, que se acovardou. Falsificar carteira de vacinação (se ocorreu) dá cadeia? Qual artigo do CP? Realmente não sei. Seria CPM?

Camargoer.

Olá Rinaldo. Nestes tempos de crise, a gente acaba tendo a oportunidade, ou a necessidade, de aprender outras coisas fora da zona de conforto. Então, posso estar errado, mas pelo que lembro, a Justiça Militar atua em crimes militares. O Art.124 da CF88 determina que compete à Justiça Militar processar e julgar os crimes militares definidos em lei, de tal forma que compete á justiça comum processar e julgar os crimes comum definidos em lei. Há uma declaração do presidente do STM esclarecendo que o crime de falsificar os registros de vacinação nada tem a ver com a administração militar… Read more »

Esteves

Jurista é alguém de carreira no Judiciário. Tem uns 15 milhões no Brasil.

Nilo

Sim meu caro Daniel boa noite. Foi solto porque fez a delação, senão continuaria preso, prisão preventiva, crimes financeiros e corrupção de agentes públicos, motivo: assegurar a instrução processual e aplicação da lei pennal, algumas das razões,  a instrução processual e a aplicação da lei penal.
Solto impôs medidas cautelares, entre elas tornozeleira eletrônica, sob pena de suspensão do benefício, caso não as observe.
Hoje a Delação de Cid sem uso de agente infiltrado, um tal (sem citar nomes) empresário do Paraná e uso  vídeo de uma “festa da cueca“.

Esteves

Aguardo tu pensar no que escrevestes. O STF atua quando é provocado. Se o STF tivesse realizado intervenção ou interrupção do processo em Curitiba por qualquer motivo teria sim existido um ato autoritário. Quando o processo chegou ao STF por vias judiciais, foi dada a resposta dos juízes. Pronto. Acabou. O ex deputado Estava respondendo dentro do regime autárquico do MP do PR. Mesmo assim, respondendo por atos que invalidariam sua candidatura e sua eleição…ele seguiu. Bem esperto. Voto impresso não passou na Câmara. Foi rejeitado. Porque a Câmara conhece muito bem a história das cédulas eleitorais no Brasil. Esteves… Read more »

Rinaldo Nery

Eu ia responder alguns pontos mas fiquei com preguiça. Difícil argumentar com quem faz “L”. Essa acusação ao Alte Garnier seria, também, uma “fofoquinha,”?

Camargoer.

Olá Rinaldo. Até o momento, o que temos é um vazamento de parte da delação. Pode ser verdade ou mentira. Contudo, a nota da MB mostra uma preocupação da instituição quanto ao impacto da informação sobre ela. Sabemos que a delação existe e foi aceita pelo STF. Até aqui, falta uma declaração do ex-comandante da MB desmentindo categoricamente a informação. ao que não aconteceu até agora. Qualquer pessoa inocente estaria fazendo uma gritaria agora. Em breve, com o avanço da CPMI e dos processos no STF lançarão luzes. Se a reunião de fato aconteceu, é grave. Lembre que uma das… Read more »

Camargoer.

Caro. Talvez você não tenha entendido ainda o que foram os ataques de 08 de janeiro, algo nunca visto no Brasil em toda a sua história. Eles teriam servido para desencadear ataques parecidos em outras cidades em todo o país, gerando uma situação de instabilidade institucional, que seria usada como pretexto para um estado de excepcionalidade. Um golpe é um processo. Nenhum daqueles criminosos (bagrinhos) teria condições de tomar o poder, mas o quebra-quebra em Brasilia teria sido organizado para gerar um efeito em cascata. Por que não aconteceu, é uma boa pergunta. No caso dos baderneiros (bagrinhos), foram presos… Read more »

Daniel Ricardo Alves

Ora, meu amigo . . . Não pode estar falando sério. Quantos golpes para derrubar o governo você já ouviu falar em que as pessoas estavam desarmadas e sem o apoio da população e dos militares? Ainda mais em um domingo em que a maioria das autoridades sequer estava em Brasília? Para efeito de comparação, o ataque de 2017 foi mais perigoso do que essa ridícula bagunça do dia 08/01/23. Caso não se lembre, aqui está a matéria: Manifestantes põem fogo em ministérios durante protesto; governo convoca Forças Armadas – BBC News Brasil “Ah, mas isso é parte de um… Read more »

Camargoer.

Caro Daniel. Recomendo o documentário “A revolução não será televisionada” acerca da tentativa de golpe na Venezuela para a derrubada do governo Chavez em 2002. A receita é a mesma. Cria-se uma situação de crise social que possa servir de cenário para um intervenção extra-constitucional, mas “justificada”. Todo golpe de estado se reveste de uma aparente legalidade em torno de uma medida extrema e temporária. O que ocorreu em 08 de janeiro foi um degrau em um processo que fracassou. Golpes de estado têm sucesso, como o de 64 no Brasil ou em 73 no Chile. Outros fracassam, como na… Read more »

Allan Lemos

A legislação determina que a pena deve ser individualizada. Não é admissível peça inicial acusatória contendo denúncia genérica dos fatos, no máximo apenas denúncia geral em contextos extremamente específicos, o que representaria uma clara violação ao princípio da ampla defesa. Então sim, a menos que as câmeras das emissoras permitam acompanhar detalhada e individualmente os passos de cada um dos envolvidos, as imagens internas dos prédios são necessárias, também para apurar a omissão de indivíduos do governo, que dessa forma precisariam ser indiciados exatamente pela mesma infração penal. No mais, essa suposta tentativa de “golpe” não passou de um crime… Read more »

Daniel Ricardo Alves

E o que as imagens nos dizem, meu amigo? Algumas poucas pessoas quebrando coisas, a maioria passeando pelo local sem fazer nada e o general de confiança que deveria impedir a bagunça servindo água para o pessoal. O que eu quero saber é o que as imagens ainda não mostraram . . . Sabe aquelas que deveriam existir, mas que, segundo o ministro da justiça, foram apagadas após 3 meses. Mesmo com a possibilidade de uma CPMI ser aprovada em breve JUSTAMENTE para investigar aquilo que aparece nas imagens . . .

André Macedo

Lá vem o terraplanismo.
“Poucas pessoas quebrando coisas” kkkkkkkkkkkk
Pessoas desarmadas e indefesas, coitadinhas, vamos até ignorar os elementos golpistas da PM e nas FA que participaram desse terrorismo por ação e por negligência né?

Fernando

Conforme disse o Xandão para o terrivelmente evangelico “a cadeira que V;.Excelencia está sentado estava jogada lá fora”.

AMX

E nem assim ele percebeu o qto a atual composição do STF é odiada.

Fernando Rodrigues Martins

Odiada por quem? Pelos Bolsonaro, claro!!

AMX

Por pessoas de bem e que não assistem à globosta, g1, uol & cia.

Fernando Rodrigues Martins

Pessoas de bem??? Kkkkkkkkkkk

AMX

As que dizem que “o contrato das câmeras era pra guardar as imagens apenas por 15 dias”, no centro de poder de um dos maiores países do mundo, justificando prisão indevida de centenas de pessoas (inclusive crianças, idosos e deficientes” é que não são de bem.
Quem concorda com elas, tb não deve ser…

AMX

Verdade!
Lembro bem dos Super-Tucano metralhando o Supremo, eqto a Brigada Pára-quedista saltava sobre o Palácio do Planalto e os comandos tomavam o do Jaburu.
Nossa, foi horrível…

Sequim

Em que mundo você vive? E aqueles doidos que foram pegos tentando colocar uma bomba em um caminhão de combustível no aereo porto de Brasília? E o depoimento da Cabo PM/DF à CPMI dos Atos Golpistas afirmando que quase foi morta pelos baderneiros em 08/01? Ah tadinha da “patriotada do 08/01! Saiu reportagem sobre a família do primeiro baderneiro que foi condenado. Estão em situação de penúria. E esse baderneiro nem pensou neles quando foi pra Brasília. Coitadinho!

AMX

Precisa de vergonha na cara e aceitar que algodão doce não é arma de destruição em massa.

Fernando Rodrigues Martins

Também precisa de vergonha na cara pra aceitar que ali não tinha ninguém passeando.

AMX

Estavam exercendo um direito legítimo: o de protestar.

O Flávio Dinossauro estava, sim, de folga… assistindo de camarote. A ForKa Nacional tb.

Fernando Rodrigues Martins

Direito de protestar não compreende quebrar propriedade pública, ameaçar cidadãos e instituições de estado, ou atacar e ferir agentes da lei. Cadeia para esses vermes!

AMX

Diga isso ao mst

Camargoer.

Caro. Não tolero falta de educação e desrespeito. Ou você pede desculpas ou me esqueça. Não há mais como tolerar ataques pessoais em um ambiente que deveria ser para o debate de ideias.

AMX

Quem deve desculpas é você.

AMX

“debate de ideias”?
Onde e qdo ataquei você pessoalmente?
E, antes de vir dizer que não aceita não sei o quê: onde está o seu comentário condenando as insinuações racistas do seu colega aqui? Ou vai dizer que não viu?
Ingenuidade forçada tem outro nome.

Esteves

A ridícula bagunça do 08/01 Estava sendo acompanhada de derrubada de torres de transmissão de energia, invasões de praças de pedágios, interrupção de tráfego em rodovias, incêndios de caminhões, depredações em usinas e toda sorte de maluquice que extremistas adoram fazer porque são levados por um sentimento primitivista de retorno às cavernas.

Isso aconteceu nos EUA e em maior escala do Brasil.

Tsunamis de orcs.

Camargoer.

Olá Esteves. Você lembrou bem dos ataques ás torres de transmissão. Poderiam ter criado um caos no país.

AMX

Lembrou que não se sabe quem as destruiu ainda?

Daniel Ricardo Alves

Bem lembrado mesmo, Esteves. Será que algum dia saberemos a verdade sobre quem foi que fez e quem mandou? “Golpistas” bolsonaristas ou lulistas tentando obter apoio internacional para um governo que sofre resistência de boa parte do Congresso e de metade da população brasileira? Como dizem, o Brasil não é para amadores.

Esteves

_______

COMENTÁRIO APAGADO.

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Nilo

Meu caro, não exergamos o que não queremos ver, quem mandou? quem foi o maestro? os dados são fartos, mais estão por vir,
Aguarde, tem delação do Wellington Macedo, mais tem uma possibilidade, desqualifica-lo, e os dois lados o fez (vc viu rsrsrsr).

Fernando

É…. Eles estavam só tentando provar que a Terra é plana, e que Cloroquina cura COVID.

Fernando Rodrigues Martins

Um dia não,sabemos agora. Bozo e sua caterva.

AMX

No Níger, certo?

Alexandre

Caro Daniel. Espero, sinceramente, que você possa em algum momento compreender a amplitude e a profundidade do quanto você está errado na compreensão dos fatos. É lamentável que eventos tão infames, criminosos, indecentes que culminaram numa tentativa de golpe contra a Democracia encontrem guarida em tantas pessoas que por má fé ou ignorância,quando não as duas, com disposição a defender tais crimes e os criminosos.

AMX

Golpe contra a democracia é fraldar eleições.

Fernando Rodrigues Martins

Fraldar?? Significa botar fralda?

Camargoer.

Olá Fernando. Brincadeira de criança… riso.

AMX

Disso vc entende.

Camargoer.

Apenas para reforçar, porque parece que você não entendeu. Não tolero mais ofensas e ataques pessoas. Você poderia pedir desculpas e mudar o seu comportamento ou pode me esquecer. Espero que tenha entendido agora. Esqueça-me.

AMX

_____

COMENTÁRIO APAGADO PELA TERCEIRA VEZ POR PRATICAR PERSEGUIÇÃO A OUTRO COMENTARISTA.

MANTENHA O RESPEITO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA O LADO PESSOAL. LEIA AS REGRAS DO BLOG.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

AMX

Certo.
Uns podem “atacar”, mas outros não podem se defender. Mas isso não é “perseguição”, pelo visto.
Quem partiu para o pessoal primeiro não fui eu, coisa que vocês podem ver claramente.

AVISO DOS EDITORES:

AS REGRAS SÃO PARA TODOS.

DIVERSOS AVISOS FORAM DADOS A VÁRIOS COMENTARISTAS NESTA MATÉRIA, NÃO SÓ PARA VOCÊ.

SEU HISTÓRICO DE COMENTÁRIOS NESTA E EM OUTRAS MATÉRIAS MOSTRA CLARAMENTE UMA POSTURA DE PERSEGUIÇÃO A OUTROS COMENTARISTAS E ATAQUES DE CUNHO PESSOAL, DE MANEIRA SISTEMÁTICA.

LEIA OS AVISOS, REFLITA E MUDE SUA CONDUTA OU SERÁ BLOQUEADO.

AMX

Isso, no pessoal do uber.

Nilo

Porque não aconteceu o golpe, a intervenção com o pretenso e inexistente poder moderador. Esta resposta já tinha comentado com vc, lá atras, simplemente a maioria do alto comando disse não. Com essa nota a MB confirma e afirma: “ainda, que eventuais atos e opiniões individuais não representam o posicionamento oficial da Força e que permanece à disposição da justiça para contribuir integralmente com as investigações.” O comandate, resiliente, que não teve a delicadeza de ir a transmissão de cargo de um colega, certamente leu esta nota. Certamente o joio, e o trigo? cito Carlos de Almeidda Baptista Junior Ex-… Read more »

Fernando

Vamos falar claramente? Tudo isso foi um processo, os golpistas acreditaram piamente que os militares iriam aderir ao golpe e re-editar 1964. Só que não contavam que o comando do Exército fosse mandar a vaquinha deles pro brejo. Simples assim.

Camargoer.

Olá Fernando, Você tem razão. Um golpe é um processo. A sua execução é construída dentro do contexto e dos apoios ou resistências que recebe. Efetivamente ocorreu uma tentativa de golpe de estado no Brasil que fracassou, ao contrário de outros momentos da história no qual os golpes tiveram sucesso. O que impediu o golpe foi a ausência de apoio popular, da resistência de setores importantes da burguesia, da falta de adesão dos setores de comunicação e da falta de apoio internacional. É provável que parte do comando militar resistiu ao golpe por convicções democráticas, mas outra parte não aderiu… Read more »

AMX

“….o que foram os ataques de 08 de janeiro, algo nunca visto no Brasil em toda a sua história” O quê??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E os de 2017 e lá por 2008, não recordo agora, que foram muito, mas muito mais violentos, vc não vai mencionar??? Quer dizer que “oh… o 8 de janeiro” – como se falasse duma sexta-feira 13 -, em que não houve gente armada mas sim idosos, adolescentes e mesmo crianças, são comparáveis à invasão do congresso promovida pela esquerda nas vêzes que mencionei acima? Cagar numa mesa é o mesmo que dar com um cone na cabeça… Read more »

Santamariense

Concordo que devemos discutir, sim. Mas, discutir tudo, em todos os níveis, em todos os poderes, desde 2003 para cá. Tudo que aconteceu nesses 20 anos. Sem colocar nada para baixo do tapete, nem relativizar. Tudo tem uma causa e um efeito.

Esteves

Desembucha homem.
_____
_____

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS. VOCÊ JÁ RECEBEU VÁRIOS AVISOS HOJE E ESTÁ PRESTES A SER BLOQUEADO.

LEIA AS REGRAS:

COMENTÁRIO APAGADO.

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Fernando

Por que só nesses 20 anos? Por que não retroagir até 1964?

Santamariense

Pode ser, sem problema….podemos retroagir até 1500 se for preciso.

AMX

Que clichezinho, hein…

Santamariense

Eu só respondi ao outro comentarista sobre o período de 20 anos que eu coloquei no meu comentário anterior. Quis dizer também, que a bandalheira sempre existiu no Brasil e não apenas nos últimos 4 anos, como os seguidores do atual ocupante do planalto querem fazer crer. Para eles, o Brasil antes de 2019 era um país honestíssimo, sem corrupção e governado por gente proba e íntegra.

AMX

Entendido, concordo.
Só me ative à expressão, pois esquerdaiada é o tipo de gente que adora justificar suas barbaridades com aquela frase.
Mas entendi.

José Vicente Neto

Essa questão aí das Forças Armadas fazer autocrítica por isso, por aqui, só faz sentido se for o presidente da República que o faça, como foi na Argentina. Além de pedir perdão à nação, ainda anulou leis que beneficiavam militares, de modo que uma enormidade de militares argentinos foram condenados, em todos os níveis – um que foi presidente, em perpétua, chegou a falecer em cárcere e o corpo ficou dias preso, digamos, que não aparecia ninguém para providenciar o enterro, até que uma noite o levaram rapidamente. Nem notícia onde foi enterrado saiu mais. Ou seja, só quem pode… Read more »

ELIAS

Acredito que os comandos militares atuais não tem nada a ver com os aludidos fatos pretéritos, mesmo porque, instadas se mantiveram pragmáticas e isentas aos acontecimentos políticos. Não podemos generalizar algum comportamento isolado, pois não representa a instituição.
Seria mais honesto investigar o relacionamento político com certos Órgãos do Judiciário que não representam o corpo da Instituição, com relação ao embróglio eleitoral que nossa nação passou recentemente.
Parece que Brasil é o pais só do futuro, pois passa o tempo e não amadurece.

leonidas

Até aonde sei conteúdo de delação premiada não tem serventia para nada.
Alias com base nisso toda aquela galera de sempre esta de volta.
Agora por alguma razão a delação premiada voltou a ter validade para fins criminais.
Enfim, melhor não me estender pois como dizem, não tenho grana para pagar advogado…rs

Camargoer.

Caro. Até o mundo mineral sabe (ou deveria saber) que uma delação premiada, segundo a lei 12.850 de 2012 sobre o combate á organizações criminosas esclarece que a colaboração premiada é um meio para a obtenção de provas, mas que o colaborador deve narrar todos os fatos relacionados ao ilícito. A lei também estabelece que os benefícios concedidos ao colaborador decorrem da identificação dos coautores da organização criminosa, da revelação da estrutura hierárquica (além da recuperação dos bens ou da preservação da vida da vítima, mas creio que estes dois pontos não se enquadram). Um ponto importante da lei é… Read more »

leonidas

Mas isso não tem relação com caráter do delator. Até porque segundo o Sr Botelho(atual ocupante de função no governo) delaçao obtida com prisão é igual a tortura…rs E o tal do auxiliar apesar de ser réu primário, oficial superior do exercito, endereço fixo, ficou absurdamente preso e somente houve relaxamento da prisão imediatamente após sua delação. São os fatos. É só consultar a opinião dos ditos “garantistas” em defesa do devido processo legal: Gabriela Priori, Prerrogativas, OAB, Ciro Gomes, Botelho, Ongs, do STF!!!! rs e toda a sorte de partido envolvido na lava a jato e depois vc compara… Read more »

Camargoer.

Caro. Segundo o comandante do EB, Gen. Tomás Paiva, a prisão de Mauro Cid ocorreu dentro da lei. Pelo que lembro, o militar cumpria prisão preventiva, a qual é aplicada com o objetivo de garantir a instrução processual, evitar a fuga do acusado ou impedir a continuidade da atividade criminosa. Cabe ao juíz avaliar a necessidade da prisão preventiva. No caso do militar, a prisão ocorreu no âmbito das investigações de fraude dos cartões de vacina. A partir destas investigações, descobriu-se a participação do militar das vendas das jóias e partir dela. A delação pode ter relação apenas com a… Read more »

leonidas

Não muda nada o que coloquei.
O juiz não pode decidir acima do texto legal.
E o tal oficial do Exercito não tinha razão alguma para ficar preso até que cedesse em realizar a tal delaçao…

Camargoer.

Caro. Eu não sei quais eram os critérios para a prisão preventiva, além disso ela foi decretada antes que se soubesse dos crimes relacionados com as jóias, o quais foram descobertos a partir da análise do celular apreendido. Não havia horizonte de delação quando a prisão preventiva foi decretada em 03 de maio. Não faz sentido supor que a prisão foi feita para pressionar por uma delação visto que naquele momento, a PF estava investigando a adulteração dos registros de vacina. É uma conclusão anacrõnica.

leonidas

Pena privativa de liberdade é a última opção no direito penal legal.
Não existe razão alguma para prisão preventiva de um réu primário, oficial superior do Exercito na ativa!
Não importa se na ocasião da prisão ainda supostamente não havia a intenção de obter delação, a privação de liberdade só pode ocorrer quando o réu é uma ameaça clara a vitima ou ao processo legal.
E nem de longe era o caso desse militar…

Rinaldo Nery

Concordo. O STF também deve fazer sua autocrítica. Exorbita até hoje. Senado covarde.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Infelizmente, as instituições brasileiras passaram por uma crise institucional ao longo desta década, o que inclui o judiciário, legislativo e executivo. Setores da sociedade civil também passaram por uma crise. Levaremos anos para entender o que aconteceu. Eu ainda estou tentando entender o que aconteceu. Tenho algumas hipóteses, mas ainda estamos no calor dos acontecimentos, daí a dificuldade de ver o todo. Mas algumas coisas já começam a fazer sentido.

leonidas

O que aconteceu esta claro: O STF abriu um inquérito com vicio insanável de origem. Inquérito este cuja a PGR da época Raquel Dodge determinou que ele deveria ser sumariamente arquivado. A constituição diz que o STF só esta autorizado a abrir inquérito de oficio em crimes cometidos dentro das dependências do STF. Pois bem o Sr Toffoli jogou no lixo a carta magna e entendeu que falar de membros do STF é o mesmo que cometer crime dentro de suas dependências. Não satisfeito usurpou o regimento do STF e nomeou o Sr Alexandre de Moraes como o responsável para… Read more »

Bosco

Os mesmos que condenam veementemente essa suposta tentativa de golpe veem com absoluta naturalidade a hipótese de uma fraude eleitoral nas eleições de 2022 com objetivo de defenestrar o vírus do sistema, o Bozo.
Desse modo, discutir tal tema na Trilogia é absolutamente inútil.

Camargoer.

Caro Bosco. Tudo bem meu amigo? Os ataques de 08 de janeiro são um fato. Eles se inserem no mesmo contexto do atentado frustrado contra o aeroporto de Brasília, dos atentados contras as torres de transmissão, dos bloqueios nas estradas e tudo mais. Nada disso é suposto. Agora, qual indício de “suposta fraude” nas eleições de 2022, sendo que o caso mais grave foram as ações da PRF?

Bosco

Eu disse que não ia discutir mas só para encerrar o assunto da minha parte. Os atos de vandalismo da dita “direita” configuram tanto uma tentativa de golpe quanto os atos do MST. Se um não é o outro não pode ser. Quanto a indícios de suposta fraude, houve a negação absoluta de instalar as urnas eletrônicas de 3ªG capazes de serem auditadas; houve uma clara tentativa de desinformação do público a respeito, inclusive de ministros do STF palestrando nos EUA; houve uma clara imparcialidade no tratamento dos dois candidatos por conta do TSE durante todo o processo, que por… Read more »

Camargoer.

Olá Bosco. Ainda que discordo de vários aspectos e poderia colocar um contraditório sustentado, entendo que você prefira encerrar o assunto.

Bosco

Blz, Camargoer.
Vamos seguindo em frente apesar de hoje já estar institucionalizado o crime de opinião e até mesmo o de pensar, claro, tudo para defender a democracia.
Um abraço.

Bosco

só corrigindo já que não tem mais corretor:houve uma clara parcialidade no tratamento dos dois candidatos,”

Camargoer.

Ola Bosco. Pois é. A gente tem que ser tolerante com os erros e com as indevidas incorreções dos corretores. De vez em quando, aparece umas barbaridades nos meus comentários que fico até com vergonha.

Esteves

Taí! Eu fiz tudo pra você gostar de mim Ó meu bem, não faz assim comigo, não Você tem, você tem que me dar seu coração Quando o Almirante Garnier foi mostrado e entrevistado como novo Comandante, considerei, na entrevista, que o Almirante mostrou uma posição excessivamente corporativista e carreirista tratando a Marinha do Brasil como uma família naval reservando 22 minutos para essa abordagem familiar. Esteves espera que um Comandante de Força tenha forças éticas para conduzir seus comandados à modernização. A volta ao passado é sempre negativa. É desconfortante comandar com 88% do orçamento comprometido. Isso acontece com… Read more »

Fernando

Perfeito, Esteves!

Rodrigo

Golpistas e criminosos devem ser julgados como terrosita e crime contra nação, prisão e fim de qualquer salário ou benefício. Simples assim. MILITAR deve tero obrigações e uma é respeitar nossa constituição cegamente.

Camargoer.

Olá Rodrigo. Você tem razão. O Esteves também comentou que os crimes devem ser individualizados. Contudo, é preciso perguntar a razão de alguns militares terem cometido estes crimes. As instituições militares fracassaram em sua capacidade de identificar este comportamento entre seus membros? Como foi possível que alguém que tenha ignorado o mais básico (que é obrigação institucional da MB de obedecer ás leis e a ética) tenha chegado a ser seu comandante? Isso parece uma falha institucional grave. O que faltou na formação destes militares que permitiu tal desvio de conduta? Por que isso nunca foi identificado e corrigido? E… Read more »

Esteves

Mestre,

Somos assim. Isso nunca deixará alguns de nós.

Olham para a internet e enxergam influencers ganhando o que não conseguem gastar.

Ganância, apego. Não dão conta de um bolo mas querem uma padaria.

Psicopatas. Da espécie atraída por esbanjo e ostentação da farda.

Então…repetirá. Como sempre. A sociedade venera seus abutres.

Rodrigo

Infelizmente isso…tá certo em tudo

Rodrigo

Falou tudo como se desenvolveu isso…com todo respeito ver Augusto Heleno no STF da um gosto de justiça, anisitia duas vezes para esse é demais.

Willber Rodrigues

O fato do alto-comando da MB ( vou ater-me apenas a eles ) por décadas ter sido ocupados por gente que parece ser deslocada da realidade e que aparenta não saber o básico de planejamento financeiro ( e a situação atual e a médio e longo do prazo da MB corrobora cmigo, vão dizer que não? ) já nos faz perguntar seriamente quais critérios pra ser comandante da Força, e o que se aprende em suas escolas… Ter gente que se recusa a servir a CF e que ainda insiste em achar que é “poder moderador” é só a cereja… Read more »

AMX

Militares alemães durante o nazismo tb tinham que respeitar a constituição de lá…

Camargoer.

Caro AMX, A democracia pressupõe quatro coisas. 1. Estado de direito, 2. Soberania popular, 3. direitos humanos e 4. proteção ao meio-ambiente. Este quatro pilares foram construídos por meio de um processo histórico. Os horrores da II Guerra deixaram claro a ideia de um Estado de Direito ou eleições são insuficientes para uma democracia. È preciso que as leis tenham como referência o respeito aos direitos humanos. A escravidão no Brasil e nos EUA eram amparados pelas leis dos dois países, ainda que sejam uma violação dos direitos humanos. A segregação na África do Sul era legal mas também uma… Read more »

AMX

Tentando de novo: nada disso invalida o que falei.
Se é pra só dzr “democracia = respeitar constituição”, então, os nazistas eram democráticos, ponto.

Fernando Rodrigues Martins

Igual a turma do Bozo.

AMX

Claro, aquele eletricista taxista safado!

Jadson S. Cabral

Foi no que deu terem se jogado dentro da política. É sabido que muita gente gosta de poder e queria continuar com ele. Por que o governo foi cheio de militares? Havia um único intuito. Sabidamente, a maior parte das forças cumpriu com seu papel constitucional não entrou naquele devaneio. Que todos que aderiram a tentativa de golpe, sejam punidos a rigor da lei e que a lei que proíbe militar da ativa em cargo político seja aprovada.

José Vicente Neto

Não somente militar, mas todo servidor público. Tem, que sobra, militar da reserva ou civis aposentados, com capacidade absoluta de exercer esses cargos e convocam servidor em atividade.

Esteves

Olha…

A Marinha do Brasil não deveria ter publicado nota. A instituição está acima disso…conversinha golpista de gabinete.

O Almirante Garnier que vá até a prancha explicar-se. Prancha curta.

Alex Barreto Cypriano

Nota de quase três dias atrás. Tinha dado tempo de Jesus ressuscitar e ir tomar uma cerveja gelada com Lázaro. Esta estória tem todas as características de um acontecimento falso, encenado pra distrair de ação tática/política ou reforçar uma percepção de normalidade institucional. O comandante do exército teria ameaçado seu chefe com prisão, o da aeronáutica fez boca de siri e o da marinha ficou serelepe (nas palavras de um analista de economia…), um mix improvável numa reunião cujo tema já era possivelmente conhecido de todos. Há quem diga que o golpe já foi dado lá em 2016, daí essas… Read more »

Esteves

Manda o Zé embora. Presidente tem que ter p* pra sentar com os chefes militares face to face e escutar deles o que pretendem.

Basta de colocar um intermediário.

Nilo

Agora vc sabe por a troca vexatória dos tres comandantes.

Camargoer.

Olá NIlo. Bem lembrado. A troca dos comandos militares também fez parte do processo de construção do golpe fracassado.

Nilo

Relembre a forma como aconteceu: Os comandantes do Exército, Edson Pujol, da Marinha, Ilques Barbosa, e da Aeronáutica, Antônio Carlos Moretti Bermudez, pediram renúncia coletiva nesta por discordar do presidente. As renúncias ocorrem um dia depois de Fernando Azevedo, ser demitido. A demissão sumária do Fernando ocorreu porque o presidente cobrava manifestações políticas favoráveis a interesses do governo e apoio à ideia de decretar estado de defesa para impedir lockdowns no país.  Braga Netto se irritou com renúncia coletiva e anunciou demissão dos oficiais-generais em uma reunião tensa com o alto comando anunciado que estariam demitos por ordem ddo presidente.Ou seja, os… Read more »

Esteves

Ele queria o golpe desde 2021. Na verdade…queria golpe todo dia.

Quero golpe, quero golpe, quero remédios, quero, eu quero.

Nilo

Bom dia Esteves.
Ligando modo irônico.
Golpe, isso não passa de blá blá blá blá blá ou isso não passa de fofoca. Rsrsrsts

Jefferson B

Militar de carreira discutindo e ocupando cargos políticos é um câncer em um país com traumas de golpes como o Brasil. Uma pena o que aconteceu no último governo (inclusive votei nele).
O certo é o certo…militar faz concurso para ocupar cargo no quadro efetivo das Forças e não para carregar bandeirinha e discursinho político.
O mesmo vale para militar da reserva querendo das uma de ancião ocupando cargos nos governos municipais, estaduais etc…vergonhoso!

Rodrigo

Outro câncer é pastor, padre ocupando cargo público, quer resolver problema de arrecadação do país, taxa as igrejas todas…como uma empresa privada ( pois elas são só cego não ve)

AVISO DOS EDITORES: ASSUNTOS RELIGIOSOS OU DA CONFLUÊNCIA ENTRE POLÍTICA E RELIGIÃO NÃO SÃO O TEMA DESTA MATÉRIA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

Olá Rodrigo. Existem três meios de acessar o serviço público. O primeiro é pelo concurso para os cargos de carreira. O segundo é pela eleição para os cargos de mandato. O terceiro é pela nomeação para os cargos de confiança. Você tem razão sobre a necessidade de regulamentar a candidatura para mandatos para militares da ativa, comunicadores e líderes religiosos.

AVISO DOS EDITORES: ASSUNTOS RELIGIOSOS OU DA CONFLUÊNCIA ENTRE POLÍTICA E RELIGIÃO NÃO SÃO O TEMA DESTA MATÉRIA.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Às vezes, tu deixa escapar teu entendimento de “democracia”… hehehehehe

Esteves

Existem algumas e alguns que podem mudar nosso futuro.

Professor é um.

Santamariense

Podem, sim….para onde seria essa mudança é que é a questão.

Nilo

A democracia é como se fosse uma pizza com quatro ou mais sabores, cabe o Camargoer, Santamariense, Estefes, Nunão.
A mudança em um dos sabores faz parte da caminhada, quando se faz necessário, não gosta de mudança, corre o risco de mofar rsrsrsr.

Camargoer.

Olá NIlo. Entendo a sua metáfora. De modo mais formal, a democracia é um processo. É imperfeita e é frágil. Ela é sustentada por quatro pilares: 1. o Estado de Direito, 2. a Soberania Popular, 3. os Direitos Humanos e 4. proteção do Meio Ambiente. A gravidade dos acontecimentos recentes foi a tentativa de destruir a democracia. Foi grave contou com a participação de setores sociais que financiaram, setores políticos que buscaram privilégios e setores militares. Contudo, a resistência foi muito maior, inclusive dos setores de comunicação. A maior parte da população condenou os ataques. Não houve adesão. Por isso… Read more »

Nilo

“A maior parte da população condenou os ataques. Não houve adesão. Por isso o golpe fracassou.” Permita discordancia, o golpe fracassou, por razão de prevalecer a maioria do comandantes da forças que preferiram a CF o país, poderiam ter feito diferente, mas o governo de um presidente da república derrota nas urnas, seria uma tragédia, para todos. Quando os tres comandantes lá atras rejeitam, não compactuam, com o ex-presidente, ali inicia-se de forma explicita os limites que as Forças se impunham. Ali se aproximam as Forças do povo, os tres comandantes esquecem o apego a salários, cargo, autoridade… atitude corajosa,… Read more »

Camargoer.

Olá Nilo. Acho que esta vai ser uma excelente discussão pelos próximos anos. O primeiro ponto será concordamos que ocorreu um processo golpista nos últimos meses de 2022, ainda que este processo tenha fracassado. Em termos especulativos, o processo poderia ter desencadeado uma tentativa clara de golpe, por exemplo, chegando até a um atentado contra o presidente ou sua prisão. Na sequência, os golpistas poderiam ter consolidado a tomada do poder ou poderia ocorrer uma resistência civil, desencadeando protestos em todo o país em favor da democracia, junto com setores legalistas das forças armadas. Caso isso ocorresse, o golpe poderia… Read more »

Nilo

EB e da FAB não deram ordem de prisão ao ex-presidente e ao comandante da MB imediatamente?”
Em determinado momento, na efervecencia do momento, Muitas vezes o menos é melhor que o mais.
===============================
O presidente atual disse que uma GLO em Brasília depois dos ataques de 8 de Janeiro resultariam num golpe de Estado.
Em determinado momento, na efervecencia do momento, Muitas vezes o menos é melhor que o mais.


Esteves

Exato.

Não sustentariam um presidente não eleito. Talvez naquelas semanas. Não mais.

Nilo

Caso tivessem mantido o governo do ex-presidente após a perda da eleição, aprofundaria ainda mais o isolamento diplomático do Brasil, com repercussão da área econômica, o que fragilizaria nossa posição de na A. Sul com repercussão na defesa da soberania.
Tenho a impressão que os militares ao criarem limites ao ex certamente levaram também esse fator em consideração.

Camargoer.

Olá Nilo. Se fosse outro político de extrema-direita com maior habilidade diplomática, será que mais militares teriam aderido ao golpismo? Quero dizer, o golpe fracassou porque os militares defenderam a constituição ou porque rejeitaram o ex-presidente?

Santamariense

Eu não disse que não gosto de mudança. Eu disse que os sabores de algumas mudanças nao me apetecem.

AMX

Sim, com a formação paulofreireana, se vê a beleza que está…

AMX

Verdade, é de dar dó…

Zenótico

Caros Foristas, Vai uma tentativa de iniciar a construção de diagnóstico quanto ao comportanento da parcela golpista de nossos militares. Pelo que valha. Parece que aqueles que, nas FFAA, pautam sua ação pela satisfação de interesses pessoais e corporativos, longe de um sentido de serviço à comunidade nacional, sao os mesmos que, balisados mais por seus egos do que efetivamente por causas politicas, consideram seu direito tutelar o corpo político brasileiro. Veja, por exemplo, dois contários do Esteves  1 – “… o Almirante [Garnier] mostrou uma posição excessivamente corporativista e carreirista tratando a Marinha do Brasil como uma família naval…” … Read more »

Esteves

Esteves é bom.

Leandro Costa

Não faço idéia do que aconteceu para ter gerado essa nota. E sigo feliz. Simplesmente não tenho mais paciência para acompanhar notícias de Banânia sobre Banânia.

Esteves

Concordo.

Esteves

Resumindo…Almirante Garnier, dizem, ofereceu irem nadando da Baía da Guanabara até Brasília.

Camargoer.

Olá Leandro. Agora, mais do que antes, é preciso acompanhar e compreender o que aconteceu. Contudo, este processo é lento, mais lento que a velocidade da nossa expectativa. Por isso satura, mas é preciso construir uma consciência do que aconteceu nos anos recentes, pelo menos para que nunca mais volte a acontecer.

Santamariense

Concordo…mas, tem que acompanhar, comentar e esclarecer o que aconteceu nos últimos 20 anos. De 2003 até hoje.

Esteves

Santo Pai…o que não está esclarecido nesses…vou alargar…nesses 40 anos?

O que..homem de Deus, o que?

Santamariense

Sério que tu escreveu isso? Tu és um pândego!!!

AVISO DOS EDITORES: SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS DE PARTE A PARTE, POR FAVOR.

Esteves

No Sul dizem baguá.

Santamariense

Não…não é baguá. Talvez tu esteja querendo dizer bagual.

Esteves

Isso.

Leandro Costa

Camargo, já larguei de mão. Por mais Corinthiano que eu seja, não nasci para briga de torcida. O que ocorre hoje em Brasília, não é lá muito diferente do que ocorreu a 15 anos. Os personagens mudam, as ações continuam as mesmas. Nas palavras de um grande amigo (que hoje está morando super feliz e bem em um lugar cheio de leprechauns e Guiness em qualquer ‘pé sujo’) “apesar dos políticos, o Brasil cresce.” A mais ou menos uns dez anos atrás eles já estavam tentando tornar essa frase nula. E conseguiram. E continuam tentando. Se o Brasil cresce, não… Read more »

Camargoer.

Antes de tudo, saudações corinthianas. Há algum tempo tenho defendido que o atual debate político é entre o campo democrático (direita e esquerda) de um lado e o autoritarismo e fascismo do outro. Nunca foi um debate entre visões democráticas, mas entre a democracia e o estado de exceção.

Leandro Costa

Salve Biro Biro, Camargo. Pois é, o problema é que amboss os lados flertam com isso. Ambos promovendo cisões ao invés de uniões, ao invés de encontrarem pontos em comum para que possam prosseguir com agendas que favoreçam o país ao invés de seus próprios partidos. Os radicalismos se aproximam muito em seus métodos, objetivos e formatos. Isso não vem de hoje. Qualquer movimentação por um dos ‘lados’ é motivada por ação anterior do ‘outro’ lado. E veja bem que por ‘direita’ e ‘esquerda’ estou usando aspas. Aqui essas coisas são um tanto confusas. No momento em que um certo… Read more »

Camargoer.

Salve Casão, Sócrates, Ronaldo… talvez seja adequado separar a disputa política no campo democrático desta disputa entre a democracia e o autoritarismo. A democracia é a disputa pelo diálogo e o arranjo pelo acordo. A partir do momento que a democracia permite a livre manifestação (nos termos da lei), sempre haverá uma disputa de ideias porque apenas a democracia permite o embate de ideias e ideais opostos. Pondé inclusive defende que esta disputa que é a base da democracia pode também levar á saturação e à morte da democracia. Particularmente discordo. A democracia é ameaçada quando os anti-democráticos passam a… Read more »

Santamariense

“Salve Casão, Sócrates, Ronaldo…”

Não esquece do Márcio Rezende de Freitas, Wilton Pereira Samapaio … só para ficar em dois reforços corinthianos que beneficiaram o teu time contra a dupla Grenal…

Esteves

Se recuares no tempo encontrará mais uma penca de árbitros mui amigos.

Uns 10.

Santamariense

Pois é … Corinthians é um time muito “sortudo”.

Esteves

Esteves está vendo comentários awaiting for approval de outros mas não lê o(s) comentário(s) awaiting for approval próprios.

Cadê o menino que conserta essas coisas?

E por que Esteves tem que digitar Esteves + e-mail do Esteves sempre que comenta?

Santamariense

É porque é o Esteves…age como o Esteves…escreve como o Esteves…causa e efeito.

Esteves

Um abraço.

Saúde e ótima semana para você.

Santamariense

Igualmente.

Wagner

Então o Coronel, que nas redes sociais era pura resistência,selva,operador de forças espaciais, que cantarola ” Eu faço coisas que assusta o satanás” ameaçado psicólogicamente com 5 anos de prisão entregou até a mãe e sem tomar um tapa. Zé Dirceu foi mais resistente.

Rodrigo

Esse coronel é um criminosos se fez metade do que foi indiciado nunca deveria ter sido militar.

Esteves

Quem confessa…confessa sempre a metade.

Santamariense

Concordo plenamente. Mas, fomos governados por gente dessa estirpe, com e sem farda, desde 2003…só para ficar nos últimos 20 anos.

Rodrigo

Concordo, mas mesmo não sendo lulista, meu único candidato que tive era o Amoedo, o Novo antigo não esse. Mas querendo Lula através da lei, seja certa ou não, se falha ou não, conseguiu ser inocente. Lei não é perfeita, mas é lei. Todos têm o direito de lutar nela de acordo com a lei. Dia 08 foi atentado, essas conversa do Cid foram de pessoas que juram Respeitar constituição. Isso é crime. Trabalho no sistema bancário, se digo que posso burlar, roubar etc dentro dele, devo ser investigado. Simples assim.

Esteves

Essa estirpe está lá porque nós os colocamos lá. Foram eleitos por nós.

Jabuti não sobe em árvore.

Santamariense

¡Por supuesto!

Políticos são uma amostra do povo. Para qualquer finalidade, por qualquer ótica, os bons e os maus, para o bem e para o mal.

Esteves

A sociedade humana e mesmo antes de virarmos sociedade já era dividida.

Deus é o autor da incerteza humana.

Nilo

Precebe rsrsrs. Achou o culpado: estirpe, com e sem farda desde 2003.
Na sequencia, logo abaixo, achou o culpado do culpado: O povo.
Ai quando sobra o pedaço de pizza mofado ( aquele que não evoluiu), só tem uma saida, o golpe. Mais ele não existe se não se concccretizou e caso se concretize não é golpe, de que vc chamaria Esteves rsrsrs

Esteves

Nilo, Esteves perdeu-se nesse post. O estado militar que essa gente persegue faz o mesmo. Vento vai, vento vem o Brasil vem assim desde os anos pós Getúlio. Eu até concordo com Professor Camargo sobre a CF de 1988 ser um marco civilizatório. Mas esse transformou-se em arco abraçando todo tipo de esquizofrênicos corroendo o estado. Essa gente é cupim. Querem roer também. Vivem dentro do estado, vivem do estado mas querem mais. Querem bater na porta do céu sem convite para entrar. Loja de chocolate que fatura 2 milhões por dia. É isso que somos…água para chocolate. Lembro da… Read more »

Nilo

”O Brasil será melhor depois que matarem 30 mil.” Superou o numero idelaizado: Brasil tem 2,7% da população mundial e concentra quase 13% das mortes no mundo. Nessa quinta-feira (23), 33% das mortes mundiais por covid-19 aconteceram no Brasil. 4 de cada 5 mortes teriam sido evitadas se o Brasil estivesse na média mundial de óbitos pela covid-19, ou seja, 400 mil mortes não teriam ocorrido. No país, 2.345 pessoas morreram pelo coronavírus para cada um milhão de habitantes; média mundial é de 494 pessoas. Fonte: Agência Senado “Esteves perdeu-se nesse post. ” – Se me permite, está sua análise deveras falha, tal fato ocorreria se sucumbisse, traísse seus principios.… Read more »

Santamariense

Se tu acha que politicos sao seres extraterrestres e nao saídos do meio do povo, já passou da hora de abrir os olhos. Se tu pensa assim, há algo bem errado no teu entendimento.

Fernando

Nisso concordo com voce 200%

Camargoer.

Olá Rodrigo. Parece que são duas coisas. De um lado, existem os crimes que estão bem determinados, como sua participação na venda das jóias e na falsificação dos atestados de vacinação. Só por estas duas coisa, o rapaz deve ser mesmo expulso e cumprir sua pena. Agora temos a questão da delação, que efetivamente aconteceu e foi aceita pelo STF. A lei da delação determina que é preciso delatar “para cima”. A delação é o meio para que a justiça possa investigar os mandantes e os chefes de organizações criminais. Obviamente, uma delação não serve de prova, mas serve para… Read more »

Rsmith

É uma pena… Esse excelente Fórum de assuntos militares ser transformando em fórum para debates de assuntos politico… desculpa mais essa verborragia dogmática e estupida de assuntos políticos me enoja…. ate hoje so consigo enxergar qu, no fundo, nenhuma dos lados, direita ou esquerda, presta ou quer o bem pro Brasil… só querem é o “Poder” a qualquer custo… AVISO DOS EDITORES: CASO SEJA CONTRA A DISCUSSÃO DESSE ASSUNTO, SIMPLESMENTE NÃO COMENTE E OPTE POR COMENTAR EM OUTRAS MATÉRIAS QUE ABORDAM TEMAS MILITARES DE SEU INTERESSE. ESTA MATÉRIA FOI PUBLICADA JUSTAMENTE PARA CONCENTRAR NELA OS DEBATES DESSE TEMA POLÍTICO, OS… Read more »

Camargoer.

Caro. A partir do momento que a MB emitiu uma nota oficial, o assunto foi trazido para o debate nos fóruns de assuntos militares. Os editores foram extremamente zelosos evitando que o assunto surgisse nas discussões de outras matérias. Não se trata de discutir direita ou esquerda. Trata-se, como diz a nota da MB, de discutir a defesa do Estado de Direito e da Ética ou a destruição da Democracia. Todo o poder emana do povo e o seu exercício se dá por meio dos representantes eleitos. A pergunta é se continuamos a defender este princípio democrático ou não.

Esteves

É mais. Mais mesmo.

Isso vem desde sempre. Militares descontentes que desejam retornar ao poder da grana. Militares descontentes com demandas sociais enquanto seus parcos orçamentos não sustentam novidades.

A pergunta. Por que continuamos reféns dos nossos próprios militares?

Esse desassossego com golpe vivemos desde a República. Não acabará?

Allan Lemos

Meu caro, o golpe já veio, aconteceu e se firmou.

Enquanto ficavam preocupados com essa cortina de fumaça de militares desfilando com seus tanques pela Praça dos 3 Poderes, o golpe foi dado por outros sorrateiramente e até hoje poucos perceberam.

Camargoer.

Explique. Não dá para entender o que você quer dizer. Quem são os outros? Quando esse golpe aconteceu? O que aconteceu?

Esteves

Não aperta. Geralmente ele não se entende. Fazer-se entender…piorou.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO HOJE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Esteves

Que inferno. Tá bom.

AVISO: APROVEITE BEM A SUA ÚLTIMA CHANCE DE LER AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Allan Lemos

Legal que todo poder emane do povo, pena que os Ocean’s Eleven faltaram essa aula de direito constitucional na faculdade.

Camargoer.

Ola Allan. Este filme é chato demais. Se vocẽ se refere aos ministros do STF, eu não entendi seu comentário. O parágrafo único do Art.1 explica que “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Então, quais termos da CF88 são ignorados pelo STF?

Allan Lemos

Golpes não são mais feitos com tanques nas ruas, a democracia não é atacada apenas quando se suspende as eleições.

A CF/88 também determina que todos os poderes são independentes e harmônicos, mas quando um deles avoca para si as prerrogativas do outro, quando decisões de assuntos de interesse do povo são tomadas pessoas sem voto e quando indivíduos em posições de poder resolvem decidir conforme suas agendas e interesses pessoais e não de acordo com a Lei, vemos então que o voto torna-se apenas uma mera formalidade, um showzinho que acontece de 2 em 2 anos “para inglês ver”.

Camargoer.

Cara Allan. De fato, existem vários tipos de golpes de estado. Neste aspecto, recomendo o livro “Como as democracias morrem”. Ainda que este livro tenha sido escrito no contexto da crise da democracia nos EUA com a eleição de Trump, ele é muito didático para os problemas que ocorreram no Brasil nos anos recentes. Recentemente, estes autores publicaram um excelente artigo chamado “Os assassinos da democracia sempre têm cúmplices”. Qualquer que seja o tipo de golpe de estado, ‘Autocratas isolados, mesmo os demagogos populares, nunca são capazes de destruir uma democracia”. Os indícios de que o ex-presidente buscou construir um… Read more »

Santamariense

“ Então, quais termos da CF88 são ignorados pelo STF?”

A independência e a harmonia entre os poderes foram e estão sendo totalmente ignorados pelo stf, que avocou para si o direito de legislar. Além disso, é vítima, acusador e julgador ao mesmo tempo.

Esteves

Para com isso. Muda isso. Deixa disso. Tu não é gado.

AVISO DOS EDITORES: DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PROVOCAÇÕES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO HOJE MAIS DE UMA VEZ.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

Os editores já te responderam por mim.

Esteves

Vá pedir desculpas ao Professor Camargo.

Leve rosquinhas passadas na canela e leite gelado.

Santamariense

Eu, pedir desculpas à ele? Por que? Por qual razão?

Esteves

Porque tu faz magoada com ele.

Quando Esteves for pro Sul…longe das asas do Nunão tu Estarás, aceito um churrasco no espeto quadrado e chimarrão.

Santamariense

Quando vieres, me avisa…te apresentarei um costelão 12 horas. O chimarrão é obrigatório, claro.

Rinaldo Nery

Você não vê isso? Ou não quer ver? O Careca é herói pra você também? Ele foi imparcial no TSE?

AMX

Óbvio que ele vê, só não quer admitir.

Esteves

Coronel Nery, Ao Juiz cabe interpretar a lei. Eu não tenho heróis. No caso dos tribunais superiores além da interpretação da lei há também a execução. As tentativas de provar fraudes no processo eleitoral foram infantis beirando…nenê chorando no berço. Eu tenho discordâncias sobre a CF de 1988…penso que ela alargou demais e, penso também que é urgente construir uma solução para a Defesa da Nação combatendo a obsolescência, o corporativismo, a baixa tecnologia e a concentração dos recursos orçamentários. O gestor militar deveria ter autonomia como deram para autarquias, fundos de pensão, prefeitos, governadores, legislativos, judiciário…todos fazem o que… Read more »

Fernando Rodrigues Martins

Totalmente imparcial, aliás acho que ele pegou muito leve.

Nilo

Conversa fiada, fatos, CF88 – Carta Magna, Assembleia Nacional Constituinte, 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais), com intensa participação da sociedade.
STF, cumpre o que está na lei, quem faz a lei o Congresso.
Não gosta, de “distintos e independentes”, a harmonia e desejavel, o ideal, um objetivo a alçançar, mais acredito que vc tem uma forma mais fácil de alcançar a harmonia, rsrsrsrs. Mofo tente na próxima.

Camargoer.

Olá Nilo. O STF é tanto uma corte penal quanto constitucional. No papel de corte constitucional, cabe a ele interpretar as leis quando provocado. Como corte penal, cabe a ele atuar como última instância e também como tribunal em determinados casos. Já os tribunais de primeira instância, tribunais regionais e o STJ são apenas tribunais penais.

Nilo

Sim mestre, toda a função que o 11 ministros do STF tem exercido estão na CF88. Ao proteger a Constituição, o STF tem a importante função de atuar como Poder “contramajoritário”, impedindo medidas que desrespeitem os direitos dos grupos minoritários. Garantidor da aplicação da CF o Supremo tem o poder de anular leis criadas pelo Congresso Nacional ou decretos presidenciais e atos administrativos de qualquer órgão público caso considere que eles contrariem a Carta. Repito todas a funções previstas na Constituição. Mas a existencia, do negacionismo, que cria uma maioria fantasiosa, robustecida por um messianismo, sempre virá com o mantra “poder judiciário… Read more »

Camargoer.

Olá Nilo, no livro “Como as democracias morrem” há uma boa discussão sobre como é preciso enfraquecer as cortes supremas no processo de implementar uma ditadura ou um regime autoritário. Talvez seja um dos mais importantes livros escritos nos últimos anos.

Santamariense

Determinar a quantidade de maconha uma pessoa pode portar e determinar o tempo gestacional que permite descriminalizar o o aborto são competências do stf? Ora, por favor.

Santamariense

Nao sei em que realidade paralela tu vive. Talvez aí o stf não esteja legislando. Aqui, está. Pode espernear e criar a teoria que tu quiser.. ..A verdade esbofeteia a cara de todos diariamente.

Nilo

O dilema: a Lei de Drogas não fixou critérios objetivos para diferenciar consumo próprio de tráfico ilícito de drogas, o que vem ocasionando interpretações distintas. O agente público pode entender, ficando a seu critério, que é posse para uso próprio (pena leve) ou tipifica o crime de tráfico ilícito de drogas, pena privativa de liberdade de 5 a 15 anos, isso implica em decisões a bel prazer do agente público, a depender da classe social ou cor de pele, genero, opção sexual do portador. Por isso a discursão, estudos o IPEA corroboram as discrepâncias. Descriminalizar significa, deixar de ser crime,… Read more »

Santamariense

Meu caro, primeiro aprenda a escrever. Não tens a verve da escrita e, ao pensar tê-la, cria textos incompreensíveis com pretenso conteúdo. Segundo, eu sei o que é descriminalizar, tanto que não usei o termo “legalizar”. A lei que versa sobre drogas não quantificou ou colocou de maneira clara as quantidades para diferenciar consumo de comércio ilícito. Pois bem, então que mude-se a lei, incluindo ou editando os artigos relacionados, mas não o stf determinando isso. Finalmente, ao falar em respeito, tu cobra o que não faz: “ STF, cumpre o que está na lei, quem faz a lei o… Read more »

Esteves

Porque a Lei Antidrogas é de 2006 e além de ter deixado vago o princípio e o principal não vem merecendo trâmite na Câmara.

Resumindo. A Câmara tá nem aí pra essa lei. Logo…agindo dentro de suas atribuições, o STF está fazendo.

Santamariense

Pois então, como eu disse, que o legislativo cumpra seu papel. O stf e o judiciário não existem para criar, modificar, ampliar ou reduzir leis.

Fernando Rodrigues Martins

Como está esbofeteando a cara do Bozo.

Santamariense

Que esbofeteie a cara de quem merece….seja ele ou qualquer outro, menos a minha, como pagador de impostos e que vê os ditos realizando tudo que querem, da maneira que querem, sem ter ninguém para lhes supervisionar. Nenhum dos poderes está acima dos outros nem pode agir sem ter à quem prestar contas ou esclarecimentos.

Rsmith

Sr. Camargoer, fico corrigido. A resposta a vossa pergunta é, como teria que ser sempre, a Defesa dos princípios democráticos não se discute… Se cumpre!

Camargoer.

Ol RS. Este é o ponto relevante. Neste aspecto, a direita e a esquerda democráticas estão do mesmo lado, defendendo a democracia. Do outro, estão os golpistas e fascista. Não pode existir dúvida quanto a isso.

Rsmith

Prezados “EDITORES” primeiramente quero pedir minhas sinceras desculpas… nem de longe me atentei que os senhores teriam postado este artigo “Nota da Marinha do Brasil sobre a delação do Tenente-Coronel Mauro Cid” teria sido “justamente” para concentrar o previsível embate que sempre ocorre no fórum a respeito de assunto menores e inconsequente, imagina sobre um assunto como esse… “pura dinamite” aplaudo a iniciativa. Em segundo lugar, talvez tenho me expressado de forma equivocada… só para esclarecer, não sou contra a discursão de qualquer assunto, longe disso… só estava expressando a minha opinião sobre esse “debate”… que “EU” pessoalmente não consigo… Read more »

Camargoer.

Caro. Já escrevi em outros momentos. A discussão neste momento nada tem a ver entre direita e esquerda, mas sobre Democracia e Não-democracia. Não pode existir dúvida quanto a isso. A direita e a esquerda democrática estão do mesmo lado. Golpista e fascistas estão do outro.

Rodrigo

Incrível negativar um post sensato como esse do Carmargoer.

Camargoer.

Ola Rodrigo. È a prova do pudim que existe um embate entre o campo democrático e o campo autoritário e fascista. Por isso é tão importante que o campo democrático se una em torno da defesa da democracia. Obviamente, isso não significa que a direita e a esquerda democráticas deixarão de divergir em suas pautas, mas é preciso ter claro que a democracia sofreu um grave ataque. Deste vez, o golpe fracassou.

Rsmith

Sr. Camargoer, entendi sim… só estou comentando a situação atual… meu comentário não é sobre a “esquerda ou direita democrática” é justamente sobre o que eles, a esquerda e direita democrática, estão fazendo… utilizando-se de todo meio para atingir seus objetivos estão minado as instituições de estado: o Judiciário, as Forças Armadas, estão forçando essas e outras a “tomar partido” não estão mais tendo o puder de disfarçar a nítida opção por um ou por outro… isso sim pode fomentar e eventualmente criar as condições para um golpe contra o Regime Republicano… quem viver…. vera

Allan Lemos

“Esquerda democrática”

Hahahaha

Isso non ecziste

Camargoer.

Caro. No sistema partidário brasileiro existem partidos de direita e de esquerda que integram a política há décadas, vencendo e perdendo eleições, atuando em todas os parlamentos nas cidades, estados e federal. Prefeitos e governadores de esquerda e de direita se elegem, alguns se reelegem e outros perdem eleições. Afirmar que não existe uma direita e uma esquerda democrática é exatamente o discurso fascista e autoritário usado por aqueles que detestam a democracia. Quando eu digo que existe um embate entre o campo democrático e o campo autoritário, o seu comentário mostra o quão próximo estou da realidade.

Allan Lemos

Colega, com todo o respeito, quem defende o ostracismo de quem tem opinião contrária não é democrático, quem estende tapetes vermelhos para ditadores amigos não é democrático, quem defende ativismo judicial para conseguir o que não consegue no Congresso não é democrático, quem corrói os princípios e valores defendidos pela maioria da população não é democrático, quem defende que as decisões da Suprema Corte sejam tomadas por meio de votos secretos não é democrático e quem fala que a democracia é “relativa” com certeza não é democrático. Não existe “esquerda democrática”, é um oximoro, porque a própria essência da esquerda… Read more »

Camargoer.

Olá Allan. A política externa de todo país é e sempre será contraditória porque os interesses são complexos. Países considerados democráticos, como os EUA para ir no exemplo clássico, são criticados pela direita e pela esquerda por decisões de política externa. Hoje pela manhã, aproveitando meu restinho de férias, assisti (novamente) o documentário “O dia que durou 21 anos” sobre o envolvimento dos EUA no golpe de 64 no Brasil. O Brasil, como potência regional, tem interesses inclusive contraditórios em suas relações internacionais. A própria Arábia Saudita é um exemplo da dificuldade para conciliar os interesses estratégico, diplomáticos e econômicos… Read more »

Dalton

” Lembre que os EUA já se envolveram em um guerra contra o Iraque para proteger a Aŕábia Saudita e seus campos de petróleo.” . Camargo penso que “nem tanto ao mar nem tanto a terra” nesse caso. . A “primeira guerra contra o Iraque” foi para expulsar Saddam do Kuwait rico em petróleo só que nesse caso o mundo todo apoiou e embora uma coalizão tenha sido formada a maioria contribuiu apenas simbolicamente, não fosse o poderio militar dos EUA não funcionaria ou seja há vezes que o mundo sim precisa que os EUA reajam. . O Iraque não foi… Read more »

Camargoer.

Olá Dalton. Por isso eu escrevi como é complexa as decisões de política externa. Tanto o Iraque quanto a Arábia Saudita eram (e continuam sendo) exemplos de países não democráticos. Ainda assim os EUA se mobilizaram para a defesa da Arábia Saudita. Obviamente, o interesse dos EUA era proteger as reservas de petróleo ao invés de proteger um regime não-democrático. De fato, as relações entre os países são complexas e cheias de contradição, por isso é considero um equívoco sustentar que os países possam agir de modo monolítico em situações que envolvem uma enorme complexidade ao ponto de concluir que… Read more »

Dalton

O que quis dizer Camargo é que nessa “primeira guerra” que pouca gente lembra ou comenta, incluindo baluartes da democracia, a invasão ao Kuwait foi condenada por quase a totalidade dos países que recorreram aos EUA para punir o Iraque.
.
Os EUA poderiam tê-lo feito sozinho se necessário mas foi bom ter a comunidade internacional apoiando e respeitou-se a decisão de não invadir o Iraque, o que viria a ocorrer no rastro dos ataques do 11 de Setembro na década seguinte.

Camargoer.

Olá Dalton. Você tem razão. A invasão do Kwait pelo Iraque em 1990 foi condenada, inclusive com uma resolução da ONU, o que mostra como são complexas as relações internacionais, principalmente entre países considerados democráticos e os não-democráticos. Tanto que você lembra bem como os contextos das duas guerras do Golfo são distintas em suas razões e contextos geopolíticos. Retomo ao ponto inicial no qual sustento que é um erro dizer que um país ou um líder é ou não antidemocrático baseado nas decisões tomadas em torno da política externa, como exposto pelo colega Allan.

Fernando

Assim como nao existe direita nao-fascista, isso não existe.

AMX

Não existe mesmo, afinal, fascismo é esquerda: preponderância do estado e culto à personalidade, pra não estender muito.

Fernando

É… Foi a esquerda quem tentou derrubar decisão do povo nas urnas, não foi?

teno

______

COMENTÁRIO APAGADO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Heinz

Vou me abster de um comentário mais lúcido nessa publicação, pois não tenho dinheiro para pagar advogado, já que posso ir preso se eu falar mal de algumas instituições brasileiras, segundo um “cabeça de ovo”.

Camargoer.

Caro. É livre a manifestação, ainda que seja vedado o anonimato e obedecido os limites da lei, como por exemplo seria a apologia ao crime. Lembre que não constitui crime a manifestação crítica aos poderes constitucionais, nos termos da lei. Ou seja, pode-se criticar qualquer um dos poderes constitucionais mas não se pode defender que se cometa um crime. Eu tenho dúvidas se “falar mal” é uma crítica (como aquela protegida pela CF88) ou se seria um crime previsto no código penal, Depende do conteúdo. Ofender a honra de um ministro do STF (na verdade de qualquer pessoa) é crime.… Read more »

Esteves

Vamos resolver essa parada. Passa o número do Ministro. Esteves dirá umas coisas. Entre elas…que tal fazer um implante?

Eu não estou criticando o aspecto físico. Eu estou fazendo como no Japão…sugiro um implante. Fios acajus.

Bora.

AMX

Perfeito!
Estamos vivendo a ditadura do judiciário, e é incrível o malabarismo que muitos fazem aqui para defendê-la.

Fernando

Incrivel mesmo é a sanha golpista de quem tenta derrubar o Supremo!

Camargoer.

Olá Fernando. No livro “Como as democracias morrem” há uma profunda discussão sobre como ocorre a ruptura democrática e como o ataque ás cortes supremas fazem parte desta ação. Fica mais fácil entender porque a corte suprema é sempre um dos primeiros alvos para uma ascensão autoritária.

Fernando Rodrigues Martins

É o jogo deles… deturpar e espalhar mentora e caos. Igualzinho na Alemanha dos anos 30.

Camargoer.

Ola Fernando. Há de fato um paralelo entre a estratégia da atual extrema-direita (muito bem representada por Trump) e aquelas usadas por regimes fascistas nas décadas de 20/30 (coincidentemente, há cerca de 100 anos). Recentemente, o Prof Michel Gherman, da UFRJ, comentou muito apropriadamente que ele e praticamente todo militante anti-nazista cometeu um erro ao focar as críticas ao nazismo em seu auge, tomando como exemplo o horror do holocausto, deixando a ascensão e chegada ao poder dos nazistas em segundo plano. Até agora, pouco gente se deu conta do que é ascensão neo-fascista da ultradireita no mundo (e no… Read more »

AMX

Pior é a sanha do Só Te Ferra (STF) querendo fazer inquérito, ser a vítima e ainda o próprio julgador. Aí, não á time que não ganhe, né?
Pior, é a prisão ilegal de muita gente, por tanto tempo, com menos direitos que um traficante preso.

Fernando Rodrigues Martins

Prisão ilegal, somente para os torcedores do Bozo, é claro.

AMX

É justamente o que acontece.

Esteves

Obrigado aos colegas e obrigado aos editores.

Boa semana para todos.

Nilo

Culpa de Tudo é o Nunão rsrsrsrs.

Esteves

Tu viu né. Por um lado eu entendo os editores. Por outro lado eu desejo ter um Blog de Defesa para o Esteves publicar, editar, comentar e moderar. Esteves ficaria milionário?

Paz. Deixem o país crescer. Querem pagar aluguel. País de aluguel não vai à vante.

Abraço e muita fortuna para ti.

Nilo

“Abraço e muita fortuna para ti.”
E para os quatro pedaços de pizza rsrsrsr

FRITZ PILSEN

O papel do ex-comandante da MB foi ridículo. Não teve a dignidade sequer de cumprir seu mandato e transferir o cargo para o novo comandante. Isso é muito mais que indisciplina. Se ficar comprovado que ele realmente apoiou a proposta de golpe; que seja processado e exemplarmente punido. É muito preciso muito atraso intelectual para ter medo de comunismo em pleno 2023.

ANTONIO SANTOS

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO E OFENSAS AO STAFF.

AMX

Aí, vai comentar sobre isso, editam o comentário…

Sequim

Se o Mauro Cid for esperto, faz desde logo uma delação premiada dos verdadeiros responsáveis pela baderna de 08/01. Ele sabe que é um arquivo vivo muito incômodo pra alguns. Após, negocia sua reforma e asilo político em algum lugar fora do Brasil. Se hesitar, pode aparecer “suicidado ” de uma hora pra outra, com bilhete de despedida é tudo.

sub urbano

Cadeia nele kkkk Mas tem q prender o chefe tbm, o msmo sujeito patetico q engasgou com um camarao

Sergio Machado

Como milico, afirmo de forma peremptória: se prender todo milico que queria golpe, vai faltar vaga em cela. No Alto Comando muitos desejavam, porém temiam repercussões externas e, acima de tudo, queriam golpe com digitais militares devidamente apagadas. Os militares brasileiros, principalmente Exército e Marinha, vivem 40…50 anos atrás. Tem desconhecimento e aversão por tecnologia. São conservadores até nos equipamentos e entraram de cabeça em um governo montado e planejado por eles já há algum tempo. Ou permitir que o então deputado Jair Bolsonaro tivesse livre trânsito na AMAN para verdadeiros comícios não era um movimento calculado? Toda ilegalidade dentro… Read more »

Esteves

Sabido. Conhecido. Preservar a instituição é uma forma. A outra forma é aposentar com o devido soldo. Mais uma forma é olhar o entorno. Abusos e estupores em escolas de medicina. Tradição. Saudações nazistas. Desafios. Matança de mulheres. Brasilidade. Incapacidade das polícias. Recentemente divulgaram que policiais tem imensa dificuldade em trabalhar com tecnologia e…90% dos crimes não são investigados. Tentaram convencer o Esteves que a Europa trouxe o luteranismo e o Vaticano. Tentaram dizer que o resto ficou lá. Tá. Vinicius Jr tá vendo. Esteves estava em Madrid. Fascistas. Esteves foi até Barcelona. Clandestinos. Esteves foi ao banco. Levou smartphone.… Read more »

Camargoer.

Caro Sergio. Se a estrutura das forças armadas é incompatível com a democracia, então é o caso de uma reforma urgente. Você tem razão em lembrar que o ex-presidente lançou as sua candidatura na AMAN. Perceba que o atual comandante do EB comandava a AMAN em 20’14, quando o ex-presidente fez um discurso lançando a sua candidatura. Aliás, é possível esperar um compromisso democrático dos oficiais formados na AMAN em 2014, que ocuparão o alto comando das forças armadas daqui 20 anos? Ou passaremos por outra tentativa de golpe de estado, bem sucedido ou não, daqui 20 anos?

Esteves

Nem precisa esperar 20 anos. Nem precisa. Nem Neymar.

tango-echo

A mim parece preocupante que o debate brasileiro de defesa (e também o de segurança pública) esteja permanentemente trancado na pergunta “é possível ao país confiar nas suas forças militares?”, e ainda incapaz de produzir uma resposta. Se não se pode concluir esse debate de forma satisfatória, como será possível discutir de forma ampla, com a sociedade, estratégias de defesa (que entendo eu precisam estar articuladas com a diplomacia, já que são as duas recursos em termos da relação com outros estados)? O governo já parece ter se abstido de debater defesa de forma ampla, na medida em que preferiu… Read more »

JClaudio

Sei que aqui é um espaço onde muitos são militares ou foram militares ou são admiradores de militares e, por este motivo, as paixões afloram. Já vi isso centenas de vezes ao longo dos anos que acompanho o site, basta fazer uma crítica para que venham os ataques. Muitos aqui não combatem as idéias, preferem atacar as pessoas. Dito isto, vamos ao comentário. A Marinha teria feito melhor se tivesse ficado calada, sem emitir notinhas. As forças armadas brasileiras, assim como as policias militares (que bebem da mesma fonte) precisam ser remodeladas totalmente. No caso das PMs defendo a extinção,… Read more »

Rodrigo Maçolla

Extinguir a PM Senhor ?? Ok, então tá e colocar o que no lugar ?

Camargoer.

Olá Rodrigo. A politica de segurança pública no Brasil fracassou. Continuar com o mesmo modelo é um erro. Já vi alguns especialistas em segurança criticarem o modelo de duas polícias, recomendando que as polícias estaduais sejam unificadas. O fato da PM ser militar é o menor dos problemas, mas certamente a ideia de tẽ-las como força auxiliar do exército é um desvio. Simplesmente extinguir a PM praticamente não muda o problema de segurança pública. È preciso repensar a política de repressão ás drogas, que também fracassou. Outra questão muito discutida é a força das facções criminais dentro dos presídios. Isso… Read more »

AMX

Fracassou?
No governo anterior, seus índices vinham melhorando.
O problema são as instituições ou quem as comanda?

Camargoer.

Caro AMX. O Brasil tem uma taxa de homicídios da ordem de 22 por 100 mil habitantes. Isso é um horror sob qualquer ponto de vista. O próprio argumento usado para a facilitar o acesso ás armas era a enorme violência urbana. Todos os índices de violência e criminalidade do Brasil são extremamente altos. Isso há décadas. O problema da segurança pública no Brasil é grave e beiram um desastre. Ainda que o governo federal seja importante, a segurança pública é executada pelos governos estaduais. Sobre as taxas de homicídio, recomendo a leitura do Atlas da Violẽncia publicado pelo IPEA… Read more »

Nilo

Viaturas blindadas da PF chegam à Bahia para reforçar ações de combate ao crime organizado em navio da MB.https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2023/09/22/chegada-blindados-pf-bahia.ghtml

AMX

Nada disso invalida o que eu falei.
Gente sempre querendo reinventar a roda acaba em desastre.

tango-echo

Importante levar em conta que o trânsito de drogas, que é parte central da questão do crime organizado no país vem a transcender os limites dos estados também. Até pela questão do trânsito do armamento (seja de fabricação nacional ou importada, o que muito deveria preocupar o estado), que ocorre pelo país afora a despeito das políticas de policiamento praticadas até hoje. Independentemente do que se decida em relação às drogas, ainda haverá uma indústria, uma cadeia de comércio vinculada a pessoas fortemente armadas que, no meu ver, dificilmente será desarticulada sem uma coordenação nacional. Ignorando o debate de se… Read more »

AMX

Pois é, aí, quando começou a melhorar – que foi no governo passado, mas, nessas horas, pessoal se esquece de ser “técnico” e isento” -, isso é ignorado.

JClaudio

Perfeita sua síntese. Concordo ‘ipsis litteris”.

Camargoer.

Obrigado J. É preciso aprofundar a discussão sobre segurança pública. Parece-me que a ideia de partida é “a política de segurança pública fracassou no Brasil”. A partir dai, repensar o que precisa ser feito.

JClaudio

Obrigado por perguntar. Primeiro é preciso pontuar que extinguir as polícias militares não quer dizer extinguir o policiamento ostensivo. O futuro do policiamento ostensivo são as guardas municipais, muito mais barato e eficiente, com área de atuação restrita aos limites dos municípios. As PMs deveriam atuar desta forma, pois, não há necessidade de organização acima do nível companhia, comandada por um capitão, mas na prática temos majores, tenentes-coroneis e coroneis que não têm utilidade alguma para a segurança pública. A única polícia que precisa ser estadual é a judiciária, pois, não existe Poder Judiciário municipal. O policiamento ostensivo deveria ser… Read more »

Allan Lemos

Grande ideia, de fato, vamos acabar com as PMs e entregar a função de policiamento ostensivo aos municípios, que em sua maioria estão completamente quebrados e que não conseguem nem mesmo colocar merenda em suas escolas, mas conseguirão tirar recursos sabe se lá de onde para equipar e treinar guardas municipais.

Sua ideia é excelente, mas acho que tenho uma melhor, por quê simplesmente não pedimos aos criminosos que parem com suas atividades criminosas? Assim não precisamos de polícia nenhuma. Que tal?

Santamariense

“ mas conseguirão tirar recursos sabe se lá de onde para equipar e treinar guardas municipais.”

Sabe de onde sairia esse dinheiro? Começa com governo e termina com federal…hehehehe
Os municípios brasileiros, em sua esmagadora maioria, são pequenos e pobres, com uma dependência visceral do FPM, que inclusive vem apresentando quedas nos repasses do GF aos municípios.
https://www.cnm.org.br/comunicacao/noticias/repasse-do-fpm-sera-na-quarta-feira-20-nota-da-cnm-mostra-preocupacao-com-quedas-em-todos-os-cenarios

Esteves

Mauro Cid. Mauro Cid aonde você Estava quando pensou que teria liberdade infinita para fraudar carteiras de vacinação, vender jóias alheias, participar de combo do golpe e entrar e sair sem dar recibo? Aonde? Olha só o que deu. Lembra do Marronzinho? Quando decidiram descobrir as fraudes no DETRAN de SP apontaram o Marronzinho. Vendia cartas e carteiras, fazia empréstimos, marcava audiências e tinha franquia para entrar e sair. Apontaram o Marronzinho como culpado. Ele até delatou. Mas delatou gente que Estava acima das suspeitas. Pode não ser o caso porque nesse caso os suspeitos estão acima das dúvidas. Deram… Read more »

JapaSp Jantador

Pq toda discussão política acaba com um dizendo que é na-ismo, fa-ista. Principalmente os extremos.

Enqnto ficam nessa bobeira tem um japonês chamado Kim na câmara aprovando PL que aumenta pena furto e roubo. E adivinha gente da esquerda e da direita querem perpetuar a criminalidade e pobreza, afinal dá voto.

AVISO: VOCÊ ESTÁ VOLTANDO A USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA FAZER PROSELITISMO POLÍTICO.
VOCÊ JÁ FOI SUSPENSO POR CAUSA DISSO. LEIA E SIGA AS REGRAS DO BLOG OU SERÁ SUSPENSO DE NOVO:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Zenótico

Retornando um pouco à questão da existencia – ou não – de uma esquerda democrática, duas palavras. O horizonte natural da esquerda marxista é a “superação” daquilo que eles chamam de “democracia burguesa” e que a maior parte de nós chama simplesmente de democracia. A convivencia com as instituições da democracia burguesa é temporária, visando aproveitar os espaços de ação e propaganda dsponíveis no regime democrático até que chegue o dia em que seja possivel destrui-lo, Não sou eu quem o diz, está no Gramsci. Talvez haja uma outra esquerda – vamos chama-la de centro-esquerda ou social-democracia – que não… Read more »

Camargoer.

Caro Zenótico. Talvez seja necessário ampliar o seu conceito de esquerda. O livro de Bobbio “Esquerda e Direita” sobre o significação e distinção destes dois campos políticos na democracia. Quando se pensa em esquerda democrática (assim como em direita democrática) é mais apropriado pensar em “esquerdas” (e “direitas”), o que incluiria tanto o conceito de social-democracia quanto outros grupos como “trabalhismo” e até mesmo partidos comunistas. Também é preciso muito cuidado para evitar a confusão entre “capitalismo liberal” e “democracia liberal”. Existem diversos regimes autoritários que adotaram um sistema “capitalista liberal”, como por exemplo o Chile de Pinochet e o… Read more »

Zenótico

Caro Camargoer. Não é de forma nenhuma necessário colocar a esquerda – ou “as esquerdas”, se preferir – sob o microscópio e identificar cada um de seus componentes e tendências para constatar o que eu afirmo no meu post anterior, e que reitero. Trata-se de apontar o perigo que as esquerdas representam para a democracia, no Brasil e no mundo, ainda que o discurso dominante tenda a trata-las como inocuas. Não nego a participação da grupos de esquerda na democracia. Trata-se porem, como aliás está dito no meu post anterior, de expediente puramente temporário, a ser descartado quando chegar a… Read more »

Camargoer.

Caro Z. De modo algum pensei em ofendê-lo ou desqualifica-lo, vistou que sempre sou vítima destes ataques. Talvez, por ser novo, desconheça alguns ataques que sofri extremamente pesados, inclusive ameaças a mim e á minha família. Talvez você notado que aqui mesmo, nesta matéria, fui de tal modo atacado que precise tomar a decisão extrema de romper qualquer debate. Em 64, o país sofreu um golpe de estado a partir da ideia que o país corria risco de se tornar uma ditadura, contudo este golpe implantou uma ditadura violenta que durou 21 anos. A suposição básica da democracia é a… Read more »

Zenótico

Caro Camargoer. Lamento saber que os ataques a você chegaram a tal ponto. Isso é completamente inaceitável, e um tanto imcompreensivel, mesmo nos dias de hoje. Dado esse histórico, talvez minha reclamação tenha sido percebida por voce como excessivamente forte. É preciso dizer que realmente me senti atingido e acho isso justificavel, dada a redação seu comentário. Mas, se voce afirma que não se tratava de desqualificação, acredito. Lamento o desconforto que eu possa ter causado. De minha parte, pelo menos, o assunto está encerrado.  Voltando a minha humilde contribuição aos debates da Trilogia, ela visava acima de tudo apontar… Read more »

Esteves

Bom dia, Nilooooooo.

Foi tudo fantasia. Imaginação. Juntaram-se para pular carniça. De mentirinha.

Bom dia, Nilo.