Tsai diz que o lançamento do é “um passo substancial para aumentar a autossuficiência na defesa e proteger as suas águas territoriais”

TAIPEI (Taiwan News) – A presidente Tsai Ing-wen (蔡英文) na quinta-feira (28 de setembro) fez uma postagem no X (antigo Twitter) marcando o lançamento histórico do primeiro submarino construído internamente em Taiwan.

Tsai presidiu a cerimônia de lançamento do Hai Kun (海鯤), ou “Narwhal” em inglês, no estaleiro Kaohsiung da CSBC Corporation. Durante um discurso que proferiu no evento, ela declarou “A história sempre se lembrará deste dia” e apesar dos desafios encontrados nos últimos três anos, a presença da embarcação atrás dela provou “Conseguimos!”

Tsai disse que os submarinos são uma parte importante do desenvolvimento das capacidades de combate assimétricas da Marinha. Ela disse que é vital que Taiwan implemente a “independência da defesa nacional”, permitindo que as suas capacidades de combate sejam continuamente atualizadas.

Ela encerrou prometendo que, no futuro, o Hai Kun “carregará o espírito tenaz e corajoso de Taiwan, mergulhará profundamente no mar, guardará silenciosamente nossa pátria, protegerá nossa liberdade e democracia e se tornará a força de Taiwan impulsionando Taiwan através das ondas”.

Num post X publicado à tarde, ela escreveu que o lançamento do navio marcou um “passo substancial no aumento da autossuficiência na defesa e na proteção das suas águas territoriais”. Ela afirmou que, no futuro, a indústria de defesa continuará a ser uma parte importante dos planos do país para reforçar a sua indústria nacional.

VÍDEO: time-lapse da construção do submarino autóctone de Taiwan

NOTA DA REDAÇÃO: O submarino da classe Hai Kun, também conhecido como programa Submarino de Defesa Autóctone (IDS – Indigenous Defense Submarine), é uma classe de submarinos de ataque construídos internamente em Taiwan para a Marinha da República da China (ROC Navy). O submarino é provavelmente baseado na classe “Hai Lung” da Marinha de Taiwan, uma versão da classe “Walrus” holandesa.

É um submarino de ataque diesel-elétrico, com deslocamento de 2.500 toneladas, comprimento de 70 metros e propulsão diesel-elétrica com baterias de íon de lítio. A profundidade de operação deverá ser de mais de 350 metros.

O armamento compreenderá torpedos pesados MK-48 Mod 6 Torpedos e mísseis antinavio Harpoon Block II UGM-84L.

Subscribe
Notify of
guest

67 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zigg

Por falar em Torpedos MK 48, os nossos sub classe Tupi restantes ainda dispõem de tal armamento?

Santamariense

Acredito que sim, pois é o armamento padrão deles.

Eduardo Angelo Pasin

Muito importante para causar grandes baixas nos meios de desembarque anfíbio chinesa

Marcelo Andrade

Vai…..

Allan Lemos

Que consigam usá-lo para defender sua liberdade e democracia de regimes nefastos.

Yuri

Amém.

Maurício.

“construção autóctone.”

Não vou tirar os méritos de Taiwan, mas eles tiveram ajuda de outros países, países esses que não querem aparecer para não se queimarem com a China, e isso é um fato.

Moriah

Sem dúvidas e bateria de lítio, quantos países utilizam? Logo de cara lembrei do Japão…

Esteves

Não falaram em bateria de lítio.

Fernando Vieira

Então os redatores erraram:
“comprimento de 70 metros e propulsão diesel-elétrica com baterias de íon de lítio”

Esteves

Então Esteves errou.

Fabio Mayer

Concordo, é discurso….

Esteves

São 6 países. Está na outra matéria.

Maurício.

Sim, mas quais países tirando os EUA?

Esteves

EUA, Reino Unido, Coreia do Sul, Índia e Japão. E Holanda que forneceu o mock-up.

Dalton

Dependendo da fonte, Austrália, Canadá e Espanha também deram alguma contribuição, daí se lê, “mínimo de 6 países que ajudaram” mesmo assim é
considerado notável o que Taiwan realizou em pouco tempo criando os meios para se construir submarinos localmente.

Esteves

Determinados.

Dalton

E “desesperados” 🙂 Não é minha praia, mas Platão escreveu: “A necessidade é mãe da invenção”.

Joao

Tinha um pedreiro q morava perto da minha avó, que, coincidentemente, se chamava Platão, e dizia: “ gato com fome come sabão”.

Moriah

L3 Harris e RTX estariam envolvidas

Carlos Campos

ninguém sabe, que foi EUA, JP, UK, ITA, e FRA,

Moriah

Muito bom! Mostra a capacidade de Taiwan de superar seus desafios. Chineses, então, já sabemos que empenham eles têm.

WSilva

EUA e Inglaterra poderiam ter dado a Taiwan uma coisa melhorzinha pois esse sub aí não vai assustar nem as Filipinas, Vietnã e o Japão, países que Taiwan(ROC) tem disputas marítimas e territóriais, quem dirá assustar a China. rs

PS: Parabéns pela preferência da palavra ”autóctone” na tradução.
Se não fosse pelo Eneás Carneiro eu não saberia o significado dessa palavra. Aliás, fica a dica para quem quiser estudar uma visão nacionalista sobre politica/geopolítica e português bem falado.

Maurício.

“esse sub aí não vai assustar nem as Filipinas, Vietnã e o Japão, países que Taiwan(ROC) tem disputas marítimas e territóriais, quem dirá assustar a China.”

Como eu disse na matéria do “novo” submarino da Coreia do Norte, um submarino nunca deve ser subestimado. Quanto a China, te garanto que ela não gostou nada, nada desse lançamento de Taiwan. Quanto a EUA e Inglaterra, eles nem reconhecem Taiwan como um países livre e soberano, se nesse aí os países já ajudaram por baixo dos panos, imagina só “uma coisa melhorzinha”, sem chances.

WSilva

Certo, mas a Coreia do Norte tem a bomba amigo, é isso que garante soberania.

Maurício.

Sim, não vou negar, a única coisa que de fato poderia dissuadir uma invasão da China seriam as armas nucleares, armas essas que Taiwan não possuí.

Fabio Mayer

Mas… não dissuadiram até agora? Taiwan é contestada pela China desde sua criação na década de 40…

Maurício.

Fabio, mas a China da década de 40 é muito diferente da China de agora, não dá nem para comparar. A questão é, se um dia a China se sentir 100% confiável para uma invasão, ela invadirá, o tempo dos chineses é “diferente” do nosso. Agora, se Taiwan tivesse armas nucleares, duvido que a China tentaria alguma coisa.

Esteves

A China não contesta Taiwan. A China contesta o que os outros países fazem com Taiwan.

A República de Taiwan existe desde 1912.

Fernando XO

Chama de “província rebelde” e não contesta ?

Esteves

Todo filho é rebelde. Uns mais.

Esteves

Todas as nações são soberanas. Até as nações sem bomba.

Maurício.

Soberanas são, mas as que possuem armas nucleares possuem uma dissuasão que as outras não tem, na verdade não dá nem para comparar.

Fabio Mayer

A URSS contrapunha o poder naval dos EUA com uma gigantesca força de submarinos, que eram mais baratos de produzir e manter que os navios de superfície da USNavy. O submarino ainda é a arma naval de quem tem poucos ou menos recursos que o adversário potencial.

Mazzeo

Caro Fábio, me permite discordar um pouco ? A USSR sabia que para chegar na baía de Biscaia precisava parar a reforger, não a etapa aérea com os equipamentos pre posicionados, mas a entrega por mar de suprimentos e tropas. A estratégia era um ataque multi armas rápido tipo blitzkrieg por terra e cortar o acesso à Europa por mar. Gorshkov foi o grande arquiteto da parte naval, criando uma grande força de SSGN e aviação naval de longo alcance para destruir primeiro os escoltas e depois os comboios. Gastaram muita grana nisso, muita mesmo. Os SSGN eram meios tão… Read more »

Dalton

A “crise dos mísseis de 1962” mudou esse pensamento passando-se a buscar uma marinha mais equilibrada com grande número de combatentes de superfície oceânicos, navios de desembarque e logísticos, aviação naval baseada em terra e se deram os primeiros passos para desenvolver NAes – classe Kiev – e isso tudo foi demonstrado pela primeira vez em 1975 quando os soviéticos fizeram um exercício naval de grande escala.

Fernando Vieira

Eu aprendi essa palavra na quinta série quando estávamos estudando as teorias sobre a chegada do homem às Américas. Uma das teorias era de que o homem americano seria autóctone, mas essa teoria, na época, estava praticamente descartada.

Camargoer.

segundo os teóricos dos antigos astronautas…

Esteves

Mestre viu a múmia?

Camargoer.

Quando visitei o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, antes do incêndio, vi as múmias egípcias. Infelizmente, foram perdidas. Tambem vi o Bendego.

WSilva

Isso é impressionante, ainda mais se você passou pela quinta série há pouco tempo(10, 15, 20 anos atrás) já que o o ensino hoje é muito inferior se comparado ao antigo ginásio.

Talvez essa palavra tenha caído em desuso.

Camargoer.

Caro W. Eu não sei dizer se o ensino hoje é inferior ao antigo. Está é uma excelente discussão, mas que vai se gongada pelo Nunão (sempre ele.. sempre ele…). Até uns 30~40 anos atrás, o acesso ao ensino médio era restrito. O número de vagas era menor que a demanda, o que já atuava como um processo de seleção. Hoje, felizmente, há uma oferta de vagas suficiente. Por outro lado, infelizmente, existe uma enorme evasão escolar no ensino médio. Os dados de desempenho dos estudantes mostram uma larga faixa de desempenho, existindo tanto excelência quanto deficiência, Os dados médios… Read more »

Esteves

Essa é outra excelente discussão. Por que sempre o Nunão?

“Sempre ele…sempre ele.”

Fernando "Nunão" De Martini

Por que sempre o Esteves me enche a paciência?

Sempre o Esteves, sempre o Esteves…

Fernando Vieira

Eu fiz a quinta série em 1993. Escola pública.

Camargoer.

Olá Fernando. A origem da espécie humana parece bem conhecido hoje. Havia quem defendesse que ela tivesse se originado simultaneamente em vários lugares, incluindo China e América do Sul, Hoje se sabe que a espécie humana surgiu na África, entre 250~300 mil anos atrás, na região da África Oriental, mais ou menos onde seria hoje a Somália ou Quênia. O braço evolutivo dos hominídios tem alguma coisa como 2 milhões de anos. Ainda que os humanos tenham convivido com algumas outras espécies de hominídios, nossa espécie teve sucesso evolutivo e as outras foram extintas. É difícil dizer se eles foram… Read more »

Gabriel BR

Top!

anderson arêas

A classe Hai Lung é baseada Zwaardis e não na Walrus….

Esteves

Pequenas diferenças. A Walrus veio da Zwaardis.

Zezão

Taiwan também está construindo um submarino anão, chamado Huilong.
O projeto Huilong é um submarino midge destinado a testes, no entanto, poderá ser armado com torpedos. Ele terá 30 metros de comprimento e um casco externo de 3,6 m de diâmetro. Será destinado a testar o sonar e os sistemas taiwaneses para o submarino Hai Kun.
Dizem que usará baterias baseadas em lítio e os dois tubos de torpedo sugerem que terá uma capacidade secundária de combate.

*Fonte:
http://www.hisutton.com/Taiwan-Huilong-Submarine.html

Augusto
Esteves

Ótimo. Pelo site…a SIATT ainda está em 2021.

https://www.siatt.com.br/siatt/

Enquanto o EDGE Group está em 2023.

https://edgegroup.ae/news/edge-signs-strategic-partnership-agreement-brazilian-marine-corps

Davi

OFF TOPIC

EDGE Group afdquire SIATT

https://edgegroup.ae/news/edge-acquires-50-stake-siatt

Glasquis7

Um Off importante:

O Controle Acionário da SIATT está sendo vendido pra Arábia Saudita

Wilson Look

O Grupo EDGE é dos Emirados Árabes Unidos.

Glasquis7

Sim, obrigado pela correção

Nilo

Tem como confirmar essa informação:
Controle acionário pelo EDGE?

Roberto Santos

Parabéns por tamanha determinação, não poderia deixar passar a oportunidade pra lembrar os bilhões de reais consumidos por nossa Marinha sem até hoje entregar um único Submarino nuclear.

FRANCISCO MARCELIO DE ALMEIDA FARIAS

Único submarino, mas mil vezes mais capacitado, que este de Taiwan. Que é apenas um pouco melhor que os Tupis.

Glasquis7

Único submarino, mas mil vezes mais capacitado, que este de Taiwan.”

Acho que a crítica do Roberto se refere a que, no caso de Taiwan, o Sub existe e já navega enquanto que no caso do Brasil, ainda não.

Esteves

Não temos pressa.

Glasquis7

Explique isso pro Roberto Santos.

Nilo

Diz para Roberto que MB não faz salsicha.
Quer um SubNuc vai ter que fazer como Australianos, vai ter que gastar os bilhões.

Jorge Oliveira

Vai atrasar a invasão chinesa em 30 minutos…

WSilva

30 minutos?

No máximo 3 minutos.rs

Bruno Vinícius

Por falar em baterias de íon-lítio. Será que no futuro poderíamos utilizá-las no lugar das atuais em nossos Scorpènes? Óbvio que haveria um custo de desenvolvimento associado, mas aumentaria consideravelmente as capacidades do submarino.

Nilo

O uso de nióbio nas baterias pode ser uma alternativa, mas pesquisa no Brasil não é levado a sério pela sociedade brasileira.