Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

Diretor: Charles Frend

Atores Principais: Jack Hawkins e Donald Sinden

Mar Cruel é um clássico filme britânico de grande sucesso, cuja narrativa fictícia se passa durante a Segunda Guerra Mundial (1939–1945). Ele retrata de forma bem realista as duras condições nas quais a Batalha do Atlântico foi realizada entre a Marinha Real e os submarinos alemães.

O filme é baseado no livro “The Cruel Sea” (1951), que se tornou um best-seller, do ex-Oficial de Marinha Nicholas Monsarrat. Ele serviu em navios da “Royal Navy”, durante a Batalha do Atlântico, entre 1940 e 1945.

Importante mencionar que este filme foi realizado sob o ponto de vista dos marinheiros britânicos, que serviram em navios escoltas[1] dos comboios[2].

O tenente George Ericson (Jack Hawkins), ex-oficial da Marinha Mercante, assume o comando do HMS[3] Compass Rose (K 49), uma corveta da classe “Flower” da Marinha Real britânica, especializada na escolta de comboios e guerra antissubmarino. A tripulação era inexperiente, mas a liderança do comandante fez o navio evoluir na prontidão para o combate.

Outro personagem de grande destaque no filme é o assertivo Keith Lockhart  (Donald Sinsen), cuja profissão de origem era jornalista. Passado pouco tempo, por motivo de problemas de saúde do Imediato Lockhart assumiu a função.

 

A Alemanha após derrotar a França em 1940, passou a ocupar várias bases no Atlântico. Estas bases facilitavam a ação dos submarinos no ataque aos comboios britânicos. O ataque ao tráfego mercante do inimigo com o objetivo de enfraquecê-lo é uma prática antiga na guerra naval. O sistema de comboios salvou o tráfego marítimo inglês dos ataques dos submarinos alemães.

A experiência mostrou que no sistema de comboios: os navios mercantes conseguiam manter sua posição na formatura; a moral da tripulação ficava elevada com a proteção dos navios de guerra; e a chegada programada dos navios nos portos permitia que o planejamento e a operação de carga e descarga fossem realizadas de forma mais eficiente.

Contudo, como desvantagem tínhamos a redução da velocidade de todos os navios do comboio em função da velocidade do navio mais lento.

Uma cena marcante foi a decisão de Ericson em realizar um ataque com bombas de profundidade contra um submarino alemão. As explosões também matariam os marinheiros de um navio mercante, que estavam desesperados em sobrevivência no mar após seu navio ter sido afundado.

Após três anos de serviço na escolta de comboios, o HMS Compass Rose é torpedeado  e afundado por um submarino alemão. Comandante e tripulação tiveram que abandonar o navio e somente 11 conseguiram sobreviver. O Comandante foi resgatado.

Posteriormente, ele assumiria o comando da fragata HMS Saltash Castle. No final da guerra, enquanto escolta um comboio no Ártico, a fragata HMS Saltash Castle afunda o submarino alemão U-53 e retorna ao porto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E  SITES CONSULTADOS


[1] Navio de guerra que protege alvos de maior valor estratégico. Possui a capacidade de localizar, atacar e destruir aeronaves, navios de superfície e submarinos inimigos.

[2] Sistema organizado em grupo de navios mercantes e   de guerra (escoltas), em formatura, com o objetivo de proteger o tráfego marítimo durante a travessia entre portos.

[3] Her Majesty’s Ship, Navio de Sua Majestade

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cássio Silva

Ótimo filme; recomendo!

Fernando "Nunão" De Martini

Melhor filme que já vi sobre a Batalha do Atlântico.

(O segundo melhor é outro já mostrado aqui, O Barco).

Leandro Costa

Assino embaixo de ambos acima.

Leandro Costa

Aliás, só para complementar algo que me ocorreu agora. The Cruel Sea está para a Batalha do Atlântico como Twelve O’Clock High está para a a ofensiva de bombardeio diurno da 8ª Força Aérea.

Fernando "Nunão" De Martini

É por aí mesmo.

carvalho2008

Twelve O’Clock High é sensacional…mostra como a disciplina é importante e como a exaustão psicologica atingia todo o esquadrão no limite…

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. Assisti ainda adolescente e não me esqueci. Preciso achar e assistir de novo.

Leandro Costa

Eu assisti tanto o The Cruel Sea quanto o Twelve O`Clock High semana passada. Realmente são dois grandes favoritos entre os filmes sobre a Segunda Guerra Mundial. Aliás, sobre a Guerra Fria, prevejo que acabaremos vendo alguma matéria sobre o The Bedford Incident, outro excelente filme. Carvalhão, tente ler o “Masters of the Air,” que inclusive está sendo usado como base para o novo seriado do Spielberg/Hanks (que salvo engano estréia no ano que vem, e acho que vai ser baseado no 100º Grupo de Bombardeiros). Esse livro tem um capítulo inteiro sobre a estafa de combate entre os aviadores,… Read more »

Alex Barreto Cypriano

comment image

Dalton

Alex, meu caro, você me fez tirar da gaveta depois de mais de 10 anos, se não mais, o modelo da minha “Flower” ,HMS Begonia que na escala 1:1250 tem apenas 5 cms, mas
mesmo assim sem uso de lupa dá para identificar os dutos de ventilação ao redor da chaminé, o mastro colocado diante da superestrutura o canhão principal, as duas calhas de bombas de profundidade e os lançadores de bombas de profundidade.
.
Nem lembrava-me mais que a tinha…:(

Alexandre Galante

Dalton, mande foto pra gente do modelo 🙂

Dalton

Enviei por e-mail Galante e no segundo, inclui 2 NAes de Escolta.
.
abraços

Alex Barreto Cypriano

Mestre Dalton certamente já sabe, mas tenho que confessar o susto em saber que elas eram movidas por motor a vapor reciprocante, dizem que tecnologia velha naqueles dias mas muito confiável. Igualmente, que o mastro, em navios posteriores da mesma classe, foi deslocado à ré do passadiço. Que benção ter visão perfeita, mestre. Eu já uso lupa pra ver muita coisa…

Dalton

Longe de perfeita Alex, até meus quase 40 anos padeci de forte miopia até
fazer uma cirurgia, seja como for, também sou usuário de lupa, mas, já tendo algum conhecimento fica mais fácil identificar alguns detalhes : )

Fernando "Nunão" De Martini

Parabéns, Dalton!

Minha menor escala atualmente é 1/700. Tive um Shinano nessa escala que você coleciona mas foi filho único. Não me atrevo a reduzir ainda mais.

Dalton

Grato Nunão, faz quase 20 anos que comprei o último e livrei-me dessa compulsão !

Fernando "Nunão" De Martini

Não só as corvetas classe Flower eram propulsadas por máquinas a vapor de tríplice expansão, mas também as sucessoras Castle e a maior parte das fragatas classes River e Loch, de porte semelhante aos contratorpedeiros de escolta americanos.

Era uma propulsão confiável, mais barata de produzir do que turbinas a vapor (para as quais havia muita demanda para os navios de combate, sem falar nas engrenagens de redução, e as fábricas não davam conta) e mais econômica nas velocidades de escolta de comboios.

Last edited 6 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Leandro Costa

Alex, comprei uma lupa de cabeça (com luzinha!) nesse final de semana. Acho que fico parecendo um cientista louco com aquilo na cabeça, mas ajuda pra xuxu.

Alex Barreto Cypriano

Ou com Terry Gilliam num cameo em Jupiter Ascending (filme de que todo mundo fala mal mas eu gosto):
comment image?w=640&ssl=1

Leandro Costa

Quase nesse nível mesmo, mas sem tanto cabelo.