Comando do 6º Distrito Naval realiza dois resgates no Pantanal em menos de uma semana

0

Em menos de uma semana, a Marinha do Brasil realizou dois resgates no Pantanal sul-mato-grossense. No final da tarde de 24 de outubro, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), após solicitação de apoio do Corpo de Bombeiros, transportou um homem de 42 anos, da Escola Sebastião Rolon, no Porto Sairu, a cerca de 90 km de Corumbá-MS, até o Complexo Naval de Ladário.

De acordo com as informações do solicitante, o homem apresentava suspeita de pancreatite aguda. O outro transporte, realizado na sexta-feira, 19 de outubro, foi de um homem de 35 anos, na região da Nhecolândia, com suspeita de fratura dos arcos costais e relato de fortes dores.

Ambos os resgates foram feitos com o auxílio de aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), organização militar subordinada ao Com6ºDN, e os deslocamentos contaram com um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Na chegada ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá.

A Marinha do Brasil esclarece que o resgate de vítimas, feito por meio de Evacuação Aeromédica (EVAM), empregando helicópteros do Com6ºDN, é uma ação de cooperação com o Corpo de Bombeiros e sua realização ocorre eventualmente em locais onde o acesso é difícil ou inviável via terrestre e em caso de comprovada emergência. O voo depende, ainda, de diversos fatores, como condições meteorológicas, utilização da aeronave em período diurno, distância, entre outros.

FONTE / FOTO: 6º DN (MB)

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments