Empresas assinam contrato de parceria estratégica para desenvolvimento de uma versão de alcance estendido no míssil antinavio MANSUP, da Marinha do Brasil

 Dubai (EAU), 14 de Novembro de 2023 – A SIATT, empresa brasileira especializada em armas inteligentes e sistemas de alta tecnologia, e o GRUPO EDGE, conglomerado de Defesa dos Emirados Árabes Unidos, assinaram um contrato para desenvolvimento do MANSUP-ER, versão de alcance estendido no MANSUP (Míssil Antinavio Nacional de Superfície), da Marinha do Brasil.

O novo míssil tem alcance estendido de 200 quilômetros, equipado com uma turbina da Turbomachine, voa a uma velocidade de 950 Km/h, com capacidade de transportar 150 Kg de carga explosiva. Suas características possibilitam que seja adaptado para integração em sistemas aéreos e sistemas terrestres selecionados.

A parceria estratégica foi formalizada pelo presidente do Cluster de Mísseis & Armas da EDGE, Hamad Al Marar, o CEO da SIATT, Antonio Rogerio Prattes Salvador, e o Diretor de Competitividade da SIATT, Carlos Alberto de Paiva Carvalho, nesta terça-feira (14), durante a Dubai Air Show.

A celebração foi prestigiada pelo Exmo. Sr. Embaixador do Brasil nos Emirados Sidney Leon Romero, pela Dra. Juliana Larenas, Subsecretária da SEPROD (Secretaria de Produtos de Defesa), e pelo Contra-Almirante Marcelo Menezes Cardoso, diretor da DSAM (Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha), representando respectivamente, o Ministério da Defesa e a Marinha do Brasil.

A SIATT liderou o desenvolvimento do projeto MANSUP, da Marinha, sendo responsável pelo Sistema de Guiagem, Navegação e Controle e o Sistema de Telemetria.

O MANSUP-ER será o primeiro projeto executado por meio de cooperação com o GRUPO EDGE e evidencia a expertise da indústria brasileira.

“Este contrato consolida a parceria entre a SIATT e o GRUPO EDGE, e representa uma significativa contribuição para a soberania tecnológica do Brasil”, disse Antonio Salvador, CEO da SIATT.

Sobre o GRUPO EDGE

Com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, o GRUPO EDGE é um dos principais conglomerados de tecnologia avançada do mundo, estabelecido para desenvolver soluções para a Defesa. Suas atividades concentram-se principalmente em quatro clusters: Plataformas e Sistemas, Mísseis e Armas, Guerra Eletrônica e Tecnologias Cibernéticas, e Comércio e Apoio a Missões. Em setembro, o grupo anunciou participação na SIATT, visando o desenvolvimento de soluções inteligentes de Defesa para o Brasil e o mundo.

Sobre a SIATT

Com sede em São José dos Campos (SP), um dos principais polos tecnológicos do Brasil, a SIATT (Sistemas Integrados de Alto Teor Tecnológico) possui uma equipe de profissionais altamente capacitados, comprometidos com a inovação e o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Certificada como EED (Empresa Estratégica de Defesa) pelo Ministério de Defesa do Brasil, possui um longo histórico de projetos bem-sucedidos em colaboração com a Marinha e o Exército.

É uma empresa que projeta, desenvolve e fabrica Sistemas Integrados com alto valor tecnológico visando atender os mercados nacional e internacional, com desenvolvimento tecnológico agregado de última geração em setores estratégicos.

DIVULGAÇÃO: Rossi Comunicação

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

No Banner não tem SIATT

FELIPE

Vamos sair de 70km para 200km, ainda assim vai ter gente reclamando. Acredito que hoje na América Latina só os Harpoon do Chile possuem este alcance como missel antinavio.

Heinz

E os nossos Exocet?

Fernando "Nunão" De Martini

Nossos Exocet operados em navios (MM-40) têm motor foguete, com alcance de cerca de 70km. Aliás, foi a remotorização desses mísseis pela Avibras que deu origem à propulsão por motor foguete do Mansup.

Welington S.

Perfeito!
Para cima!

soutoF

Gostaria que viesse duas fragtatas classe Lafayete
pra MB.

Neural

Queria que fosse adaptado para os Gripen, P-3 e H-225

Gabriel BR

Show!!!!
É a engenharia brasileira alçando voos cada vez maiores

Abner

Segundo outra matéria o MANSUP pode ser modificado para ser lançado por aeronaves e sistemas terrestres.

Isso seria sensacional se acontecer