A maior aeronave não tripulada já lançada de um porta-aviões da Marinha Real abriu o caminho para a próxima geração do poder aeronaval do Reino Unido.
Com o codinome ‘Mojave’, a aeronave especialmente modificada – operada remotamente por um ‘piloto’ em um terminal de computador – decolou e pousou com segurança a bordo do HMS Prince of Wales, em um teste único na costa leste dos EUA. .

Nenhuma máquina sem tripulação do seu tamanho – nove metros de comprimento, com envergadura de 17 metros (seis metros mais larga que um caça stealth F-35B Lightning) e pesando mais de 1 ½ tonelada totalmente carregada – já voou de um porta-aviões antes, sem contar a Marinha dos EUA.

O teste na costa da Virgínia revela ainda mais o potencial dos porta-aviões da classe Queen Elizabeth do Reino Unido, demonstrando como os modernos sistemas aéreos não tripulados podem operar ao lado de aeronaves tripuladas de quinta geração, como os Lightnings.

“O teste do Mojave é inédito na Europa – a primeira vez que um sistema aéreo remotamente pilotado deste tamanho foi operado de e para um porta-aviões fora dos Estados Unidos”, disse o contra-almirante James Parkin, diretor de desenvolvimento da Marinha Real, cuja equipe planejou o teste.

“O sucesso deste teste anuncia um novo amanhecer na forma como conduzimos a aviação marítima e é mais um passo empolgante na evolução do grupo de ataque de porta-aviões da Marinha Real para uma força de combate mista, tripulada e não tripulada.”

O Segundo Lorde do Mar da Marinha Real, vice-almirante Martin Connell, disse que abraçar a autonomia era “o próximo passo lógico para garantir que a Marinha Real possa continuar a lutar e vencer em um ambiente operacional cada vez mais complexo”.

Ele continuou: “Com tantos parceiros internacionais interessados ​​nos resultados destes testes do Mojave a bordo do HMS Prince of Wales, estou muito satisfeito por estarmos assumindo a liderança em um trabalho tão emocionante e importante para desbloquear o potencial de longo prazo do porta-aviões e impulsioná-lo profundamente no século 21 como uma capacidade de ataque altamente potente.”

A Marinha Real tem duas décadas de experiência na operação de aeronaves sem piloto a partir de seus navios, mas os sistemas existentes do Fleet Air Arm – como o Puma lançado manualmente e o novo helicóptero miniatura Peregrine que entra em serviço em janeiro – são projetados para operações de curto alcance de de vigilância em terra e no mar.

O Mojave – uma versão da aeronave MQ1C Gray Eagle adaptada para decolagens e pousos curtos em pistas ainda mais curtas do que o convoo dos porta-aviões da classe Queen Elizabeth – é uma aeronave muito maior e mais complexa.

Produzido pela empresa norte-americana General Atomics, o Mojave é capaz de realizar inúmeras missões de longa duração em altitudes médias.

VÍDEO: ARP Mojave pousa e decola do HMS Prince of Wales

É da mesma família de aeronaves que as novas aeronaves Protector RG Mk1 da Royal Air Force, como aeronaves pilotadas remotamente de “altitude média e longa duração”, capazes de conduzir missões de vigilância e ataque de longo alcance ao longo de muitos milhares de quilômetros quadrados.

Meses de planejamento por especialistas da Marinha Real, da General Atomics e da tripulação do HMS Prince of Wales levados ao teste – um dos vários envolvendo aeronaves sem tripulação e F-35 neste outono para ampliar os limites das operações envolvendo os dois porta-aviões do Reino Unido.

“Minha equipe e eu estamos entusiasmados e orgulhosos de sermos os primeiros a lançar e pousar um Mojave de um porta-aviões”, disse o comandante Martin Russell, encarregado das operações aéreas a bordo do HMS Prince of Wales.

“Durante uma implantação centrada na experimentação e na expansão do envelope da classe Queen Elizabeth, este é um dos destaques.

“A integração do pessoal de desenvolvimento da Marinha e da General Atomics na equipe do Prince of Wales foi fundamental para permitir que um sistema aéreo remotamente pilotado tão grande operasse a partir do convés durante este teste, com a capacidade parecendo um vislumbre do futuro desses navios.”

O HMS Prince of Wales está agora conduzindo intensas atividades de treinamento e testes com o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA antes de retornar para casa em Portsmouth no próximo mês.

FONTE: Royal Navy

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Barreto Cypriano

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

carvalho2008

Chegou o momento em que tanto falava…..tudo virando uma coisa só…..

Muito ansioso para ver o mesmo, porem com o Anadolu e kizileuma…..

Esteves

Mestre Carvalho pode publicar imagens e ilustrações. Deixa a matéria recheada.

Groosp

Eu com o NAM Atlântico.

Esteves

A Istivis Gems reservadamente apresenta, mais um grande sucesso do Poder Naval. O Comandante e a Fragata Classe Tintinnabulum estrelando O Comandante ( óbvio) O Ajudante de Ordens do Comandante — Arff, Arff, Arff…como cansa manter o preparo físico do Comandante nesses dias de alto calor. — Comandannnnnnte. Comandannnnnnte. Eu já corri 10 vezes em volta do Condomínio dos Comandantes. É suficiente? — Pode ir diminuindo. O Clube dos Comandantes enviou uma planilha para alto preparo físico. Vejo aqui que 10 voltas nossas são suficientes. Você pode descansar enquanto preparo uma coalhada síria geladinha. — Comandante. Além da planilha de… Read more »

Vitor Botafogo

kkkk haja criatividade e tempo sobrando

Esteves

Os sobrinhos do Comandante, Edgar, Diego, Gilberto e o amigo árabe Ebraim, retornaram do Catar.

Entraram na garagem do Comandante e…faz duas semanas que não saem de lá.

Perigo…perigo…perigo.

Alex Barreto Cypriano

Kkkkkk, muito bom.

Delta

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.