Os rebeldes Houthi do Iêmen disseram ter apreendido o que chamaram de navio de carga israelita no Mar Vermelho e alertaram que todos os navios ligados a Israel “se tornarão um alvo legítimo para as forças armadas”.

O principal porta-voz do governo do Japão confirmou na segunda-feira a captura do Galaxy Leader, operado pela Nippon Yusen, acrescentando que o Japão estava apelando aos Houthis enquanto procurava a ajuda das autoridades sauditas, omanenses e iranianas para trabalharem para a rápida libertação do navio e da sua tripulação.

A japonesa Nippon Yusen, também conhecida como NYK, disse que a empresa criou uma força-tarefa para coletar mais informações, inclusive sobre a segurança dos 25 tripulantes, que eram das Filipinas, Bulgária, Ucrânia, Romênia e México. O navio, um transportador de automóveis, vinha da Europa em direção à Índia sem carga, disse um porta-voz.

A empresa de segurança marítima Ambrey disse que o proprietário do grupo do navio “está listado como Ray Car Carriers”, cuja empresa-mãe pertence a Abraham “Rami” Ungar, um empresário israelita.

Um oficial militar dos EUA disse que a apreensão do navio “é uma violação flagrante do direito internacional. Exigimos a libertação imediata do navio e da sua tripulação. Consultaremos os nossos aliados e parceiros da ONU sobre os próximos passos apropriados”, disse o responsável.

O site de rastreamento do Marine Traffic disse que o Galaxy Leader “partiu de Korfez, na Turquia, e estava a caminho de Pipavav, na Índia. Ficou off-line no sábado, a sudoeste de Jeddah, na Arábia Saudita.”

VÍDEO: Rebeldes Houthi do Iêmen capturam navio de transporte de veículos no Mar Vermelho

FONTE: The Guardian

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Isso é trabalho pro pessoal do USMC.
Que ONU que nada !!!
Eles não pediram permissão da ONU pra invadir. 👀💪☠️💀🏴‍☠️

737-800RJ

Nossa, como são brabos, fazendo terrorismo em um ambiente de trabalhadores desarmados…

Aéreo

Estes Houthi estão pedindo pra terem sérios problemas. Até o presente momento o conflito no Yemem foi solenemente ignorado por toda mídia ocidental, para a qual só é um conflito “sórdido” quando morre gente de pele branca como na Ucrânia. Conflitos envolvendo, negros e muçulmanos seja na África ou Oriente Médio, são uma espécie de normalidade que não merece cobertura jornalística relevante. A ausência de atenção do mundo ocidental para o Yemen fez com que ninguém além da Arabia Saudita e a sua proverbial incompetência militar enfrentassem os rebeldes Houthi. Agora os rebeldes apoiados pelo Irã mexeram em uma peça… Read more »

No One

Será que a maior atenção ( midiática e popular) não tem a ver com o fato de envolver uma das maiores potências do planeta ( a Rússia) , de acontecer em um continente considerado relativamente pacifico e um dos mais importantes do mundo ? Se você mora em uma comunidade onde troca de tiros e homicídios são fatos tão corriqueiros como a luz do sol , fica difícil se surpreender com mais um tiroteio. Só de golpes de estado , desde a independência dos países africanos, foram mais de 500 . Conflitos étnicos e chacinas nem se contam mais. Você… Read more »

Aéreo

Eu concordo com boa parte da sua argumentação No One, e ela não é excludente com o meu ponto de vista que pode ser sintetizado da seguinte forma: Vitimas cristãs e brancas causam mais impacto na mídia ocidental do que vítimas negras ou muçulmanas. A África e o Oriente Médio são uma zona, locais onde a violência é banalizada, eu concordo. E acrescento que muitos dos conflitos que ocorreram por lá serviram a interesses do ocidente na forma de guerras por procuração.  Poderíamos argumentar que há um atraso cultural nestes lugares? Sem duvida que há, isto é inegável. Obama ordenou… Read more »

Last edited 5 meses atrás by Aéreo
Aéreo

Ninguém está discutindo a ancestralidade nem ausência de cultura estas civilizações. Elas são seculares e ninguém nega isto. Porem são atrasadas em aspectos como democracia, estado de direito, distribuição de riquezas e direito de mulheres e minorias.
Países como o Irã, Arábia Saudita, Iraque, Síria, Líbano, são utopias para simpatizantes políticos. É como Cuba, Venezuela, Coréia do Norte para os “canhotos”. Os simpatizantes e militantes acham bonito por fora, mas ninguém se anima muito em morar lá.  

AVISO DOS EDITORES: NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

josebaldo

Ok, as guerras têm que ter sistemas de cotas para o senhor também? O que vende jornal é a relevância da notícia, você que não é um opressor se minorias deve ter profundo conhecimento sobre a guerra do Iêmen.

Racionalista*

Só te digo uma coisa jovem,esses guerrilheiros bárbaros são muito bons na arte da guerra,são guerreiros formidáveis,sua máquina de inteligência humana é muito boa,aquela península é um vespeiro,muito dificil de vencer,qualquer país que subestime os houtis e tentem lutar contra eles vão receber de presente uma resistência 5 ou 10 vezes pior que no Afeganistão dos talibans,no site nationalinterest tem uma matéria fresquinah sobre sua máquina de guerra e inteligência humana,formidável.

Last edited 5 meses atrás by Racionalista*
Rafael

É uma ação injustificável e reprovável, sem dúvida, mas temos que admitir que um piloto de helicóptero tem que ser bom e bem treinado para fazer isso.
Acredito que o Irã deve fornecer treinamento específico para esse fim, pois é muito diferente de pousar em uma corveta ou fragata com um grupo aéreo embarcado dando suporte e orientando o pouso.

Addonexus

O hamas invadiu israel baseado em ações de um jogo chamado pubg, não seria novidade se esses aí estiverem jogando war thunder…

ChinEs

Seal Team 6, DEVGRU resolvem isso na hora, sem muito stress retomam esse navio…

Charle

Será?

Rodrigo

Com certeza é só darem a ordem..esses Cabeça de pano viram comida de peixe.

Addonexus

Essa ação aí é o básico do GRUMEC

No One

Piratas? Terroristas ? Bandidos ? Difícil escolher a melhor terminologia para definir esses sujeitos.

Addonexus

Gamers

Racionalista*

Eu diria que são guerreiros formidáveis,quem se meter com eles estão entrando num vespeiro difícil de sair,essa região é muito pior que Iraque e Afeganistão,quem se meter aí terá sérios problemas,quem subestimar esses guerrilheiros bárbaros estarão queimando em óleo quente,sua máquina de guerra e inteligência militar é formidável,eles priorizam muito a inteligência humana,então não adianta ter as melhores armas do mundo,se alguém lutar entrar nessa região será difícil de sair.

L Grande

Verdade. O yemem é igual a Somália, África, Afeganistão, não tem nada de valor. Loucos são se países desenvolvidos entrar em lugares assim. Para que?

carvalho2008

Operação hollywoodiana…..e o pior que parece haver muitos simpatizantes no mundo….Nostradamus estava certo…..

Maurício.

Nostradamus teria vergonha até da própria pátria, que até hoje invade países alheios, seja por conta própria ou ajudando como capacho dos EUA, e a França é cheia de simpatizantes, defendem com unhas e dentes a Torre Eiffel e seus milhares de ratos por Paris.

AVISO DOS EDITORES: LEIA AS REGRAS SOBRE NÃO USAR O ESPAÇO DOS COMENTÁRIOS PARA PRATICAR XENOFOBIA:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

rui mendes

_____

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.

Xenofobia? Que parte do meu comentário tem xenofobia? A parte que tem milhares de ratos por Paris? Sinto muito se o editor tenha levado por esse lado ou até mesmo tenha levado pro coração, mas eu constatei um fato, vocês gostando ou não, simples assim.

Dalton

Classificar a França como “capacho dos EUA” certamente mostra um certo desprezo seu pela França, daí, xenofobia, mas, aparentemente você desconhece o histórico dessas duas nações e tudo que já vivenciaram juntas enfim há muito em comum entre elas mesmo assim a França foi contrária a invasão do Iraque pelos EUA em 2003.

Maurício.

Mostrar desprezo é uma coisa, você mesmo, não vai muito com a “lata” da Rússia e da China, agora, desprezo não tem nada a ver com xenofobia, até porque se for medir com esse tipo de régua, todos aqui na trilogia praticam xenofobia, afinal, todos tem seus países de estimação e consideram os países contrários de escória ou países párias. Só um detalhe, eu não desconheço a história entre França e EUA, que como qualquer relação entre países, é baseada no interesse, quanto a ser capacho, é só ver as guerras em que os EUA se meteram e ver se… Read more »

Dalton

Maurício da minha parte nunca “ofendi” China nem Rússia, não uso esse espaço que frequento a muitos anos para taxar países disso ou daquilo e presumi que não foram os ratos o motivo de você ter sido chamado à atenção. Minha opinião é que países podem ter objetivos em comum, mesmo potenciais adversários em comum, além de compartilharem valores como a chamada democracia com suas virtudes e defeitos sem que um seja “capacho” do outro. . E uma das guerras em que EUA e França estiveram juntos foi justamente para defenestrar o nazismo que também na minha opinião foi algo… Read more »

Maurício.

Dalton, vamos falar a verdade aqui, sem falso moralismo, eu acho que a Bielorrússia é um capacho russo, assim como os chechenos que lutam pela Rússia, assim como a Coreia do Norte é um capacho chinês, e eu sei que tu concorda com esse meu comentário, ou não condorda?

AVISO DOS EDITORES:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

VOCÊ JÁ FOI AVISADO PARA LER AS REGRAS DO BLOG. LEIA E SIGA AS REGRAS:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Dalton

Nem de longe são coisas similares com a relação existente entre EUA e França, países, na minha opinião, com passados ilustres que se desenvolveram de forma independente, reais protagonistas que deixaram suas contribuições para a humanidade e absolutamente não estou isentando-os por erros cometidos, quem não os cometeu ? . A China já declarou no passado que jamais concordará com a unificação das Coreias e a Rússia vê a Bielorrússia como um simples apêndice, aliás, como ela gostaria de ver a Ucrânia também, então esses países não tem a força ou a disposição para lutar contra nem mesmo muita identidade… Read more »

Maurício.

Dalton, eu te respondi mas só depois que eu apertei em publicar é que eu vi que eu errei uma letra no e-mail. Se o editor liberar mesmo assim, tudo bem, se não eu respondo mais tarde.

Addonexus

Paris é a cidade dos ratos alguém de lá se ofendeu ou algum Tupiniquim simplesmente tomou as dores?

AVISO DOS EDITORES A TODOS NESTA DISCUSSÃO:

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

A MATÉRIA NÃO É NEM SOBRE RATOS NEM SOBRE A OPINIÃO DE CADA UM SOBRE UM PAÍS QUE SEQUER É MENCIONADO NA MATÉRIA. LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.

E o pior que é um fato histórico, desde a idade média, passando pela peste negra e até virando tema de filme da Pixar. No Google e no YouTube o que não falta é matéria e vídeo falando sobre a infestação de ratos em Paris, nos parques e praças, a cada dez metros tem porta iscas com veneno pra rato para tentar amenizar a situação. Enfim, só estou ainda comentando a esse respeito porque algum editor entendeu errado o meu comentário. AVISO DOS EDITORES: O CONTEÚDO DO SEU COMENTÁRIO COMO UM TODO TEM CONOTAÇÃO XENOFÓBICA E VOCÊ RECEBEU APENAS UM… Read more »

naval762

Ah sim, claro que são os Houthis, quem mais poderia ser, né?

Heinz

Ai quando Israel começar a macetar os Houthis, vão fazer nota de protesto na ONU.
Começaram, agora aguentem as consequências, igual ao Hamas.

adriano Madureira

legal, aí judeus começarão a ser caçados pelo mundo e mortos em cada país,turistas não terão sossego, assim como nós anos 80,assim como cada turista americano poderia ser um alvo preferencial, dependendo do país que estivesse.

Bernardo

Isso já acontece há décadas, você só nunca notou ou prestou atenção. Dezenas de atentados terroristas contra a população judaica foram frustrados na Europa nos últimos anos. Ou na Turquia. E você deve ter ouvido falar que no Brasil também. Você acabou de explicar a razão de Israel existir quando falou em “judeus caçados pelo mundo”. A alternativa a isso é só aceitar e morrer? Se submeter ao terror? É a sua sugestão? Nos portões de Brandenburgo, recentemente, uma mensagem foi projetada que dizia “Never again is now” (“nunca mais é agora”). Esse é o sentido dessa mensagem, caso no… Read more »

Rinaldo Nery

Sério que você veio com essa conversinha? Free Palestine! Avisasse o HAMAS pra não invadir Israel e matar 1200 civis (idosos, mulheres e crianças incluídas). Você está acompanhando o conflito na imprensa? Os palestinos se resignaram ao controle do HAMAS. Viu os túneis sob hospitais? Foguetes montados em mesquitas?

Renato B.

Estão mostrando tuneis dos Hezbollah no norte e atribuindo ao Hamas. https://www.aosfatos.org/noticias/video-mostra-tuneis-hezbollah-nao-passagens-hamas-invadir-israel/

Rinaldo Nery

Acabou de passar na JP um vídeo de uma fábrica de foguetes sob uma mesquita.

Bruno Moura

______

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATACAR AS PESSOAS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sergio Machado

No momento a palavra tanto de Israel quanto do Hamas valem uma nota de 3 reais. Nao dá pra ignorar aquele vídeo mandrake de armas no hospital destapado pela BBC, como sendo “prova cabal”.
Hamas mentir até vai, mas Israel para um Estado está mentindo a rodo.
Ademais, JP não é bem sinônimo de credibilidade.
Barbas de molho.

Luis H

fonte: aosfatos.org KKKKKKKKKKK KKKKKKKK KKKKKK nada mais a declarar

Maurício.

“Ai quando Israel começar a macetar os Houthis, vão fazer nota de protesto na ONU.” Não vai dar em nada, a ONU decidiu encerrar as investigações contra a Arábia Saudita sobre crimes de guerra no Iêmen. Dizem que a Arábia Saudita fez de tudo $$$$ para conseguir essa vitória na ONU, que pela primeira vez na história teve uma resolução no conselho de direitos humanos derrotada. A guerra no Iêmen é uma das piores crises humanitárias da atualidade, milhares de pessoas já morreram e outras milhares estão passando fome. Tu vê a mídia dando chilique porque a Arábia Saudita está… Read more »

rui mendes

Vocês não vivem defendendo, que China e Rússia são os maiores??? Então porque se preocupam que a mídia ocidental, tem dois pesos e duas medidas???? Onde está a mídia Chinesa, Russa e Iraniana??? Pois é, falam mal do decadente ocidente e depois dizem que a mídia ocidental, só passa guerras de brancos e católicos, como se a Ucrânia e Palestinianos fossem em um caso católicos e no outro brancos, como vocês dizem, aliás como se no ocidente, fissem só brancos e católicos. A mídia dos que vocês dizem ser os novos donos disto tudo, não vos agrada, não a seguem,… Read more »

Maurício.

“Vocês não vivem defendendo, que China e Rússia são os maiores???”

Procura um comentário meu nesse sentido, depois tu vem aqui e posta a matéria no qual eu comentei. De resto, só blá blá blá e mimimi…

EduardoSP

Não sei porque, toda vez que leio Houthis me vem à mente a saga de Star Wars.
Não tem um planeta, uma tribo, uma civilização, uma espécie com esse nome, ou algo parecido, em Guerra nas Estrelas?

Charle

O planeta gelado “HOTH” foi o palco de batalha entre as forças da resistência e as forças do Império em “O Império Contra-Ataca”.

Interessante observar que, se estivéssemos no universo de Guerra nas Estrelas, esses rebeldes que atualmente são considerados terroristas seriam o equivalente à um dos grupos da “resistência” contra a dominação do Império.

E qual nação atualmente representaria melhor o papel de “Império” junto à seus lacaios de estimação?

EduardoSP

Então é isso! Planeta Hoth.
Valeu!

Fernando Vieira

Não dá pra comparar nesse ponto. Em Guerra nas Estrelas os mocinhos e os vilões estão muito bem demarcados. O mais perto do cinza que teríamos seriam o Hutts de Tatooine.

O Império de Star Wars é inspirado no Terceiro Reich, como os uniformes dos soldados imperiais deixa bem claro. Quando um dos lados é nazista fica fácil identificar o vilão.

Charle

Certo. Mas um império com suas suas práticas e características ainda é um império, seja na ficção ou na realidade. A vida imita a arte.

Fernando Vieira

Eu não vejo nada parecido ao Império de Star Wars em nenhuma nação do mundo hoje.

Diego Tarses Cardoso

Rebeldes que cortam as cabeças de bebês; Assam crianças em fornos micro-ondas enquanto estupram as mães.

Bela comparação a sua.

Rafa

Engraçado que vem na cabeça isso tb, mas relacionado aos Homens de Areia do primeiro Star Wars.

sergio 02

Tb. deram mole, era pro timoneiro esta manobrando esse navio feito louco

Rinaldo Nery

Nossa, que diferença seria… É um navio gigantesco, não é um jet-ski.

Radagast, o Castanho

Caro Coronel, deixa eu contar um causo que confirma o que vc falou. Durante minha faculdade assisti uma aula de direito marítimo de um professor que, antes de ser advogado especializado em direito do mar, trabalhou na Transpetro embarcado em navio, ele era o “piloto” do navio. Nessa aula ele estava explicando sobre a preferência de navegação entre as embarcações, cuja regra principal é o navio maior tem sempre preferência de passagem ao menor, para justificar essa regra ele contou um causo que aconteceu com ele. Ele estava com o “piloto” de um petroleiro que estava carregado até o talo… Read more »

Fernando Vieira

Newton explicou isso muitos anos atrás. Nada mais é que a lei da inércia.

sergio 02

Mais, navios modernos como esses, alem de esta vazio como diz a própria reportagem, são muito mais manobráveis do que petroleiros carregados,pode não ser um Jet-ski mais daria trabalho para pousar o helicóptero.

sergio 02

Antes de falar, me dei ao trabalho de pesquisar :
https://www.balticshipping.com/vessel/imo/9237307#gallery-44
nesse site, tem fotos que indicam que ele e capaz de fazer curvas bem apertadas. recomendo dar uma olhada.

Fernando XO

Prezado Sergio, as curvas de giro, o abatimento e o diâmetro tático de um navio desse porte são consideráveis… fora o fato de ter apenas um eixo, o que limita a capacidade de manobra… embora tenha efeito visual, a curva da imagem não é de forma alguma “apertada”… “mercantão” é “queixo duro”, pode acreditar… abraço…

sergio 02

Obrigado pela explicação.
minha questão e que, em uma curva de giro o mais fechado possível, dificultaria bastante o pouso do helicóptero devido a forca centrifuga, que por menor que fosse gerada pélo navio, para uma aeronave pesada como esse helicóptero ai, uma minima inclinação que se cria se nesta orbita já seria um fator limitador para o pouso da aeronave.

Fernando XO

Prezado Sergio, acredito que o raio da curva não seja o mais importante e sim o fato de a variação de rumo alterar o vento relativo no convoo o que causaria instabilidade para a aeronave no processo de desembarque do pessoal… abraço.

Rafael

Não sei se é permitido que tripulações civis possam ter armas de grosso calibre. Mas se fosse o caso, um vigilante atento com um fuzil e uma boa pontaria poderia frustrar a ação.
Ainda assim seria arriscado. Se fosse um petroleiro carregado e o helicóptero fosse abatido teríamos uma tragédia…
Se coisas desse tipo se tornarem comuns, vamos ver no futuro vigilantes fazendo rondas com armamento de guerra em navios civis.

Fernando Vieira

É pra isso que as marinhas do mundo possuem navios escolta.

Fernando XO

Prezado Rafael, há vários vídeos por aí mostrando equipes de segurança contratadas repelindo ataques de piratas… não conheço a legislação que permita tal atividade, mas isso acontece efetivamente… abraço.

GRAXAIN

Pelo vídeo a escolha foi ruim, os carros não estavam lá… agora é torturar a empresa para que o seguro pague pela libertação da tribulação e liberação do navio.

Bueno

ou não , ou foi preparado para ser uma Isca e ser sequestrado…
é o mundo das narrativas, a bandeira da Palestina fixada no MI-8

Quem ousaria a usar um MI-8 para desembarcar Comandos em um navio em transito , sem nunca ter conhecido da área no navio para esta operação?

Alguém tem treinando muito os Houthi para este tipo de assalto…. ou contrataram um piloto aposentado da Rússia… elucubrações de uma operação bem cinematografia!

Last edited 5 meses atrás by Bueno
Jagderband#44

Quem fornece um helicóptero MI para um grupo rebelde?
tsc tsc…

L Grande

Verdade. Um MI 8 helicóptero produção Rússia. Estranho. Estamos perto da terceira G mundial nuclear. E focos de tenção em todos os lados. Como o império irá reagir?

Fernando "Nunão" De Martini

Qual império, o de Daniel que você costuma mencionar? Ou é outro?

Jagderband#44

Acho que ele se referiu ao império Persa ou Otomano.

L Grande

Hoje o império que dominam o mundo é outro EUA Europa Japão Austrália Israel Coreia do Sul etc.

Jagderband#44

Coloque o império Chinês nessa sua lista.

L Grande

Bom ainda não. Hoje a China não consegue controlar nem a região perto dela. O império que existe hoje é o Império do ocidente, que consegue atuar no mundo inteiro e domina os mares. Igual o Império de Atenas, poder naval, o império de esparta, poder terrestres, hoje formados pela China, Rússia, Iran, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela, etc, países fora do ocidente, ainda são muito frágeis. E complementado o Brasil, América latina, África, partes da Ásia, etc. Não fazem parte do Ocidente, são regiões colônias fornecedores de materiais primas. O império do ocidente hoje é formado pelos EUA, Europa,… Read more »

L Grande

Kkkkkk

Romão

Na verdade esses “rebeldes” são o governo de fato do Iêmen. O mesmo vale para o Talibã no Afeganistão: operam até super tucanos.

Fernando Rodrigues Martins

Gostaria de perguntar por que meus posts estão sendo apagados. Seria censura?

Nota da moderação:
Vários dos seus comentários foram apagados por não seguirem as regras para comentários apesar de você ter sido advertido mais de uma vez.

Leia as regras

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rick

Manda os Seals pegarem os tripulantes e depois uma chuva intensa de Tomahawks. Sem piedade.

L Grande

Resgatar o navio e tripulantes ok. Agora gastar uma chuva de Tomahawks em cima de pedras e areia não tem sentido. Cada Tomahawks custa 2.000 k de dólares.