Aspirantex 2023

Mensagem de Final de Ano do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen.

O Almirante Olsen foi promovido ao posto de Contra-Almirante em 25 de novembro de 2011. Ocupou, como Oficial General, os cargos a seguir: Diretor do Pessoal Civil da Marinha; Comandante da Força de Submarinos; Assessor do Comandante de Operações Navais; Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais; Diretor de Hidrografia e Navegação; Diretor de Obras Civis da Marinha; Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha; e Comandante de Operações Navais.

Ao longo da carreira, comandou o Navio-Varredor “Atalaia” e o Submarino “Tapajó”. Foi Imediato do Submarino “Tamoio” e do Navio-Aeródromo “São Paulo”. Atuou como assessor parlamentar e representou o Brasil na Junta Interamericana de Defesa (EUA), além de ter exercido a Chefia de Gabinete da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha (DGPM).

Possui o Curso de Aperfeiçoamento de Submarinos para Oficiais, o Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores – Escola de Guerra Naval (EGN), o Curso de Pós-graduação em Ciências Políticas na Universidade de Brasília, o “Advanced Course in Hemispheric Defense and Security” – Colégio Interamericano de Defesa, instituição vinculada à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington D.C. (EUA) e o Mestrado em Defesa e Segurança Hemisférica – Universidade Del Salvador (ARG).

Egresso do Colégio Militar de Fortaleza (1978), o Almirante de Esquadra Olsen ingressou na Marinha do Brasil em 1979, tendo sido declarado Guarda-Marinha em 14 de dezembro de 1982, ao concluir o Ciclo Escolar da Escola Naval.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo Cardeal

Sono.

Gabriel Ferraz

Respeito demais a instituição, não a esses pseudos militares que a única grandeza que as pertencem hj em dia é o tamanho da circunferência abdominal ,sou servidor público e me sinto enojado com esse tipo de hipocrisia em discursos falidos sem comprometimento algum com o povo brasileiro.

Marcelo Andrade

Você está se referindo ao Congresso nacional?

Willber Rodrigues

Que o bom velhinho do grande saco vermelho traga em 2024 um Wave Ruller e uns caça minas usados e em bom estado pra MB.

Rafael

“Que o bom velhinho do grande saco vermelho traga em 2024 2% do PIB para aumentar o efetivo, mais promoções de oficiais, contratar mais médicos, cozinheiros e músicos para manter a tropa motivada…”

Zero77

Impressionante o desejo de alguns por hardware usado, obsoleto e sempre das mesmas fontes ocidentais…

Willber Rodrigues

“Impressionante o desejo de alguns por hardware usado, obsoleto e sempre das mesmas fontes ocidentais…”

Como se a grande maioria dos meios atuais da MB não se enquadrassem nesses critérios, né?

Mauro Cambuquira

Eu vou ser repetitivo. A Marinha é uma potência global em soltar notas mensagens. Já os meios para a sua navegação e segurança do país, não tem a mesma disposição das sua notas oficiais.

Marcelo Andrade

Então, reclama com a Classe Política…

Augusto José de Souza

Esse atual comandante tem um grande currículo,comandante de submarino,de navio varredor e serviu no famigerado porta aviões São Paulo. Ele parece dedicado a modernizar a marinha com novos meios navais. Acho que ele merece continuar no comando até no próximo governo,já que se mostrou bem apolítico dialogando recursos com a oposição.

Rafa

Pau que dá em Chico, dá em Francisco:
11:51 do vídeo -> Porte ilegal de arma de fogo de calibre proibido. Crime inafiançável.

Kommander

Pelo atual momento da força e do Brasil, essas mensagens não passam de piada.

Marcelo Andrade

Por que piada? Os Projetos estão em andamento, há atrasos? Sim, mas todos continuam, o Prosub, as Tamandarés, os exercícios anuais, claro que a Marinha hoje é a que esta em pior situação em as FFAA mas acho que culpar somente os militares é relativizar demais o problema.

Souto

Boa noite amigos Camargo ou Ninao a MB poderá antecipar a construção dos navios de contramedidas de minas tendo em vista que os atuais tres navios varredores classe aratu estão em situação precária?