A Revista Naval da Frota do Jubileu de Prata de 1977, com a posição dos navios nos mapas e uma foto legendada mais abaixo.

O HMS Ark Royal (R09) teve a construção iniciada em 1943 como um porta-aviões da classe Audacious, mas foi concluído em 1955 com um design fortemente modificado.

Nessa fase, ele era o único porta-aviões da Royal Navy capaz de operar aeronaves convencionais de asa fixa e seria retirado de serviço em 1979.

O HMS Hermes (R12) teve a construção iniciada em 1944 como um porta-aviões leve da classe Centaur, mas foi concluído em 1959 para operar na Era do Jato.

De 1971 a 1973 o navio foi convertido em porta-aviões de comando (LPH), de acordo com os desejos dos políticos da época de eliminar gradualmente os porta-aviões de asa fixa.

Ele foi oferecida aos australianos em 1968 como substituto do HMAS Melbourne, mas foi recusado devido aos altos custos operacionais envolvidos.

O Hermes voltaria ao papel de porta-aviões (graças ao advento do jato Sea Harrier) a tempo de desempenhar um papel crucial na retomada das Ilhas Malvinas em 1982. Ele foi vendido para a Índia (rebatizado como Viraat) em 1987 e teve uma longa carreira de sucesso antes de ser desativado em 2020.

O HMAS Melbourne (R21) foi o terceiro porta-aviões da Austrália depois do Sydney e do Vengeance (depois NAeL Minas Gerais na Marinha do Brasil) e foi o terceiro porta-aviões do mundo a ser concluído com um convés em ângulo, em 1955.

O Melbourne ganhou a reputação de navio azarado após colisões fatais com os destróieres HMAS Voyager em 1964 e USS Frank E. Evans em 1969.

O Melbourne foi desmantelado em 1982, após 27 anos de serviço para a RAN.

Para acessar a programação com os navios da Revista Naval do Jubileu de Prata de 1977, clique na imagem da capa abaixo:

FONTE: The Warshipologist, no Facebook

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JPonte

Que foto majestosa !
Toda uma poderosa frota efetiva e pronta para o combate , muito poder de fogo .
Me parece que este poder já não é possível pelo Reino Unido que hoje tem sua Marinha bem reduzida , dizem perigosamente reduzida dado os compromissos com a OTAN no Atlântico Norte assumidos …
Vejamos …

Willber Rodrigues

Considerando-se que qualquer corveta meia-boca chega a meio bilhão de dólares ( pra não falar em armamentos e o pacote logístico ), não é de se espantar que até a USN esteja diminuindo…

Moriah

Que imagem linda!

Moriah

Sobre o jubileu de 1977, esse vídeo é emblemático por alguns motivos, um deles é o resgate histórico do passado, com direito a presença do Admiral Graf Spee da Krigsmarine no evento dos anos 30…Outra é a passagem em frente à Vosper, sempre bem lembrada por nós brasileiros. A saudação à Rainha… Enfim, uma grande festa naval. https://www.youtube.com/watch?v=RHCoYU4HRrg

Alexandre Galante

Valeu pelo link do vídeo! acrescentamos no corpo da matéria. Abs e Feliz 2024!

Moriah

Valeu! Abs e bom 2024!

Jonathan Pôrto

Coisa linda!!!