Finalmente foram divulgadas novas imagens de um KJ-600 com pintura da aviação naval da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy).

O Xian KJ-600 é um avião de alerta aéreo antecipado e controle (AEW&C) embarcado, desenvolvido pela China para a PLA Navy. Este avião representa um salto significativo nas capacidades aeronavais da China, permitindo que sua frota opere mais eficazmente em ambientes de combate modernos, especialmente em operações distantes de suas costas.

Concebido para operar a partir de porta-aviões, o KJ-600 é projetado para preencher uma lacuna crucial nas capacidades de vigilância aérea e comando e controle da PLA Navy. A presença de um avião AEW&C embarcado é essencial para as operações de uma frota moderna, pois fornece dados em tempo real sobre atividades aéreas e marítimas, ampliando significativamente o alcance do radar da frota e melhorando sua capacidade de reagir a ameaças distantes.

Comparável em missão e capacidade ao E-2 Hawkeye da Marinha dos EUA, o KJ-600 é equipado com um radar de matriz faseada avançado, capaz de detectar aeronaves e mísseis inimigos a grandes distâncias. Isso permitirá à PLA Navy ter uma visão abrangente do espaço aéreo ao redor de sua frota, essencial para a defesa contra ataques aéreos e de mísseis, bem como para a coordenação de suas próprias ofensivas aéreas.

O KJ-600 foi projetado para operar a bordo do porta-aviões de nova geração Fujian (Type 003) equipado com catapultas eletromagnéticas.

Em 2019, foi publicada a ilustração abaixo mostrando uma versão COD do Xian KJ-600.

VÍDEO: Xian KJ-600 com as cores da PLA Navy

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

Eles copiaram mesmo sem vergonha nenhuma

André Macedo

Sim, o F-35 é uma cópia descarada do 14bis, tem duas asas e ainda VOA!!!

Dalton

Concordo, então nada mais natural que desenvolver uma versão “COD’ do KJ-600
como o C-2 da US Navy derivou do E-2, com destacamentos de 2 em cada NAe e que está sendo gradativamente substituído pelo CMV-22B em destacamentos de 3
3 unidades capazes de embarcar o motor do F-35C, pousar verticalmente e não necessita de catapulta para decolar, impactando menos nas operações aéreas.
.
Uma aeronave “COD” é um luxo que aparentemente os chineses também irão desfrutar a partir do “Fujian”.

Carlos Campos

sim, por isso mesmo o KC390 é igual ao C130, o Rafale é igual ao Typhoon, o YF23 era igual ao YF22, chega não dava para apontar as diferenças logo de cara. e por aí vai com vários aviões que cumprem as mesmas missões

Last edited 1 mês atrás by Carlos Campos
Marcos Silva

Vcs vão negar mesmo que este aí é a cara do Hawkeye?

Bigliazzi

Me explica porque os requerimentos semelhantes acabam gerando no ocidente projetos de ineditismo inquestionável??? Estou esperando… Sentado.

BLACKRIVER

Todos aqueles projetos de asas já testamos na Alemanha e que foram parar nos EUA nos idos do fim da segunda guerra mundial…

Foi roubo?
Foi cópia?
Foi apreensão?

Deveríamos ter vergonha da nossa falta de coragem em empreender, desenvolver, pesquisar, copiar e melhorar!

30~35% dos universitários brasileiros são analfabetos funcionais!

Paulo Sollo

Mais um avanço da China em capacidades críticas.
Se a pressa em contar com a capacidade se faz necessária, usa-se algo que já existe como base e daí em diante com o ganho de experiência podem projetar algo diferente no futuro.
O que vale é ter as capacidades.

Paulo Victor

Não dá pra levar a sério. Comprei uma cópia de moto cg e o chicote elétrico esfarelou em dois anos.

Paulo

Foi feito para esfarelar mesmo vc ter comprar de novo, quer alguma eterna vai ter construir na sua casa

Marcelo

Isso se chama obsolescência programada !!!
Capitalismo meu amigo,tv de tubo que dura 30 anos ja nao existe mais,agora é comprar tv Qled bonitinha que dura so 3 anos !!!

Bigliazzi

Faça essa pergunta para que compra a 40 anos motos da Honda e para quem comprou somente uma DAFRA…

Bigliazzi

Recomendo comprar um CG, os japoneses vendem isso a mais de 40 anos no Brasil. O difícil não é vender uma moto para alguém… O difícil é vender o mesmo modelo de moto por mais de uma vez para o mesmo alguém… Pode perguntar isso para os proprietários da Honda CG e da DAFRA.

Mjborges

Não foi “projetado” foi copiado.

Jonathan Pôrto

Brasil? Brasil? Cadê o irresponsável digo responsável do Brasil?

Marcelo

Interessante que eles fizeram uma versão COD. Já os americanos estão retirando os confiáveis C-2A Greyhound, que tem muitos sistemas em comum com os Hawkeye, como motores, e substituindo-os pelo CMV-22B, um avião tiltrotor que tem tido problemas sérios de desgaste de componentes, e que tem inúmeros acidentes, muitos deles fatais, em sua ficha. Acho arriscado essa troca!

Bigliazzi

Acho que não…

soldado imperial

A embalagem foi copiada, a parte mais fácil da coisa!!
Agora quero ver copiar o “recheio” eletrônico, este sim o problema dos chineses…. Se um desces cair no mar em acidente, será que sai na imprensa????

Bigliazzi

Aí você já está pedindo muito… Vemos na Ucrânia… Todos os dias… O recheio dessa traquitanas chino-sovieticas… Basta ver os tanques com as torres ejetada… O miolo é uma porcaria.

Caio Ferreira

Na boa. Não condeno os chineses. Tudo que é bom vale a pena copiar. Se eu pudesse, copiaria também. Aviões Blackbird, caças F-14, MiG-29, navios Ticonderoga, submarinos Los Angeles, Alfa, tropas especiais SEAL, Green Berets, Spetznaz, Tanques Abrams, etc. No lugar dos chineses eu faria uma força armada idêntica e sorriria muito

Bigliazzi

Eles tentam… Mas falta experiência em combate… Isso vai demorar… Depois do baile que a Mãe Rússia vem dançando na Ucrânia eles perceberam que essas questões de guerra real são muito mais complexas do que paradas militares ou exercícios com tiros de festim… No campo de guerra o negócio é mais sério, os navios são afundados e as torres dos tanques não para de ser ejetadas.

Fabio Araujo

Off – Que imagens bonitas e que falha de segurança! O Izumo foi recentemente modificado para operar o F-35!
https://twitter.com/clashreport/status/1774012817835774292?t=a_gkwsZhiQC6NNOx25EWyw&s=19

There is a small scandal in Japan.

A drone launched by a Chinese citizen flew over the deck of the helicopter carrier JS Izumo DDH183 of the Japan Maritime Self-Defense Force in Yokosuka.
Há um pequeno escândalo no Japão.
Um drone lançado por um cidadão chinês sobrevoou o convés do porta-helicópteros JS Izumo DDH 183 da Força de Autodefesa Marítima do Japão, em Yokosuka.