Naval Group assina contrato com a ST Engineering Marine Ltd para a atualização das fragatas da classe ‘Formidable’

7

Fragata de mísseis guiados RSS Steadfast (FFG 70) da classe Formidable

Em 14 de dezembro de 2023, a ST Engineering anunciou que sua subsidiária ST Engineering Marine Ltd garantiu um contrato com o Ministério da Defesa de Singapura para a atualização de meia-vida das fragatas da classe Formidable para a Marinha da República de Singapura. O Naval Group, como subcontratado da ST Engineering, continuará a parceria que as duas empresas iniciaram em 2000 com o programa de construção das fragatas da classe Formidable.

Através deste contrato assinado com a ST Engineering Marine Ltd, o Naval Group tem orgulho de continuar sua cooperação com nosso parceiro, para servir a Marinha de Singapura.

O Naval Group tem um profundo entendimento das fragatas Formidable, pois o grupo construiu o primeiro navio da série classe Formidable no estaleiro de Lorient, na França. Os outros cinco foram construídos localmente pelo estaleiro ST Engineering, de acordo com o grande acordo de transferência de tecnologia, um testemunho da forte parceria entre as duas empresas. Para realizar este projeto, o Naval Group trabalhará de perto com o Naval Group Far East, sua subsidiária em Singapura que já está apoiando a Marinha de Singapura e a ST Engineering em gestão de projetos, manutenção e cadeia de suprimentos.

Sobre o Naval Group

O Naval Group é um parceiro na soberania marítima de seus clientes. Um ator internacional em defesa naval e herdeiro do conhecimento naval francês, o Naval Group desenvolve soluções inovadoras para atender às necessidades das marinhas. Presente em todo o ciclo de vida dos navios, o grupo projeta, constrói, integra e mantém submarinos e navios de superfície, bem como seus sistemas e equipamentos, até o desmantelamento. Também fornece serviços para estaleiros e bases navais. Uma empresa de alta tecnologia, ele baseia-se em sua experiência excepcional, seus recursos únicos de design e produção e sua capacidade de estabelecer parcerias estratégicas e transferências de tecnologia bem-sucedidas. Atento aos desafios da responsabilidade social corporativa, o Naval Group é membro do Pacto Global das Nações Unidas. Com operações em cinco continentes, o grupo tem um faturamento de 4,3 bilhões de euros e emprega 16.029 pessoas (equivalentes a tempo integral / dados de 2022).

Sobre o Naval Group Far East

O Naval Group Far East é uma subsidiária 100% do Naval Group criada em 2005, após a entrega das fragatas da classe Formidable à marinha de Singapura. O Naval Group Far East é composto por uma equipe de 50 especialistas em gestão de projetos, manutenção, logística e suporte de cadeia de suprimentos.

Além do suporte inicial ao programa de manutenção das fragatas da classe Formidable da RSN, o escopo se expandiu, incluindo novos serviços com foco em segurança marítima costeira e apoio às operações da Marinha Francesa na região e inovação com o Centro de Excelência Naval Group Singapura.

DIVULGAÇÃO: Naval Group

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonardo

Essa é fragata que a MB estava de olho?

Rodolfo

6 embarcaçoes derivadas da Lafayette sendo a 1a construida na França e as outras 5 em Singapura.

Camargoer.

Não sei… mas muita gente aqui no PN comenta que não existem navios de segunda mão adequados para serem adquiridos pela MB.

A cada vez, a ideia que a MB deve focar seus esforços nas FCT e nas NPa500 fica mais forte. Talvez seja preciso incluir alguns NPaOc1800 neste esforço.

Agora, a MB só depende dela mesma..

Augusto José de Souza

Acredito que o segundo lote das fragatas Tamandaré devem sair assim que terminarem a quarta fragata,os submarinos Riachuelo devem ter pelo menos duas adicionais depois do Angostura,pelo menos deveria ser assim com esse projeto ao invés de parar para ficar só em submarino nuclear.

Luís Henrique

Além da melhora nas comunicações, sistema de gerenciamento de combate e sensores, os mísseis Harpoon serão substituídos pelo Blue Spear.

Em 2020 a ST Engineering fechou uma joint venture com a IAI de Israel (50/50) para o desenvolvimento do Blue Spear, baseado no Gabriel MK5.
O míssil possui alcance superior a 290 km e uma ogiva de 150 kg.

No final de 2021 a Estônia comprou o Blue Spear ao custo de U$ 5 mi cada míssil.

E as Formidable modernizadas vão receber este míssil no lugar dos Harpoon.

Mjborges

Enquanto isso o alcance Mansup não passa de 70 km.

Luís Henrique

Mas já temos o MANSUP-ER em desenvolvimento.
E já está até contratado. Terá cerca de 200 km de alcance.