IMAGENS: Grupo de Batalha do porta-aviões USS ‘John F. Kennedy’ (CV 67), em 1988

21

Vista aérea dos navios do grupo de batalha do porta-aviões USS John F. Kennedy (CV-67) navegando em formatura.

Os navios, que integravam a Força-Tarefa 24.4, faziam parte de uma força de 18 navios que transitou do Oceano Atlântico Norte até ao Mar Mediterrâneo. Foto da Marinha dos EUA – 12 de agosto  de 1988.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Barreto Cypriano

Não era o CV-67 John Fitzgerald Kennedy que iria receber a planta de propulsão nuclear com reatores A3W? Curiosa a decisão de fazê-lo convencional. Mais curioso ainda é saber que o vaso de pressão dos reatores nucleares de propulsão, totalmente soldados e selados, têm suas bombas de circulação de refrigerante ativadas por indução de campo eletromagnético, evitando qualquer tipo de penetração no casco do vaso. Será que o reator do nosso charuto atômico tem algo parecido, em que pese a diferença brutal na tecnologia (reator HEU é diferente de LEU, sendo esse mais parecido com reator de instalações nucleoelétricas)?

Tisso Pazey

Eu só quero saber até quando os Americanos e uma parte do mundo vão sustentar financeiramente essa máquina de guerra mortífera e desestabilizadora dos EUA já que a dívida deles somam uma brutalidade de 33.4 trilhões de dólares? Alguém para explicar por favor?

Joao

A questão é:

São mesmo desestabilizadores ou o contrário?

Samuel Asafe

Síria, Líbia, Afeganistão, Iraque, Panamá, Vietnã, Coreia. Alguns poucos dos países que foram “estabilizados” com sucesso pelos EUA nos últimos 70 anos.
Se formos falar de financiamento de grupos políticos e grupos armados, a lista vai pra casa das dezenas.

BraZil

Bom dia. Samuel, sua lista é bem completa, mas falou falar das várias ações secretas, encabeçadas pela CIA, para produzir e distribuir narcóticos em vários países e usar os lucros para comprar armas e financiar revoluções. EEUU farol do mundo…

Tisso Pazey

Se fossemos contar quantos países já foram desestabilizados politicamente e militarmente deixados os em ruinas e muito S∆ngu€ derramado das nações ficaríamos horas conversando e não terminaríamos tão cedo João

Douglas

Só de imaginar que toda América Central para baixo não aguentaria uma esquadra dessa é de espantar o quão estamos reféns desses países!

No One

36 anos anos depois, não existe ainda uma única marinha equiparavel. L

BK117

Pesquisei um bocado para saber quais são os navios na foto (não existe uma lista), o que consegui juntar foi o seguinte: USS John F. Kennedy (CV-67) USS Pensacola (LSD-38) USS Santa Barbara (AE-28) USS Voge (FF-1047) USS Connole (FF-1056) USS John Rodgers (DD-983) USS MacDonough (DDG-39) USS Charleston (LKA-113) USS Truett (FF-1095) USS Fairfax County (LST-1193) USS Nashville (LPD-13) USS Yellowstone (AD-41) USS Biddle (CG-34) USS Bainbridge (CGN-25) USS McInerney (FFG-8) USS Mississinewa (T-AO 144) USS Bradley (FF-1041) [viria a ser o D-30 Pernambuco] LPH Classe Iwo Jima (muito provavelmente o próprio USS Iwo Jima (LPH-2), que estava no… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Excelente, Bk117. Parabéns pela pesquisa e generosidade.

BK117

Obrigado, caro Alex!

Dalton

Bom trabalho BK 117, sinal de que você realmente aprecia navios e marinhas deixando de lado o sempre aborrecido… “como os EUA são malvados” ! . O “LPH” definitivamente é o “Guam” e o interessante é que nessa época se começou a parceria do NAe e seu grupo na época “CVBG” – mais tarde “CSG” – com um Grupo Anfíbio “ARG” no caso capitaneado pelo “Guam”. . Como o “Guam” não contava com uma doca alagável para embarcações de desembarque como nos “LHAs” isso era compensado por uma maior presença de “LPDs/LSDs/LKAs”. . O “JFK” também introduziu como experiência uma… Read more »

BK117

Agradeço pela informação, caro Dalton!

Vários dos navios do Grupo Tarefa foram fotografados individualmente, curioso que um LPH desse porte não teve uma fotinha para chamar de sua rsrsrs
A única foto mais próxima dele que encontrei foi atrás do USS Mississinewa.

comment image

Dalton

Merecia mesmo se é que não existe apenas sendo mais difícil encontrar e também curioso é que o “Guam” seria enviado para o fundo do oceano em um “SINKEX” justamente pelo Grupo do “JFK” em 2001.

BK117

Caro Dalton, nos repositórios que eu procurei não consegui encontrar. Capaz que fotografaram mas deu algum problema no filme, ou a foto se perdeu.

Interessante. Acho que o SINKEX foi uma boa maneira de dar um adeus digno ao velho companheiro.

Alexandre Galante

Excelente Bk117! Bravo Zulu!

BK117

Muito obrigado, caro Galante!

Marco

Posso estar enganado mas não foi durante este mesmo cruzeiro que os F-14 do VF-32 então desdobrados no CV-67 abateram dois Mig-23 líbios em 04 de janeiro de 1989?

Dalton

Exato, ambos os Migs estariam aproximando-se de forma hostil do “CVBG” e foram abatidos por F-14As do então VF-32 que passaria a ser VFA-32 ao transitar para o
Super Hornet “F” também “biplace” como o F-14 e que encontra-se operando do USS D Eisenhower desde 2016.

Marco

Obrigado Dalton.

Marcelo Soares

Belas fotos!