O Poder Naval lamenta informar o falecimento do engenheiro naval Mario Sérgio Porto, do canal Defcon5 no YouTube.

Mario Sérgio, nascido em 1944, cursou a Escola Naval na Marinha do Brasil (1963 – 1967), a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970 – 1973) e fez Pós-Graduação em Administração pelo IAG-PUC-Rio, em 1976.

Entre 1973 a 1976, exerceu a chefia das seções de Máquinas (400 homens) e posteriormente de Motores (100 homens) do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro; participou como chefe de grupo na construção das fragatas classe “Niterói” e em serviços de reparos de navios da Marinha do Brasil. Neste período cumpriu cerca de 1.000 horas entre estágios e treinamentos nos estaleiros da Vosper Thornycroft, Southampton e sistemas elétricos de submarinos em base da Marinha Real Britânica em Porstmouth, Inglaterra.

Mas a grande grande paixão dele era tornar-se um historiador: “Nem sempre a vida nos conduz na direção dos nossos sonhos, mas ela não me impediu de, com paixão, estudar História desde os 15 anos.”, escreveu.

Após 8 anos no Setor Naval, em estaleiros no Brasil e Inglaterra, trabalhou 17 anos no Setor Nuclear, nos empreendimentos de Angra I e II, com períodos de especialização nos EUA e Alemanha. Após posterior especialização em negociação e ser professor tutor da disciplina na FGV, participou do Senior Executive Negotiation Program, Program on Negotiation, na Harvard Law Scholl nos EUA, em 2011.

Segundo Mario Sérgio, apesar da formação técnica, nunca abandonou suas convicções humanistas reforçadas com as leituras de grandes escritores e filósofos. Escreveu e publicou em seus sites na Internet mais de 500 artigos ou crônicas enfocando história, religião, politica, ciência e problemas brasileiros.

Dedicava-se a ler, escrever, estudar história, produzir vídeos sobre Defesa e Literatura e curtir os netos.

NOTA DOS EDITORES: Recomendamos aos leitores do Poder Naval a assistirem aos vídeos do Mario Sérgio Porto no canal Defcon5 no YouTube.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ediberto Santiago

Uma grande perda para a nossa sociedade. Um ótimo criador de conteúdo e disseminador de ideias que elevaram a discussão sobre o tema defesa nesse país.

Alisson Mariano

Meus sentimentos 🙁

Sempre gostei dos seus conteúdos no YouTube.

MARCELO RODRIGUES SEIXAS

Grande perda. Mario sabia muito. Seus vídeos no YT são verdadeiras aulas

Aislan Leite

Os vídeos do canal dele Defcon5 são verdadeiras aulas, agente aprende muito.

José Gustavo

Acompanhei alguns vídeos. Fiz algumas perguntas bem leigas. Explicava tão bem que até eu achava fácil a engenharia de submarinos nucleares. Preparadíssimo e muito educado. Que descanse em paz!

Felipe

Deus o tenha

Ivan

Meus sinceros sentimentos !!!
.
Acredito que assisti todos – ou quase todos – os vídeos do Mario Sérgio.
Os do Defcon5 foram todos, com muita atenção.
Tão educado e tão generoso nos detalhes, era até difícil discordar dele, mas aqui ou acolá havia um ponto ou outro de divergência, o que era ótimo e desafiador.
.
Vou sentir falta do antigo marujo
e eterno engenheiro !!!
.
Forte abraço e boa jornada,
Ivan, um antigo infante.

Mauro Cambuquira

Meus sentimentos aos familiares e amigos. Grato pelo legado, ensinamento e riqueza de conhecimento. Muita Luz, Assim Seja!

Burgos

Aos familiares e envolvidos os meu sinceros pêsames 🙏 R.I.P

Jadir

Uma grande perda…..

Aéreo

Um grande brasileiro. Descanse em paz Mário Sergio.

BK117

Poxa, que pena! Meus sentimentos aos familiares e amigos!

Alecs

Deixo as minhas condolências a esse grande brasileiro em que acompanhei o seu trabalho no Youtube e sempre respondeu as minhas postagens. Infelizmente pela distancia em estar no interior paulista não pude conhece-lo pessoalmente. Uma perda muito grande . Sr Mário reze por nós e pelo Brasil ao lado de nosso Sr. Jesus Cristo o salvador. Muitos aprendizados com a sua nobre sabedoria.

Ricardo Santos

Trágica perda! Meus sentimentos aos famíliares e amigos! Excelente difusor de conhecimento precioso nos dias atuais! Ajudou muito a elevar o patamar da discussão do tema Defesa em nosso meio. Meu Bravo Zulu a esse ilustre brasileiro. Grande exemplo de profissional acadêmico, com seus temas muito técnicos. Que Deus possa enviar o Seu Espírito para dar conforto aos seus conhecidos. Descanse em paz!

Last edited 25 dias atrás by Ricardo Santos
Frederico Boumann

Acompanhei o canal Defcon5 com muito entusiasmo, principalmente a série dos submarinos nucleares dos EEUU e da URSS. Conversamos sobre o SSN que a MB poderia vir a construir e sobre a evolução dele. Me lembro até de certa vez perguntá-lo sobre qual a grande evolução para a MB após o SSN Álvaro Alberto, e ele me disse, seria um SSGN, o qual concordei de plano, até por que na época estava bem em evidência o míssil de cruzeiro que a Avibras estava desenvolvendo, que uma versão submarina lançada de uma plataforma submarina deveria ser, após o Álvaro Alberto, a… Read more »

LucianoSR71

Aos familiares e amigos, meus pêsames. Era inscrito no seu Canal.

MIGUEL M. MARINHO

Meus Sentimentos aos Familiares e Amigos do Engº Mário Sergio Porto por tão grande perda. Perde não somente a Família, mas perde também a Nação Brasileiro com sua partida e o Ensino de Engenharia Naval de nosso País. Seu Canal do Youtube é importante Fonte de conhecimentos da Engenharia Naval. Também sou Inscrito e acompanhei diversas matérias que o mesmo apresentou. Descanse na Paz do Senhor!

Oseias

Que noticia mais triste, um grande brasileiro, sempre que possível eu via os vídeos em seu canal. Uma lastima, uma grande perda para nós que ficamos órfãs de um grande sábio. Que nosso senhor conforte os amigos e familiares.

Rommelqe

Enorme perda. Fomos contemporâneos na universidade e o conhecia pessoalmente. Minhas condolências a toda a sua familia e amigos.

BraZil

Bravo Zulu. Porto. Sentirei falta de seus instrutivos vídeos e de sua gentileza ao comunicar as ideias. Devem ter lhe convocado, para preparar a chegada de nossa finada MB ao outro lado.

Maurízio Souza e Souza

Fiquei triste! Realmente uma grande perda! De um profissional extremamente gabaritado e amante do Brasil! Acompanhava constantemente seu canal, que eu considerava extremamente técnico. Que perda! Vai com Deus, Comandante!

Marcelo

Uma grande perda acompanhava o canal dele. No youtube

Juarez

Uma grande perda. Um apaixonado pelo mar e de um conhecimento ímpar.
Meus sentimentos a família.

Diego

Meus sentimentos a família e amigos, sou inscrito do Defcon5 e o professor Mário Sérgio era um sujeito fantástico, sempre atencioso com os inscritos. Uma imensa perda para o Brasil.