MOSCOU, 2 de julho. /TASS/. Dois navios da Frota do Norte da Rússia fizeram escala em um porto na Venezuela, informou a Frota do Norte.

“Um destacamento de navios da Frota do Norte, composto pela fragata Admiral Gorshkov e pelo navio-tanque médio Akademik Pashin, fez escala no porto de La Guaira, na República Bolivariana da Venezuela. A escala durará vários dias. Depois disso, os marinheiros da Frota do Norte continuarão a cumprir sua missão nas águas do Oceano Atlântico”, informou a frota.

Durante a escala no porto, as tripulações dos navios russos terão a oportunidade de descansar após a longa viagem e conhecer os pontos turísticos locais.

A Frota do Norte informou que o esquadrão de navios partiu para a longa viagem em 17 de maio. As principais tarefas da viagem incluem a demonstração da bandeira e a garantia da presença naval em partes remotas dos oceanos que são operacionalmente importantes. A fragata Admiral Gorshkov é um navio moderno e multiuso que transporta mísseis guiados de alta precisão e é projetado para realizar missões em partes remotas de mares e oceanos.

Cerimônia de boas-vindas

O embaixador russo na Venezuela, Sergey Melik-Bagdasarov, o almirante Mariani Mata, chefe da Diretoria Principal de Cooperação Militar Internacional do Ministério da Defesa da Venezuela, e o vice-almirante Edward Centeno Mass, vice-comandante da Marinha Venezuelana, participaram da cerimônia de boas-vindas para os navios, segundo um repórter da TASS.

“Este é um símbolo vívido da inquebrável amizade russo-venezuelana, que demonstra nosso firme desejo de fortalecer ainda mais a parceria estratégica em todas as áreas”, disse o embaixador russo à TASS.

“Como símbolo especial de nossa amizade inquebrável e cooperação militar, nossa honrada companhia de guarda participará do próximo desfile de 5 de julho em comemoração ao Dia da Independência da Venezuela”, continuou ele. “Nossos marinheiros marcharão em formação de desfile ao lado dos amigos venezuelanos e demonstrarão sua firme confiança na defesa da soberania nacional e independência na emergente ordem mundial justa e multipolar.”

“Hoje estamos recebendo navios de guerra da fraterna Federação Russa”, disse Centeno à TASS. “Venezuela e Rússia são irmãos na luta contra o imperialismo dos EUA.”

O vice-almirante disse que durante a estadia dos marinheiros russos na Venezuela “haverá eventos para fortalecer os laços de amizade e cooperação entre nossos países.”

Visitas navais à Venezuela

O esquadrão da Frota do Norte, que também incluía o submarino nuclear Kazan, realizou exercícios no Mar do Caribe e visitou Cuba no início de junho deste ano.

Em 24 de julho de 2023, o navio de treinamento da Marinha Russa Perekop participou de um desfile naval na Venezuela em comemoração ao 200º aniversário da Batalha do Lago Maracaibo. O navio foi visitado pelo presidente venezuelano e comandante-em-chefe Nicolas Maduro.

Subscribe
Notify of
guest

32 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

“ Durante a escala no porto, as tripulações dos navios russos terão a oportunidade de descansar após a longa viagem e conhecer os pontos turísticos locais.”
Depois da passagem de um furacão naquela região, não vai ter muito o que ver não, foi só prejuízo e morte.
Conheço La Guaíra, La Cruz e Caracas, naquela época (1986), já não eram grandes coisa imagina agora 😔

Romão

A única coisa que presta lá são “las chicas”.

Alex Barreto Cypriano

Off Topic:
E o Beryl dispersou a navegação comercial na região (de acordo com Sal Mercogliano do WGOWS). Há quem pense que o Beryl foi criado mais por influência do ciclo de tempestades solares atual do que pelo aquecimento global. Aqui:
https://youtu.be/0nA2ApSAFDU?si=cYYNfTCxkFtgOx_K

Bispo de Guerra

Pontos turísticos ….rs….depois de ficarem meses na “seca marítima”….irão se hidratar…rs

A titulo de curiosidade há cabos submarinos passando pelas imediações da costa venezuelana:

AMX-1: Este cabo conecta os Estados Unidos, México, Porto Rico, Guatemala, Colômbia, Brasil, e vários outros países da América Latina, incluindo a Venezuela.Pan-American Crossing (PAC): Este cabo liga a América do Norte à América Central e América do Sul, passando pela Venezuela.Americas II: Este cabo conecta várias ilhas do Caribe, a Venezuela e o Brasil.GlobeNet: Este cabo conecta os Estados Unidos, Bermudas, Brasil e a Venezuela.

Last edited 5 meses atrás by Bispo de Guerra
Fernando Vieira

Mas o AMX logo vai ser desativado porque não tem mais peças pro motor…

Fernando Vieira

Pra onde será que foi o submarino…

BraZil

Pois é. Ninguém gasta “la plata” à toa. Até comissões de mostrar bandeira são usadas como pretexto para black ops. Do jeito que o cenário mundial está, Só lembrando que os oceanos estão cheios de dispositivos eletromagnéticos de escuta, transmissão, detecção e até armadilhas subaquáticas e conhecer a fundo rotas inimigas é fundamental em caso de guerra e que dados aparentemente “apenas científicos”. como temperatura, salinidade da água e correntes submarinas são altamente estratégicos para marinhas de guerra. Só as grandes potências sabem realmente tudo o que seus meios e tropas fazem no dia a dia.

Moriah

Itaguaí

Gerson Carvalho

Chegou ontem aqui em Fortaleza

Rafael Coimbra

Atlântida

Fábio CDC

Caros Russos, levem comida de reserva porque lá não irão encontrar nem no Mercado Negro…

FERNANDO

Belíssimo navio.
Belas linhas.

Moriah

Próximo destino?

Dalton

Mediterrâneo.

Jagderband#44

Bem vindos à América, marinheiros da liberdade e da democracia!

Emmanuel

Foi ironia, né? Diz que foi…

rui mendes

Aposto que não foi, e não é único, basta ler aqui comentários, para se ter uma ideia, é surreal.

Maurício.

“é surreal”

Aqui na trilogia tem de tudo, tem quem torce pela Rússia, tem quem torce pelos EUA, tem quem torce até pela OTAN, tem quem torce pela China, tem uns que usam nick de general nazi, outros usam nick de esquadrão nazi.
Mas o cidadão aí foi irônico, ele não gosta da Rússia, podem ficar tranquilos…

Heinz

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Jagder#44

Pessoal de São Leo é atento.
A gente não deve “gostar ou não gostar” de um país.
Mas sim, concordar ou não com o atual governo do país.

Maurício.

“A gente não deve “gostar ou não gostar” de um país.
Mas sim, concordar ou não com o atual governo do país.”

Concordo!

Jagder#44

Foi.

Henrique

sei não.. tem que gente que diz que putin é o arauto ícone da direita e conservador kkkkk pode ser que o cara ache que ditadura é democracia e liberdade kkkkk

Piassarollo

É sério?

Jagder#44

Não.

Emmanuel

Marinha de Guerra visitando um país amigo.
Nada de novo que China, Estados Unidos, França, Alemanha, Japão, e tantos outros países já não o fizeram.

Segue a vida.

Bigliazzi

Esses não foram afundados pelos Ucranianos?

BraZil

Este é de outra frota Bilhazzi. E os Russos tem muito mais. A previsão é que apenas em 2024 34 navios e submarinos de vários tipos sejam entregues pelos estaleiros Russos à Marinha de guerra de lá.

Henrique

nenhum deles vai ser onde importa kkkkk

Orivaldo

Aham

Kanter

Não tem uma eleição por lá, por agora? Será coincidência?

Adriano madureira

E oquê importa uma eleição cubana? Ou você está se referindo a outro país?