O porta-aviões do Projeto 11435/classe Kuznetsov, Admiral Kuznetsov (063), pode ser transferido de volta para a Marinha Russa no final de 2024, de acordo com uma fonte da TASS.

“De acordo com o plano ajustado, os testes de mar da fábrica do porta-aviões devem começar na primavera de 2024, e os testes estatais no outono do mesmo ano. Se os testes ocorrerem sem observações, o navio poderá ser entregue à frota no final de 2024. Se algo der errado durante os testes, um adiamento para 2025 será inevitável”, disse a fonte à TASS, em julho de 2023.

O Admiral Kuznetsov é o único porta-aviões em serviço na Marinha Russa e uma peça central das capacidades navais do país. Nomeado em homenagem ao Almirante Nikolai Kuznetsov, um dos mais proeminentes oficiais navais da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial.

Lançado em 1985 e comissionado em 1991, o Admiral Kuznetsov é um porta-aviões projetado para apoiar operações de combate, tanto ofensivas quanto defensivas. Ele é equipado com uma combinação de aeronaves, incluindo caças de combate Sukhoi Su-33 e MiG-29K, além de helicópteros como o Ka-27 para guerra antissubmarino e busca e resgate.

Uma característica distintiva do Admiral Kuznetsov, em comparação com os porta-aviões ocidentais, é que ele foi projetado para desempenhar um papel multifuncional, operando tanto como porta-aviões quanto como cruzador de mísseis guiados. O navio é equipado com um impressionante arsenal de mísseis de cruzeiro antinavio supersônicos P-700 Granit, de 625 km de alcance, que lhe conferem capacidades ofensivas significativas, além das operações aéreas.

Porta-aviões Admiral Kuznetsov com os lançadores de mísseis P-700 Granit abertos

Ao longo dos anos, o navio-aeródromo passou por várias atualizações e revisões. Sua capacidade de combate foi aprimorada com a modernização de seus sistemas de armas e aviônicos, embora o navio tenha enfrentado desafios significativos, incluindo problemas mecânicos e de manutenção que afetaram sua disponibilidade operacional.

Apesar desses desafios, o Admiral Kuznetsov continua sendo um símbolo de poder militar e projeção de força da Rússia. Ele desempenhou um papel estratégico em operações navais e em missões de demonstração de força, como foi visto em seu desdobramento no Mediterrâneo durante a intervenção russa na Guerra Civil Síria.

Admiral Kuznetsov
Admiral Kuznetsov em operação
Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio CDC

Olha, não é por nada porque eu sei que o dinheiro tem que entrar, mas tem um casal agarradinho no 1º banner lá embaixo… “Conteúdo Promovido – Sexo por mais de 3 horas! Anote a receita!”
.
Por mim nada contra, mas não pega mal em um site de Defesa e assuntos militares?

Alexandre Galante

Fábio CDC, nós não controlamos cada anúncio que aparece para quem acessa o site. Recomendamos ignorar os anúncios que não são relevantes.

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Galante
Fábio CDC

Perfeitamente! Agradeço a atenção.

Joe Safo

3 horas sem parar??? Eu vou é anotar a receita…

Fábio CDC

E não é? Kkkkk

bruno

Também acho. Isso é um absurdo.

Dalton

O ano de 2025 deverá ser interessante quanto à assuntos sobre NAes, com o retorno do
“Almirante Kuznetsov”, os comissionamentos do “Fujian” e do “John F. Kennedy” e o envio do “Charles de Gaulle” e de um dos 2 NAes britânicos ao Pacífico, o “Queen” esteve por lá em 2021 então poderá ser a vez do “Prince of Wales”.

Piassarollo

Dalton, ainda tem o descomissionamento do Nimitz, previsto pra 2025. Dependendo das pressões quanto ao número de navios operando na US navy, pode ser que o Nimitz tenha sua vida extendida e opere por mais uns dois ou três anos.

Dalton

Dois ou três anos a mais é pouco provável o que foi publicado Piassa é que ele será inativado em 2026, não mais em 2025, com mais um desdobramento ao exterior no próximo ano além de formar novos aviadores, manter a proficiência dos veteranos e manter-se certificado por um certo tempo caso ele seja necessário. . Em 2026 espera-se que o “Ronald Reagan” retorne depois de passar todo o próximo ano em manutenção e mesmo parte de 2026 quando também deverá receber as melhorias para operar o F-35C e eventualmente o “John F. Kennedy” assumirá seu lugar na Frota do… Read more »

Rodrigo G C Frizoni

Sera que a russia tem coragem de colocar ele no mar negro ? kk

Franz A. Neeracher

Nenhum navio militar de países em guerra podem atravessar o Dardanelos e o Bósphorus.

E pelo que me lembro, porta-aviões não podem atravessar em época alguma.

Last edited 1 mês atrás by Franz A. Neeracher
Marcos R

É aí que está o golpe de nomear o porta aviões de cruzador…

Franz A. Neeracher

Verdade, por isso que a URSS os nomeava de “cruzadores”…..mas hoje em dia o golpe não funciona mais.

E nem a Rússia tem intenções de enviar um PA para o Mar Negro.

Na época da URSS, todos os PA`s foram construídos em Nikolayev (que hoje fica na Ucrânia), uma vez construídos, todos eles deixaram o Mar Negro e nunca mais voltaram.

Bigliazzi

Não resiste a três caiaques ucranianos

Léo Neves

Os mísseis anti- navio nesta reforma foram retirados ?

Dalton

Não, mas, também não foram incluídos no “Liaoning” que originalmente teria sido o segundo navio da classe os chineses utilizando o espaço para outros propósitos.

No One

“Ele desempenhou um papel estratégico em operações navais e em missões de demonstração de força, como foi visto em seu desdobramento no Mediterrâneo durante a intervenção russa na Guerra Civil Síria.” A propaganda é alma do negócio, mas só lembrando, nessa ocasião o Kuznetzov embarcava 12 aeronaves de combate e mais um punhado de helicópteros, mesmo assim não conseguiu desempenhar seu papel e os caças foram obrigados a utilizar uma base aérea na Síria. Para efeito de comparação, o Cavour, um PA significativamente menor, na sua última campanha contava com 15 aeronaves entre F-35B e AV-8B, além dos helicópteros. O… Read more »

Hcosta

e, se não estiver errado, perdeu 2 caças em pouco tempo…

Bigliazzi

“Não atira na cara para não estragar o enterro”… Enquanto essa balsa é estratégica na Síria a maior frota de submarinos nucleares do mundo é retratada como sucata…

Felipe

Será um bom recife artificial no fundo do Mar Negro.

Emmanuel

Esse navio é da Frota do Norte. Provavelmente deve ficar estacionado em Murmansk.
Acho difícil ele virar qualquer coisa no Mar Negro.
Vai ter que torcer para outro navio afundar, assim como estão afundando as defesas ucranianas….sacou? (ha ha ha)

Gplacido

Igual o Moskva?

Rui Mendes

3 anos e dão passos de tartaruga no Donbass, em Kursk dão passos de caranguejo, não sei porque festejas.

Bigliazzi

A hiper potência russa foi invadida… Patético.

Bigliazzi

Submarinos Suecos devem estar babando por esse alvo…

Leonardo

Esse porta aviões sempre foi uma vergonha e continuará sendo. Eu aposto que falhará ou que vai estragar pouco depois de ser relançado.

Rogério Loureiro Dhiério

Eu olho para esse navio e de imediato vem em minha mente algumas palavras chaves ou pensamentos como:

Tétano
Antitetânica
Ferrugem
Cheiro de óleo queimado
Mecânica
Museu

E por aí vai.

Marcelo

____
___

COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA QUESTÕES PESSOAIS OU USO DO ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALCO PARA ATACAR SEUS DESAFETOS.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Padofull

Só não colocaria museu, nunca vi museu de “como passar vergonha e jogar dinheiro fora”.

Rogério Loureiro Dhierio

Kkkkk verdade.

Padofull

Mais uma propaganda “putiana”. Esse navio é talvez o pior NAe que já existiu. A MB pelo menos jogou o São Paulo fora quando viu a bomba que ele era no orçamento. Esse aí nem pra isso, e olha que nem fazer parte da guerra da Ucrânia ele pode. Ele é tão mal feito e azarado que nem pra afundar serve, se bobear ele afunda em alguma entrada de porto e baia pra ficar impedindo passagem.

Rui Mendes

Se foi modernizado, é igual ou melhor que Liaoning Chinês e bem melhor que o Vikramadytia??? Indiano.
Com caças SU-33 ou Mig-29K é um meio bem poderoso e com excelente defesa e ataque próprios.

Jorge P. Abrantes

Deve ser uma lata velha tal qual o submarino e o cruzador que esteve em Cuba e depois Venezuela. Numa guerra com Otan ou USA não dura uma semana. Um bom alvo para a Ucrânia

Heinz

É o São Paulo da Marinha russa

Henrique

Sp tava em melhores condições

frank

chama essa lata velha , cheia de defeitos , pega foga toda a hora e tem que ser rebocado a cada 3 meses de portaavioes e brincadeira

Guilherme Lins

De acordo com algumas fontes, até mesmo boa parte dos almirantes russos são contra o investimento na reforma desse navio.

Marcelo

Ainda nao entendi o por que dos russos não comprar 2 porta aviões dos chineses para ontem,tenho certeza que os chineses tem capacidade de entregar muito rápido.
Imaginei que os russos com a compra dos 2 porta helicóptero mistral frances iria fazer a mesma coisa com a compra do porta aviões na mao dos chineses.
Hoje com a guerra na Ucrânia você vê que a Rússia teria tomado uma decisão acertada.

Luís Henrique

O que 2 navios aeródromos caríssimos ajudariam na guerra com a Ucrânia?
Os russos são pragmáticos, investem o orçamento militar com sabedoria.
Eles possuem o maior território do mundo que cobre a Ásia de ponta a ponta e adentra na Europa. Eles conseguem “presença” em toda a Ásia, Europa, norte da África e Oriente Médio sem precisar de navios.
No conflito atual os bilhões necessários para construir 2 Navios aeródromos são muito mais úteis em artilharia, drones, sistemas antiaéreos, MBTs, blindados e outras coisas mais.

Dalton

Os chineses estão expandindo sua força de NAes de forma gradual com o “Liaoning” incorporado em 2012 e o “Shandong” em 2019 e tudo indica que não pretendem mais construir NAes com “rampa” e sim com catapultas com o primeiro “Fujian” que deverá ser incorporado no próximo ano e outro até 2030 , então a capacidade de “entregar muito rápido” ainda mais para exportação não existia e não existe ainda. . Apesar da parceria entre China e Rússia pode ser que os chineses não estejam dispostos a transferir tecnologia sensível de suas novas catapultas, mas, também tem a questão do… Read more »

No One

Alguém tem fotos, notícias ou dados mais ou menos confiáveis sobre esse
LHD ? Considerando que para entregar uma Gorshkov são necessários não menos de 10 anos e a situação bastante tensa nos estaleiros da Criméia, será complicado ver a incorporação de uma unidade tão grande antes do 2030 … Eu apostaria uns 500 reais tranquilamente.

Franz A. Neeracher

Vc está arriscado a perder esse dinheiro….apague que ainda há tempo……rsrsrs…

De acordo com os russos, o “Ivan Rogov” e o “Mitrofan Moskalenko” serão entregues em 2026 e 2027 respectivamente.

Estão sendo construídos em Kerch, na Criméia.

Nesse site tem mais algumas informações:

https://de.wikipedia.org/wiki/Projekt_23900

Last edited 1 mês atrás by Franz A. Neeracher
No One

Não vi uma imagem do navio, Franz. Apenas uma maquete. Mantenho minha palavra, se esse navio sair em 2026/ 27 cumpro minha palavra kkkk… não é impossível, mas as possibilidades são baixas, muito baixas, baixíssimas.

Franz A. Neeracher

Sim, tb acho que vai ter atraso….como todo grande projeto….ainda mais agora com a guerra, a Rússia tem outras prioridades.

Fotos tb não achei, pelo menos algumas informações.

No One

Sim, mas se você for verificar as ok informações são desatualizadas, nenhuma informação recente e algumas vezes até contraditórias em relação as características, típico de programa que ainda não é maduro. Não há informações precisas, confiáveis ou recentes sobre as datas e características.

Last edited 1 mês atrás by No One
Franz A. Neeracher

Sempre foi difícil conseguir informações detalhadas dos projetos russos….agora com a guerra, piorou.

Tb estou curioso para saber mais sobre esse LHD; mas pelo jeito só nos resta esperar…

Dalton

O Franz foi um pouco otimista, segundo os próprios russos, mídia oficial, não a
“não oficial” que normalmente acerta mais quando trata-se de atrasos na construção e retirada de unidades de serviço as entregas se darão em 2028 e 2029, então prefiro acreditar que serão entregues a partir de 2030.

Jose Pereira

Não demora muito e alguns drones ucranianos fara uma visita neste porto

CESAR

A criança vai nascer !

Bispo de Guerra

Há 07 anos em reforma … trocaram até a alma dele ? ..rs

Piada a parte , é para vir com um novo sistema de propulsão, Pantsir-M(defesa aérea) , os P-700 Granit(anti navio) devem continuar ..o maior foco das reformas foi a funcionalidade do mesmo (suporte , operação aérea).