Poder Naval visita o Navio Oceanográfico ‘Professor Luiz Carlos’, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

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Navio Oceanográfico Professor Luiz Carlos

Por Sérgio Araújo

O Poder Naval visitou a embarcação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), durante a semana da Rio Innovation Week, uma das maiores feiras de tecnologia e inovação da América Latina, entre os dias 13 e 16 de agosto. Batizado de Professor Luiz Carlos, o Navio Oceanográfico possui uma importante missão no auxílio, treinamento e formação de novos pesquisadores e cientistas oceanográficos. Pudemos também conhecer a dedicada tripulação do navio e conhecer todos os detalhes.

A TRIPULAÇÃO

A tripulação é composta pelo corpo técnico, membros docentes e alunos de graduação da Faculdade de Oceanografia da UERJ, com a capacidade máxima variando um pouco mais de vinte pessoas. Os peritos da embarcação possuem treinamento avançado no combate e controle de incêndio a bordo, conforme as diretrizes navais, auxiliam na gestão, organização de equipamentos e oferecem instrução aos estudantes em técnicas náuticas e de navegação.

A embarcação é conduzida atualmente pelo Comandante Antônio Oliveira, oficial da Marinha Mercante, formado também pela Escola Naval, em 1987, tendo passado antes pelo Colégio Naval. Fez sua primeira viagem a bordo do Navio-Escola Brasil e atuou em diversas embarcações pela Marinha do Brasil, com destaque para o Navio Hidrográfico Canopus – H22.

O NAVIO

O Professor Luiz Carlos foi construído no Ceará, Região Nordeste do Brasil, pelo estaleiro INACE, Indústria Naval do Ceará. O desenvolvimento do navio se iniciou em 2013, passando por diversas etapas até sua finalização e lançamento ao mar em 2019. Sua inauguração, em 30 de janeiro de 2020, foi marcada com grande festa e desde então realizou diversas viagens para cumprir as atividades acadêmicas. Tem um comprimento total de 30,5 metros e deslocamento de 250 toneladas, ideal para atividades oceanográficas de aprendizado.

O produto foi idealizado para máxima eficiência, mesclando conforto e operacionalidade, da tripulação e alunos de graduação, com mais de 3 compartimentos divididos entre laboratórios de pesquisas, dormitórios, cozinha, banheiros, sala de reuniões e galpão para equipamentos e suprimentos. O passadiço tem vista ampla para todos os setores, o que garante agilidade em manobras necessárias e evasivas. Além disso, com sistemas modernos por toda parte, cada um deles com funcionalidades próprias no auxílio à navegação e, ademais, para o aprendizado dos alunos.

O convés conta com guindaste para içar ferramentas pesadas, um barco, ou lancha de emergência e auxílio, acesso à sala de máquinas e um manuseio de cabos. A área oferece também um grande espaço para alocar materiais necessários para utilização na execução de atividades de aprendizagem náutica, além de favorecer o rápido deslocamento ao longo de atividades ou emergência.

A sala de máquinas é o coração do navio, onde todos os componentes vitais para o funcionamento estão localizados. A propulsão da embarcação é realizada por dois motores Scania modelo DC-9 de 500/550 HP, a diesel, com um tanque de 40 mil litros, proporcionando em uma velocidade que varia entre 10 a 15 nós, dependendo de condições marítimas e de carga.

Além disso, dois geradores modelo 80 KVA abastecem toda a rede elétrica do navio, distribuindo energia suficiente atender as demandas da embarcação e da utilização de equipamentos de pesquisa transportados. Esse sistema é controlado por diversos painéis eletrônicos de dentro da sala que emitem alertas a qualquer sinal de mal funcionamento para os técnicos. Tudo isso, garante uma autonomia em mar por um pouco mais de 10 dias, a depender da tripulação, carga e missão a ser realizada.

Convés da proa do Navio Oceanográfico Professor Luiz Carlos
Laboratório e equipamentos

Sala modular, reuniões e/ou pesquisa

Passadiço
Quadro elétrico

O PROCESSO DE FORMAÇÃO E MISSÃO

A cada etapa do processo universitário, os alunos constantemente entram em contato com o mar para complementar e colocar em prática o conhecimento obtido dentro das salas de aula. Os participantes têm acesso a seções projetadas especialmente para pesquisas e laboratórios para múltiplas finalidades, tais como a coleta de materiais e de desenvolvimento oceanográfico, hidrográfico, preservação ambiental, atuação no mercado offshore, entre outros.

O navio Professor Luiz Carlos é uma plataforma indispensável e muito bem-vinda na vida acadêmica. Foi uma necessidade muito bem atendida e que coloca a Faculdade de Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro na independência tecnológica, além de melhorar o processo de graduação. A embarcação possui a nobre missão de educar e preparar futuros cérebros para a vida marítima, oceanográfica e hidrográfica, além de ser um vetor que coleta dados para aperfeiçoamento da gestão de recursos e de políticas públicas para o mar e a natureza.

O FUTURO

Com a aquisição do Professor Luiz Carlos, espera-se futuramente o comissionamento de outras embarcações para complementar o navio atual.

SOBRE PROFESSOR LUIZ CARLOS

Luiz Carlos Ferreira da Silva foi professor assistente da Faculdade de Oceanografia (Faoc), de 1991 a 2012, quando se aposentou. O navio leva o nome do comandante da Marinha do Brasil (MB) na reserva e ex-secretário adjunto da Comissão Interministerial de Recursos do Mar (CIRM) como homenagem ao trabalho realizado. Ao longo de muitos anos, ele contribuiu para a formação de gerações de oceanógrafos, na consolidação desse campo de estudos no país, bem como participou de inúmeras missões de trabalho nacionais e internacionais, chefiando projetos e comissões técnico-científicas que fortaleceram o nome da Uerj.

 SOBRE A RIO INNOVATION WEEK

A Rio Innovation Week é a maior conferência de tecnologia e inovação da América Latina, que acontece anualmente na Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. A edição deste ano contou com mais de 180 mil participantes de todos as regiões do Brasil e do exterior, mais de 3 mil palestrantes e 400 expositores. O evento é diversificado, abordando diversos temas de tecnologia, do mundo POP, pesquisa e desenvolvimento, além da segurança e políticas públicas. Com o compromisso de gerar reflexão e impacto real para transformar realidades e estímulos à inovação e ao empreendedorismo. Para mais informações, acesse este link.

SOBRE A INACE

INACE, fundada em 1968, é uma empresa privada com capital integralmente nacional. Orgulha-se de ser a líder brasileira na construção de iates de luxo para vários países, navios-patrulha para a Marinha do Brasil, além de embarcações para apoio marítimo, apoio portuário e empurradores fluviais. São mais de setecentas embarcações entregues, ao longo de quase cinco décadas, aliando tradição, inovação e determinação. Fiel à meta de entregar embarcações a cada três meses, a INACE mantém planos de aprimoramento permanente, visando a melhoria contínua dos produtos, além dos processos construtivos, gerando resultados em qualidade, sintonizada com políticas de saúde, proteção ao meio ambiente, segurança e responsabilidade social.


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Ozawa

Rapaz, essa é uma demanda antiga dos colegas de oceanografia (dos meus tempos de Uerj) que não sabia ter sido atendida! Sinceramente não pensei que a Uerj, pelo alto custo da fabricação e manutenção de um barco desses para uma academia civil (exceto a USP), pudesse ter tal embarcação, só talvez a UFRJ, que parece não ter esse curso de forma autônoma mas associada à Engenharia Naval e Oceanográfica.

Fico feliz pela aquisição da querida Uerj e pela homenagem com o nome de batismo da embarcação. Que venha pelo menos mais uma!

Camargoer.

OI, O MEC mantém outros quatro navios de ensino oceanográfico. O “Ciẽncias do Mar III” por exemplo, apoia a Unifesp, Unesp, UFF.. os outros trẽs navios ficam em outras regiões do país.. creio que um no sul e os outros no nordeste.

O navio da USP foi financiado pela FAPESP e apoia as universidades aqui de SP.. inclusive as federais. e tem os navios da MB, inclusive os navios polares… acho que a frota de navios de pesquisa deve ser uns 10 navios

o uso é sempre compartilhado

Ozawa

Oi! Mt bom saber dessa pequena mas valorosa e importante frota acadêmica civil.
Lembro-me da dupla NOc Professor “Prof. W. Besnard” e NApOc H-42 “Barão de Teffé” na pioneira expedição polar brasileira há mais de de 40 anos …

Camargoer.

Bem lembrado do Barão de Teffe… lembro da primeira missão dele, levando os containers que foram o ponto de partida para a base antártica.

Rommelqe

Estes containers embarcados no Barão de Tefé estavam sendo fabricados em período no qual eu inspecionava equipamentos para usinas. Visitei de curiosidade. A base antártica dependeu deles durante vários anos ….

Camargoer.

Verdade… o acidente na base foi terrível, inclusive com duas mortes.

Rommelqe

O Prof. W. Besnard prestou enormes serviços ao BRASIL e, em particular, à USP. Hoje está sendo totalmente revisado para se tornar um museu. Irei visita-lo…

737-800RJ

Tenho apreço por esta embarcação porque a vejo quase que diariamente na Marina da Glória quando vou para o trabalho.

E digo mais: se colocar um Bofors de 40 mm e 2 Sea DeFNder, vira uma boa patrulha costeira!

PS. É piada, hein, MB!

Alex Barreto Cypriano

Coincidentemente o canal do YT Leandro LS visitou o NPqHo Vital de Oliveira (H-39). Navio novo, de 2015, feito na China e equipado em Singapura, com 4,2 mil toneladas de deslocamento. Também vale dar uma olhada, aqui:
https://youtu.be/k8PMXee56sM?si=lmRRJli8-MwEb29J

Ozawa

Conheço e assisto o canal do YT Leandro LS. Excelentes vídeo e barco nesse episódio citado. O H-39 é um espetáculo!

Bruno

Universidade do ESTADO do Rio de Janeiro.

Alexandre Galante

Obrigado pela correção, abs!

Augusto José de Souza

Muito legal saber que a UFRJ também possui navio,sei que a USP também possui uma em Santos e uma outra antiga que estão preservando.

Camargoer.

O navoi antigo é o Prof Besnard.. foi aposentado. Um navio novo foi adquirido com apoio da FAPESP, MEC e MCTI. Outras universidades também usam o navio.

comenteiro

No caso é a UERJ, que é do estado do Rio.

Leon Olaico
Groosp

30 pessoas nesse barquinho? As camas são treliches?

curisco

zerado o navio!