Guarda Costeira Italiana adiciona um ATR42 de Patrulha Marítima à sua frota
- Baseado no avião comercial ATR42-600, o ATR42 MP representa a mais recente evolução da família de aeronaves de patrulha marítima.
- Esta versão está equipada com os mais avançados sistemas de vigilância e comunicação integrados pela Leonardo.
No início de novembro, a Leonardo assinou um contrato com o Comando Geral das Autoridades Portuárias – Guarda Costeira para o fornecimento de uma aeronave ATR42-600 de Patrulha Marítima (MP). A aquisição faz parte do plano do Comando Geral para renovação de sua frota de aeronaves, que já inclui três MPs baseados nos modelos ATR42-400 e ATR42-500.
O ATR42 MP, desenvolvido e produzido com base na plataforma do turboélice regional ATR42-600, é uma aeronave que reflete perfeitamente as capacidades da Leonardo, tanto em termos de plataforma quanto de sistemas. A aeronave está equipada com sensores multidomínio e sistemas de pesquisa e comunicação de última geração, capazes de transmitir e receber informações em tempo real, otimizando operações em toda a cadeia de comando.
O ATR42 MP será integrado à frota aeronáutica do Corpo para cumprir os múltiplos papéis atribuídos à Guarda Costeira, incluindo a patrulha marítima ao longo de toda a costa italiana e em águas internacionais, realizada com o auxílio de equipamentos tecnológicos avançados integrados em suas aeronaves de asas fixas e rotativas.
Já em operação em versões especialmente projetadas para outros operadores governamentais italianos, a aeronave está equipada com o sistema modular de missão ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance) da Leonardo. O ATOS gerencia o amplo espectro de sensores da aeronave, combinando as informações recebidas em uma visão tática abrangente e apresentando os resultados aos operadores no formato mais adequado, oferecendo um cenário da situação excelente e constantemente atualizado, mesmo em operações complexas.
A aeronave combina a confiabilidade, a facilidade de manutenção, o baixo custo do ciclo de vida e o conforto do ATR42-600, do qual deriva, enquanto oferece à tripulação um nível de ergonomia que aumenta sua eficiência e eficácia durante missões de patrulha marítima, busca e identificação, e SAR (busca e salvamento). Também desempenha um papel crucial no combate ao tráfico de drogas, pirataria e contrabando, bem como na proteção das águas territoriais: missões que normalmente duram mais de 8 horas.
Sobre a Leonardo
A Leonardo é um grupo industrial internacional e uma das principais empresas globais nos setores de Aeroespacial, Defesa e Segurança (AD&S). Com 53.000 funcionários em todo o mundo, a empresa aborda a segurança global por meio dos setores de Helicópteros, Eletrônicos, Aeronaves, Cibersegurança e Espaço, sendo parceira em alguns dos mais importantes programas internacionais nesses setores, como o Eurofighter, NH-90, FREMM, GCAP e Eurodrone.
A Leonardo possui capacidades significativas de produção na Itália, Reino Unido, Polônia e Estados Unidos, utilizando subsidiárias, joint ventures e participações acionárias, que incluem: Leonardo DRS (72,3%), MBDA (25%), ATR (50%), Hensoldt (22,8%), Telespazio (67%), Thales Alenia Space (33%) e Avio (29,6%).
Listada na Bolsa de Valores de Milão (LDO), a Leonardo registrou, em 2023, novos pedidos no valor de €17,9 bilhões, com uma carteira de pedidos de €39,5 bilhões e receitas consolidadas de €15,3 bilhões. Incluída no índice MIB ESG, a empresa faz parte dos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI) desde 2010.
FONTE: Leonardo
Um ATR? Parece ate com os lotes de Chinoock dos EUA
“Os turboélices da ATR voam em 100 países, muitas vezes em condições desafiadoras, fornecendo conectividade vital para as comunidades locais. Eles são conhecidos por baixos custos operacionais e pela capacidade de operar em pistas de terra e curtas em condições climáticas extremas, incluindo temperaturas tão baixas quanto -45°C.
E carrega a incrível marca de 4 ou ,6 acidentes fatais,por causa de problemas em baixa temperatura… Nao é um fato isolado
Pra quantidade de voos que o ATR tem, é irrisório. Ainda mais considerando o espaço de tempo entre eles. Os erros são corrigidos com o tempo em qualquer fabricante. Cai avião de todo fabricante, inclusive Embraer (caiu um ano passado, morreram 14 pessoas. desconsiderando o “acidente” lá na Rússia que né).
Interessante um ATR sendo usado para patrulha marítima aérea, será que é possível ser usado aqui por algum batalhão de fronteira,aviação naval ou polícia federal?
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
por qual motivo?
Suspensão automática sem aviso prévio ?
solicito revisão.
tenho os printis rs
Nota da moderação:
Xingar um outro comentarista já é grave; xingar mãe de outro comentarista é imperdoável.
O outro comentarista tb foi bloqueado.
Também temos os prints.
Foi mal, é verdade , foi um erro , mas a minha ficha é limpa mais de 15 anos de Trilogia… abona esta ai amigo!
Nota da moderação:
O tema será abordado na próxima reunião do staff.
Um possível substituto do Bandeirulha