Damen Naval assina contrato com Lloyd’s Register para a nova fragata da Colômbia

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Vlissingen, 4 de dezembro de 2024 – A Damen Naval assinou um contrato com a sociedade classificadora Lloyd’s Register para a fragata Plataforma Estratégica de Superficie (PES) destinada à Colômbia. O estaleiro colombiano COTECMAR (Corporación de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo de la Industria Naval, Marítima y Fluvial) será responsável pela construção da fragata em suas instalações na Colômbia.

Após um contrato bem-sucedido de estudo de design com a COTECMAR, a Damen Naval assinou em agosto de 2024 um contrato para fornecer engenharia, suporte técnico, materiais e equipamentos necessários para a construção da primeira fragata. O Lloyd’s Register já estava envolvido no projeto desde o final de 2022, inicialmente para serviços de aprovação de planos dentro do contrato de estudo de design. Agora, a empresa foi contratada para executar a aprovação completa dos planos na fase de execução do projeto.

“Este projeto permite que a Damen Naval, como parceira de confiança, possibilite à COTECMAR, à Marinha da Colômbia e à indústria marítima colombiana construírem, pela primeira vez, uma fragata localmente. Isso contribui para uma indústria de defesa forte e autossuficiente na Colômbia,” afirmou Jasper Oreel, Diretor de Projetos da Damen Naval. “Nossa parceria com o Lloyd’s Register ajudará a garantir que o navio atenda aos padrões modernos de segurança.”

O design da PES é baseado na bem-sucedida série SIGMA 10514 da Damen Naval, anteriormente construída para Indonésia e México. A SIGMA 10514 oferece versatilidade e capacidade de combate, sendo personalizada para atender aos requisitos específicos da Colômbia.

“O Lloyd’s Register avaliará o design e fornecerá suporte para maximizar a segurança e a confiabilidade do navio,” declarou Yorick Spoelstra, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Marinha. “O Lloyd’s tem muito orgulho de fazer parte deste projeto, consolidando ainda mais nossa longa parceria com a Damen Naval.”

A fragata colombiana terá 107 metros de comprimento e 14 metros de boca.

A COTECMAR, localizada em Cartagena, é o principal estaleiro da Colômbia. A parceria com a Damen Naval permitirá que o estaleiro construa uma fragata nacional em solo colombiano pela primeira vez. Este projeto representa um investimento significativo na geração de empregos locais qualificados, promove a transferência de conhecimento e fortalece a indústria de defesa colombiana com foco na autossuficiência. A Colômbia será o terceiro país da América Latina capaz de construir este tipo de embarcação naval complexa sob licença em seus próprios estaleiros.

A entrega da primeira fragata PES para a Marinha Colombiana está prevista para 2030.

Damen Shipyards Group – Mares de Possibilidades

O Damen Shipyards Group atua há mais de 95 anos, oferecendo soluções marítimas globais por meio do design, construção, conversão e reparo de embarcações e componentes navais. Integramos sistemas para criar plataformas inovadoras e de alta qualidade, oferecendo aos clientes o máximo valor agregado.

Nossos valores centrais são companheirismo, habilidade, empreendedorismo e gestão responsável. Nosso objetivo é nos tornar o construtor naval mais sustentável do mundo, utilizando digitalização, padronização, construção seriada de embarcações inovadoras e materiais circulares.

A Damen opera 35 estaleiros e 20 outras empresas em 20 países, apoiada por uma rede mundial de vendas e serviços. Entregamos cerca de 100 embarcações por ano, com um valor total de produção superior a 3 bilhões de euros. Empregamos diretamente cerca de 12.500 pessoas, sempre buscando gerar impacto positivo no meio ambiente e na sociedade.

Damen Naval – Protegendo Nossos Mares

A Damen Naval é a divisão de construção naval militar do Damen Shipyards Group, com raízes que remontam a quase 150 anos, no estaleiro Royal Schelde em Vlissingen. Como único fabricante de equipamentos navais originais (OEM) na Holanda, também engajamos toda a indústria de construção naval militar.

Com mais de 400 embarcações entregues a clientes em todo o mundo, a Damen Naval desempenha papéis de designer, engenheiro, construtor, integrador e fornecedor de serviços ao longo de todo o ciclo de vida dos navios.

Atualmente, a Damen Naval trabalha estrategicamente com o Ministério da Defesa da Holanda para renovar e substituir a frota da Marinha Real Holandesa, incluindo o Combat Support Ship e as novas fragatas de guerra anti-submarina. Além disso, lidera projetos navais para parceiros da OTAN/UE, como as fragatas ASW para a Marinha Belga e o programa de fragatas F126 para a Marinha Alemã.

Embora orgulhosos de nosso legado, olhamos sempre para o futuro.

DIVULGAÇÃO: Damen


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Emmanuel

Sempre torci pela Sigma na MB. Navio belo e robusto.

Willber Rodrigues

Eu fico feliz de ver nossos vizinhos adquirindo equipamentos novos, independente se é um real rearmamento, ou apenas pra substituir equips. obsoletos.

Fabio

E claro, para os especialista daqui não há problema algum em chamar essa Sigma de fragata, perfeitamente normal a designação, é só quando for projeto Brasileiro pois necessitam deprecia-lo a todo custo.

Last edited 6 meses atrás by Fabio
No One

Qual é o problema da Colômbia designar suas novas escoltas de “fragata” ? Deixa os hermanos ser felizes…

A Damen faz feliz todos, se o cliente quer chamar de fragata o que na marinha da pátria dela ( Marinha Real Neerlandesa/ Holandesa) seria
pouco mais que um OPV, quem somos nós para quebrar essas doces ilusões.

OPV da classe Holland, apenas 3700 toneladas de deslocamento, qualquer semelhança com a Sigma é casual rsrs :

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Agora veja a a fragata de primeira linha da marinha holandesa, sempre dá Damen:

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Gerson Carvalho

sim, igual as nossas corvetas Tamandaré

  • Armas :
  • 1 x canhão principal OTO Melara Super Rapid 76 mm
  • 1 x Canhão Rheinmetall Oerlikon Millennium 35 mm CIWS 
  • 2 x Denel Vektor GA-1 20 mm canhões secundários
  • Mísseis :
  • 12 mísseis terra-ar de curto alcance VL MICA-M 
  • 8 x mísseis de cruzeiro anti-navio Exocet MM40 Bloco III 
  • Torpedos :
  • 2 x lançadores de torpedos de tubo triplo WASS B515/3
J R

Na verdade, é tudo uma questão de autoestima. kkkk

Gabriel BR

O Brasil deveria ter um estaleiro estatal como o COTEMAR , dai sim teríamos uma indústria nacional de verdade.

Willber Rodrigues

Tú não acha que o Brasilistão não tem estatais demais não?

Gabriel BR

Não , não acho

Marcos

Quantas são as estatais brasileiras?

J R

“As estatais federais, estaduais e municipais do Brasil registraram deficit de R$ 7,4 bilhões de janeiro a setembro de 2024. Esse foi o maior saldo negativo para o período na série histórica, iniciada em 2012.” É por isso que não precisamos de mais estatais!

Allan

O Problema do Brasil não é a falta de estaleiro não, temos estaleiros tanto nacionais quanto internacional aqui, o problema aqui é outro, quanto estaleiro estatal o mais perto que temos é o da marinha, cuja a reforma estava previsto no programa tamandaré porem foi cortado.

Helio Mello

Muitos países da América Latina possuem estaleiros, incluindo o Brasil com o Arsenal de Marinha no Rio, Cotecmar na Colômbia, Sima no Peru…

Burgos

Mais uma Fragueta na América do Sul como diz o Camargoer em seus comentários 🤷‍♂️

Marcos

Não sei o motivo mas eu prefiro esse tipo de “fragata” aqui:

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Santamariense

Hehehe…eu também.

Burgos

É um Destróier classe Arleingh Burke dos mais antigos sem o Hangar.
Infelizmente o mesmo sendo os mais antigos eles vindo a operar em seu estado da arte 100 %, o custo benefício de se manter seria inviável aos cofres públicos Brasileiros 😞
Mas é um Senhor Navio 💪⚓️👍

Last edited 5 meses atrás by Burgos
Franz A. Neeracher

Prezado Burgos

Esse da foto que o Marcos publicou, é o USS Stockdale DDG 106!!

Não é antigo, comissionado em 2009, e possue hangar.

Burgos

Sim sim tentei corrigir o meu texto mas o “Sistema” não deixou esse tem hangar e transporta 2 Anvs orgânicas SH 60 Seahawlk 👍 eu abri a foto e ampliei e vi que realmente tem hangar.
Peço até desculpas sou visão monocular por isso da minha foto ser um pirata com tapa olho 😏

Franz A. Neeracher

Sem problemas 🙂

bruno

Inviável para um dos maiores orçamentos militares do mundo?

Burgos

Não !!!
Seria para o Brasil 🇧🇷
Para os EUA, eles constroem de 3 a 4 dessas por ano e estão revitalizando as versões mais antigas para estender a vida útil delas por mais 15/ 20 anos.