ST. AUGUSTINE, Flórida – 10 de dezembro de 2024 – A Northrop Grumman Corporation (NYSE: NOC) celebrou o início da produção do primeiro E-2D Advanced Hawkeye para a Marinha Francesa em sua unidade de fabricação em St. Augustine. A cerimônia reuniu representantes da Marinha Francesa, Northrop Grumman, Naval Air Systems Command e Navy International Programs Office.

Este marco coloca a França no caminho para operar a mais avançada aeronave de comando e controle aéreo do mundo. A Northrop Grumman foi contratada para produzir três aeronaves E-2D, com a primeira entrega prevista para 2027. Os E-2Ds substituirão a frota francesa de E-2C Hawkeye 2000, em operação há mais de 25 anos. O E-2D oferece melhorias significativas em relação aos seus antecessores, incluindo a capacidade de reabastecimento em voo.

Janice Zilch, vice-presidente de programas de comando e controle multidomínio da Northrop Grumman, destacou: “Nossa parceria com a França remonta a mais de 25 anos. Temos orgulho de ter apoiado a Marinha Francesa com o Hawkeye 2000 e estamos ansiosos para fornecer um salto geracional em domínio decisório com o E-2D Advanced Hawkeye.”

O E-2C Hawkeye 2000, da Northrop Grumman, entrou em serviço com a Marinha Francesa em 1998, oferecendo defesa aérea e suporte ao grupo de ataque do porta-aviões Charles de Gaulle. A França é o único país, além dos Estados Unidos, a operar o E-2C Hawkeye a partir de um porta-aviões. Essa capacidade permitiu exercícios de interoperabilidade que apoiam os Hawkeyes e outras aeronaves das frotas francesa e americana.

O E-2D Advanced Hawkeye é a versão mais recente de uma linha de aeronaves de Alerta Aéreo Antecipado (AEW) com mais de 60 anos de história. Ele é reconhecido como a principal aeronave de comando e controle aéreo do mundo, eficaz tanto em operações terrestres quanto marítimas. A Northrop Grumman aprimorou o E-2D, transformando-o em uma plataforma de ponta, capaz de enfrentar ameaças em qualquer lugar do mundo.

Variantes do E-2 são operadas por forças aéreas e marinhas em diversos países. Com uma linha de produção ativa e um histórico de entregas pontuais, o E-2D continua a incorporar novas tecnologias para superar ameaças em constante evolução.

A Northrop Grumman é uma líder global em tecnologia aeroespacial e de defesa. Suas soluções pioneiras equipam clientes com capacidades essenciais para conectar e proteger o mundo, além de explorar novas fronteiras na ciência e tecnologia. Movidos por um propósito comum, os colaboradores da Northrop Grumman enfrentam diariamente os desafios mais difíceis de seus clientes, definindo o possível.

FONTE: Northrop Grumman

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
charles

Hahahahah….já podemos imaginar os comentários…mas não suportando o farei…Olha ai MB (Puro sarcasmo) pra deixar claro kkkk

Esteves

A MB precisa desse Hawkeye.

Paulo Cardoso

kkkkkkkkkk

Jadson S. Cabral

Melhor aeronave do mundo? Melhor que os E-3 e E-7? Mesmo sendo menor?
O que ela tem de tão diferenciado que a faz melhor que um E-7?

Esteves

O E-2D presta para operações navais e suporte a GB de porta-aviões.

Fernando Vieira

Deve ser bem mais barata de operar.

Esteves

Um embarca em porta-aviões e está desenvolvido para missões navais. O outro é maior e atende grandes operações aéreas e terrestres.

Victor Filipe

Acredito que eles sejam melhores no que se diz AEW embarcado, não da pra decolar um E-3 e E-7 de um porta aviões, se ele fosse melhor que E-3 e E-7 em todos os aspectos esses ultimos dois nem existiriam.

Mauro Oliveira Almeida

Eletrônica mais avançada. Radar com maior resolução, mais capacidade de irradiação, várias coisas

Abymael2

Gostaria muito de ver imagens nítidas do AEW embarcado chinês, o KJ-600. Até agora não se conseguiu imagens nítidas e próximas. Para poder comparar o desenho dele com o do E-2D, vai ser uma comparação interessante para ver até onde foi o nível de inspiração dos chineses na plataforma da US Navy.

Dalton

Dois sempre embarcam no “Charles de Gaulle” enquanto o terceiro permanece em terra para treinamento e aparentemente tem funcionado bem assim para os franceses que nunca exerceram a opção para uma quarta unidade. . Da mesma forma a marinha francesa tem 3 esquadrões de Rafales M – ou Flotilles – das quais 2 embarcam no NAe quando este sai em missão – há ocasiões em que os 3 esquadrões podem estar a bordo para treinamento – cada um com cerca de 10/12 unidades e o terceiro permanece em terra para treinamento e eventualmente reforço ou reposição de aeronave perdida. .… Read more »

Franz A. Neeracher

Um update para as suas listas, caso ainda não saiba:

SSN 794 mudou do ATL para o PAC.

Dalton

Sim Franz, foi anunciado ano passado a mudança para Pearl Harbor e por conta de ter um apreço maior pelo “Montana” tenho desde então acompanhado e foi na hora certa já que o “783” mudou recentemente de Pearl Harbor para Guam. 🙂

Franz A. Neeracher

Sim, anunciado foi….mas não se sabia exatamente quando.

E esses planos mudam…..tb haviam anunciado a ida do SSN 793 para o PAC coisa de uns 3 anos atrás e até agora nada…

O SSN 758 fazendo manutenção em San Diego….algumas fontes dizem que não voltará para Guam….mas vamos aguardar.

Dalton

É que desde que foi anunciado passei à acompanhar por isso nesse caso específico fiquei sabendo e quanto ao “758” que jocosamente dizem que o nome do meio dele é “malvado” só soube que ele está em uma doca flutuante, quem sabe a ideia é enviar um segundo Virginia para Guam no lugar dele e manter a meta de 5 submarinos lá ?

gordo

Qual seria a proporção de eletrônica francesa, ou é tudo 100% EUA?

Dalton

100% EUA.

Jagder

0%.

Magarem

Quando vão chegar os do brasil