Na cerimônia em comemoração ao 77º aniversário da Tatmadaw (Marinha) da República da União de Mianmar, o Presidente do Conselho de Administração do Estado e Comandante-Chefe das Forças de Defesa, General Sênior Min Aung Hlaing, participou do batismo e lançamento de uma fragata de 135 metros construída pela Marinha no Quartel-General do Comando do Estaleiro Naval em Thanlyin. O Almirante Htein Win relatou detalhes sobre a construção e características do navio, que foi batizado como King Thalun em homenagem ao rei por sua contribuição à defesa do país e adoção de normas para o desenvolvimento do Estado.

Durante a cerimônia, seguindo tradições navais, o General Sênior quebrou uma garrafa de champanhe para marcar o momento do lançamento, enquanto a banda militar da Marinha tocava. O Comandante-Chefe da Marinha presenteou o General Sênior com uma réplica em escala da fragata e um machado de ouro usado no lançamento. Após o evento, o General Sênior conversou cordialmente com os oficiais e soldados envolvidos na construção do navio e posou para fotos documentais.

A fragata King Thalun foi lançada às 9h da manhã e estava completamente à flutuação às 10h04, atracando no píer do Quartel-General às 11h24. A cerimônia contou com a presença de dignitários de alto escalão, incluindo comandantes reformados da Marinha, suas esposas, ministros, oficiais seniores das Forças de Defesa e outros convidados.

Construída no Quartel-General do Estaleiro Naval sob a orientação do General Sênior desde março de 2017, a King Thalun é a maior embarcação construída pela Marinha de Mianmar. O processo envolveu a construção separada de partes da estrutura para posterior montagem. Com 135 metros de comprimento, 14,5 metros de boca e deslocamento de até 3.500 toneladas, a fragata é equipada com sistemas modernos de armas, eletrônica e máquinas, projetada para atender aos padrões internacionais.

A King Thalun é capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo patrulhas, vigilância, defesa contra ameaças convencionais e não convencionais, proteção das águas territoriais e operações de busca e salvamento. A adição dessa fragata à frota da Marinha aumenta significativamente a capacidade de Mianmar de proteger seus recursos marítimos e garantir a segurança de suas fronteiras marítimas.

Modernização

A Marinha de Mianmar iniciou seu programa de modernização em 2001, com o objetivo de substituir navios e equipamentos antigos. Em 2012, recebeu duas fragatas da classe Type 053H1 da China, que passaram por extensas atualizações, incluindo a substituição dos mísseis antinavio HY-2 por mísseis C-802 e a instalação de novos sensores. A primeira fragata construída localmente, Aung Zeya, entrou em serviço em 2011 e participou de um exercício conjunto com navios da Marinha da Índia ao largo de Visakhapatnam no início de 2013.

Uma segunda fragata, Kyan Sittha, entrou em serviço em 2012 e é considerada a primeira fragata furtiva da Marinha de Mianmar. A Marinha planeja construir seis fragatas de design próprio, combinando sistemas de armas russos, indianos, chineses e ocidentais. Essas fragatas são equipadas com mísseis antinavio Kh-35E, canhões OTO Melara de 76 mm Super Rapid, sistemas CIWS AK-630 de 30 mm com seis canos, além de foguetes e torpedos antissubmarino chineses. Os radares e sistemas eletrônicos são, em grande parte, fornecidos pela Bharat Electronics, da Índia.

Mianmar adquiriu mísseis superfície-ar e mísseis antinavio da China para suas fragatas recém-construídas e navios-patrulha oceânicos (OPVs). O estaleiro da Marinha de Mianmar, construído com assistência chinesa no final da década de 1990, é considerado um dos mais modernos da região.

Além disso, muitos engenheiros navais birmaneses receberam treinamento em construção naval na China e na Rússia, contribuindo para a crescente capacidade do país em desenvolver e modernizar sua frota. Esses esforços visam não apenas melhorar a eficiência operacional, mas também aumentar a autossuficiência tecnológica da Marinha de Mianmar.

FONTE: Global New Light Of Myanmar


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FERNANDO

Putz, todo mundo celebrando e nois………………..
Over…….

Fábio CDC

A nossa MB está completando a 1º de 4 Fragatas, sendo que temos 3 em construção. Para além disso, temos 4 SSK´s novos e + 4 SSK´s antigos ainda operacionais e até onde se sabe a 100%, sem limitações. E acrescentando, temos um dos melhores torpedos pesados do mundo, o F21 a disposição dos 4 Scorpenes que temos. . Além disso, estamos construindo 2 Navios de Patrulha Costeira Macaé, mantemos o NAM Atlântico e o Bahia operacionais e navegando e estamos negociando a compra de 1 navio britânico usado que esqueci o nome. . Nossa situação ainda assim é muito… Read more »

ln(0)

Pelo que lembro de ter lido aqui no PN dos 4 SSK antigos, nenhum está na ativa, só o Tikuna que seria um uma variação dos desses IKL. Abraços e bom fim de ano!

Fernando "Nunão" De Martini

Tikuna e Tupi.

ln(0)

Então há uma chance de termos 6 submarinos operando na MB! Se vierem mais dois Scorpene já teríamos uma boa força de submarinos!

Dalton

O “Tupi” já completou 35 anos e o “Tikuna” para alcançar essa idade
teria que passar por outro “PMG” o que não interessa, então segundo o Almirante Olsen, os 2 submarinos que serão retirados de serviço até 2028 só podem ser estes dois.

ln(0)

Eita, comemorei cedo demais… no fim fica cada vez mais evidente (para mim) que o prosub não vai passar desses 4 convencionais e o nuclear que talvez nem seja concluído…

Burgos

É o HMS Bulwark que tá na lista de compras da MB.
Traduzindo o nome: Bulwark=Baluarte em Português 👍

Fábio CDC

Oh sim, esse mesmo, obrigado.
.
Tirando a derrapada que eu deu nos SSK´s mais antigos, o resto mantenho Rsss

Alex Barreto Cypriano

Burma (em inglês), Mianmá (em português) ou Birmânia é uma nação com ~55 milhões de habitantes (~2/3 vivendo no campo, ~1/3 vivendo em urbes), PIB ~US$ 290 bilhões (~1/2 deste PIB vem do setor primário, ~1/14 vem do setor secundário e ~3/7 do setor terciário). 3% da população mianmarense é composta de chineses. O maior apoiador da BRI em Mianmá é um mafioso chinês ligado ao tráfico humano e estelionato digital. Uma nação pobre (embora rica em recursos naturais) e largamente desigual, administrada por ditadura militar… Pobre nação… Mas o navio é até bonitinho…

Gabriel BR

O que é BRI?

Jagder

Um queijo

Otto Lima

Belt and Road Initiative, a Nova Rota da Seda, um projeto ambicioso de comércio exterior da China.

Nativo

O PIB nominal deles é só de 68 bilhões de dólares. Economicamente trágico, mas desenvolverem uma capacidade de construir navios desse tipo é um feito de respeito.

Alex Barreto Cypriano

Sim. Eu usei o PIB PPP (Purchasing Power Parity, paridade de poder de compra).

Alex Barreto Cypriano

Corrigindo meu comentário: (~36% desse PIB vem do setor primário, ~ 22% vem do secundário e ~42% vem do terciário).

Aéreo

Resumo da notícia. Produzir localmente uma fragata de projeto licenciado é algo que até Mianmar faz. Na verdade é algo que há 50 anos atrás o Brasil também já fazia. 

Gerson Carvalho

Para a MB a solução lógica e rapida é comprar 4 ou 6 Fratas da China, pois eles entregariam todas em apenas 2 anos. Essa história de fabricar aqui, só torna mais caro e demorado.