Submarino Riachuelo - S40

Submarino Riachuelo - S40

No dia 5 de fevereiro, o Diretor-Presidente da Itaguaí Construções Navais (ICN), Renaud Poyet, assinou, junto ao Vice-Almirante Batista, o novo Contrato de Manutenção dos Submarinos Brasileiros (ISS 25). O acordo abrange os Submarinos Riachuelo e Humaitá, os mais recentes navios construídos pela ICN e incorporados à Força de Submarinos da Marinha do Brasil.

Este contrato tem como escopo os períodos de manutenção do IMA (Intermediate Maintenance Availability) 3, 4 e 5 do Humaitá e da SRA1 (Selected Restrictive Availability) do Riachuelo que ocorrerão durante o ano de 2025. A ICN realizará as tarefas de manutenção preventiva da plataforma e os trabalhos corretivos sob demanda do seu cliente.


A cerimônia de assinatura ocorreu nas Instalação da Diretoria Industrial da Marinha, no Rio de Janeiro e contou com a presença das autoridades como o Diretor Presidente da ICN Renaud Poyet, o Diretor Industrial da Marinha Vice-Almirante Batista, o Diretor Industrial da ICN Mário Botelho, o Contra-Almirante Cantarin, o CMG (RM1) Saint Clair, e o Assessor da Presidência da ICN Jean Marie Balcon.

A assinatura do Contrato de Manutenção dos Submarinos da Classe Riachuelo constitui um marco crucial para a ICN. É o pleno reconhecimento, por parte do seu cliente, da excelência da ICN e das suas equipes na área de manutenção. Este contrato credencia a ICN como um parceiro importante e estratégico da Base Industrial de Defesa do Brasil. A ICN agradece à DIM pela confiança renovada!

FONTE: Itaguaí Construções Navais (ICN)

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Augusto José de Souza

Espero que seja o primeiro passo para submarinos adicionais e o segundo lote.

Camargoer.

Não há relação. O estaleiro foi construído também para a manutenção dos Scorpenes, mas isso demanda contratos. Como a MB tem dos Scorpenes operacionais, os contratos de manutenção são para eles. Ainda tem dois Scorpenes para serem incorporados… quando acontecer, a MB terá que assinar novos contratos.

Augusto José de Souza

Além de mais submarinos esse estaleiro também pode contribuir os demais Macaé que faltam no contrato original e também outros meios navais de superfície como corvetas gowind e fragatas belhara ambas já ofertadas pela França.

Camargoer.

Sim. O ICN antes tinha registro para construir e reparar submarinos. Depois, o registro da empresa foi alterado para também construir e reparar navios.

Eu acho razoável a MB contratar o ICN para construir as NPa500Br. A ideia é boa

Augusto José de Souza

Sim e também navios de contramedidas de minas para substituir a classe aratu em Salvador,se a MB quer mesmo operar submarinos nucleares é melhor investir em caça minas.

Camargoer.

A MB tinha a intenção de construir 50 navios de patrulha… este número foi alterado… agora não lembro os números… serão menos navios de patrulha e uma parte deles serão navios de varredura

Augusto José de Souza

No caso doze Npas 500BR e outros varredores.

Camargoer.

Olá Augusto. Obrigado por complementar…
valeu.

Rafael Ferreira

Nada de novo. Para a defesa é reduzido mas para as prioridades de deputados como auxílio de 1000 mordomias é autorizado.

É uma pena, eu vejo que isso parece ser combinado por influência de alguma potência estrangeira que visa sabotar o Brasil.

🤷‍♂️

Shiryu

Continue esperando…

amarante

Não se preocupe, os submarinos adicionais serão encomendados daqui 20 anos, vai levar 10 anos para fazer um novo ToT e mais uns 10 para lançar o primeiro no mar.

MMerlin

Segundo documento apresentado ao congresso, seriam cinco convencionais e seis nucleares distribuídos todos pela costa.
Talvez o planejamento tenha sido alterado.

Se já não conseguimos de dar conta da construção de outras embarcações mais necessárias, quem dirá quatro SNBR adicionais…

Camargoer.

Lembro de um planejamento assim… agora, o que temos certeza é do contrato de 4 Scorpenes e o SN10. Ainda não existe nenhum contrato para mais submarinos que estes 5.

Felipe

Pelo menos poderiam adquirir um quinto Riachuelo no lugar do Tikuna que deverá ser desativado. O sub nuclear ainda vai levar um bom tempo.

737-800RJ

O Álvaro Alberto, com muita, muita sorte, só em 2035.

Mais um Riachuelo deveria ser prioridade.

Dalton

Oi Merlin, lembro do “15 convencionais e 6 nucleares”, mas desconheço essa
outra formação de 5 e 6 respectivamente.

Last edited 1 mês atrás by daltonl
MMerlin

Dalton, vi num power point apresentado ao Congresso.
Estava junto com outros programas de defesa.
Mas estranhei quando vi os números e a disposição deles pela costa.
Vou tentar achar ele de novo e posto aqui.

Dalton

Grato Merlin, achei bastante curioso os números e essa “disposição
pela costa” !

MMerlin

Dalton. 

Como tinha visto à algum tempo e a memória não é mais a mesma, o que acreditava serem números na verdade era uma imagem.

Mas encontrei a apresentação.
Está aqui. Página 18.

https://www.senado.leg.br/comissoes/cre/ap/ap2090916_acordo_brasil_franca.pdf

Na época que cheguei ao documento foi procurando informações referente ao programa HX-BR.

Dalton

Entendi sua confusão, minha memória também não é a mesma já faz tempo 🙂

Jodreski

Esse planejamento foi feito pelos menos que sonhavam operar dois porta aviões? Pq se sim faz total sentido…

Afonso Bebiano

Acho que só haverá seis submarinos nucleares distribuídos pela costa brasileira se houver uma invasão estrangeira.

Rafael Gustavo de Oliveira

“…se houver uma invasão estrangeira”….

Do jeito que anda as coisas pode ficar tranquilo que ninguém vai invadir….nós que vamos vender aos estrangeiros (modo ironico)

Top Gun Sea

Penso que ainda irá sair mais uns dois Scorpenes mas não como um novo contrato longo e sim na forma de aditivos. Faz se um e depois conforme disponibilidade de verba faz se o segundo aditivo para produção de outro Scorpene, assim, não interrompe a produção e se mantém dentro do mesmo Prosub evitando buracracias e possibilitando uma queda no valor. A mesma coisa será para as Tamandarés ou seja, aditivos no mesmo contrato e se mantendo dentro do mesmo Prosuper.

Fábio Mayer

Eu queria ser otimista assim, mas acho (e é achismo mesmo) que a Marinha do Brasil não consegue operar mais que 5 subs ao mesmo tempo.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Verdade…, deve ficar sempre um ou dois em manutencão de tantas mil horas…, e um ou dois na ativa…

Augusto José de Souza

Já é alguma coisa,ainda substitui o ticuna e tem uma quantidade razoável de submarinos e o estaleiro pode também construir meios de superfície como Macaé,corvetas e fragatas que a França ofertou.

Willber Rodrigues

Qualquer acordo que mantenha esse estaleiro e seu pessoal ocupados já é uma vitória.
Mas vitória MESMO seria um contrato pra +2 subs…

BVR

Salve Willber Rodrigues!!
“Qualquer acordo que mantenha esse estaleiro e seu pessoal ocupados já é uma vitória.”
Notei um “Q” de quase aflição no seu comentário. Rsrsrsrsrs…
Mas acredito que essa sensação atinja 101% dos comentaristas aqui na Trilogia.

Willber Rodrigues

Já estou cansado das FA’s gastarem a grana do contribuinte com ToT’s caríssimos que vão do nada pra lugar nenhum, não tem continuidade, e que são jogados fora.
Os Tupis são um exemplo excelente disso.
Ainda tenho esperança de que isso seja diferente com os Riachuelos, mas sei que as chances são pequenas, e que sou ingênuo por ainda acreditar nisso.

BVR

Sinceramente tenho a mesma esperança.

Saudações

Rommelqe

150% (pelo menos)

Henrique A

A MB nunca operou mais do que 5 subs modernos, quanto mais algo relativamente caro como os Scorpene; não acredito que tenhamos mais do que os 4 contratados que na verdade é algo bem razoável dado o nosso histórico e a capacidade de nossos vizinhos.

Jodreski

“algo bem razoável”? Você tem uma noção do tamanho da nossa costa correto? 4 subs deve nos dar a capacidade de operar 2 em plena capacidade operacional. Você acha mesmo que 2 subs para defender uma costa do nosso tamanho é algo razoável? Bom eu não acho! Na minha opinião ter dois é quase o mesmo do que não ter nada, pois na prática é quase isso. E precisamos anular esse pensamento de ameaças apenas regionais… nenhum país da américa latina tem condições de sustentar um conflito com qualquer vizinho (incluindo nós). Então se houver algum conflito aonde necessitemos desses… Read more »

Dr. Mundico

Infelizmente não vai depender do tamanho da costa, ameaças externas, necessidades ou desejos. Tudo na vida depende de ter dinheiro, coisa sempre em falta por aqui.

Jodreski

Totalmente ciente disso. Mas dizer que esse número é razoável está longe disso.

Henrique A

Amigo, se fôssemos conjecturar o que é necessário dado o nosso tamanho territorial todo o que temos é insuficiente, dos apenas 36 Gripen aos apenas 98 Centauro II; nada está em quantidade suficiente.

Willber Rodrigues

Poucas coisas na vida me deixam mais p*to do que usar essa desculpa de “pro nosso TO, tá bom” pra justificar qualquer velharia em número ínfimo nas nossas FA’s.
Quer dizer, pra manter aquela nulidade do VF-1, aqueles Aratús obsoletos do tempo em que minha avó era moça, e pra manter todo esse quadro inchado que é a MB, tem grana, mas pra operar 6 Riachuelos, que é o MÍNIMO do MÍNIMO que uma ZEE de nosso tamanho pede, não tem grana?

Angus

Qual a situação atual dos “Tupi”?

Xox

Acho que só tem um operativo

Camargoer.

O Tupo e o Tikuna estão operacionais. o Tupi deve ser retirado de serviço quanto completar o ciclo atual, é improvável que ele receba qualquer manutenção adicional. O Tikuna é o mais novo… existe um dúvida se ele vai receber mais um ciclo de manuteção ou se vai dar baixa logo depois do Tupi.

então, a MB tem hoje 2 Tupis (Tupi e Tikuna) e dois Scorpenes… acho que o Tupi vai dar baixa logo que o S42 for entregue.

Burgos

O Tupi já tem 2 PMGs efetuados, ou seja já abriu o cone da popa para a retirada dos maquinários (dizem que esse cone da popa só pode ser aberto 3 vezes), aí a vida útil do submarino se da por finalizada.
Obs: Quando em PMG no AMRJ eu vi o Tupi sem o Cone da popa e sem nada dentro dele.Fiquei parado e observando durante 5 minutos imaginando como seria a montagem dele novamente.🤔

Camargoer.

O Dalton comentou que o Tupi estará com 35 anos.. provável que chegando no momento da próxima revisão ele já vai ser descomissionado. A duvida é se o Tikuna vai ser descomissionado ou se fará mais um PMG.

Jodreski

Dúvida maior é: a MB tem caixa para fazer esse PMG do Tikuna ou vai atracá-lo ao cais de deixá-lo lá por quase uma década? Dinheiro agora para a revisão do Tupi eu duvido que ela tenha e eu torço para estar errado.

Camargoer.

Um PMG custa algo entre US$ 30~35 milhões. Quase o valor de um navio de patrulha de 500 ton.

É caro mas nem tanto para inviabilizar.. a reforma do A12 custaria mais de US$ 1 bilhão se garantia de sucesso. Caso a MB aposente o Tupi e o Tikuna será por outros motivos.

Franz A. Neeracher

Sou da opinião de que vale a pena fazer mais um PMG no Tikuna.

Isso ou então encomendar um quinto “Riachuelo”.

É preciso manter a mão de obra qualificada ocupada e toda a cadeia de fornecedores em funcionamento.

O futuro SSN não ficará pronto tão cedo…..se é que ficará um dia.

Last edited 1 mês atrás by Franz A. Neeracher
Dalton

Você não acha Franz que investir na manutenção dos “Riachuelos”
já exigirá recursos e pessoal ? Quando chegasse a hora de iniciar a revitalização do “Tikuna”, depois de gastar tempo e recursos com o planejamento, o próprio “Riachuelo” já estará em vias de necessitar
de revitalização, fora manutenções de rotina.
.
E o “Tikuna” sendo tão diferente dos demais não exigiria também uma revitalização “diferente” ?
.
Mas, são apenas subsídios para discussão, longe de querer ter a palavra final 🙂

Franz A. Neeracher

Com certeza existem bons argumentos pró ou contra um PMG do Tikuna.

Como falei, outra opção seria um quinto “Riachuelo”.

Acho porém que somente 4 “Riachuelo” pouco para o Brasil.

Quanto a operar submarinos de classes diferentes, não vejo nenhum problema…..vários países o fazem e não vejo ninguém miar por causa disso….apesar de reconhecer que não é o ideal….

O Tikuna ainda tem muitos anos de vida útil.

Se a MB não tem dinheiro para operar uns 5 ou 6 SSK, como vão querer operar um SSN??

Mas é somente a opinião de um entusiasta…..😊👍

Dalton

Como escrevi antes, não há “problema” em ter submarinos de classes diferentes, basta ter os recursos e a necessidade. . O Chile por exemplo tem 2 de cada classe, mas, sem recursos para substituir seus vetustos – porém modernizados – “209s” irá ficar mais alguns anos com eles e o “rival” Peru está estendendo ao máximo possível a vida dos seus também sem recursos agora para novos. . O Brasil não tem essa “rivalidade/necessidade” que justifique manter um único submarino diferente dos demais que precisaria passar por uma revitalização dentro de 5 anos – lembrando o fiasco que foi a… Read more »

Last edited 1 mês atrás by daltonl
ln(0)

Por curiosidade, qual foi esse fiasco do Tamoio?

Filipe Prestes

Contrata mais dois Scorpène e fecha o SN10 e SN11, além de doar o Tikuna pro Uruguai. Devaneios de uma semana de folga…

737-800RJ

Já doamos muita coisa pro Uruguai nesses últimos 10 anos.
Se for se desfazer do Tikuna, o que penso que não deveria acontecer, que seja vendendo.

Fábio Mayer

O que seria um desperdício: o Tikuna foi comissionado em 2006, não tem 20 anos de operação ainda, pode certamente operar por mais 12 anos.

Dalton

Teria que passar por um segundo “PMG” antes de 2030 o que exigiria um planejamento antecipado, comprometeria um orçamento já bastante limitado
a mão de obra teria que ser expandida, se teria que buscar espaço no cronograma do estaleiro, etc para manter um único submarino com diferente logística e treinamento dos demais !

Last edited 1 mês atrás by daltonl
Rafael Gustavo de Oliveira

Exatamente…..não compensa o esforço, melhor alocar recursos em um aditivo contratual para um submarino extra…

Zorann

50 milhões de dolares o PMG de do Tikuna. Um sub novo custa 10 vezes isto

Rafael Gustavo de Oliveira

Caro Zoran, custo não se baseia só em aquisição, custo se baseia em ciclo de vida do meio que engloba todo um sistema (material e pessoal)….um submarino novo realmente custa mais para adquirir, porém é mais barato e muito mais simples de se manter refletindo assim na disponibilidade que, na prática, é o que realmente importa para uma marinha de poucos recursos como a nossa, manter um meio diferente do padrão é muito caro. Todos concordamos que precisamos de mais meios (não há dúvida nisso), mas minha opinião baseada em demanda acredito que exista uma equação onde 1 S-Br novo… Read more »

Augusto José de Souza

Se o ticuna ainda tiver um bom tempo de serviço pela frente,deve ir para Itaguaí junto aos scorpenes e o Mocangue fica só com os meios de superfície?

Ruas

Eu só reformaria o Tikuna e fecharia a força submarina convencional em 5 unidades mais o submarino nuclear. Não é um número expressivo evidentemente, mas já caminha para uma força submarina capacitada por algumas décadas. O Tupi poderia ser doado ao Uruguai, ou alguma outra armada amiga, e esse recebedor só pagaria uma reforma no vetor em algum estaleiro por aqui. Eu focaria recursos depois para reerguer de vez a frota de escoltas com mais Tamandarés, com ao menos 2 unidades mais robustas no suposto próximo lote de 4, com os novos Sea Ceptor AA de área, e compras de… Read more »

Esteves

O problema das Tamandares é…é…cadê a grana?

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Concordo com você…, até havia um papo que o Peru estava interessado nos submarinos 209 ikl nossos usados…, li numas matérias antigas aqui…

Interessante e boa ideia a sua…, doar para uma nação…, más que façam as manutenções aqui no Brasil…

Se o Brasil ter uma boa imagem lá fora de manutenção nos IKL e Scorpenes, vai manter a mão de obra ativa…, fora que lá fora a manutenção é em dolar e euro…, aqui pode ser mais barata…

Abraço…

Dalton

Doar para quem ? Certamente não para o Uruguai que nunca operou submarinos nem tem intenção, então, revitalizar o “Tupi” – que fará 36 anos em maio – uma última vez para servir por outros 10 anos não compensaria toda uma infraestrutura que precisaria ser montada para apenas um submarino de vida curta. . Para o Peru compensou/compensa estender a vida de seus idosos submarinos até mais antigos que o “Tupi” pois já existe uma boa infraestrutura além de planos para adquirir novos submarinos no futuro. . Já para a marinha que está adquirindo novos, não compensa revitalizar nem mesmo… Read more »

Last edited 1 mês atrás by daltonl
Fábio Mayer

A manutenção do Tikuna, que foi comissionado em 2006, é mais importante que a do Tupi. E mais: o Tikuna, dado o tempo que levou a construção, é uma classe diferente do Tupi.

Dalton

O “Tupi” chegou no fim da linha e não compensa investir no “Tikuna” que sendo único do tipo, exigirá treinamento e logística diferente dos demais.
.
O “Tikuna” também não é significativamente melhor que os “Tupis” quando trata-se de armamento e sensores que valesse à pena sustenta-lo daí corretamente a intenção da marinha de inativa-lo antes que seja necessário investir no planejamento de um futuro “PMG”, no “PMG” em si e nos 10 anos posteriores.

Ruas

Você é oficial da Armada do Uruguai? Como tu sabe que eles não querem? Aliás, quem disse que o Uruguai precisaria operar 100% o Tupi? Eles poderiam usar como aprendizado. Daqui uns anos/décadas quiçá poderão comprar um submarino e poderiam comprar do Brasil. Como não vale manter o Tikuna? O gasto é com os novos Scorpenes, o Tikuna ja tem tripulação formada e logística palmeada, é mais barato de operar. Ele sendo uma única célula não terá problema algum, pode receber manutenções, assim como os Scorpenes, no ICN. Padronização é importante, mas todas as Forças Armadas operam mix de vetores… Read more »

Esteves

Cuidado com as palavras.

Dalton é um gentleman. Dalton é um Comodoro. E um grande amigo no PN.

Dalton

Grato esteves, muitos amigos deixaram de comentar ou passaram a comentar com pouca regularidade, é a vida…

Camargoer.

Ola Danton,

Eu insisto na ideia que o debate resulta da divergência, mas o debate só faz sentido com educação e respeito..

Camargoer.

Olá Esteves. Concordo, ainda que ele me faça lembrar da teoria atômica.

Dalton

Se for “Dalton” lembra sim, mas, “Danton” lembra outra coisa 🙂

Camargoer.

Que projetam nossos pescoços… riso.

O corretor é um fanfarrão. Depois que inventaram a inteligência artificial ele supões ser superior á minha burrice natural.

Burgos

Yelowstone ?!🤷‍♂️🤣

Dalton

Não é preciso ser “oficial da Armada do Uruguai” basta ter bom senso nesse caso específico. . Pagar pela revitalização de um submarino antigo, desenvolver uma infraestrutura mesmo que mínima para operar de forma limitada – não 100 % como escreveu – por 10 anos, para então inativar, dispensar pessoal infraestrutura para então, décadas depois adquirir submarinos ? Uruguai ? . Com certeza é melhor “5” do que “4”, mas, não há dinheiro sobrando para revitalizar um submarino para durar outros 10 anos que por ser único do tipo exigiria uma logística e treinamento diferente e isso já foi feito… Read more »

EduardoSP

No seu entusiasmo juvenil talvez você não saiba, mas o Uruguai tem população bem menor do que a grande BH. Admira que tenham marinha.

Last edited 1 mês atrás by EduardoSP
Augusto José de Souza

Temos capacidade de mais submarinos adicionais, é só a MB fazer o contrato,um estaleiro desse precisa ser aproveitado.

Esteves

A partir dos contratos de manutenção será possível conhecer quanto, como, quando. O aonde é na ICN.

Aquela conversinha que é caro ou é mais ou menos que o alemão será desfeita.

Filipe Prestes

E ainda que seja, nunca é demais lembrar que a escolha pelo Scorpène foi pela possibilidade de derivação/ interpolação de um subnuc, coisa que a Alemanha jamais fez. Se o custo é maior ou igual, é um ônus que a escolha carrega dado o bônus do requisito para o SN10.

Roberto

Dá orgulho ter esses submarinos .

Claudio Moreno

Salve senhores camaradas do Naval e Trilogia!

Excelente notícia, melhor ainda se houvesse novas contratações de construção de ao menos mais dois SSK, ademais de seguir o cronograma do SSN.

Sgtº Moreno

Fabio Bezerra

Deveriam usar um Tupi encostado no arsenal um banco de.proca e desenvolvimento para fazer uma boa pesquisa para baterias de litio etc, junto com as industrias nacionais e as universidades.