A Saab assinou um contrato com a Damen Naval para a Armada da Colômbia que inclui o Sistema de Gestão de Combate 9LV, o Sistema de Controle de Tiro 9LV, sensores e radares para o novo programa de fragatas Plataforma Estratégica de Superfície (PES)

A Saab assinou um contrato com o construtor naval holandês Damen Naval para fornecer o sistema de combate para a nova Plataforma Estratégica de Superfície (PES) da Marinha da Colômbia. A encomenda inclui o Sistema de Gerenciamento de Combate 9LV e o Sistema de Controle de Tiro 9LV, o Ceros 200, diretor de controle de tiro e de rastreio radar e optrônico, o diretor de controle de tiro eletro-ótico EOS 500, os radares Sea Giraffe 4A, bem como outros sistemas Saab.

“O PES é um programa de última geração e estamos honrados com o fato de a Armada Nacional da Colômbia ter escolhido a Saab para fornecer seu sistema de combate. Nossa parceria com a Damen Naval marca uma importante colaboração no domínio naval. Esta é a primeira vez que trabalhamos juntos”, diz Carl-Johan Bergholm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Surveillance.

A nova fragata será construída pelo estaleiro colombiano COTECMAR em Cartagena e a Damen Naval fornecerá engenharia, suporte técnico e o material de construção naval. O projeto da Plataforma Estratégica de Superfície é baseado na série SIGMA 10514 da Damen Naval. A fragata está programada para ser entregue em 2030.

O Sistema de Gerenciamento de Combate 9LV da fragata HMAS Perth da classe Anzac
O Sistema de Gerenciamento de Combate 9LV

Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

Alguém lembra o preço e deslocmaento desses navios?

Marcos

105

Comprimento (m)

14

Feixe (m)

3.9

Calado (m)

2500

Deslocamento (t)

A SIGMA 10514 é a fragata mais recente e avançada da nossa família SIGMA e foi entregue à Indonésia (2) e ao México (1). A estratégia de construção modular inteligente desenvolvida pela Damen facilitou a construção local das Fragatas Multi Mission na Indonésia (PTPAL) e no México (ASTIMAR 20). Todas elas foram construídas dentro do prazo e do orçamento.

https://www.damen.com/vessels/defence-and-security/sigma-frigates/sigma-multi-mission-frigate-10514

Burgos

Operamos com a Diponeguro Sigma 9113 irmã mais velha dessa aí 10514 (Acho que assim que se escreve) da Indonésia por ocasião de estarmos em missão e incorporado à ONU (UNIFIL III) F42 no Líbano, ela também incorporou e participou das operações e cumprimento da resolução 1701 da ONU 👍
Na época já achei a 9113 bem armada e com bons equipamentos

Marcos

E quanto ao tamanho? Não achou pequena?

Burgos

Achei do tamanho suficiente para ser classificada como uma Corveta, mas enfim a Marinha dos outros não é a nossa e vice versa 🤷‍♂️

Gabriel Tito

Um site em Espanhol falava em 2808 ton. Não lembro o nome agora

Alex Barreto Cypriano

Feixe ???
Boca !!!

Marcos

Boca.

Fernando Vidal

Bonita frgata. Qual a previsão para entrega para os Colombianos? A propósito o que esta acontecendo com a primeira fragata Tamandaré já lançada? Porque até agora não entrou em testes e continua semi-acabada em Itajaí…

Wellington R. Soares

Esqueceu que aqui é BRASIL ?

MMerlin

O governo adicionou R$ 1 bilhão no programa Tamandaré em Novembro para diminuir o déficit.
A F200 já está perto de se aproximar da saída do forno. Tanto é que o escritório de recebimento já foi inaugurado.
A F201 já está sendo produzida.
E, no fim do ano, foi feito o corte da primeira chapa do F202.

Fabio Araujo

A SAAB já fincou o pé na Colômbia, isso pode ajudar na venda do Gripen.

Marcelo

Por isso que os americanos aumentarão a pressão para a aquisição do F-16 pela Colômbia.
Alguém dúvida do veto da turbina do gripen .

Regis

Parece que anunciaram que existe a possibilidade, não somente contra a Colômbia mas o Peru também.

MMerlin

Não é bem assim.
O EUA só vetam a venda para países que enfrentam algum tipo de sanção ou que possuem alguma divergência crítica em questões políticas.
Se fosse vetar a venda de todo equipamento que possui componentes americanos, principalmente dos que competem contra outros equipamentos americanos, ninguém os teria como fornecedor.

adriano Madureira

perderiam a confiança da indústria oque poderia até incentivar países a fabricarem suas próprias turbinas para substituir as de origem estadounidense… As vezes o garoto se acha especial e de valor por ser o dono da bola e fica impondo suas vontades… Mas pode se surpreender caso o resto da garotada faça uma cotinha e comprem uma bola que tenha até qualidade superior. Os suecos tem a Volvo,que poderia muito bem fabricar uma versão atualizada da turbina. A empresa mudou de nome,se chama GKN Aerospace Engine Systems e tem até uma empresa no Brasil. Volvo RM12( F-404) quando a Volvo… Read more »

MMerlin

Desenvolver uma turbina por completo é um feito. E não só pela eletrônica atualmente envolvida mas, principalmente, pelos materiais que precisam resistir à altas temperaturas. Tanto para fabricação (este crítico) quanto uso. Os motores RM12 e 16 da Volvo possuem uma boa parcela desenvolvida pela GE ainda. O que não tira o mérito do país Suéco. Peguemos como exemplo o Japão. Uma país mais comprometido com a Defesa, um nível educacional altíssimo, investimento constante em P&D e nível tecnológico industrial dos maiores. Mesmo com o investimento em todas essas áreas, até hoje não conseguiram o objetivo de ter sua própria… Read more »