Em 15 de março de 2025, caças da Marinha dos Estados Unidos interceptaram uma aeronave de patrulha marítima russa Ilyushin Il-38 que se aproximou do porta-aviões USS Carl Vinson no Mar do Japão.

O USS Carl Vinson estava conduzindo operações na região quando a aeronave russa se aproximou, levando à resposta imediata dos caças americanos para proteger o grupo de ataque do porta-aviões. Este incidente ocorre em meio a um aumento das atividades militares russas próximas ao espaço aéreo japonês.

Nos últimos meses, o Japão relatou várias violações de seu espaço aéreo por aeronaves militares russas. Em um episódio anterior, um avião de patrulha marítima russo violou o espaço aéreo japonês três vezes ao norte de Hokkaido, levando a Força Aérea de Autodefesa do Japão a responder com caças e sinalizadores de advertência.

VÍDEO: Caças do USS Carl Vinson escoltam avião militar russo

As tensões na região têm aumentado devido a exercícios militares conjuntos entre Rússia e China, incluindo simulações com bombardeiros nucleares no Mar do Japão. Essas manobras são vistas como demonstrações de força e têm levado os aliados dos EUA na região a intensificar sua vigilância e prontidão militar.

O Departamento de Defesa dos EUA ainda não divulgou detalhes adicionais sobre o incidente de 15 de março, mas reafirmou seu compromisso com a segurança e estabilidade na região do Indo-Pacífico, destacando a prontidão de suas forças para responder a qualquer ameaça potencial.


Assine a Trilogia Forças de Defesa!

Há mais de 20 anos, os sites Poder Naval, Poder Aéreo e Forças Terrestres proporcionam jornalismo especializado, acessível e independente sobre Indústria de Defesa, Tecnologia, História Militar e Geopolítica, com curadoria de notícias, análises e coberturas especiais. Se você é nosso leitor assíduo, torne-se um Assinante, apoiando os editores e colaboradores a continuarem a produzir conteúdo de qualidade, com total autonomia editorial.

Ou envie pelo WISE


Wise
Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Interceptado por F18 e F35.
Certa feita, uma dessas passagens perto de um Nave americano, os russos perderam um aviao em acidente.

Diego

Interessante… foi nessa mesma região do pacífico ou em outra?

Emmanuel

O vídeo ficou massa.
Se fosse combinado não estaria tão perfeito.

Rodrigo Maçolla

Verdade outra coisa bacana do vídeo é que mostra no começo no canto superior direito o gancho de parada e saídas do motor de um F-18 que estava no deck do porta aviões, ou seja passaram bem perto…. Da até pra desconfiar que os pilotos americanos disseram para os Russos, “Perdeu mané te interceptamos , agora você vai ter que fazer uma passagem bem devagar para fazermos um vídeo pro Tick Tok” …… 🙂

Fernando Vieira

Ou o piloto russo viu Top Gun e quis fazer um “flyby” no porta-aviões. Como os pilotos americanos certamente também viram e não iriam ter outra oportunidade de fazer isso sem serem expulsos, ficou tudo certo.

Emmanuel

kkkkkkkkkkkkkkk
Muito boa.

Heinz

Diante do últimos acontecimentos, acho que na verdade, isso é uma operação conjunta..

Diego

Não duvido de mais nada

Ozawa

O F-35C da foto pertence, certamente, ao VFA 97 “Warhawks”.

Já o F/A-18 E/F não posso precisar pela imagem, podendo pertencer a um dos esqudrões de SH da Carrier Air Wing 2 que está desdobrada no Carl Vinson: VFA 2 “Bounty Hunters”, VFA 113 “Stingers” ou VFA 192 “Golden Dragons” … Eu chutaria o VFA 2 pois é o único dos 3 esqudrões de SH com a versão F, que me parece ser a da foto/vídeo …

Rodrigo Maçolla

Da até a impressão de o F/A-18 E/F estar com 3 tanques o que acha ? Mas ainda não se tem noticia de um F/A-18 E/F poderia abastecer um F-35C ?

Dalton

O Ozawa sabe a resposta, mas, adiantando-me a ele a resposta é sim o “Super Hornet” está capacitado a reabastecer o F-35C e também o E-2D A/R que equipam
a Ala Aérea do USS Carl Vinson.

Ozawa

👍

Rodrigo Maçolla

Eu não sabia… obrigado pela resposta

Ricardo Margarete

Boa tarde, Ozawa. Seus comentários são sempre pertinentes e inteligentes. Você tem algum site em quê posta artigos ou comenta sobre assuntos no que tange aos assuntos navais?

Ozawa

Caro Ricardo, agradeço a deferência das palavras, mas sou apenas um simples comentarista por aqui, e somente por aqui, por achar sem qualquer bajulação rasa o melhor site de assuntos militares do país. Sua longevidade referenda o que digo, e o nível de alguns comentaristas – os quais cito de memória os que mais acompanho: todos os editores, logicamente, Dalton, Bosco, Ivan “O Velho Infante” – abrilhanta o espaço com textos que, estes sim, lhes dão status de verdadeiros articulistas.

Mais uma vez obrigado e boa noite.

Rafael

Fumaça Jááááááá

Salomon

Srs,
Todo mundo aqui sabe que o Ilyushin não precisaria chegar tão próximo para colher inteligência. No caso do vídeo o que teria acontecido? Os ianques o obrigaram a um tipo de desfile, ou como disse um colega abaixo, estava (literalmente!) tudo combinado com os russos?