Em 31 de março, a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a thyssenKrupp Estaleiro Brasil Sul (tkEBS) receberam, em Itajaí, a visita da comitiva da Armada do Chile, integrada pelo Diretor-Geral de Serviços da Armada do Chile (DGSA), Vice-Almirante Leonardo Chavez, pelo Diretor do Estaleiros e Oficinas da Armada do Chile (ASMAR), Contra-Almirante José Miguel Hernandez, pelo Gerente Corporativo de Construção Naval do ASMAR, Vice-Almirante (R) Guillermo Lüttges, e pelo Capitão de Navio Fernando Gaete, da Diretoria de Programas, Pesquisa e Desenvolvimento da Armada do Chile (DIPRIDA).

Representando a Marinha do Brasil, esteve presente o Diretor de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), Vice-Almirante Marcelo da Silva Gomes.

Durante a visita, os convidados foram recebidos nas instalações do Escritório de Fiscalização da EMGEPRON pelo Gerente Executivo do Programa Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), Capitão de Mar e Guerra (RM1-EN) Roberto Moura, e pelo Chief Executive Officer (CEO) do estaleiro tkEBS, Sr. Holger Tepper.

Foram realizadas apresentações pelos representantes do estaleiro tkEBS sobre temas relacionados aos processos de Engenharia, Planejamento e Produção das fragatas e a programação se estendeu por uma visita às instalações industriais de montagem e ao galpão de edificação, onde puderam testemunhar o avanço da construção da Fragata “Cunha Moreira” (F202), terceira da classe, cujo batimento de quilha será em julho de 2025, e da Fragata “Jerônimo de Albuquerque” (F201), segunda da classe, cujo lançamento ao mar está previsto para o mês de agosto de 2025.


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Abner

Raramente os projetos de defesa é feito de forma tão rápido quanto as FT.

Esteves

Estão atrasados 11 meses.

MMerlin

O que, baseado no histórico nacional, é considerado rápido.

Dom Lazier

Diz a lenda que Chile quer construir fragatas de 6 mil toneladas localmente (de origem UK), Mas quem sabe também queiram fragatas de menor peso para complementar.

Heli

Do preço que está o cobre, e que só tende a subir, e também com a demanda pelo lítio, acho que o Chile terá grana para renovar sua frota

Ivan herrera

Lançamento já em agosto, impressionante o ritmo, Parabéns.

Esteves

Incorporação muito distante.

Ivan herrera

Sim entendi Esteves , é que se tratando de Brasil até que está rápido.

Angus

Se fosse o contrário: “…comitiva da Marinha do Brasil visita estaleiro no Chile, onde estão sendo fabricadas as novas fragatas da Marinha Chilena…”

…estariam chovendo criticas a Marinha e elogios ao Chile…

Como o inverso é o verdadeiro, parabéns a Marinha do Brasil pela condução do programa das Fragatas Tamandaré! (que venha logo a encomenda de mais 4).

No One

Eu seria o primeiro a criticar! Não faz sentido um país do nosso porte e importância, com as nossas possibilidades, ir buscar soluções no minúsculo Chile.

Marcos

Se buscamos soluções em Israel que é muito menor que o Chile…
Se buscamos soluções na África do Sul…
Dado o tamanho do Brasil, se fossemos nos ater a países de porte equivalente, teríamos que nos ater a quantos? Uns 05 ?

No One

Desculpe, eu não queria ser muito brutal. Já que você insiste, irei adicionar ao minúsculo, o insignificante .

rui mendes

4.

Esteves

Deixamos de transferir pagamentos/repasses à Emgepron desde 2023.

Marcelo Andrade

Pior, tem uns artistas aqui que iriam escrever que eles estão passeando!

Brito

Que passem por Itaguaí-RJ tmb, já que seus type 209, SS-20 “Thomson” y SS-21 “Simpson” completaram 40 años de serviço em 2024, uma parceria para produção de Riachuelo pro Chile, nos ajudaria e muito.
Agora caso optem pelos envolved, tenho minhas dúvidas se seria viável a produção deles por aqui..

Last edited 2 meses atrás by Brito
Dom Lazier

Acho que seria viável a montagem sim, claro que as baterias iriam vir da França.

cipinha

Lembra quando os argentinos pensaram em Scorpenes? Eles seriam feitos na França, não aqui, o mesmo deve acontecer no caso de uma compra chilena

Nunes-Neto

Parabéns, em ritmo de panificadora,impressionante.

737-800RJ

Onde há fumaça quase sempre tem fogo! Se os chilenos quiserem algumas, será ótimo pra diluição de custos e manutenção do estaleiro.
A produção realmente está num ritmo bacana e penso que, caso a MB ateste a qualidade da primeira unidade, um segundo lote virá logo em seguida.

Esteves

Não tem grana para o primeiro lote. Os repasses cessaram. Aonde tu vai encontrar grana para terminar o primeiro e começar um segundo?

Thomaz

De onde você tirou essas informações?

Esteves

Das notas da MB. E do Portal da Transparência. E dos resultados financeiros da Emgepron. E do orçamento da MB.

Camargoer.

Olá Esteves… já foi feita a capitalização da Emgepron para o primeiro lote. Agora é a Emgrepron quem faz os pagamentos para o estaleiro.

Por que o Tesouro faria repasses para a Emgepron relacionados ao primeiro lote?

Fiquei sem entender

adriano Madureira

Quem dera fechar com os chilenos alguns produtos militares, fora que a BID deles tem produtos interessantes, como OPVs que tanto precisamos.

Quem sabe até trabalhar em parcerias em projetos como dos navios de transporte militar anfíbios.

Claro que temos que incentivar e apostar na nossa BID, mas compras de prateleira para dar um reforço não seria ruim,.

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Last edited 2 meses atrás by adriano Madureira
Aerokicker

Interessante notar o avanço da Jerônimo, cujo lançamento é previsto para agosto próximo e pelas fotos já tem todos os módulos exceto o primeiro da proa no lugar. A montagem do navio nesse sistema modular é muito rápida, daqui a pouco a Jerônimo sai daí e dá lugar para a Cunha Moreira começar a ser montada e ganhar forma. Urge assinarem para que mais fragatas sejam construídas, assim aproveitando o ritmo do estaleiro que possibilitará a incorporação de uma fragata por ano seguindo o cronograma (!!!) será possível repor a força de superfície em pouco tempo, inclusive em números pré-calamidade,… Read more »