Índia envia segunda bateria de mísseis antinavio BrahMos às Filipinas e fortalece parceria estratégica

72

A Índia enviou com sucesso a segunda bateria do sistema de mísseis supersônicos BrahMos para as Filipinas, conforme noticiado em 20 de abril de 2025 pelo jornal The New Indian Express. Ao contrário da primeira entrega, feita por via aérea em 2024, esta foi realizada por transporte marítimo, demonstrando a capacidade logística crescente da Índia e sua consolidação como exportadora de defesa. A operação simboliza o fortalecimento dos laços estratégicos entre Nova Délhi e Manila, bem como o crescente interesse global por essa tecnologia.

Desenvolvido em parceria com a Rússia, o BrahMos é um dos programas de defesa mais bem-sucedidos da Índia. O míssil, cujo nome é inspirado nos rios Brahmaputra (Índia) e Moskva (Rússia), começou como um projeto naval e hoje possui versões lançadas por terra, ar e submarinos. Com diversas atualizações ao longo dos anos, incluindo maior alcance e sistemas de controle nacionais, a versão de exportação do BrahMos é limitada a 290 km, em conformidade com os regulamentos do Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR).

Cada bateria enviada às Filipinas inclui lançadores móveis, radar de controle de tiro, centros de comando e veículos de apoio, todos montados em plataformas Tatra 6×6. O míssil é capaz de voar a velocidades supersônicas com precisão cirúrgica e trajetória rente ao mar, dificultando a interceptação por sistemas de defesa aérea. Essas características tornam o BrahMos especialmente eficaz no terreno desafiador e fragmentado do arquipélago filipino.

O contrato, assinado em janeiro de 2022 por US$ 374,96 milhões, foi o primeiro grande acordo de exportação de armas da Índia. Ele prevê o fornecimento de três baterias do sistema BrahMos, treinamento de operadores e apoio logístico de longo prazo. A primeira equipe filipina foi treinada na Índia em 2023, adquirindo conhecimento técnico essencial para a operação autônoma dos sistemas, o que acelera sua integração nas forças armadas locais.

A aquisição tem grande importância estratégica para as Filipinas, que enfrentam crescentes tensões no Mar do Sul da China. A presença do BrahMos reforça a capacidade de dissuasão e defesa costeira do país. Para a Índia, o sucesso da exportação se alinha à iniciativa “Make in India” e à política de estreitar laços com países da ASEAN. Com negociações em andamento para mais nove baterias, as Filipinas podem se tornar o maior operador estrangeiro do BrahMos, consolidando uma parceria regional robusta em defesa e segurança.

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João

Como já observei, a resposta contra a China será paga na mesma moeda estratégica dela. Ataques concentrados de saturação. Nenhuma frota consegue dar conta de 10 desses misseis lançados contra uma esquadra expedicionária.

Heinz

Talvez sim, nunca se foi testado em combate real.

Guizmo

A tendência é dar mais certo donque errado, afinal é um ataque. A complexidade de se defender de míssil antinavio é enorme, pros 2 lados. Por isso defendi em outro post que Marinhas de guerra sao mais eficientes com aviacao naval equipada com misseis anti-navio. Dura realidade, mas navios sao alvos

Ruas

E quem defende o Porta Aviões? Navios não são alvos. Países que querem projetar poder tem que ter forças de escoltas robustas. Até mesmo o Brasil que busca ter poder no Atlântico Sul não poderá fazê-lo sem boas fragatas/destroyers. Achar que pode ter poder de dissuasão só com Gripens ou algum caça bombardeiro é totalmente leviano. Estatisticamente na história dos confrontos, navios destroem muito mais aviões e mísseis que o contrário, o ponto é que escoltas são mais caras de comprar, recompor, manter em comparação a caças, aviões e blindados, então se você perder uma escolta, é muito mais doloroso… Read more »

Victor Machado

Estatisticamente na história dos confrontos não existia a guerra eletrônica que se tem hoje, não existia caças stealth… basta ver o que os primeiros caças stealth fizeram. Uma guerra hoje, seria totalmente diferente de tudo o que já foi feito. Um avanço totalmente equipado dos EUA, por exemplo, com F22, F35, B2, etc… Não haveria combate corpo a corpo. O que estamos vendo na guerra da Ucrânia é apenas o resto sucateado de dois exércitos. Uma guerra tecnológica entre EUA X China seria outra realidade.

Ruas

Capacidades de guerra eletrônica também foram inseridas em meios navais, se você não sabe. O confronto Destroyer x Caça deve estar na casa, no mínimo, do 4 pra 1, ou seja, de cada vitória do caça há 4 perdas. O que estamos vendo na Ucrânia é um confronto com suas características próprias, é um confronto terrestre-aéreo, pois a geografia assim o determina, mas esse é apenas um dos vários tipos de confrontos obviamente. Um avanço dos EUA com F22, F35 etc. não haveria necessidade de confronto corpo a corpo? Nada mais errado! Superioridade aérea é necessária para vencer guerras, mas… Read more »

Guizmo

Meio sem pé nem cabeça seu comentário. Nem falei de porta-avioes. Enfim, boa semana

Ruas

Sem pé nem cabeça é afirmar que navios são alvos. Nada mais leviano. Em uma guerra tudo é alvo. Guerra demanda necessariamente perdas. É igual lutar boxe, você poderá vencer, mas alguma porrada, por mais leve que seja, você vai tomar. O custo benefício tem que ser posto, as escoltas tem vantagem sobre todos os vetores praticamente. Aí entra a geoestrategia, países marítimos que levam poder global, ou que almejam, como EUA, China, França, Rússia, Reino Unido, Índia, Japão, Turquia etc. precisam imperativamente de escoltas robustas, achar que esses países levarão poder apenas com base aérea em terra, operando drones,… Read more »

Carlos Campos

consegue sim, mas não sai incólume

Bruno Vinícius

O resultado desse confronto hipotético depende de se há ou não apoio aéreo. A presença de uma aeronave AEW&C permite a detecção destes mísseis a distâncias muito maiores do que os radares dos navios seriam capazes (devido ao horizonte radar), o que propicia muito mais tempo, distância e – consequentemente – tentativas para realizar a interceptação.

Last edited 6 dias atrás by Bruno Vinícius
Renato Alves

As Filipinas recebendo Sistemas Antiaéreo de última geração. A quantos anza esse processo nas FAs Brasileiras? Não vejo empenho necessário na aquisição deste tipo de sistemas que no Brasil não é apenas uma lacuna mas uma questão de segurança nacional….

Marcelo

Não tem porque o Brasil não é para amadores !!!!
É só você olhar o valor destinado para o orçamento secreto (emendas parlamentar para construir qualquer coisa mais na verdade o dinheiro é roubado !!!)
Deputado e senador e militar estão preocupado em ficar rico logo para se mudar para Miami com a familia.
Você já viu alguem preocupar em defesa em terra de piratas !!!

Bosco

O termo “orçamento secreto” foi cunhado por uma jornalista anti-bolsonaro por conta desse orçamento ter sido aprovado durante o governo do dito cujo. O processo assim denominado sempre existiu desde 1988 e independente do nome ou do termo que o designa todo orçamento brasileiro é feito sob medida para ser surrupiado (de forma legal e explícita ou de forma “ilegal” e escondida) e ao povo é dado as sobras no melhor estilo “pão e circo”. Só lembrando que a LOA é votada anualmente e já estamos no terceiro ano do atual ocupante do Executivo Federal que é oposição ferrenha ao… Read more »

Last edited 9 dias atrás by joseboscojr
Carlos Campos

Na verdade o sistema foi aperfeiçoado, pelo Rodrigo Maia, que queria a queda do PR na época, pois ele teria menos dinheiro para influenciar a camara, assim criando a emenda de relator, em que presidente nao sabe pra onde vai o dinheiro, aí a mídia esquece convenientemente que o mesmo foi criado para tirar dinheiro do PR.

EduardoSP

Rodrigo Maia não.
Foi o Dep. Arthur Lira que ampliou absurdamente o valor das emendas de relator e depois das emendas de comissão. Também criou as emendas “Pix”.
Fez isso em 2021 em acordo com o governo, que em troca de aceitar bilhões em emendas ficou livre para “tocar o terror” sem se preocupar com algum pedido de impeachment.

Esteves

Corre com a corrupção, Bosco. O Rio de Janeiro não reunia mais condições como capital do Brasil. Motivo? Corrupção. Antes, em 1955, o contragolpe a favor de JK veio na esteira dos defensores de “governar é abrir estradas”. Depois, durante os anos de chumbo, a Camargo Corrêa tornou-se a maior empreiteira do mundo. Vide Itaipu. Durante, a matéria sobre Angras e Iguapes (8 usinas nucleares), publicada recentemente no PN, escancararam a criação da Odebrecht no período militar. Sempre existiu desde 1988 é maldade tua. A corrupção generalizada no Brasil ocorre como moeda de troca entre grupos políticos que detém a… Read more »

Ruas

A mudança de capital nada tem haver com corrupção. Até parece que no Brasil só existe corrupção alarmante no Rio de Janeiro. Se não houve recentemente governadores presos nos demais estados, similar ao histórico do RJ, pode ter certeza que o motivo não é necessarimaente “boa índole desses governantes”. Se seu argumento fosse válido, então a capital do Brasil teria que se mudar novamente. Aliás, se existia corrupção na República, então era feito por polítcos de São Paulo e Minas Gerais que depois do Império foram quem tiveram o poder político no país. E depois caímos na Era Vargas, um… Read more »

Marcelo

Olha ai 1 bilhão gasto em 90 dias.
A MB sem navio tanque porque não tem 20 milhões de libras para pagar os 2 navios wave oferecidos.
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2025/04/penduricalhos-quadruplicam-no-tj-sp-e-beiram-r-700-milhoes-em-3-meses.shtml

Bosco

O povo escolheu o continuísmo . Não podemos reclamar. A democracia venceu!

Nativo

O outro era muito diferente com 30 anos de velha política nas costas né kkkkk

Bosco

Hoje não estou disposto a jogar pérolas aos porcos.
Boa noite.

Alexandre

Mesmo porque lhe falta pérolas e te sobra sofismas!!!!!

Marcelo

O Bosco esta com saudade do ladrão de jóia ( vendedor de refinaria ) que ficava o dia todo andando de jet ski e fazendo motociata e planejando golpe militar !!!

Bosco

Rsss
Vcs gostam desse ex-presidente hem?
Acho que não te contaram mas ele está inelegível e será preso .
Fique tranquilo. Sua mamata no Estado está garantida.
Vc se autoenganando que faz algo de útil para além do seu umbigo e a gente fingindo que acredita nesse seu amor e dedicação todo.
Segue o baile.

Alexandre

E para o bem dos brasileiros, a democracia continuará vencendo e sendo aperfeiçoada!!!!
O que não pode e não deve é se instalar nenhum tipo de totalitarismo!!!!!
O próximo passo necessário Para aperfeiçoar nossa democracia é acabar com o presidencialismo de coalizão !

Bosco

Você está certo!

Bosco

Para quem considera exemplos de democracia os regimes da Rússia, China , Cuba, CN, Venezuela e afins vc realmente tem lugar de fala.
É um verdadeiro expert.
Com certeza quando o sistema de crédito social for implantado no Brasil vc será considerado um cidadão de primeira classe.

Alexandre

Você nada sabe sobre a democracia do seu país e quer dar pitaco na democracia de outros países ! Fica nesse discurso de contra ” tudo isso daí”! Não sabe sobre a própria estrutura de poder do seu país! Nada sabe sobre os brasileiros e suas reais realidades! Você jamais teve “pérolas” para oferecer! Quanto a cidadania você está longe de merecer ser chamado de brasileiro!

Bosco

Talvez a minha quantidade de pérolas seja pequena dada à quantidade imensa de porcos.

Alexandre

Seu caráter supremacista te impede de perceber que o mundo não é teu espelho!

Bosco

Talvez na sua democracia relativa ideal seja possível relativizar a cidadania brasileira ao seu bel prazer e desse modo negar os direitos cabíveis a um cidadão brasileiro expressos no artigo 5° da CF.
Típico da sua “estirpe”.
Não à toa estamos como estamos.

Alexandre

Minha concepção de democracia não me permite chamar brasileiro de porco!já sua supremacia ético moral te coloca na condição abjeta de se colocar acima de outros brasileiros! Você fala de constituição mas renega em suas palavras o que ela representa!

Bosco

Eu já não tenho tanta dó dos porcos assim.

Alexandre

Seu juízo depõe contra si mesmo!!!

Marcelo

Mesmo que não seja democracia a China é potencia comercial e militar.
A Rússia mesmo que não seja democracia é potencial militar e player no jogo comercial.
Cada povo sabe o presidente que é bom para eles,ruim com ele,pior sem ele.
Presidente bom para você é aquele que bate continência para bandeira americana ne kkk,assista ai !!!
https://www.facebook.com/IGgeografiageral/videos/1091873981335939/?app=fbl

Bosco

Putz!!!!
Que pérola!
O tico e o teco hoje não está dando liga, né?
Mostra essa pérola para o seu psiquiatra que com certeza você consegue um atestado médico pra ficar uns 3 dias jogando no Tigrinho em casa em vez de ocupar espaço na repartição.
Pelo menos economiza o pão com mortadela.

Rafa

Exatamente. Não há o que reclamar. Temos é que agradecer por continuar assim. É exatamente isso que o povo quer!

Gilberto

Só 20 milhões? Este valor foi divulgado?

Marcelo

Olha ai o video ,noticia de ontem,Navios RfA Wave Rule sendo rebocado para descarte.
Ou a MB comprou e não anunciou ou o navio está indo mesmo para descarte.
https://www.instagram.com/reel/DIlJNK5pIlc/

Last edited 8 dias atrás by Marcelo
Burgos

Boa noite Marcelo;
Pelo que li entendi ele só mudou de Porto.
Parece que foi transferido para Liverpool 👍
É um senhor navio, pena a MB não ter negociado por ele também 😰

Dalton

Foi transferido DE Liverpool PARA Birkenhead e especula-se para passar por inspeção antes ser vendido…ou sucateado.

Alexandre

Sintomas do presidencialismo de coalizão ! Lembrando que estamos com o legislativo com maioria de apoio incondicional ao ex!!!!!

Bosco

Uai! Tá faltando grana pra comprar o centrão/isentão? É só criar mais uns 20 ministérios e umas 30 estatais que tudo volta ao normal. E sempre dá pra pedir uma ajuda pra frigoríficos , construtoras, etc. Um regime que ama tanto os 30% de oprimidos e miseráveis e o meio ambiente tá passando da hora de ter mais uns 20 ministérios. O Legislativo, eleito pelo povo, com esse apoio incondicional ao “ex” rrrs não tá ajudando (uma pena o Brasil não ser uma monarquia absolutista como na CN, né?) mas em compensação o Judiciário, não eleito, tá abraçado com o… Read more »

Alexandre

Você deixa claro que nada sabe sobre o que está falando

Paulo

Vc tá enganado, o orçamento secreto foi assim denominado por destinar dinheiro sem q se apresente um projeto e não precisar identificar quem o liberou… isso nunca havia acontecido e era proibido, mudaram as regras sim, para pegar dinheiro de qq jeito e tudo com o aval do miliciano q era o ÚNICO q poderia assinar esses recursos.

Bosco

Aham!
Foi no governo anterior que começou a corrupção e o fisiologismo na política brasileira.

Bernardo

Como disse Mário Sabino uma vez
“Pelo contrário, o Brasil É um país de amadores”.

Marcelo

Era só a MB começar a fazer o básico, comprar 4 baterias completas do BrahMos e colocar 1 no sul ,1 sudeste,1nordeste e 1 norte do país.
Eu sei que seria pouco para costa do Brasil, mais já seria um avanço para a compra do segundo lote no futuro.
comment image

Marcelo

Problema fácil da MB resolver,é só comprar 4 baterias completas do Brahmos (U$ 400 milhões dolar) e enviar 1 sistema para o sul,1 para o sudeste,1 para nordeste e 1 para a região norte pra quem não tem nada já seria um grande avanço,já planejando a compra de um segundo lote futuro.
O problema que nossos aliados (colonizadores) França, estados unidos e Ingleses vai reclamar com ameaças de sanções comercial e política.
comment image

Luís Nascimento

Hoje o mar da China é um gigantesco barril de pólvora.

Japão, Filipinas, Coréia do Sul, Taiwan, contam com total apoio bélico, e econômico dos EUA, e até da Índia. Essa situação deixa a China numa sinuca de bico.

Muitos pensam que a terceira guerra virá do Oriente Médio, ao meu ver, começará no Mar da China, pela importância do comércio mundial nessa região.

Bernardo

A Terceira Guerra vai ser uma junção de vários conflitos regionais já acontecendo, como foi a última, na minha opinião. A primeira começou com um ato muito específico porque foi restrita à Europa. Hoje em dia, não teria condições. Mas tb acho que o Pacífico Sul vai ser um dos teatros. Europa e oriente médio provavelmente serão os outros (é o que tem indicativos hoje, mas podem ter surpresas como África ou fronteira Índia/China, só é menos provável).
Quando gente suficiente tiver envolvida aí vira uma “guerra mundial”.

adriano Madureira

As filipinas é um emaranhado de ilhas, com 7.000 existentes, se sistemas desses fossem espalhados para construir uma defesa forte, certamente seria um empecilho…

Uma teia de mísseis para atacar de várias direções.

comment image

Assim como a Indonésia que poderia barrar o tráfego de navios chineses em caso de guerra, impedindo o fluxo de produtos que poderiam entrar ou sair.

comment image

adriano Madureira

comment image?auto=webp&v=1668385363

adriano Madureira

Fora que o país não se encontra em águas profundas, uma vez lí que

devido a baixa profundidade, navios de grande porte teriam dificuldade em trafegar na área.

comment image

Douglas Targino

Só precisa que todo o oceano tenha 50 metros de profundidade que qualquer navio vai trabalhar do mesmo jeito, tirando os submarinos kkkk

No One

??

Bosco

Só lembrando que um míssil de cruzeiro com velocidade máxima de Mach 3, capaz de voar a 10 metros de altura e com 300 km de alcance não faz isso tudo ao mesmo tempo. Se voar a Mach 3 não estará a 10 metros de altura mas a 14000 metros. Se voar a 10 metros de altura não estará a Mach 3 e nem chegará a 300 km de distância. A muito baixa altura (em torno de 10 metros) sua velocidade não passa de Mach 1.5 e seu alcance seria de 120 km. O que se faz é voar parte… Read more »

Last edited 9 dias atrás by joseboscojr
Bosco

Não existe “versão de exportação” com alcance menor. Há 2 tipos de mísseis Brahmos ora em uso e são o míssil de lançamento da superfície (navios e terra) e submarinos pesando 3 t, e o míssil de lançamento aéreo um pouco menor, pesando 2,5 t. Ambos com desempenho semelhante (alcance de 300 km) Está em desenvolvimento o Brahmos NG que conservará o desempenho mas pesará a metade (1,5 t) . Também é sabido que estão desenvolvendo o Brahmos II que será hipersônico (Mach 6/7) e terá o dobro do alcance (600 km). Deste não se sabe o peso e nem… Read more »

Last edited 9 dias atrás by joseboscojr
Marcelo
Nostra

There are currently 12-22 hypersonic missiles under development by DRDO.

Some of the hypersonic missiles that are known publically,
1. LRAShM (long range anti ship missile). C-HGV. max speed ~ 10mach min speed ~ 6mach range 1500km. Ship/submarine/land Launched. Already tested.
2. BM04. SRBM. HGV. Range ~ 1500km. (The link you posted refers to this)
3. Dhvani. HGV. Strategic role.
4. RudraM-3. Air launched. Range ~ 600km. Anti-radiation/surface-attack role.
5. LLLRHCM. Scramjet engine. Land/ship launched.
6. ALLRHCM. Dual mode ramjet engine. Air launched.

Etc

Bosco

Pegando o gancho do seu comentário é fato que a terminologia relacionada à tecnologia militar virou a casa da mãe joana. Desde uns 10 ou 15 anos quando algum infeliz resolveu designar alguns mísseis como “hipersônicos” a coisa degringolou e os que poderiam fazer algo simplesmente surfam na onda. Acho que foi o duende do kremlin que começou com isso e a turma de lambe sacos foi na onda. rsss Designar mísseis pela sua velocidade, ainda que momentânea, é de uma completa insensatez. Já imaginou se todos os mísseis fossem denominados de acordo com sua velocidade? Haveria só 3 tipos,… Read more »

Last edited 9 dias atrás by joseboscojr
Nostra

In my personal opinion correct definition of hypersonic missile is a missile which spends high majority (>80%) of its flight time within the atmosphere at hypersonic speeds.
Unfortunately there is no strict definitions hence even a ballistic missile is technically a hypersonic system except that it majorly flies outside the atmosphere except for purpose designed ballistic cum cruise missiles like shaurya which flies within the atmosphere in a highly depressed trajectory using ablation and roll to dissipate high thermal load.

System efficacy is what matters, not labels during wars, but than propaganda and psyops is also important before wars.

Last edited 9 dias atrás by Nostra
Bosco

Perfeito!

Vandim

O poder militar das forças indianas é impressionante.
Se os 55 bilhões de reais anuais das emendas secretas fossem destinados ao orçamento de defesa e segurança pública teríamos condições semelhantes.
Mas os piores “congressistas nacionais” de nossa história recente não pensam em soberania, em proteger o território, a nação e os seus governos. Preferem prestar continência a bandeira dos EUA.
Vamos de mal a pior com estes aloprados da política brasileira.

Bosco

Mas o atual governo foi eleito pela maioria da população mas não conseguiu maioria no CN?
E essa “maioria” na oposição que não consegue nenhuma vitória junto ao STF consegue fazer o que bem entende do orçamento sem ser barrada por esse mesmo STF que se intromete em tudo?
Estranho, né?

EduardoSP

Quando se trata de orçamento secreto não existe “oposição”. É todo mundo situação.
E sobre esse tema, a disputa não é “oposição” versus STF, mas CN versus STF.

Nostra

1. Brahmos export version range ~ 300km.
2. Brahmos ship/land launched version range ~ 1000km.
3. Brahmos air launched version range ~ 600km.

Last edited 9 dias atrás by Nostra
Bosco

Nostra,
Na Internet há muitas referências ao alcance do Brahmos (400, 500, 600, 800…. km) mas sem nenhuma fonte oficial.
Você tem alguma fonte credível?
E você saberia dizer o que fizeram no Brahmos doméstico para ter desempenho tão superior ao da versão de exportação já que ambas têm massa igual?

Last edited 9 dias atrás by joseboscojr
Nostra

As far as I know to circumvent MTCR regulations range was supposedly capped to 300km. So officially range was shown as 300km by both sides but in my opinion range was always more than that. Most probably they added ballast to compensate for the removal of fuel. Later on they added back the fuel cells and removed the ballast. (reason why physical dimensions always remained same) Also due to progressive indigenization original materials got replaced by own lightweight materials. Also possibly new local fuel. Etc Range increase was incremental because navigation and guidance had to be validated at those ranges… Read more »

Last edited 9 dias atrás by Nostra
Flavio dagoberto da Silva castelo Branco

Nos todos Nos encontramos na incerteza de saber quando irá acontecer a primeira cituacao bélica quando isso acontecer só então saberemos que realmente tivemos o verdadeiro início da terceira grande guerra mundial fora disso e meramente vaga especulação obrigado pelo espaço um abraço a todos os meus interlocutores.

Infante

Muito bem.

Cristiano Salles (Taubaté-SP)

Está na hora da marinha dar uma melhorada, na sua estratégia de defesa e começar a comprar pelo menos uns 6 à 8 lançadores de mísseis Astros com o Mansup ou algo como o Brahmos mesmo e mostrar que têm defesa de costa…

Pois até ficar pronto todos os submarinos e Tamandarés…, já aconteceu muita coisa no ambiente mundial…

Além do quê os submarinos e as Tamandarés são o mínimo do mínimo…

Poderiam fazer um treinamento com os Astros do exército no cerrado…, e sem querer atingirem um alvo que todos torcem para que seja atingindo…

Abraço a todos…