Noruega processa estaleiro espanhol Navantia por mais de 1 bilhão de euros após naufrágio de fragata

Fragata HNoMS Helge Ingstad
O governo da Noruega iniciou uma ação judicial contra o estaleiro espanhol Navantia, exigindo uma indenização superior a 1 bilhão de euros, em decorrência do naufrágio da fragata KNM Helge Ingstad, ocorrido em 2018. A embarcação colidiu com o petroleiro Sola TS nas proximidades da costa norueguesa, resultando em danos irreparáveis e subsequente desmantelamento da fragata.
A KNM Helge Ingstad fazia parte de uma série de cinco fragatas da classe “Fridtjof Nansen”, construídas pela Navantia entre 2006 e 2011. Embora a investigação oficial conduzida pela Autoridade Norueguesa de Investigação de Segurança (NSIA) tenha concluído que o naufrágio foi causado principalmente por falhas operacionais da tripulação, o Ministério da Defesa da Noruega alega que defeitos de construção, especificamente na vedação dos eixos de hélice, contribuíram significativamente para o rápido alagamento e afundamento da embarcação.

A demanda judicial foi formalizada em agosto de 2024, com a Noruega buscando compensação pelos custos de substituição da fragata, operações de resgate e desmantelamento. O governo norueguês expressou preferência por uma resolução por meio de mediação; caso contrário, o julgamento está previsto para começar em 23 de setembro de 2025.
A Navantia, por sua vez, foi isentada de responsabilidade pela NSIA em 2021, que destacou que os danos sofridos pela fragata excederam os limites para os quais foi projetada e que o naufrágio poderia ter sido evitado se os procedimentos de evacuação tivessem sido corretamente seguidos.
Este caso destaca as complexidades envolvidas na atribuição de responsabilidades em acidentes marítimos e as implicações legais que podem surgir de falhas operacionais e de construção.

SAIBA MAIS:
Resgate da fragata KNM Helge Ingstad custou até agora US$ 75 milhões
O Estado norueguês vai perder a causa e vai ficar feio pra caramba para a Noruega.
Pois é…. Eu bato meu carro e processo a montadora?
Existe algo chamado de “culpa concorrente”, então dependendo, é sim possível responsabilizar a montadora, se os sistemas de segurança, ou de proteção não funcionaram como esperado.
Entendi, obrigado. Mas sera que vale pro navio aí?
Acho que vale para qualquer coisa.. plataforma de petróleo, casa própria comprada na planta, buffet de casamento, plano de saúde, pacote de viagem… claro que é preciso provar que o dano foi resultado de um problema no projeto ou na execução..
deve existir uma lista de casos nos quais os fornecedores sabiam do problema e apostaram que nada aconteceria
Me mudei recentemente, morava em um apartamento construído lá pra 2002, o atual tem o mesmo padrão (ou deveria ter), mas os novos parecem feitos de papel, você pisa e o apartamento treme, as paredes são de gesso.
Imagino que hoje em dia compense um laudo de vistoria pra não passar dor de cabeça depois, mas será que isso não foi feito no navio nas vistorias ou provas de mar? Deveria investigar também uma possível negligência, mas de qualquer forma não acho que a acusação da Noruega seja sólida.
Pois é… tem que ver mesmo.. Existem várias coisas.. 1) o projeto estava errado e a execução foi feita como planejado. 2) o projeto estava certo e a execução foi toda errada. 3) o projeto estava certo, a execução correta mas a operação causou um dano 4) projeto, execução e operação certos, mas a manutenção errou… Lembrei do acidente da Challenger… tinha um problema no projeto que era evitado se o lançamento fosse feito em dias quentes para garantir a vedação. Todo mundo meio que sabia.. ainda assim, decidiram lançar o foguete em um dia frio apostando na sorte. deu… Read more »
Há que se considerar o projeto estrutural do edifício,pois contempla o peso de toda a estrutura, uma parede de gesso acartonado pesará 2 a 3% da mesma parede em alvenaria……é um caso MUITO sério.
Exatamente, vale para qualquer coisa. Tudo abarcado em direito contratual ou responsabilidade civil, admite a culpa concorrente ou reciproca. Doutrina importada do Direito Romano inclusive, e usada na Europa inteira.
Eu acredito que não afinal a empresa fabricante já foi declarada isenta de responsabilidade uma vez q a tripulação do navio literalmente bizonhou …
OK, mas uma fragata de guerra não é propriamente um carro de turismo. Atenção que este acontecimento não é caso isolado com navios fabricados pela Navantia.
Depende… se o carro tiver um defeito de fabricação que agravou o acidente, é possível sim… isso vem acontecendo em todos os setores.
Por isso é necessário que as vítimas organizem e apresentem a sua queixa e a outra parte apresente sua defesa..
Ford quase quebrou com modelo Ford Pinto. Temos recall rotineiros por perdas milionárias de montadoras em ações judiciais. Não aparece na mídia porque imprensa e livre rsss
Não sei.. eles perderam o navio… abrindo o processo, o governo da Noruega tira de si a responsabilidade.. ganhando o processo, resolver o problema. Perdendo o processo, fica a decisão da corte… foi o certo
Responsabilidade ja foi definida, governo Noruega alega que sistemas navio não funcionaram momo os definidos. Como esta escrito querem acordo para cobrar Navantia a parte dela na perda de um vaso de guerra??????!!!!!!
Os caras conseguiram colidir uma fragata nova, cheia de sensores eletrônicos modernos e tecnologia de ponta, contra um navio petroleiro (!!!)…mas a culpa é do estaleiro…
Aí fica difícil né…pra quem achava que o tal “jeitinho brasileiro” era exclusividade de…brasileiros (!)…aí está.
O Jeitinho norueguês o pessoal na amazônia já teve a infelicidade de conhecer , mineradoras norueguesas descartando contaminante nos rios e depois o Estado norueguês vindo aqui posar de paladino do meio ambiente.
Conforme quem leu o texto entendeu, a culpa do estaleiro não seria pela colisão, mas por problemas na vedação do eixo que levou ao rápido alagamento e ao naufrágio.
A velocidade de alagamento reduz as possibilidades de ações de controle de danos.
Mas tem que provar que a selagem era a original de estaleiro e que estava abaixo da qualidade mínima requerida. Acho que não vai dar em nada.
É um processo de um bilhão de Euros. Você acha que vão chamar o Tião da mecânica da esquina pra fazer um laudo? É óbvio que contrataram consultores e experts pra elaborar um laudo extremamente detalhado do problema com a selagem.
Darei meu pitaco! Alguns pontos: 1) o estaleiro contratou pessoal qualificado? Quem eram essas pessoas? Foram formados onde? Tem experiência? Essas perguntas são necessárias para a próxima. 2) Qual a motivação que faz o Governo a processar o estaleiro se o barbeiro foi formado pelo Governo Norueguês. Daí vem outra questão. 3) O barbeiro, ,ops , Capitão foi formado por quem? O Capitão, quem é? Filho de quem? Foi demitido ou caiu pra cima? O cara não viu um Petroleiro? Só pode estar com a cabeça cheia de marijuana. 4) Quem é o responsável pela formação dos profissionais na Espanha?… Read more »
“O cara não viu um Petroleiro? “
.
As luzes do “petroleiro” navegando lentamente a noite foram confundidas com as de instalações em terra, seja como for quando este e outros erros foram percebidos era tarde demais já que navios demoram para responder à mudança de curso.
Pra esse tipo de confusão exite AIS, ECDIS e ARPA, seguindo o COLREG é um acidente que beira o inacreditável!
Outra coisa, navegação restrita pelo calado em situação notura provavelmente é para o Master estar no passadiço com um vigia, provavelmente ate um outro oficial e timoneiro!
E atrás de tudo isso existem seres humanos que são falíveis, mesmo um comandante que esteja dormindo durante uma colisão poderá ser punido pelo que será entendido como falha no treinamento de seus comandados.
.
Eventualmente algo do tipo acontece e as pessoas são rápidas em julgar mesmo não estando a par de todos os elementos.
.
“Shit happens” 🙂
“Shit happens and shit will always hit you, man!”
Até que o navio não ficou tão danificado, conforme a segunda foto.
Pode ser uma boa compra de oportunidade para a MB.
Obs.: contém ironia.
Comprar carro batido e navio afundado não é bom negócio.
Percebi sua ironia e também sua falta de respeito e bom senso, o Brasil tá afundado em dívidas nossos títulos Sao pagos a juros de agiotagem, rombo no inss, correios, policiais desmoralizados com o salário…
O Brasil faz o que pode e não o que deveria ser feito…
Pelo menos pra quem é filho de pobre isso é de conhecimento amplo.
Compre um navio caríssimo, com alto custo de manutenção, a um estaleiro que não é do seu país.
Mantenha a tripulação desse navio com o treinamento deficiente.
Consiga acidentá-lo a tal ponto de não haver condições de consertá-lo.
Culpe o estaleiro que o construiu pela sua incompetência.
Eis a Noruega resolvendo o caso do KNM Helge Ingstad.
Conforme informado no texto, a principal causa do naufragio originou-se nos “…defeitos de construção, especificamente na vedação dos eixos de hélice, contribuíram significativamente para o rápido alagamento e afundamento da embarcação.” Alguem pode perguntar: vedações nos eixos deveriam suportar o apoio do navio sobre o hélice? Duvido que este estado de carregamento seja considerado por qualquer projetista profissional uma vez que é totalmente inusitado e fora de qualquer condição operacional, mesmo que emergencial.
Boa observação, Rommelqe.
Há o fato da colisão não foi no local no local da imobilização. Conforme começou a fazer agua, além da capacidade do bombeamento, levaram ( quem e como?, por meios próprios?) para o local da foto adernada, de menor calado, não permitindo o afundamento completo, e aí, há um componente a ser mensurado: em qual momento começou o vazamento no eixo? Mais um componente para considerarmos e lembrando das filmagens dos testes de aceitação do porta-aviões americanos, em deslocamento, são realizadas explosões próximas e acredito ser um componente para verificações de todas as garantias do produtor para condições normais de… Read more »
Complo ploque quis, sem galantia. Ops país errado….
E ainda ganha um pastel de flango.
Ahhhhh fala sério Dona Nonô…e o NSMS como é que fica? Melhor os Europeus pararem de brigar entre si e focarem no inimigo comum: EEUU (risos)
Navantia tem altas chances de ganhar, ação ridícula da Noruega, teria vergonha de entrar com esse pedido, engole a vergonha e dívida e segue em frente
Não sei por que muitos aqui ficaram admirados e contrariados com a ação do governo norueguês. A agência que investigou o acidente disse que a tripulação teve grande parte da responsabilidade pelo acidente. E, o mais importante, a ação não questiona o acidente! O questionamento é sobre problemas de projeto e/ou execução na construção (como falhas na vedação dos eixos dos hélices). Se ficar provado que o erro do estaleiro contribuiu de forma definitiva para o afundamento do navio, a Noruega sairá vitoriosa. Caso, contrário, perderá a ação. Alguns compararam com um acidente de carro. Usando essa premissa, seria como… Read more »
Existem casos análogos a isso na indústria automotiva (se a alegação do governo norueguês estiver correta): carros que pegavam fogo com uma certa facilidade após acidentes. A montadora não é responsável pelo acidente em si, mas é concorrente do dano excessivo (seu dano normal deveria ser recuperável, agora você tem um carro incendiado).
E aí tiveram casos de falha de projeto, casos de falha de fabricação e por aí vai.
Isso…bem por aí.
Sei não viu? será que essa tecnologia stealth utilizada nesses destroyers atuais não está reduzindo a assinatura deles para a de uma catraia a ponto dos pobres mortais não conseguirem identificar com todos os recursos disponíveis? Hora de rever conceitos, kkkkkk
Os espanhóis nunca foram bom em construção naval. Eles construíram um submarino e teve um erro de meio milímetro. Perderam todo o projeto
O Navantia construiu um submarino classe “joão-teimoso”. Depois que não conseguia entregá-lo à Armada Espanhola, retornaram com ele ao estaleiro e depois de modificarem o dito submarino ao tentarem agregar a parte da popa seccionada o comprimento era superior ao da doca!!! Trapalhões! Caso fossem os brasileiros (ou os portugueses) seria uma chacota.
Foram construidas 5 fragatas,as outras tiveram serios problemas?
Não existe fotos das helices?Acredito que bateram nas pedras e o sistema todo ficou
comprometido
Parece MAIS UMA CORVETA QUE UMA FRAGATA
Uma corveta?? Essas fragatas são navios com mais de 5000 toneladas de deslocamento.
Então é uma fragueta. O que fico sem saber é a definição de uma e de outra.
A definição é relativa.
A definição hoje em dia é meio livre
Complicado isso. Até que ponto a vedação de um eixo deve suportar um deslocamento (força, pressão, etc) externo?
Deveria aguentar a explosão de uma mina, por exemplo?
Então da próxima vez encomendem uma fragata a prova de petroleiro, simples assim…
Essa agora não entendi mesmo. Um dos maiores e melhores construtores navais do mundo são os noruegueses, -(plataformas, navios de LPG moderníssimo com HÖEGH SWIFT, de lançamento de tubos Flexíveis e águas profundas SCANDNAVSK)- construir fragatas em outro país? Nem o nosso país o BRASIL da uma brecha dessa. Pois, já estamos construindo a nossa própria frota U BOAT WAFE. 😎😎😎😎
Titanic está on!
NORUEGA: Que coisa mais estapafúrdia ! Ainda dá tempo de sair desse imbróglio !!! Vai ficar muito feio !!! Não tem chance de prosperar essa iniciativa !
Quem estiver patrocinando isso deverá ser responsabilizados pelo FIASCO certo desse processo !