Caça F/A-18E Super Hornet da Marinha dos EUA cai no Mar Vermelho durante manobra de evasão

69

Um caça F/A-18E Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos caiu no Mar Vermelho em 28 de abril, após escorregar do convés do porta-aviões USS Harry S. Truman durante uma manobra de evasão a um ataque dos rebeldes houthis do Iêmen.

O incidente ocorreu enquanto a aeronave estava sendo rebocada no hangar do navio. Durante a manobra evasiva, a equipe de movimentação perdeu o controle do caça, que caiu ao mar junto com o trator de reboque. Um marinheiro sofreu ferimentos leves, e todos os demais tripulantes foram contabilizados sem outras lesões.

O F/A-18E, avaliado em aproximadamente US$ 67,4 milhões, pertencia ao Esquadrão de Caça de Ataque 136 (VFA-136), conhecido como “Knighthawks”, e fazia parte do Grupo Aéreo Embarcado Um (CVW-1).

O USS Harry S. Truman está atualmente desdobrado no Mar Vermelho como parte de uma campanha militar dos EUA contra os rebeldes houthis, apoiados pelo Irã, que têm realizado ataques a navios na região. Desde meados de março, as forças dos EUA intensificaram as operações, realizando mais de 800 ataques a alvos houthis.

Este é o segundo incidente envolvendo a perda de um Super Hornet do USS Harry S. Truman nos últimos meses. Em dezembro de 2024, outro F/A-18E foi acidentalmente abatido por fogo amigo do cruzador de mísseis guiados USS Gettysburg durante operações no Mar Vermelho.

A Marinha dos EUA iniciou uma investigação para determinar as causas do incidente mais recente. Apesar da perda da aeronave, o grupo de ataque do USS Harry S. Truman permanece totalmente operacional.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex Barreto Cypriano

Estorinha mal contada essa, cair do hangar (teria que passar pela porta do elevador, e talvez pelo próprio elevador, antes) com trator e tudo no mar por uma evasiva curva fechada (e onde já se viu um bem protegido CVN precisar lançar mão de manobra pra sair da mira de um míssil?)… E vai ficar pior porque vão parar de informar o que têm feito nessa campanha, alegadamente por motivos de (sempre ela…) segurança. Num ataque recente os EUA destruíram uma unidade Yemenita de detenção ou triagem de imigrantes africanos causando mais de 110 mortos. Vai pra casa, USNavy, que… Read more »

Rafael Coimbra

Logo podemos afirmar que as defesas aéreas de longo e médio alcance falharam? Se a embarcação teve que realizar manobras evasivas de emergência é pq o míssil chegou perto

João

Acho muito estranho essa conclusão de manobra…
Fora toda defesa AAe das escoltas, de médio e longo alcance.
O PA faria uma manobra evasiva pra desviar de um drone ou míssel que vem a 300 nós, como faria com um torpedo a 40 nós? Isso não atrapalharia muito a resolução de tiro dos Phalanx ou RAM?

Dalton

Aparentemente ele estava sendo colocado no elevador quando da necessidade de manobrar.
.
Um elevador lateral tem a vantagem de não interferir no espaço do hangar, porém ao mesmo tempo uma aeronave fica mais “vulnerável e bem próxima da água, o elevador
está mais sujeito a intempéries e já houve tripulantes varridos quando na posição baixa
sem falar maior exposição durante uma colisão.
.
O “Harry Truman” nem deveria ter passado por isso, um desdobramento ideal é de 7 meses incluindo ida e volta e ele recém completou 7 meses.

Antonio Palhares

Já esta recorrente. Estão tendo muito trabalho e perdas nesta região. Não é a primeira perda de aeronave deste modelo.

José Gregório

Pois é, pensei o mesmo, desde quando um monstro desse vai se livrar de um ataque fazendo curva fechada? Doidera

Hamom°

O CVN derrapou na curva…
Tá parecendo a ”explicação” que inicialmente deram pro apagão na Espanha e Portugal; ”vibração atmosférica induzida”.
Enquanto outros disseram que foi o Putin que puxou o cabo da tomada… rsrs

Dalton

Uma pequena correção. O FA/18 perdido em dezembro era da versão “F” pertencente ao Esquadrão VFA -11.
.

Matheus

“Manobra de evasão”

Rapaz, eles estão dizendo que os misseis/drones Iranianos conseguiram passar pelo AEGIS????

Se for isso, é extremamente vergonhoso pra US Navy.

Dalton

Não sabemos o que aconteceu, onde estavam os “escoltas” ´- as vezes um ou outro está ausente – e nenhuma outra marinha opera ou tem operado NAes em tais condições, sob ameaça constante e espaço limitado para manobras então é cedo para julgar.

Matheus

Se o NAE estava perto do Mar Vermelho, com certeza teria escoltas.

Dalton

Não estava perto e sim ESTÁ no Mar Vermelho e quanto a escoltas é normal que nem todas estejam com o NAe o tempo todo, no mais nada sabemos, ao menos
eu não sei, a ponto de chamar de “vergonhoso” o ocorrido.

José Gregório

Concordo plenamente, vergonhoso é quem não está lá, nós, por exemplo, não temos nenhuma condição de fazer o que eles fazem, isto sim é vergonhoso.

MMerlin

Não caia nessa história de canal sensacionalista do YouTube.
O oficial é o que está no artigo.
O resto é pura especulação para agradar os asseclas.

JHF

Não acho “vergonhoso”. Acredito essa é a realidade atual. O AEGIS funciona mas, como tudo na guerra, tem as suas falhas a serem exploradas.

João

Acho q não tem nada com o AEGIS…
Não acho q o PA manobrou…
Atrapalharia a resolução do Phalanx e do RAM.

Bosco

Há várias medidas tomadas no caso de um ataque a um CSG, inclusive pelo PA. O comandante do PA não fica só fumando um cachimbo , com os pés na mesa, enquanto deixa todo o serviço para os escoltas Aegis. Independente da capacidade do Aegis e antes mesmo do comandade saber se o Aegis foi acionado ele toma as suas próprias medidas defensivas e uma delas pode ser virar o navio para o eixo da ameaça a fim de expor um menor perfil a um míssil cruise. Essa medida, diferente das outras que são automáticas, controladas pelo sistema de combate… Read more »

Felipe

por isso inventam essas historinhas…tem gente que vai acreditar e defender com unhas e dentes essa versão…

RPiletti

Não sabia que haviam marinheiros russos estagiando na USN…

BraZil

kkkk o caça escorregou, assim como o general, das Forças Especiais, que escorregou em uma montanha…haja criatividade para tantas baixas pessoais e materiais…

José Gregório

Assim como o general que não encontrou um táxi e por isso não houve “górpi”.

Last edited 1 dia atrás by José Gregório
George A.

Nesse caso foi exatamente o gênio das operações especiais que disse isso em msg e o outro gênio em delação, tudo bem documentado…

Paulo Costa

Destroços de misseis abatidos tendem a continuar a trajetoria,aumentando a chance de estilhaços na area,melhor mesmo evitar as areas dos destroços com manobras evasivas ainda mais se forem misseis balisticos.

Bosco

Pode ser isso mas acho pouco provável. Claro que não há como um navio escapar manobrando de um míssil antinavio no sentido estrito mas navios manobram de forma evasiva oferecendo a proa ou a popa para o radar de um míssil de cruzeiro (subsônico ou supersônico na fase terminal) que aproxima rente ao mar, ao mesmo tempo em que lançam “despistadores”. Essa manobra aumenta as chances do míssil ser atraído por um decoy e errar. Contra mísseis balísticos essa manobra não ajuda. Essa manobra oferece um lado do navio com menor RCS mas em compensação expõe os lados menos protegidos.… Read more »

Last edited 1 dia atrás by joseboscojr
José Gregório

Touché.

José Joaquim da Silva Santos

“estibordo” My god…

Bosco

Na USN é estibordo.

Dalton

Bosco e outros de nossa geração cresceram com a palavra “estibordo”, tenho dúzias de livros e revistas assim, ainda mais que em inglês é “starboard”.
.
Muitos anos atrás alguém educadamente aqui aconselhou-me a passar a usar a palavra boreste que é comumente utilizada, mas ainda hoje meu cérebro automaticamente induz-me para “estibordo”.

Bosco

O José Joaquim é o tipo de gente que come 3 quilos de churrasco na casa do vizinho e depois reclama que a carne tava salgada.
Rsss

Fernando Vieira

Eu sempre falei estibordo. Até começar a conversar com gente offshore ou da Marinha que falaram que aqui se fala Boreste. Ok. É só uma palavra, se usa uma ou outra tanto faz, desde que a mensagem seja passada.

Bosco

Fernando,
Eu utilizo o termo estibordo porque boreste faz parte do jargão militar e eu sou civil.
Chamo boreste de estibordo, navio aeródromo de porta-aviões, carro de combate de tanque e lança rojão de “lança granada apoiado no ombro”.

Guizmo

Se usava muito essa designação, inclusive em inglês….à propósito: esse “G” é maiúsculo

Paulo Costa

Os RB-15 da Suecia manobram em torno do alvo,alguns Burque tem o palanx na proa.
Com dois PA agora terao mais aviões radar disponiveis plotando locais de lançamento e assinaturas dos misseis.Vamos acompanhar

José 001

Viu a aproximação.

Achou que teria o contato e se jogou.

Não foi nada.

Merece um cartão por simulação.

Marcelo Martins

Não puxaram o freio de mão do caça e do trator de reboque, kkkkk

Clésio Luiz

Um navio de escolta do USS Truman abateu um F-18 por engano ano passado. Em fevereiro agora colidiram com um navio tanque. Agora perdem outra aeronave que caiu do convés.

Dá um banho de sal grosso pra espantar a assombração porque a coisa tá feia.

Felipe

A poderosa força aerea Houthi está dando uma canseira na US Navy

Abymael2

O F18 justificou o apelido de “tijolão” e foi pro fundo direto.

Dalton

Dizem que o F-35 é o “tijolo voador”.

Fernando Vieira

Esse era o ônibus espacial, nas palavras do Cel Hawkins.

Tomcat

Fato inusitado. Há décadas acompanhando notícias aeronavais, é a primeira vez que tomo conhecimento de um caso assim. Vou aguardar mais informações para compreender melhor como (de que forma, o que causou?) isso foi acontecer

JHF

Os States derrubaram do conves um vetor com uma bomba atômica a 200 km da costa Japonesa nos anos 70… Acontece.

Pedro Mariano

Que fase ein? Os criadores de cabra fazendo a marinha passar aperto. Fora a quantidade de MQ9 abatidos.

José Gregório

Essas coisas que eu gosto de refletir, como esse povo tão atrasado e bárbaro faz isso? quem ajuda? Com que meios? E mesmo assim eles conseguem feitos notáveis, é impressionante! Pega a CN, lançado navios ultra modernos (pelo menos visualmente) , como eles conseguem? E o Brasil há anos-luz atrás…

Ozawa

E teve também um episódio em 2022, quando um caça F/A-18 Super Hornet caiu do mesmo USS Harry S. Truman, durante uma navegação no Mar Mediterrâneo. Recuperaram a aeronave meses depois com o auxílio do CURV 21 (Cable-controlled Undersea Recovery Vehicle 21), um robô-submarino conectado e controlado ao navio por cabos.

Tá difícil a vida dos Vespões no (U)nited (S)tates (S)oturno Harry S. Truman …

Fernando Vieira

Será que vão tentar recuperar esse ou vai ficar em reserva pra quando Israel precisar atravessar o Mar Vermelho de novo?

Last edited 21 horas atrás by Fernando Vieira
Rodrigo Maçolla

Como os EUA usam os porta aviões da U.S.NAVY para projetar o seu poder militar no mundo todo o Super Hornet é o Cavalo de batalha dos EUA (no ar) muito mais até que o F-16 na USAF, E portanto esta envolvido em tudo quanto é conflito.. por isso também mais suscetível a incidentes e acidentes.

José Joaquim da Silva Santos

E abates…

Heinz

Qual F-18 foi abatido recentemente?

José 001

Teve um abatido pela US NAVY durante um ataque tem pouco tempo.

Não lembro se o ataque foi contra este mesmo porta-aviões.

José Joaquim da Silva Santos

“por isso também mais suscetível a incidentes e acidentes.” Vamos aprender a interpretar ? O que escrevi está no campo das possibilidades/probabilidades. De tanto uso em combate está mais suscetível a acidentes e incidentes e também abates. Em nenhum momento afirmei que algum foi abatido recentemente.

Last edited 18 horas atrás by José Joaquim da Silva Santos
Felipe

nenhum,….foi tudo acidente, erro do piloto, erro do trator que estava rebocando, curva fechada….nunca um caça americano será abatido

Sergio Machado

Muito provavelmente que um PA nessa área já tenha sido atingido de alguma forma, contudo fica-se sabendo de algo apenas quando um ativo “não escondível” de relevância é perdido e não é cabível a “falha técnica”.
Admitir um PA vulnerável a ataques é ferir ao máximo o orgulho americano. E é matematicamente óbvio que seja vulnerável.
Pior ainda por insurgentes.

José Joaquim da Silva Santos

Tocou no ponto crucial, ferir o orgulho. É que não caiu a ficha pra eles ainda de que não estamos mais em 1991

Dalton

Seria impossível esconder os danos. Os USSs Forrestal e Enterprise para citar apenas dois foram alvos de grandes incêndios na década de 1960 quando em operações de combate.
.
Um NAe da US Navy normalmente tem várias aeronaves estacionadas no convés e nele são rearmadas, um míssil atingindo o NAe poderia causar grande estragos com a detonação adicional de armamento no convés.
.

Sturiale

pessoa viaja muito aqui na conspiração

Sergio Machado

Me referi a dano de pequena monta, como causado por drones. Grandes danos entendo também que são muito difíceis de serem escondidos totalmente. Lembro de um vídeo publicado pelos Houthis em que um drone pairado filmava a passagem de um PA americano- creio que o Gerald Ford- a não mais que de 300ft de altitude e sem ser importunado. Ora, o PA estava muito próximo. Munido de uma granada ou um morteiro, o ataque infringiria danos, provavelmente pequenos, mas provou que drone de US$ 500 varou a defesa de um PA de 12 bi. Posto isso, e a audácia dos… Read more »

Dalton

Fiz uma pesquisa rápida e não encontrei nada sobre um “drone ” tão próximo de algum NAe no Mar Vermelho há porém relatos de drones iranianos próximos de NAes, infringindo a segurança, porém o Irã não está em guerra e pessoalmente acredito que não seria interesse dele tentar atingir um NAe, pura provocação. . Independente disso quando os Houthis atingirem um navio da US Navy e isso não está descartado, será comunicado, analisado e medidas serão tomadas. . Os Houthis já obrigaram a US Navy a uma série de mudanças como treinamento mais especializado da Ala Aérea de um NAe,… Read more »

Sergio Machado

Perdoe, o drone era iraniano.
https://www1.folha.uol.com.br/amp/mundo/2019/04/drone-iraniano-sobrevoa-e-filma-porta-avioes-dos-eua-no-golfo.shtml.
De qualquer forma, prova a vulnerabilidade de ativos de alto valor frente e a essas novas ameaças.
O conflito da Ucrania provou isso.
Quanto aos americanos noticiarem um ataque bem sucedido aos seus ativos, entendo ser uma boa dose de ingenuidade. A história mostra que só dão conversa ao gênio quando não é possível pô-lo de volta à garrafa.

Last edited 3 horas atrás by Sergio Machado
George A.

Se junta aos drones perdidos nessa “brincadeirinha” no Oriente Médio pra ajudar Israel, aliviando a “pressão” dos Houtis sobre eles:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2025/04/28/eua-perdeu-sete-drones-avaliados-em-milhoes-de-dolares-no-iemen.htm

Sturiale

Pessoal aqui se deliciando com a falha da Us Navy sendo que os caras operam PA’s desde a 2ª GM, o know-how que eles possuem está à frente de todas as marinhas do mundo, não há comparação com Grã-Bretanha, China, Rússia (essa nem precisa falar), Japão, França, Itália… Os caras tão há décadas fazendo isso e sempre se aperfeiçoando na operação, sempre tentando ser mais eficientes e mitigarem os riscos. O ponto é que se algo assim ocorreu seja por erro na execução da manobra ou por falha do sistema AEGIS ao interceptar um míssil ou à junção de ambos… Read more »

José Joaquim da Silva Santos

Já conquistou o Green card ou ainda é um sonho?

Sturiale

algum outro país em algum momento operou tantos PA’s desdobrados em tantas partes do mundo assim? pergunta sincera mesmo; crucificar a us navy igual a trocida está fazendo aqui nos comentários não é ser nenhum expert em nada, é apenas ser infantil; a história ainda tá mal contada, mas de qualquer forma esse ocorrido vai servir de experiência para o futuro, coisa que outras marinhas do mundo não possuem.

Dalton

Para quem nunca viu um NAe manobrar de forma brusca “hard” tem vídeos no “Youtube”
e pode ser mesmo que esse tipo de manobra seja corriqueiro durante um ataque apenas dessa vez havia uma aeronave a caminho do elevador, pode ser que fosse alguns minutos antes do início o avião permaneceria seguro no hangar ou minutos depois estaria
“preso” no convés de voo…vai saber…
.
https://www.youtube.com/watch?v=QcoFsc2Le1o

José Joaquim da Silva Santos

É sempre um acidente…

Diego

História estranha essa, assim como o navio escolta abatendo o outro F-18 para que IFF né? Como não há mais dados para concluir algo tudo vira especulação. Eu se comandasse a US Navy recomendaria melhorar o treinamento por que se isso foi verdade tá ficando bem feio.

Last edited 23 horas atrás by Diego
Jefferson Ferreira

culpa do ivan fumando de novo…

Cosmos

Pensa na sindicância…