Type 094 SSBN

Embarcação tem deslocamento submerso de 11.000 toneladas, velocidade máxima de 30 nós e pode operar a 400 metros de profundidade, segundo o Exército de Libertação Popular (PLA)

O Exército de Libertação Popular (PLA) revelou pela primeira vez detalhes de seu submarino nuclear lançador de mísseis balísticos Type 094, durante o dia aberto da Marinha chinesa.

Segundo informações exibidas durante os eventos comemorativos do 76º aniversário da Marinha do PLA na semana passada, o submarino com capacidade nuclear baseada no mar tem um deslocamento submerso de 11.000 toneladas.

Cartazes exibidos no dia aberto também afirmavam que o submarino nuclear possui velocidade máxima de 30 nós e pode operar a uma profundidade máxima de 400 metros.

Esses dados diferem de estimativas anteriores, que apontavam para um deslocamento submerso de 9.000 toneladas, velocidade de 20 nós e capacidade de operação a até 300 metros de profundidade.

Os cartazes também forneceram detalhes sobre o tamanho do submarino da classe Jin – aproximadamente 135 metros de comprimento, 13 metros de largura e deslocamento de 8.000 toneladas na superfície.

Esta é a primeira vez que os militares chineses divulgam as especificações do submarino estratégico de dissuasão desde sua entrada em serviço em 2007, embora ele tenha participado de cerimônias de revista naval em 2018 e 2019.

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos considera o Type 094 como o “primeiro componente marítimo crível” da tríade nuclear estratégica da China – termo que se refere à capacidade de um país lançar armas nucleares por terra, mar e ar.

SSBN Type 094A e SSN Type 093 da PLA Navy

A Marinha do PLA opera pelo menos seis submarinos Type 094 e acredita-se que esteja construindo mais, ao mesmo tempo em que desenvolve um submarino de próxima geração, o Type 096, segundo o mais recente relatório militar sobre a China publicado pelo Pentágono em 2024.

Especula-se sobre quando o Type 096 será construído – o PLA costuma revelar poucas informações sobre seus armamentos militares avançados até que estejam próximos do fim da fase de desenvolvimento.

O relatório do Pentágono estimou que a construção do Tipo 096 deve começar “em breve” ou “em meados da década de 2020”, com entrada em serviço prevista para o “final da década de 2020 ou início da década de 2030”.

Diferentemente dos submarinos de ataque, que desempenham um papel-chave em grupos de ataque com porta-aviões, os submarinos lançadores de mísseis balísticos são projetados para atuar de forma furtiva e geralmente operam sozinhos.

Esses submarinos não dependem de oxigênio externo nem de reabastecimentos frequentes graças aos reatores nucleares que os alimentam, permitindo que permaneçam nas profundezas do oceano por meses, prontos para lançar um ataque nuclear.

O Type 094 com as portas dos silos de mísseis abertas

O Type 094 é equipado com 12 mísseis balísticos JL-2 com ogivas nucleares e alcance de cerca de 7.000 km – o suficiente para atingir o nordeste dos Estados Unidos a partir de águas próximas à costa chinesa.

Submarinos chineses, incluindo o Type 094, enfrentaram problemas relacionados ao ruído – sendo muito barulhentos e fáceis de detectar –, situação que foi amplamente resolvida nos últimos anos.

JL-3

A versão mais recente, o Type 094A, em serviço ativo desde 2020, é supostamente muito mais silenciosa e transporta os mais poderosos mísseis balísticos JL-3, com alcance superior a 10.000 km – cobrindo praticamente todo o território continental dos EUA a partir do Mar do Sul da China.

O Type 096 provavelmente carregará até 24 mísseis JL-3 e espera-se que seja ainda mais silencioso, além de equipado com sensores e armamentos mais avançados.

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Pelo que lembro, os submarinos dos EUA lançam os mísseis mesmo estando submersos.. fico na dúvida se os mísseis J2 chineses precisam que o submarino esteja na superfície

Alexandre Galante

Os chineses também não precisam emergir para lançar os SLBM.

Last edited 20 dias atrás by Alexandre Galante
Camargoer.

Opa.. Valeu Galante

Bosco

Camargoer,
Vale salientar que todo SLBM pode ser lançado com o submarino submerso ou na superfície. Tanto faz.
No Polo Norte por exemplo, os SSBNs americanos quebravam o gelo e podiam lançar mísseis estando na superfície.
Hoje isso não se faz dado o imenso alcance dos SLBMs
*Em tese podem lançar um ataque nuclear mesmo atracados.

Last edited 18 dias atrás by joseboscojr
Otto Lima

SSBN normalmente podem lançar ICBM submersos. Os SSG/SSGN mais antigos é que precisavam emergir para lançar mísseis de cruzeiro.

Last edited 19 dias atrás by Otto Lima
sub urbano

Sem falar nos novos Yuan convencionais q estão sendo armados com lançadores VLS e uma nova vela. Praticamente uma nova classe de submarinos. Olha aí os norte-coreanos fazendo escola com convencionais armados com VLS – ver classe Sinpo/Gorae. Só brasileiro fica subestimando os outros e fazendo papel de bobo em foruns militares e redes sociais. Quem se lembra aqui neste fórum o clima de enterro qnd os americanos fugiam de Cabul com gente dependurada nos C-130 e chinooks. Alguns fanboys sumiram por semanas, nenhum comentário. Pois bem, nunca subestimem, essa é uma lição importante. Até hj os chineses estão em… Read more »

Marcelo Andrade

Ou tirar dinheiro das contas dos aposentados né?

Fábio CDC

Da minha mãe estão pegando mais de R$ 53,00 por mês…

Antonio Palhares

Uma doença. Que atravessou os mandatos do Temer . Bolsonaro e Lula. Agora que a PF esta combatendo.

Camargoer.

Olá Palhares, o debate sobre esta fraude está confusa… A PF começou a investigação em 2023. Não sei dizer se o presidente, o ministro da previdência ou o presidente do INSS sabiam desta investigação. Nem o ministro da justiça é informado sobre as investigações da PF. Existem casos nos quais os delegados envolvidos na investigação vazam, seja por qual motivo, informações sobre investigações.. isto é diferente de quando um servidor vaza uma informação sobre alguma irregularidade ou esquemas criminosos que não estão sendo investigados.. nestes casos, a imprensa funciona como agente de pressão social. O caso mais famoso foi Watergate.… Read more »

Camargoer.

Olá Palhares.. retificando… encontrei o relatório da CGU. Eles notaram um aumento no valor dos descontos. o que motivou a auditoria. Segue o link de onde o relatório pode ser baixado. https://eaud.cgu.gov.br/relatorio/1675762 Acho que foi este relatório que deu início á investigação da PF. https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/noticias/2025/04/fraude-no-inss-aposentados-e-pensionistas-tiveram-quase-r-6-3-bi-em-descontos-sem-autorizacao Estou lendo o relatório da CGU. Se eu conseguir o link do relatório da pF também vou colocar aqui… agora, as matérias na mídia estão bem desencontradas. ou eles repetem a mesma coisa (acho que todos usaram a mesma fonte) ou cometem erros nas datas que vão se replicando. neste caso, o melhor mesmo é… Read more »

José Gregório

Ahahahahahahahahahahahahahaha

Guizmo

Vixe colega, se um conflito dessa magnitude eclodir, a última coisa que alguem vai pensar é em vc

Elias

EDITADO

Augusto Cesar

EDITADO

Jose

EDITADO

Marcelo Andrade

Eita que as chineisetes do blog piram!

Hamom°

O nível do ruido foi [ou é…] um problema dos dos submarinos chineses durante décadas, demorou mas parece que finalmente estão superando esta deficiência.

Marcos R

Essa corcova não deve contribuir muito para reduzir ruído, deve causar algum tipo de turbulência na água.

Camargoer.

Pensava nisso.. nem tanto pelo “corcova” mas porque ela não desce suave..

achei curioso que a vela é parecida com a do Scorpene.. antes achava esquisito.. hoje acho esquisito a ausência daqueles “estabilizadores”.. sei lá qual nome

Dalton

É que esse submarino foi baseado em submarinos soviéticos que inicialmente também tinham essa “corcova” – uma solução encontrada para acomodar mísseis mais longos – como por exemplo os 5 antigos “Deltas” que ainda estão em serviço, porém com o tempo os russos passaram a construir SSBNs sem essa “corcova” como os “Borei” que estão substituindo gradativamente os “Deltas” e os chineses farão o mesmo com o “096”.
.
Quanto aos “estabilizadores” em português costuma-se usar o termo hidroplano
de vante que pode estar situado no casco ou na vela com suas vantagens e desvantagens.

André Macedo
Alex Barreto Cypriano

Turbulência na água representa energia dissipada. A fonte de energia pra tudo associado ao subnuc é o reator nuclear. Esse bote, pra fazer 30 nós (pra quê tanto?…), precisa de um baita reator. Será que tem?

Last edited 20 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
adriano Madureira

E falando em submarino chinês,

Alguém sabe quanto o andamento desse projeto?

O inédito submarino sailless?

comment image

Last edited 20 dias atrás by adriano Madureira
Heli

11000tons me parece pouco para um boomer

Franz A. Neeracher

Depende….a antiga clase “Le Redoutable” da França deslocava umas 9.000 toneladas.

Os antigos “Lafayette” e “Benjamin Franklin” dos EUA tb umas 8.500 tons.

A atual classe “Arihant” da Índia em torno de 8.000 toneladas.

Vários fatores são determinantes no deslocamento total de um SSBN ou de qualquer outro meio naval.

Heli

Sim, sei disso. Porem as Vanguard e Triophant, ambas com 16 misseis, deslocam em torno de 16 mil tons. Seus substitutos como o Dreadnought, com 12 misseis, manterão ou aumentaram esse deslocamento.

Marcelo

Muito parecidos com os antigos submarinos da classe George Washington, americanos.

Last edited 20 dias atrás by Marcelo
Alex Barreto Cypriano

“O Type 094 é equipado com 12 mísseis balísticos JL-2 com ogivas nucleares e alcance de cerca de 7.000 km – o suficiente para atingir o nordeste dos Estados Unidos a partir de águas próximas à costa chinesa.” Não atinge nem o noroeste americano… A distância entre Tóquio e Los Angeles é de mais de 8,8 mil quilômetros. Basta ver a figurinha mais abaixo na matéria pra entender. Aliás, nesta se vê que o JL-3 também não cobre todo o ConUS a partir de ‘aguas próximas aa costa chinesa’… Ora, é pura conversa mole a de que um type 094… Read more »

Renato

Exato, a informação do texto está incorreta quanto ao alcance, a própria imagem do mapa mostra o erro. E possivelmente escreveram nordeste quando queriam dizer noroeste, mas mesmo está só seria atingida com o alcance da versão mais nova.

Maverik

Delta 4 Chinês.

Bosco

Será que a área de patrulha dos SSBNs chineses é no Mar da China? Estranho isso.
É sem dúvida uma das regiões do globo mais patrulhadas.

Renato

Mais certamente é a região mais hostil para alguém tentar caçar um SSBN chines. Com certeza se torna presa antes de conseguir se tornar caçador.

Alex Barreto Cypriano

Parece que sim, mestre Bosco, mesmo porque estão sediados na base naval de Yulin, ao sul da ilha de Hainan. https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSDgthMPwTmQMNwOEvSH4ducu_LVwzODgvaraAIf0ofh6rRJGu254jQevU&s=10 Há a possibilidade de que estejam estabelecidos alguns classe Jia no Mar do Leste da China, como num bastião. Essa solução, a do bastião, é mais cara do que enviar em patrulha. A China tem sua rede de detecção subaquática, que dificulta a entrada discreta de SSNs em ‘suas’ águas; em compensação, há de Kyushu, passando por Okinawa, a Taiwan, um sistema tipo SOSUS dos EUA e Japão com a finalidade de dificultar a saída discreta dos classe Jia.… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Corrigindo: onde se lê ‘Jia’, leia-se ‘Jin’. Os Type 092 são conhecidos pelo nome OTAN ‘Xia’ e os Type 094 por ‘Jin’. Misturei os nomes 🤪.

Rafael

Um belo alvo! Parabéns China!