F/A-18F Super Hornet da Marinha dos EUA cai no Mar Vermelho durante pouso noturno

Na noite de 6 de maio de 2025, um caça F/A-18F Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos caiu no Mar Vermelho após uma tentativa fracassada de pouso no porta-aviões USS Harry S. Truman.
O incidente ocorreu devido a uma falha no sistema de arresto, que impede a desaceleração adequada da aeronave durante o pouso em porta-aviões. Os dois tripulantes a bordo ejetaram com segurança e foram resgatados com ferimentos leves .
Este é o segundo acidente envolvendo um Super Hornet do USS Harry S. Truman em pouco mais de uma semana. Em 28 de abril, outro F/A-18E caiu no mar durante operações de reboque no convés do navio.
Além disso, em dezembro de 2024, um Super Hornet foi abatido acidentalmente por fogo amigo do cruzador USS Gettysburg, e em fevereiro de 2025, o porta-aviões colidiu com um navio mercante no Mar Mediterrâneo, resultando na substituição de seu comandante.
O USS Harry S. Truman está atualmente implantado no Mar Vermelho como parte das operações militares dos EUA contra os rebeldes Houthi no Iêmen. Recentemente, o presidente Donald Trump anunciou um cessar-fogo com os Houthis, embora o grupo não tenha confirmado o acordo e continue realizando ataques na região.
A Marinha dos EUA iniciou uma investigação para determinar as causas do acidente mais recente e avaliar medidas para prevenir incidentes semelhantes no futuro.
Engraçado que nunca acontece acidentes numa zona tranquila de operação, sempre é na porta do inferno, que coincidência!!!!
Acontece também, como por exemplo um F-35C em 2022 foi perdido quando tentava pousar a bordo do USS Carl Vinson e “ele” nem estava perto da “porta do inferno”..
.
Operações aéreas em um NAe são consideradas mesmo quando não em uma zona de combate perigosas e difíceis.
.
Ou a US Navy desaprendeu a trabalhar, ou é a boa e velha estatística (quanto mais você usa, maior a chance de falha)
Fico pensando numa hipotética guerra entre chinas e yankees, com operação 24/7, quantos caças aprenderiam a nadar de cada lado…
Por outro lado, os 4 NAes que antecederam o “Truman”, CVNs 77, 78, 71 e 69 todos completando um mínimo de 8 meses e meio de missão, bem acima dos 7 meses recomendado – até o momento o “Truman” já cumpriu 7 meses e meio – não “perderam” uma única aeronave. . Eventualmente uma aeronave é perdida durante uma missão, 3, de fato é incomum porém uma das 3 foi abatida por “fogo amigo” e outra caiu do elevador antes de ser presa a ele para iniciar a subida até o convés de voo por conta de uma manobra brusca… Read more »
Talma, talma. Não triamos cânico.
A linha de produção ainda está aberta.
Como alguém falou: ‘tem mais super Hornet no fundo do mar do que submarino no alto do céu ‘ 🤪
Isso com certeza 🙂
Mais um??? Falta renovar o exame oftalmológico ou estão querendo substituir toda a frota???
Já tinha falado quando o outro caiu do convés, só resolve com banho de sal grosso.
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Essa comissão do USS Harry S. Truman tá conseguindo ser mais complicada do que a do Admiral Kuznetsov no Mediterrâneo em 2016. (Contem ironia).
De acordo com relatos iniciais da CNN, esse último incidente no Mar Vermelho envolveu um F/A-18F Super Hornet de dois lugares do VFA 11 “Red Rippers”, como o da imagem que ilustra a matéria, com seu emblema de cauda com a cabeça de javali, inspirada no rótulo da garrafa de gim Gordon’s, e demais detalhes, digamos, testiculares, segundo a análise heráldica … Infelizmente a pintura de baixa visibilidade reduz, logicamente, o impacto de suas belas cores.
Tenho uma linda T-Shirt com esse emblema.
É o terceiro F-18 perdido, nenhum deles por abate Houthi, of course !
”Coincidentemente”, logo apos a perda do 3º F-18…Trump encerrou as operações no Yemen ↓
“Eles disseram: por favor, não nos bombardeiem mais e não vamos atacar seus navios”, disse Trump. “E eu aceitarei a palavra deles e interromperemos o bombardeio dos Houthis imediatamente.”
Mesmo que todos os 3 Super Hornets tivessem sido vitimados pelos Houthis isso não faria
muita diferença. Para muitas nações perder 3 jatos de combate em tão pouco tempo é um golpe sério, mas, não para os EUA que estão relativamente acostumados com perdas por exemplo em 2008 dois Super Hornets colidiram no Golfo Pérsico, os tripulantes ejetaram
e o NAe continuou suas operações, coincidentemente, o USS Harry Truman.
.
Na próxima semana deveremos ver o USS Gerald Ford iniciar sua jornada para substituir o
“cansado” USS Harry Truman, um dos “Arleigh Burkes” do grupo já saiu na frente ontem.
Mais fácil colocar um ski logo nesses caças
E o premio de pior tripulação de porta aviões americanos vai para…
Se realmente foi acidente.
Finalmente chegou a conta de contratar minorias para ocupar cargos que não conseguiriam de outra maneira.
Deus! Que cérebro mole.
Como há “acidentes” da US Navy quando em combate real.
Deve ser coincidência. Rsrs
Hehe, é sempre um acidente…
Então, pode-se dizer que esse “tropeçou” no escuro??? Bora fazer um bolão: o próximo terá como causa oficial da perda: A apagamento de ambos os motores; B pane nos três trens de pouso; C Choque com enxame de mosquitos Aedes…
Aqui no blog tem um forista que parece ter procuração da US Navy para defende-los, já já ele vem com a explicação definitiva pra vc hehe
Como dizem os mineiros: azar demais…kkkk
F-18 é o cavalo de batalha da US Navy, eles não vão substituir por F-35C isso é um fato, aposto que vão esperar o NGAD e outros avançarem para pensar em como substituir essa plataforma.
Parte deles será e está sendo substituído pelo F-35C, inicialmente nos NAes da Frota do Pacífico, onde um esquadrão de FA/18E foi substituído por um esquadrão de F-35C.
.
O restante, que será constituído por FA/18E/F Block III, uns poucos novos, a maioria convertida dos mais recentes Block II para Block III, eventualmente serão substituídos pelo “NGAD”.