Brasil doa dois helicópteros Bell 206 para o Uruguai em gesto de cooperação militar

O governo brasileiro oficializou a doação de dois helicópteros IH-6B (Bell 206B-3 Jet Ranger) à Força Aérea do Uruguai, reforçando os laços de cooperação e integração militar entre os dois países sul-americanos. A medida foi encaminhada ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 7 de maio.
Os helicópteros a serem transferidos fazem parte da frota da Marinha do Brasil, que atualmente está em processo de substituição dos Bell 206B-3 por modelos Airbus H125 — denominados IH-18 pela Força. O primeiro dos 15 novos H125 foi entregue à Marinha em abril deste ano pela Helibras, subsidiária da Airbus no Brasil, e já está em operação no 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), unidade de treinamento da Aviação Naval.
A chegada dos novos helicópteros tornou os antigos Jet Rangers excedentes. Além da doação ao Uruguai, outros quatro exemplares (N-5038, N-5042, N-5047 e N-5050) serão leiloados como sucata ainda este mês. O Bell 206 entrou em operação na Marinha em 1974, sendo amplamente utilizado em missões de instrução, ligação e reconhecimento ao longo de cinco décadas de serviço.
A doação representa um gesto diplomático que reforça a integração regional em defesa e segurança. Para o Uruguai, a incorporação dos IH-6B contribuirá para ampliar as capacidades de instrução e apoio aéreo em um momento de restrições orçamentárias.
Com a transição para os Airbus H125, a Marinha do Brasil avança na modernização de sua aviação de asas rotativas.
Belo gesto de transferir para os país vizinho itens de sucata para reciclagem.
Sustentabilidade é prioridade!
Caro.. isso depende daquele que recebe o equipamento .. cabe á ele avaliar se a transferência será útil…
Há dois cominhos.., o país pode manifestar o seu interesse no caso de baixa do equipamento ou dos equipamentos que já estão em reserva após darem baixa.. ou o país proprietário faz a oferta..
nos dois casos é preciso que os dois países tenham interesse.. Obviamente, o Uruguai teve interesse e concordou com a transferência do equipamento.
No ano passado, a Força Aérea Uruguaia (FAU) enviou um helicóptero Agusta-Bell AB 412 para participar das operações de resgate nas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul. A aeronave foi uma doação da Marinha Italiana à FAU.
Corrigindo: AB 212
O Brasil deveria fazer como fazem os USA, deixar em depósito, se um dia entrar em conflito, qualquer meio disponível é útil.
“Se um dia entrar em conflito”. Ou seja; nunca.
Os EUA também fazem doação de equipamento após baixa… creio que o Chile recebeu alguns C130 usados que foram retirados de serviço
Nem tudo vale a pena deixar no deserto… ou no cais.
Pelo que discutimos, os Tupis colocados em reserva pela MB demandaria um reforma para serem colocados em operação