Caças do Esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil reforçam presença nos limites da Amazônia Azul

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O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque conduziu operação de patrulha marítima nos limites das Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), dentro da Zona Econômica Exclusiva. A ação teve como principal objetivo a identificação de contatos de interesse e a ampliação da consciência marítima em áreas estratégicas do Atlântico Sul.

A operação contou com a participação de aeronaves AF-1 Skyhawk, na qual a Aviação Naval demonstrou mais uma vez sua versatilidade, executando, com meios de alta velocidade e resposta imediata, missões tipicamente associadas a plataformas de patrulha marítima, como inteligência, vigilância e reconhecimento.

Embora os caças AF-1 sejam tradicionalmente associados a missões de ataque e defesa aérea, o exercício evidenciou o grande raio de ação e a capacidade de adaptação dessas aeronaves a uma gama diversa de cenários operacionais. Em caso de necessidade, esses vetores também podem alterar sua postura tática, assumindo posturas coercitivas com o emprego de armamento.

Durante a operação, os caças detectaram, identificaram e registraram a movimentação de embarcações de interesse no limite das AJB, confirmando a capacidade da Força Naval de projetar presença e exercer vigilância sobre áreas de alto valor estratégico. O resultado reforça a importância do vetor aéreo de asa fixa no controle de grandes extensões marítimas e na proteção dos recursos presentes na Amazônia Azul.

A operação de patrulha marítima integra um esforço contínuo da Marinha do Brasil para exercer soberania, dissuadir atividades hostis e assegurar os interesses nacionais no mar.

FONTE: Comando da Força Aeronaval


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Ozawa

Para isso, uma aeronave de patrulhamento marítimo de longo alcance e guerra ASW com base em terra faria mais, muito mais, por menos, muito menos … Mas é preciso insistir em dar alguma utilidade aos pardais, vulgo falcões …

São publicações oficiais como essas que fazem ter desesperança com o horizonte da MB. Insistem na defesa dos erros evidentes e fazem disso uma virtude …

Willber Rodrigues

Eu juro por Deus que eu realmente queria saber, da própria MB, qual o futuro desse esquadrão…

Manter essa meia-dúzia de A-4 desdentados, sem nenhum míssil anti-navio, coisa que a Argentina (!!!!!) já tinha nos anos 80, voando com eles até…até quando?

Qual seu substituto?
Qual sua missão?
Qual sua REAL utilidade?

Manter meia-dúzia de aviadores navais voando algumas horas por ano, pra manter uma “suposta doutrina”, pra um “suposto” NaE, que jamais chegará?

É sério, eu realmente queria saber, da MB, quais seus planos e o futuro desse esquadrão…

Heinz

Será que tem alguém do alto escalão da MB que lê os comentários desse blog? Por que se algum ler, já deveria ter se ligado nisso, é raciocínio básico isso ai, o que você digitou faz todo o sentido.

Last edited 1 mês atrás by Heinz
Willber Rodrigues

Juro, eu queria MUITO saber quais os reais planos da MB pra esse esquadrão. É manter esses A-4 voando até que eles se desmanchem no ar, um por um? É mantê-los voando até um substituto? Ok. E qual substituto seria esse? E pra quando? É pra manter doutrina? Ok, qual doutrina? De lançar bomba-burra e foguetes em navio desarmado? É pra “manter um núcleo de excelência até a MB ter um NaE”? Ok, e esse NaE viria quando? Nesse século ainda? É pra “dar cobertura aérea pra frota”? Dar cobertura aérea com meia dúzia de aeronaves? É pra “dar cobertura… Read more »

José Joaquim da Silva Santos

Quem disse que são 6 ? Dois se perderam em acidente, sobrou 4 que provavelmente no máximo 2 estão disponíveis. Eliminar essa inutilidade deveria partir do próprio governo, mas como o país está sem rumo e sequer se sabe quem governa ha muitos anos…

Marcos

“país está sem rumo”
Não sei qual a razão dessa platitude.
Ibovespa bateu recorde duas vezes essa semana, quase chegou nos 140 mil pontos.
Isso não acontece em um país sem rumo.

Leandro Costa

Acontece. E ele está certo. Não há objetivos de longo prazo que possam nortear aquisições militares com vistas à se dar a devida prioridade nos gastos.

Marcos

“Não há objetivos de longo prazo que possam nortear aquisições militares com vistas à se dar a devida prioridade nos gastos.”

Sinceramente, eu sou cético que os comandantes das forças armadas sejam tão incompetentes. Eu acredito que eles fazem o que é possível. Poderia ser melhor? Talvez, mas não estou na pele deles para saber como funciona na prática.

E de qualquer forma, o que isso tem a ver com o país estar sem rumo?

Tem uma galera aqui que parece que vive um fetiche apocalíptico.

Leandro Costa

O trabalho dos Comandantes é ingrato. Eles tem que prever necessidades que não existem devido à falta de rumo do país. Quando digo rumo, é porque o país, como estado-nação, não tem objetivos definidos de longo prazo. São sempre planos ‘de governo’ mas nunca ‘de Estado.’ O que o Brasil quer ser daqui a 50, 100 anos? Quais nossos objetivos? Quais nossas prioridades estratégicas e como fazemos para chegar lá? Isso não existe. Só existem briguinhas de partidos e entre os três poderes para definirem seus feudos e, consequentemente, seus ganhos. Sem esse vislumbre do quais nossos objetivos, é impossível… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Leandro Costa
José Joaquim da Silva Santos

Exatamente isso, assino embaixo.

João

Os nossos Obj de longo prazo existem. O q não existe é Gov que não veste o gorro de Estado e paute politicas e estratégias de Gov que caminhem até lá.

As Forças tem suas prioridades baseadas em capacidades.
Eu realmente não sei o que é melhor:
1) como está, adquirindo e desenvolvendo várias capacidades ao mesmo tempo aos poucos…
2) priorizar bem poucos e, quando concluídas, passar pra próximas.

vantagens e desvantagens….

Leandro Costa

Quais são nossos objetivos, como país, de longo prazo?

Luiz Lima

Comédia

Wagner Figueiredo

Governo produz o que? Achei que eram os empresários!?! Cada coisa

Marcos

Onde que eu falei que o governo produz algo? Apenas citei o índice Bovespa como indicador de que algo está indo bem e isso se dá, inclusive, pelas condições que o governo cria. Recomendo ler mais para melhorar a funcionalidade da sua interpretação de texto.

Thrash Metal

Marcos, no caso da B3 (antiga Bovespa) se deu muito mais pela trégua da guerra tarifária entre Estados Unidos e China, isso fez os investidores estrangeiros retornarem o investimento na Bolsa brasileira.

Economia realmente não é o forte da turma Left

Last edited 1 mês atrás by Thrash Metal
André Macedo

Quem produz é trabalhador.

José de Souza

E a eles tudo pertence.

Santamariense

Dupla Tonico e Tinoco do sindicato…kkkkkkkkkk
Essas frases clichês vocês aprenderam no DCE ou nas reuniões da CUT? Kkkkkkkkkkkkk

Curiango

Quem são os empregadores? Os empresários, quem em são os maiores pagadores de impostos? Os empresários se vcs medonhos acabarem com os empresários da indústria, Agro e COMÉRCIO vcs q vivem de benefícios q são pagos por essss empresários( impostos) . Se COMER a galinha não tem mais ovos. Venezuela foi assi. O estado pode td e vai produzir.kkkkkk

João

Governo também pode produzir, mas não “fim”, meios.
Infraestrutura, capacitação, leis fiscais que alavanquem, Segurança e Defesa que garantam e por ai vai….

Infelizmente, esse feijão com arroz é insistentemente ignorado. Melhor criar políticas mirabolantes do “é só fazer assim ou assado”, não resolver e continuar com um monte de iludido/comprado

Curiango

Funcionários públicos e estrabos de benefício do estado, querem mais e mais uma hora a vaca morre e acaba a mamata.

Elias

Isso feche os olhos de 210 bi do inss

Marcos

Você deve ter 12 anos para estar espantado com a corrupção no Brasil e achar que começou agora. Esse problema é histórico. Não quero dizer que deve ser ignorado, mas achar que o país está sem rumo por causa de um escândalo é infantilidade.

Elias

Continue de olhos fechados, doutrinado ,

José Joaquim da Silva Santos

Militante, quando eu disse que “o país está sem rumo” não me referi somente ao momento atual, está sem rumo há uns 40 anos…! Não perca seu tempo com militância, pra mim isso não cola, eu não tenho politico de estimação.

Cristiano ciclope

A constituição proíbe o país de declarar guerras, só se defender e operações externas do empréstimo conjunto com outros países e com autorização a ONU!
Resumo, deveríamos priorizar submarinos, navios e aviões patrulha e um ou dois navios de assalto anfíbio multi propósito para missões de paz e suas escoltas, coisa de 8 fragata no máximo; mas não, a marinha queria e quer um PA!

Leandro Costa

A Constituição não proíbe o Brasil de declarar guerras. Ela proíbe o Brasil de fazer guerras de agressão. O Brasil pode sim intervir sem a autorização da ONU. Inclusive já o fizemos no passado com o respaldo de outras Organizações Internacionais, como a própria OEA. Nos reservamos o direito de intervir conforme interesses Brasileiros estejam em jogo. Deveríamos ter feito isso no caso de Honduras, por exemplo, quando nossa embaixada foi cercada.

João

Defender não significa ficar em postura defensiva……

Marcos

Não sou militante nem filiado a partido algum. Só não vivo em um mundo de susto e medo, trabalho para construir o Brasil, seja qual governo for.
Não somos iguais.

Volpi

Deixa ele …quer poluir os comentários com política…o país está no rumo certo sim Marcos…..não precisa comentar mais nada.

Cristiano ciclope

Que começou a ser roubado no governo anterior expirou 4 anos, o tal governo honesto!

Curiango

Projeto de vida dos hiena; ser funcionário público. Não vai ter q pagar salários, nem aberam como é difícil ser empresário.

Cristiano ciclope

O governo da o dinheiro, os militares e que determinam onde.

Leandro Costa

E você sabe que não deveria ser assim, né?

José Joaquim da Silva Santos

O governo é quem deveria fazer as escolhas e direcionar.

João

???????
Tipo Celso Amorim que arrumou um camelo sem deserto?
Tipo o Rafale que quase veio na maracutaia?
Tipo o Guarani que saiu mais cara a manutenção, pq a anta não queria peça israelense?
Tipo a Art AP SR quer tá parada, pq a “política externa” não é viável?
Tipo a Art AAe escolhida pelo Tenente da Banda de Música casado com política do p@rtid@?

Santamariense

Não muda absolutamente nada na prática e na vida real, mas só umas pequenas correções: No total, foram modernizadas 7 aeronaves. Logo no começo das entregas das aeronaves modernizadas, em 2016, em um voo de testes, os exemplares N-1001 e N-1011 se chocaram em voo, resultando na queda do N-1011 e danos graves no N-4001, que mesmo assim conseguiu retornar para a BAeNSPA. Esse exemplar permaneceu em reparos por mais de 4 anos e meio e voltou a operar em abril de 2021. Em julho de 2022 foi enviado para o GAerNavMan da MB para passar por um período de… Read more »

cipinha

Talvez um substituto para o A-4 enquanto não se decide sobre NAe poderia ser o substituto do T-45 ou JL-10J, mesmo sendo chinês, por ser um treinador, chiadeira deve ser menor

Luiz Lima

Até hj não entendo o P3 na Fab, palhaçada desses comandantes, patrulha naval quem tem q fazer é MB.
Mesma coisa eram os p16 na FAB, Ego de brigadeiro, só pq um cara da afundou um submarino na 2 guerra, esses caras no evoluem .

Willber Rodrigues

Tenho completa certeza de que, se a MB quisesse ficar responsável prla operação dos Orions, a FAB não faria objeções. Pelo contrário, até ajudaria a MB nisso.

A MB não opera os Orions porque ela finge que isso não é com ela, ao mesmo tempo em que “brinca de aviãozinho” com esses A-4, enquanto tem sonhos eróticos com NaE e subnuc.

Quanto a FAB operar os Orions, ela o faz pelo mesmo motivo que ela tinha que operar os Hind’s comprados da Rússia: por que ALGUÉM tem que faze-lo, e sobrou pra FAB.

Aéreo

Não vejo essa camaradagem toda não, quando o EB ganhou quatro aviões leves C-23B+ Sherpa como artigos excedentes de defesa dos EUA para aumentar sua capacidade de transporte aéreo a choradeira da FAB foi grande.

Cristiano ciclope

Por essa lógica a FAB também não deveria ter a capacidade de lançar bombas e mísseis conta alvos em solo ou trasportar e lançar tropas, isso caberia aí exército, a FAB só deveria ter caças de interceptação e aviões tanque para a defesa do espaço aéreo.

tutor

Meia dúzia = 6; a MB tem 2 desse troço antigo aí.

Burgos

Essas Anvs deverão operar por mais 4/5 anos e deverão ser desativadas e não haverá substitutos (os turbos trakers convertidos pela empresa dos EUA perderam o contrato com a MB por perda de credibilidade tanto com o Governo dos EUA quanto com a MB).
Seria a anv específica para a MB para esse tipo de função👍🤷‍♂️😞

art

Super tucano uns 6 para manter a doutrina?

Last edited 1 mês atrás by art
Burgos

Os Banderulhos e P 3 a MB não vai querer são tudo final de carreira também.
Quem sabe uma versão “M” do A-29 Super Tucano👍

Henrique A

Bem, a US Navy já operou OV-10 Bronco, ainda que num contexto diferente, então há precedente.

Last edited 1 mês atrás by Henrique A
Renato

A única utilidade que pode vir desse esquadrão é a economia de recursos com sua extinção. Manter ativo o AF1, além de uma clara má utilização de recursos, parece até ilegal. A MB só é legalmente autorizada para dispor de aeronaves para guarnecer navios (porta aviões) que ela opera.   Decreto nº 2.538 de 1997 Art 1º A Marinha disporá de aviões e helicópteros destinados ao guarnecimento dos navios de superfície e de helicópteros de emprego geral, todos orgânicos e por ela operados, necessários ao cumprimento de sua destinação constitucional. O grande perigo é a MB querer uma “compra de oportunidade”… Read more »

PAULO HPS

Marinha : “FAB se vcs nao quiserem o J-10C, nós queremos o J-10AH”

adriano Madureira

Certamente irão afundar uma potencial ameaça com uma bomba burra ou guiada…

Willber Rodrigues

Contanto que essa “potencial ameaça” não tenha radar, defesa de ponto ou míssil AA…

José 001

A única coisa boa nesses A-4 é a pintura, que aliás deveria ser usada pela FAB.

Manter esses aviões é jogar dinheiro no lixo.

Navios para MB, aviões para FAB e tanques para o EB.

José Joaquim da Silva Santos

Tanques… e drones !

José 001

Treinamento com drones não requer preparação física nem grandes investimentos.

Dá para fazer até com smartphones.

Instruções básicas de voos e táticas de combate a maioria dos adolescentes já sabem jogando o dia todo enquanto matam aulas.

Aproveitar essa mão de obra quase lapidada.

José de Souza

Que maravilha de perspectiva, colocar adolescentes para matar pessoas em uma guerra virtual. Distopia é pouco!

Fernando Vieira

O que você acha que está acontecendo nesse momento na Ucrânia?

Hamom°

Sou a favor da MB manter um esquadrão de caças operando, mesmo que baseados em terra, más para intervenções pontuais, não para patrulha marítima.

Para patrulha e monitoramento aéreo/marítimo, melhor a MB investir em uma ou duas dúzias de drones de longo alcance equipados com radar, câmaras e outros sensores.

MMerlin

Que tipo de intervenção ela faria que não poderia ser executada por uma aeronave da FAB?
Mania da MB querer contar com a cereja sem o bolo.
É assim com o programa PROSUB.
É assim como o sonho (perigoso e que nunca morre) da compra de um outro NAe de oportunidade.
Enquanto isso, vemos programas essenciais como subs convencionais, fragatas, navios patrulhas (sem contar outros meios) sem prospecções de continuidades (ou início)

Nilson

A FAB é inapetente para aviação de ataque naval. O ideal seria o VF1 operar 6 gripen com mísseis anti navio. Se deixar por conta da FAB, nunca teremos isso no enxoval.

MMerlin

Mas o F-39 tem essa capacidade.
Que a FAB assuma esse papel.
A MB carece de inúmeros tipos de embarcações e ainda querem que ela opere, do solo (?), caças que não tem condições de adquirir nem de manter?
É preciso ter pé no chão.
Trabalhar com a realidade.
Que a MB deixe de ter preocupação que a FAB impeça ela novamente de trabalhar com aeronaves de asa fixa. Que deixem esse medo de lado.
Trabalhem agora com integração de operações. Juntas, podem exercer um trabalho muito melhor do que tem atualmente.

Hamom

De qualquer forma uma marinha capacitada precisa ter seus próprios meios aéreos.

Uma dúzia de ”drones Wing Loong II” seria um dinheiro muito bem gasto.
Pode ser armado, mas em uma configuração de patrulha aérea [só de vigilância e monitoração], custa em torno
de 5 milhões de dólares [bem menos que equivalentes americanos de US 30 milhões].

A MB tem uma falta cronica de navios patrulhas suficientes para monitorar toda ”Amazônia Azul”, tais drones seriam uma forma econômica de elevar a consciência situacional da MB sobre nossas águas territoriais e da ZEE.

Last edited 1 mês atrás by Hamom
MMerlin

Vou te falar que não muito tempo questionei um oficial a respeito da a MB estar mais servida de navios patrulha. A observação me surpreendeu e assustou. Ele apontou que se a MB conseguir mais orçamento para a construção das embarcações, virá a exigência de uso efetivo e, consequentemente, mais operações. E como cumprir todas essas novas obrigações se quase não consegue cumprir com as atuais, devido a falta de recursos? Ele mesmo apontou que nem sabe se a MB quer ter mais esse problema pra resolver. Um levantamento importante e real. Além das embarcações será preciso mais verba para… Read more »

Last edited 1 mês atrás by MMerlin
Hamom

Economia. Mais uma razão para se ter drones de longo alcance.

É muito mais caro fazer longas missões de patrulha com um NPa500 com sua tripulação, combustíveis e manutenção, do que operar um drone.

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Emmanuel

12 Gripen/RBS-15 + 4 P-3 atualizados.

Já fariam a MB ter uma defesa naval descente.

José 001

Não, MB não.

Esses aviões tem que ser para FAB.

Para MB navios.

Nilson

Se der esses gripen para a FAB, nunca serão usados para missões navais…

José Joaquim da Silva Santos

É só o Estado determinar que fará sim, como nos países sérios em que as FAs fazem o que o Estado determina, como EUA, China Rússia. Aliás nos EUA é um ótimo exemplo disso, lá as forças sequer conseguem dar baixa num meio se o congresso dizer não, vide o A-10.

adriano Madureira

Chega de P-3, um país como o Brasil tem que ter no mínimo aeronave estado da arte… No lugar dos Bandeirulhas, ou aeronaves Phenom ou Praetor para patrulha marítima… Acredito que não seria algo tão complexo equipar um Phenom com pontos de fixação sob as asas para lançamento de  foguetes SBAT de 70mm ou 127mm ou equipá-lo com um radar de busca marítima em seu nariz… Para ASW algo superior. A Cessna , a Dassault tem seus projetos de aeronave MPA e não são aeronaves de grande porte. Acho que não devemos fazer “overhaulling” em aeronave velha e muito menos gastar… Read more »

Last edited 1 mês atrás by adriano Madureira
Emmanuel

O problema é que ninguém vai querer bancar um projeto desse.
Se até a Alemanha usa P-3, por que não usá-lo também?
É o que dá para ter no momento.

Leandro Costa

comment image

A Alemanha comprou oito desses. O primeiro entra em operação esse ano.

Emmanuel

Massa.
Mas até entrar em operação são os P-3 que seguram o rojão.

José Luis

Em pleno 2025, vão atacar com o que? bombas burras, ah esqueci é para manter a doutrina…

Willber Rodrigues

No exato momento em que eu ví A-4 sendo usados pra “patrulha marítima”, e no momento em que eu lí “Amazônia Azul” no título, eu já tinha 100% de certeza que era textinho do Centro de Conunicações da MB.
Chegar ao final do texto e ver a fonte, apenas confirmou o que eu já sabia.

Só mesmo a MB pra “dourar a pílula” de um desperdício desses…

Jagder

Alguém tem que produzir algum texto naquele canto do centro do Rio de Janeiro.

José Joaquim da Silva Santos

Eu tenho verdadeira ojeriza a esse termo “Amazônia Azul” essa besteira nunca colou, só o almirantado usa isso. Eu sei que o orçamento vem do governo, mas já estou farto da má gestão na MB.

Leonardo Cardeal

Caro, são dois então. Essa nomenclatura é ridícula.

Willber Rodrigues

“Amazônia Azul” só serve pra enganar molecada que assiste vídeo de pseudo-canais militares de Youtube e o pessoal de farda da MB, que vive num mundo paralelo a parte.

Pra gente, que vive no mundo real, adultos e, na maioria, com barba branca, ou já criando fios brancos, isso é uma tremenda bobagem. Beirando a infantilidade.

O texto me falar em “Amazonia Azul” já diminui em 90% as chances de eu levar o resto do texto a sério.

Assim como você, peguei ojeriza desse termo.

Last edited 1 mês atrás by Willber Rodrigues
João

É…. a ignorância é bem grande……

Willber Rodrigues

Maior do que isso, apenas as tentativas esdrúxulas de passar pano pra esse “circo” da MB com esses A-4…
Nem os próprios militares tentam justificar isso, pois sabem que é indefensável.

João

Não colou pra vc….. A Amazônia sempre “tocou” os políticos para fornecerem meios e $$ pras Forças Armadas, para guarnecer suas riquezas e fazer o Estado presente onde é muito ausente.
O termo Amazônia Azul levou aos políticos a importância da área marítima por suas riquezas e igual ausência do Estado.
O resultado tem sido muito bom, com as priorizações para a MB em meios e capacidade de pesquisa, que trás retorno na expansão da ZEE.

Afonso Bebiano

“Amazônia Azul” é a senha para “lá vem bobagem”.

José Joaquim da Silva Santos

A maioria da população nem sabe o que é isso, uma bobagem que só, a MB é folgado a força mais mal administrada.

Willber Rodrigues

É senha pra “textinho protocolocar da MB pra dourar a pílula e apresentar um monte de chavões”

João

É senha pra $$$, igual pra Amazônia…. estude os resultados.

Jagder

Uau! Impressionante!

Heinz

Já que é para manter a doutrina, porque não aposentam os AF_1, transferem esse esquadrão para a FAB, não necessariamente mudam de força, mas começam a trabalhar na FAB e aprender sobre o Gripen, precisamos de pilotos, ainda mais agora com um número alto de saídas. Faz um pequeno esquadrão com os pilotos da MB com foco ataques navais também. Acho que é a saída mais lógica.

Afonso Bebiano

Eu sabia que, ao terminar de ler o texto, eu sentiria vergonha.

Por que, meu Deus, eu prossegui?

O Comando da Força Aeronaval, ao redigir essa matéria, acreditava que alguém iria acreditar nisso? Esse pessoal tem vocação para humorista?

Pelo menos nenhum avião caiu e nenhum piloto morreu, desta vez. Quando eles brincam de simular ataques a navios, o risco é maior.

adriano Madureira

é aquele negócio: “Eu digo que é verdade e vocês fingem que acreditam”…

José Joaquim da Silva Santos

O pior de tudo eu acho é quando militares em entrevista soltam aquela : “estamos tirando leite de pedra” , simplesmente deveriam é chutar o balde e dizer que não tem dinheiro e tal capacidade deixou de existir..

Afonso Bebiano

Outras falácias que me irritam profundamente:

a) “missão dada é missão cumprida”;

b) “as instituições demonstraram que estão funcionando”.

Salomon

Admitam que a última imagem é uma montagem infantil. E não apareceu resultado algum, afora a”identificação de contatos”, que poderia ser feita de muitas outras formas, incluindo pipas arrastadas por navios, como nos anos 1920, auscultura de vozes do Além pelos atentos ouvidos interessados, jogo do copo, porrinha, Brazino o “jogo da galera”, Mãe Diná, FAB, Vaticano, CIA, 2a seção dos escoteiros e mais.

Aéreo

Três “fantasias” na mesma manchete

1 – Amazônia azul
2 – Esquadrão VF-1
3 – Marinha do Brasil realizando presença no mar

tutor

Eu confesso que evito de ver essa expressão “Amazônia Azul” quando estou bêbado, porque ao beber eu fico mais propenço ao riso, e tenho medo de ver isso começar a rir e não conseguir parar.

M A

Até quando? Ou até um dia acontecer o pior novamente é isso MB? Com todo o respeito aos pilotos e membros do esquadrão, uma hora a conta chega! É hora de parar e traçar um novo caminho!!!

Rodrigo Corrêa Martins

Trazendo para a nossa realidade… É o mesmo que a PRF modernizar alguns fuscas e colocá-los para fazer patrulhamento…. Só faz vergonha.

Dalton

Investiu-se nesses aviões, então que sejam utilizados até o fim e caso não haja um substituto, que assim seja, os australianos não substituíram o HMAS Melbourne nem os A-4s operados pela marinha australiana na década de 1980. . Na década de 1970 os P-16 a bordo do NAeL Minas Gerais eram da FAB, mas à marinha argentina por exemplo já tinha seus seus próprios aviões e operando também a partir de um NAeL e a marinha alemã lamentou ter que depender da Força Aérea durante a II Guerra, poucas vezes havia sintonia ou compreensão de como aviões deveriam ser usados… Read more »

Fernando Vieira

Imagina você está em seu modesto narcosubmarino tentando levar drogas para os EUA e é interceptado por um Arleigh Burke.
A sensação dos traficantes deve ser de que eles fizeram algo muito pior do que só traficar drogas.

Last edited 1 mês atrás by Fernando Vieira
Franklin junior

Agora sim, posso dormir tranquilo !!

adriano Madureira

Boa!

Cláudio Reis

O Brasil precisa de caças na Marinha para defender nossa Amazônia azul sediados em bases costeiras estrategicamente posicionadas para emprego imediato , radares de detectaçao solo / mar e navios como corvetas e fragatas !
Não precisamos de porta aviões ,!!!
Já temos um porta Helicóptero que deveria ser equipado com os mesmos para ataque submarino e de superfície e DRONES !
Até talvez mais um como esse !
Mais 5 submarinos em bases igualmente estratégicas TODOS OS RECURSOS distribuídos em nossa costa !

Desc

Risco que os pilotos correm em alto mar com este museu voador …..

Renato

A manutenção deste esquadrão ativo é um dos maiores símbolos da péssima utilização de recursos pela MB. Aeronaves obsoletas, com armamentos obsoletos que resulta em em manter uma doutrina inútil e obsoleta. Quanto se gasta anualmente com o AF1? Temos necessidades muito mais prementes para utilizar esses recursos. Sem falar que a manutenção deste esquadrão ativo pode ter sua legalidade questionada. A marinha só tem permissão legal para dispor aviões para operar em seus porta aviões. Decreto nº 2.538 de 1997  Art 1º A Marinha disporá de aviões e helicópteros destinados ao guarnecimento dos navios de superfície e de helicópteros… Read more »

Daniel Ricardo

Acho que a MB também precisa se modernizar na aviação naval. Coloca esses A-4 em um museu e compra uns 40 F-18 Super Hornet modernizados dos estoques americanos via FMS. Deixa 12 em uma nova base aeronaval em Macapá, 12 em Natal ou Fernando de Noronha e 12 em São Pedro da Aldeia. Os outros 4 ficam como reserva operacional e para substituir aeronaves em manutenção. Aí a MB fica com uma aviação relativamente moderna, perfeita para o nosso teatro e uma plataforma robusta e bem testada em combate. Tudo isso a uma fração do que custaria comprar aviões novos.

Leandro Costa

Quando que o Brasil ganhou na loteria e os políticos não pegaram o deles que eu não estou sabendo?

Santamariense

40 Super Hornet estocados?? Onde?? Modernizados, pra que?? São mais modernos que qualquer avião da FAB, talvez apenas inferior ao Gripen E. A US Navy não tem aeronaves estocadas desse modelo. E, mesmo que tivesse, e quisesse nos fornecer, a MB não deveria sequer sonhar com isso. Já imaginou a MB com 40 Super Hornets e, por outro lado, com a “fantástica” quantia de 4 fragatas e 1 corvetas e 4 submarinos? Sim, pois até uma hipotética compra desses Super Hornet, treinamento, recebimento e a entrada em operação dos mesmos, as 5 Niterói, a Rademaker e a Júlio de Noronha,… Read more »

Daniel

Especialistas estimam que a partir de 2027-2028 já estarão disponíveis as primeiras células em bom estado para venda via FMS. A partir daí é só a MB escolher quais delas tem vom custo benefício e mandarem os americanos fazerem uma revisão geral e adaptação para o Brasil.
Quanto aos navios, já estão sendo negociados dois Albion, mais um lote de submarinos e a MB já sonha com mais 4 Tamandaré. A coisa está indo melhor do que você imagina.

Last edited 1 mês atrás by Daniel
Dalton

Daniel, não duvidando, apenas buscando aprender , mas, você teria uma fonte sobre isso, porque o que sei é diferente, há falta de Super Hornets para atender todas as 9 Alas Aéreas embarcadas, até porque dezenas são mantidos para treinamento e para eventuais reposições, além dos em manutenção e sendo convertidos para o padrão Block III enfrentando atrasos no cronograma e a linha de produção está para fechar, tendo sido um duro golpe para a Boeing a opção – compreensível – da Índia pelo Rafale M. . E falando em atrasos no cronograma o mesmo está ocorrendo com os Gripen… Read more »

Tmc

Na Africa fazem mechas de combate, blindados e tanques de papelão, tem a mesma eficácia e é mais barato.

Marcelo Soares

Um verdadeiro museu voador….infelizmente.

Tuxedo

Quanta falta nos faz um Porta-Aviões….