Outro navio chinês quebra recorde destacando posição do país na exportação de veículos

Dois novos navios cargueiros de automóveis fabricados na China — incluindo um que agora detém o recorde mundial de capacidade de carga — iniciaram suas viagens inaugurais nesta quinta-feira, destacando a magnitude das ambições chinesas no mercado global de exportação de veículos.
Com capacidade máxima para transportar 9.500 veículos, o Anji Ansheng é o maior navio de transporte de automóveis do mundo, de acordo com sua proprietária, a SAIC Anji Logistics, subsidiária logística da montadora estatal SAIC Motor.
O recorde anterior de capacidade — 9.200 carros — era do BYD Shenzhen, que partiu no final do mês passado de Suzhou rumo ao Brasil.
O Anji Ansheng, do tipo roll-on/roll-off (ro-ro), zarpou de Xangai transportando cerca de 7.000 veículos fabricados na China com destino à Europa.
A SAIC Anji Logistics informou que agora possui uma frota de 35 cargueiros de veículos, incluindo 15 navios oceânicos, e espera expandir esse número para 22 embarcações internacionais até o próximo ano, cobrindo rotas estratégicas de exportação, como México, Europa Ocidental, Mediterrâneo, América do Sul, Sudeste Asiático, Oceania e Oriente Médio.
A China se consolidou nos últimos anos como maior exportadora de automóveis do mundo, com um aumento anual de 23% nas exportações em 2023, totalizando 6,41 milhões de veículos, segundo dados da alfândega chinesa.
Outro navio que também iniciou sua viagem inaugural nesta quinta-feira foi o Yuan Hai Kou, também do tipo ro-ro, transportando cerca de 4.000 veículos chineses de Guangzhou com destino a países do Mediterrâneo como Grécia, Turquia, Itália e Tunísia. O Yuan Hai Kou tem capacidade máxima para 7.000 automóveis.
Seu proprietário, a COSCO Shipping Car Carriers, atualmente opera 20 embarcações, com planos de expandir a frota para 30 navios até o próximo ano.
O rápido crescimento das exportações de veículos da China levou a uma escassez global de capacidade em navios tipo roll-on/roll-off, principal meio de transporte marítimo utilizado pelas montadoras.
Cientes desse gargalo logístico, montadoras chinesas como BYD, Chery e SAIC vêm formando suas próprias frotas navais, buscando reduzir custos e garantir maior controle por meio de uma estratégia de “navegação independente”.
O avanço da China como líder mundial na construção naval tem gerado preocupação nos Estados Unidos, que anunciaram planos para aumentar tarifas portuárias sobre navios construídos ou operados por empresas chinesas que atracam em portos norte-americanos a partir de outubro.
FONTE: South China Morning Post
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E é por isso que estamos fazendo isso:
https://insideevs.uol.com.br/news/756967/imposto-importacao-carros-eletricos-2025/
Em breve esta frota imensa de navios Ro-Ro será empregada para desembarcar tanques chineses em Taiwan….🤷
Complicado !!!
Acabei de ler mas páginas de notícias da internet que mercado chinês começou a dar uma encolhida devido a uma série de decisões econômicas mundiais,
incluído o EUA é claro.
Agora vamos aguardar o desfecho por parte da China o que vai vir por aí também 🤔🤷♂️
Desde 1950 que a China vai quebrar
Enormes vendas ou desencalhando produção?
Ao atacar o planeta inteiro, Trump tem um objetivo, mas erra, ou não tem interesse, na causa principal: o problema cambial, dos EUA e da China.
Na medida que todos usam o dólar como reserva, e Trump não quer mudar isso, torna seus produtos e serviços caros. Já a China, quando olha-se qualquer gráfico de crescimento, a curva é 45º ascendente, mas a moeda chinesa segue na horizontal, tornando seus produtos cada vez mais baratos.
Os chineses aprenderam rápido com aqueles mega navios da vale do rio doce que transportavam minério de ferro e que os chineses colocaram barreira e proibiram os navios de descarregar o minério em seus portos ate a vale vender os navios para eles (chineses).
Já aqui no Brasil aceitamos os mega navios chineses sem restrição nenhuma.
O Brasil abre as pernas para tudo, é incrível, é EUA, China…
Isso foi um escândalo.
Se não me engano só o defesanet batia forte nisso à época.
Na grande mídia o silêncio cúmplice de sempre.
OFF – Navio de treinamento da Marinha Mexicana atinge Ponte do Brooklyn
Várias pessoas estão sendo “socorridas”, disse um porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York à CNN
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/navio-de-treinamento-da-marinha-mexicana-atinge-ponte-do-brooklyn/
Laranjetes e laranjolas piram! 🙂
Navio imenso e belo.
Será pretensioso afirmar que a China hoje tem os melhores engenheiros navais de embarcações de superfície do mundo?
Ocidente era para estar dominando a produção de carro elétrico,mas foram vencidos pela corrupção, o lobby do petróleo. A China bancou e hoje é quase monopolista na transição energética. Tesla saiu na frente hoje é insignificante na produção de elétricos para mudança energética.
Já é quarta vez que tentam implantar carro elétrico no mercado mundial…vamos vê quando acabar a garantia das baterias como vai ficar o mercado. Lembrando que as baterias não são reestulizaveis e são possuir componentes altamente poluidores
Entre a primeira,segunda e terceira qual era o tamanho da produção?
Qual era o preço final?
Hoje se vê BYD em cidades pequenas um sinal que está acessível.
A China já está com 40% de frotas elétrica, forçando o preço do petróleo para baixo,hoje se corta produção não para aumentar preço mas para manter, sim a eletrificação de frotas é irreversíveis,veio para ficar e a China sai com 10 km a frente na produção de carros elétricos, hoje a China faz carros elétricos como se faz salsicha.
Dumping. Ou o Brasil começa a pensar numa solução, ou o ecossistema de fabricação de automóveis no Brasil vai desmoronar. Lembrem-se: quando importamos carros prontos, nós damos um tiro na indústria de autopeças local que emprega 10x mais do que as montadoras.
No momento não temos saída, o agro fez o país refém da China.