Esquadrão indiano INAS 303 ‘Black Panthers’ celebra 12 anos de serviço a bordo do INS Vikrant

2

A Marinha Indiana comemora o 12º aniversário do Esquadrão Aéreo Naval INAS 303, conhecido como “Black Panthers”, destacando sua contribuição significativa para a defesa marítima do país. Atualmente embarcado no porta-aviões INS Vikrant, o esquadrão desempenha um papel crucial na manutenção da superioridade aérea no Mar da Arábia.

Comissionado em 11 de maio de 2013 na base aérea naval INS Hansa, em Goa, o INAS 303 foi o primeiro esquadrão da Marinha Indiana a operar os caças MiG-29K, adquiridos da Rússia. Essas aeronaves multifuncionais são capazes de realizar missões de defesa aérea, ataque ao solo e operações antinavio, tanto de dia quanto à noite.

O INS Vikrant, primeiro porta-aviões construído na Índia, foi comissionado em setembro de 2022 e alcançou plena capacidade operacional em novembro de 2023. Com capacidade para transportar até 36 aeronaves, incluindo os MiG-29K do INAS 303, o navio desempenha um papel central nas operações navais da Índia.

Corte do MiG-29 e seus sistemas

O esquadrão participou de exercícios conjuntos, como o Milan 2024, que marcou a primeira vez que a Marinha Indiana conduziu operações com dois porta-aviões simultaneamente.

Ao celebrar 12 anos de serviço, os “Black Panthers” reafirmam seu compromisso com a defesa dos interesses marítimos da Índia, mantendo-se prontos para interceptações rápidas e ataques decisivos, consolidando sua posição como uma das unidades aéreas mais importantes da Marinha Indiana.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Piassarollo

Tá aí um navio que caberia como uma luva na MB. Lá pra 2040.

José Joaquim da Silva Santos

Ai não…! Alguém diz que eu não estou lendo isso em pleno maio/2025 por favor.